Autoajuda animal: como ser um bom marido
18/09/12 12:44Cena banal, banalíssima, mas que diz muito. Café do embarque, Congonhas.
O maridão, de certa forma até carinhoso, entrega a garrafa de água mineral para a mulher dele.
– Essa é com gás, desde quando eu gosto de água assim?
Lesado, aéreo, o cara fica meio sem resposta.
– Você está comigo há sete anos e não sabe ainda das minhas preferências – a mulher humilha o sujeito.
A cena, banal como esta crônica, mostra o desligamento do homem no varejão da rotina. O camarada é capaz de virar herói de guerra, menos de prestar atenção nos usos e costumes da sua fêmea.
Mulher odeia o desatento reincidente. Nem falo de notar que a princesa decepou as madeixas. É exigir demais. Até porque as meninas de hoje mexem muito na juba.
Uma mudança radical, quando a Lola pinta o cabelo de vermelho, por exemplo, reparamos com uma certa facilidade.
O duro é quando ela exige que notemos uma rápida alteração no tom californiano das pontas, umas tímidas luzes, cruzes!
A fêmea e o mundo capilar é um assunto à parte. Retomemos a inocente garrafa de água com gás e suas circunstâncias.
Acompanhe este outro episódio:
Ela tem alergia a camarão e outros crustáceos. O lesado viaja com ela para São Miguel do Gostoso (RN) e é a primeira coisa que pede para os dois. Achando inclusive que vai fazer bonito, agradá-la.
Não seria nada demais se estivessem ainda se conhecendo. Acontece que eles estavam há mais de dez anos enrabichados sob o mesmo teto. Falha grave, amigo. Digo estavam porque a amiga alérgica decidiu, justamente neste momento, começar a pensar em separação.
O marido, que ainda não se recuperou do pé-na-bunda, ficou traumatizado. Não pode ver camarão pela frente. Adquiriu uma espécie de alergia sentimental incurável.
São casos banalíssimos que representam o descuido no dia-a-dia e no conjunto da obra. Repare que nem estamos falando na desatenção no sexo. Se liga, macho.
O exemplo para ser bom homem e agradar as mulheres, essa arte tão rica e misteriosa, está no reino animal.
Quase uma fábula de Esopo.
Repare nos três segredos da zoofilia fantástica: a atenção de uma coruja, o tesão do galo e a proteção de um cão-de-guarda.
Lembrando sempre destes três bichos e suas funções primordiais, você, meu amigo de fé, meu irmão camarada, seguramente será um novo homem.
Sobre a água mineral, abandonemos o rigor para com os dois!Eu explico: a mulher, muito provavelmente, estava na TPM. Sim, por que esse escândalo todo não deve ter outra explicação… O homem pode ter sido vítima de um vendedor mal intencionado, que para desencalhar o estoque de água com gás, não fez a perguntinha básica: “com gás ou sem gás?”. Sem esquecer a preocupação do sujeito com o embarque…
Ah, mas convenhamos,falar sobre insensibilidade e desatenção masculina nunca é demais…Prova disso são os temas “repetitivos”. Ainda bem que o Xico é persistente! Abraços!
Xico, sou teu fã (apesar de vc ser grande secador do meu Tricolor querido).
Este seu discurso deve render-te uma bela gama de fêmeas. Mestre!
Penso que os homens só vão prestar mais atenção às mulheres, e em suas peculiaridades, quando essas não prestarem mais tanta atenção neles. É simples. Todos prestamos mais atenção àquilo que é mais importante pra nós. Quando o mundo tornou-se patriarcal e comandado pelo homem, a mulher passou para o segundo plano na relação amorosa. Virou minoria e passou a fazer de tudo pelo homem. Até matar ou morrer. Por imposição direta ou por reprodução de um padrão já consolidado, a mulher colocou o homem num pedestal, e lá ele ficou. Não precisava se dar muito ao trabalho, pois ela sempre se adiantava, fazendo de tudo para conquistá-lo e mantê-lo.
Aí veio a contracultura, o feminismo, a contracepção… e uma parcela da população feminina foi acordando do sono profundo. E passou a exigir contrapartida amorosa. Justo. Mas ainda hoje, muitos deles não querem ou não sabem abandonar a posição confortável que herdaram.
Lembrei-me agora de uma frase de L.F. Pondé – de quem nem gosto muito – que acho bem válida:
“o dia em que as mulheres fecharem as pernas, elas dominarão o mundo.”
Maisa, então elas nunca vão dominar o mundo. Pois sempre haverá uma mulher que abrirá as pernas.
Quanto à tentativa de união feminina enquanto classe, desista. É esta a principal diferença coletiva entre os sexos. Nós fazemos isso, e vocês não. Isso é um fato.
Xico , os homens estão ficando com ciúmes de você…. pobres homens. te amo Xico.
Lana, o Xico é um homem. Não ajude a propagar o mito do super-homem… 🙂
Xico, hj recebi pela primeira vez a sua crônica. Vc está CAUSANDO…os homens estão te odiando, mas, AS MULHERES…TE AMANDO CADA DIA MAIS. Vc é o verdadeiro BIXO ALFA…com X pq vc se diferencia de qualquer outro que se diz…
Hehe, isso só aumenta o que eu falei…
Xico, você um dia publicaria uma crônica chamada sobre como ser uma boa esposa?
Será que essa insistência na doutrinação masculina nos padrões do homem moderno e sensível do seculo XXI já não deu o que tinha que dar?
Você recebe sempre comentários entusiasmados da mulherada por aqui, ávidas estas que seus parceiros fossem como você, ou que você fosse este parceiro, tanto faz. Mas será que você não se repete por uma relação dependente destes elogios?
Será que você já não se tornou escravo do seu personagem?
Fantástico, como sempre!!!!
Divina analogia. Pois é, tem muito macho por aí que só gosta de observar o galo. Sem a coruja e o cão ele pode se perder. Lindo, amigo Xico.
Boa, Xico! Ensina a molecada como é que se faz… Bjo
Meu marido que era o homem mais lindo e apaixonado que conheci, um dia me chega em casa com um pacote e diz “amor, achei essa bolsa tua cara!”… quando abri, perguntei a ele ” será que é porque tenho uma idêntica?”…risos… tadinho, ele ficou desconcertado. Mas pra resolver, fomos juntos trocar o presente. E o episódio virou piada entre nós.
Taí uma mulher de verdade, não as inventadas por aqui…
Aconteceu nesse ultImo feriado: 20 anos de casados, largam os filhos e vão pra Salvador…Primeira ida a praia: o “lesado” pergunta pelas havaianas e ela mostra toda feliz as novas havaianas q ela tinha comprado pra ele. Ele então fica puto, como assim? vai machucar o meu pé, quero as velhas!!! E passou os dias olhando com caras de ódio pras pobres novas havaianas…
Não sei q bicho faltou aí, mas q faltou, faltou!
Adorei, Xico! Vou mandar pro “meu lesado”. Tks.
Ah! mas a mulher que se ofende porque o marido trouxe uma água ou um refrigerante que ela não goste é porque já há problemas mais sérios por trás deste drama. Não sei não ou já foi traída e aproveita tudo para resmungar ou está de olho em alguém e só vê defeitos no seu marido. Se o marido chegasse em casa de madrugada e bêbado, aí sim, ela teria motivos para reclamar
O tema é antigo mas acho que vale a pena fazer um pedido a vc, Xico. Que tal um texto explicativo sobre a mulher-abismo?
abs
Xico, você não ta exagerando na adulação das mulheres?
Pior fui eu que esqueci o Níver na Patroa.
Mas também pudera fazer Niver no dia 31/12 PLENO ANO NOVO é dose.
Fui perdoado e nunca mais esqueci e TODO O ANO SOU LEMBRADO POR ELA…rsrsrs
Desde quando fazer aniversário em 31/12 é Ano Novo? Que eu saiba é em 01/01…
Como sempre perfeito, querido Xico. Gostei muito das analogias animais. Quais seriam para nós mulheres? Vai uma historinha que acho meiga: meu pai, já falecido, que nunca fez declarações abertas de amor para minha mãe, mas todo domingo quando vinha da feira (que, pasme, era ele que fazia) trazia despretensiosamente um buquê de rosas. OS: Não aceite as propostas de casamento, VC JÁ É MEU. Mil bjs Amore
Vai tirando o olho porque eu vi primeiro, já leio o Xico há anos!
Certa vez, meu pobre pai perguntou onde minha mãe estava e eu respondi, “Na cabelereira”. Quando ela voltou, ele fez questão de exclamar: “Nossa, como o seu cabelo está bonito!”
Acontece que minha mãe só tinha passado na cabelereira pra deixar um saco de ração pro gato dela, e o meu pai tomou um sabão por ter feito o elogio!
Às vezes eu tenho que admitir: mulheres são impossíveis.
Primeiro caso: culpa da mulher que não levantou a bunda da cadeira para ir buscar a própria água. Ele só quis ser gentil e nem percebeu que a água era com gás. Segundo caso: culpa da mulher que não escolheu o próprio prato. Depois de dez anos de casada ainda não aprendeu a escolher sozinha. Sorte dele que se livrou da encrenca.
Melhor coisa que existe em sair com um homem é quando; ele já sabe onde ir , já sabe que vinho e que prato pedir… isso é cavalheirismo e eu considero isso homem de atitude, homem firme… se não gastarmos do prato escolhido daremos uma sugestão…simples, mas é bom saber que o homem antes planejou tudo, sentimos cuidadas!!!
Eu prefiro ter minhas próprias opiniões. Ser cuidada é uma coisa, ser comandada é outra.
É isso aí. Além do mais o cara que pega a mulher, leva onde quer, escolhe o vinho e o prato não respeita a opinião da mulher. Fora que é o perfeito exemplo do mais antigo machismo.
Nossa, que grosseiro!
Por isso os homens estão bem mais carentes que as mulheres, eles não sabem nos tratar bem , ficam sozinhos e nem sabem lidar com a rejeição … ai vira isso, não precisam buscar água, muito menos escolher pratos.. almoçam miojo sozinhos em um domingo que é bem mais gostoso!!!
Só fica em casa sozinho domingo se não quiser sair. Só come miojo se não quiser sair ou não souber cozinhar. Não custa nada pegar água, nem escolher o prato ou o vinho. O absurdo é o sujeito fazer o que tem que fazer, e por um erro mínimo ou um descuido eventual ter que ouvir abobrinha. Digamos o inverso: a mulher marca o jantar na casa da mãe em dia de final. Será que depois de 10 anos não sabe que em dia de final não se marca nada em lugar nenhum, a não ser no pacaembu? E o homem por acaso reclama, divorcia? Não, ele vai jantar na casa da sogra, mas senta de frente pra TV. Simples. Nâo precisa desse drama todo.
Dri, a ideia que homem sozinho come miojo em casa está mais velha que o homem insensível que vocês insistem em preservar. Não existisse este homem que sentido teria esta coluna?
Gente a questão do miojo no domingo foi ate me referindo as cronicas do próprio Xico Sá…. que fala do domingo para o solteiro, foi apenas uma analogia, tem muito homem que cozinha muito melhor que mulher e nao estou falando para a mulher ficar de barriga no fogao!!!
Culpa da mulher que escolhe homens insensíveis, grosseiros e egoístas. Sim Marcello, culpa da mulher. Temos que namorar mais antes de casar. Nessa eu não erro mais. Essa culpa não é minha mais.
simples e pontual !!!
Ou só namorar e não casar, melhor ainda…
“Casamento é o túmulo do amor, foi feito para pessoas medianas que não estão aptas nem para um grande amor e nem para uma grande amizade. Ou seja, para a maioria” Nietzsche.
Ah, mas esse padrão está mais para guarda do Palácio de Buckingham no final da cerimónia quotidiana do render da guarda do que para um homem possível de se encontrar. Tirando a parte do galo, óbvio. Ainda não provei dessas penas, ops… ops, guardas!
ZOOFILIA????
Falta de memória nem sempre é falta de atenção e nem sempre prova o desamor.
Concordo! Não acho uma falta grave servir água com gás. Diferente de intolerância, por exemplo.
Pois é. Os homens não se emendam. O pior é quando perguntam, encabulados, o que vc quer de aniversário, aff.
É impossível fazê-los prestar atenção em pequenos detalhes, como vc odiar determinada comida, ser alérgica, odiar determinada cor e será exatamente essa que o desgramado vai te dar de natal. um pouco de atenção, meninos, please!
Eu acho que você quis dizer Zoologia, não?
Zoofilia é tara por animais 😛
A atenção de uma coruja, o tesão do galo e com certeza se lambusar em uma manga né xico sá…hehehhee
ESSA o meu marido precisa ler…..ele é tudo isso e mais alguma coisa!!!!!Ninguem merece!!!!
Ninguém merece, exceto você? Hello, o divórcio existe desde 1977…
Xico casa comigo!!!
Se aqui fosse como o ‘livro das caras’, eu curtia esse comentário. Parece até que faz parte da crônica. É o desfecho perfeito!
Eu divido ele se eu casar !!!
Não gosto muito de generalizações, mas vamos lá: homens, todos iguais no trato com as mulheres.
Lendo seu post, lembrei do meu pai. toda vez que o visito ele oferece churrasco, mesmo que há 20 anos eu não coma carne…
Mas de pai, atura-se. Agora de companheiro?!
Ah, não… Manda tirar a preguiça do corpo. Tenho certeza que o cara lembra qual a camisa que o ídolo do time jogou na final do Brasileirão de 1995.
Claro que o cara lembra “camisa que o ídolo do time jogou na final do Brasileirão de 1995”!!!
É fácil pois, “por acaso” é a mesma camisa do time que “o cara” torce, saca?
Mas pode ter certeza que ele lembra do detalhe da camisa que hoje é considerada retrô. 🙂
Compartilho sempre suas crônicas n meu FaceBook. Mas o pessoal dá uma curtida e eu fico com a certeza de que eles não leram. Coitados, não sabem o que estão perdendo. Eu te sigo aquí na Folha e no Saia Justa e onde eu souber que você está. Aliás, sua entrevista com a Gabi foi sensacional.
O esmorecimento do amor é natural, pode e acontece com os dois lados. Ou desapega logo e tenta algo novo ou então corre o risco de envelhecer passando por essas situações citadas.
Complicado.
Abraços
Comovente e verdadeira frase do texto! “Repare nos três segredos da zoofilia fantástica: a atenção de uma coruja, o tesão do galo e a proteção de um cão-de-guarda.” Lindo!