Mire-se no exemplo das mães de Abreu e Lima
19/05/14 12:52É preciso, no meio da bandalheira e dos arrastões, louvar as mães de Abreu e Lima.
As mães que deram início ao movimento de devolução das mercadorias saqueadas durante a greve/ motim da PM de Pernambuco na semana passada.
A delegacia da cidade mais parece Casas Bahia. A todo instante chegam geladeiras, máquinas de lavar, tablets… e outras mercadorias fetiches.
Vi e ouvi declarações comoventes. Filho meu não bota a mão no alheio, disse uma dessas anônimas e honestíssimas brasileiras a um telejornal. Ela mesma foi devolver um eletrodoméstico levado por um dos seus meninos.
Depois que as mães reagiram, começou uma onda de devolução das mercadorias. Deu vergonha em quem havia cometido os saques no comércio da cidade da região metropolitana do Recife.
Essa honra materna é a salvação da lavoura.
Filho meu não bota a mão no alheio. Que o velho coração materno bata mais forte.
Para o filho trombadinha e para o filho político.
Para o filho taxista, para o filho empresário, para o filho dono de restaurante na cidade do Rio de Janeiro.
Para todo amor filial.
Que as mães de Abreu e Lima sirvam de exemplo. Bravas como as mães da praça de Maio.
Um lugar que tem um batismo nobre, é bom que se repita: Abreu e Lima (1794-1869), o pernambucano que lutou, escreveu discursos para Simón Bolívar e participou ativamente das guerras da independência da América espanhola.
Que fique esse eco como mantra a todos os rebentos da tal mãe gentil: filho meu não mete a mão no alheio.
Isso é que é lição de casa. Vale por todo um sistema de educação que não funciona.
No doubt it is easier to achieve perfect chorus-singing with a choir of one hundred and twenty-five voices than with a choir of six hundred. But this diminutive size, which was an advantage so far as concerned the technical excellence of the Portland choir, was decidedly a disadvantage so far as concerned the proper rendering of the more massive choruses in “St. Peter.” All the greatest choruses–such as Nos. 1, 8, 19, 20, 28, 35,louboutin soldes, and 39–were seriously impaired in the rendering
In the dispute as to the origin of our ballads one school, as Mr. T. F. Henderson and Professor Courthope,chaussures louboutin, regard them as debris of old literary romances, ill-remembered work of professional minstrels.* That there are ballads of this kind in England,stylos mont blanc pas cher, such as the Arthurian ballads, I do not deny. But in my opinion many ballads and popular tales are in origin older than the mediaeval romances, as a rule. As a rule the romances are based on earlier po
Quando meu filho tinha aproximadamente 10 anos de idade, brincando no intervalo das aulas no pátio da escola, chutou a bola de futebol de seu colega para fora da escola, caindo em um terreno de uma fábrica desativada. Não houve como recuperá-la. Fiquei sabendo, um ou dois dias depois do ocorrido, que o chute poderia ter sido proposital, num ímpeto ou num ato de bandalheira. Comprei outra bola igual a que me foi descrita. Solicitei, na escola, o endereço do garoto dono da bola perdida, e fiz meu filho apertar a campainha entregar a bola nova à mãe do garoto e pedir desculpas por seu ato impensado. Se é para falar de mães e avós, as minhas sempre me disseram que é de pequeno que se torce o pepino. Pena que essa devolução foi, em verdade e em grande parte, por medo da policia que voltara à ativa.
Pena que essa devolução (a de Abreu e Lima)… Realmente estamos longe de, como nação, agirmos com a honestidade que bradamos aos ventos. Ou, ainda, de termos os índices de corrupção tão baixos quanto países mais desenvolvidos.