Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Xico Sá

Modos de macho, modinhas de fêmea & outros chabadabadás

Perfil Xico Sá é escritor, jornalista e colunista da Folha

Perfil completo

Carta p/ Vera ou O escândalo são os outros

Por Xico Sá
07/03/14 02:38

Vera-Fischer-Divulgação

Estimada Vera, é com atraso, mas com o amor ungido nas cinzas carnavalescas, que te endereço estas mal traçadas. Os manuais de cardiologia recomendam e os homens de boa vontade obedecem: não é bom guardar tais sentimentos. As minhas desculpas por retomar a chatice do tema. Espero que compreendas. Os selos desta carta foram grudados com a resina da compaixão, jamais da pena, sei que me entendes.

O motivo desta é para dizer que, assim como existe a vergonha alheia, estou com a ressaca moral alheia. Não por ti, obviamente, mas por essa gente, incluindo coleguinhas e santinhos do pau oco de plantão, que exploraram, urubuzisticamente falando, o teu porre de Carnaval.

Porre + Carnaval, vai somando aí, gente fina.

Gostei do Miguel Falabella. Neguinho veio cheio da malícia querendo uma declaração moralista, donde ele sapeca, bonito, elogios ao teu profissionalismo como atriz. E pronto, e priu, como se diz em Pernambuco.|

Ora, um pileque de Carnaval, cheio daquelas verdades necessárias que soltamos justamente no luxo dessa hora. Na minha terra, nas minhas tantas terras, notícia no Carnaval é encontrar alguém sóbrio na folia –os amigos dos retiros espirituais não contam, com todo respeito.

Parece aquele velho conceito do que é ou não é notícia. Se o cachorro morde o homem, dane-se, não há menor novidade nisso. Notícia é quando o homem morde o cachorro –se bem que hoje basta um ator se espreguiçar no aeroporto, como aconteceu recentemente, que já vira #rastegui.

Aguentar sobriamente um camarote daqueles, querida Vera, impossível. Ainda mais com uma turma que homenagearia a história oficialíssima da tv, arre, que saco. Isso é bom em um documentário de domingo, não no mundo momesco e fantasioso.

Foste a vingança de muita gente, foste Vera, a superfêmea, como no título daquele filmaço que fizeste do diretor Anibal Massaini Neto. Foste a grande mulher de sempre, sem mentirinhas ou nove horas, um rosto demasiadamente humano no meio da farsa e da picaretagem nota zero em harmonia.

Sim, o preço é alto, Vera. Está ficando cada vez mais caro ser mais ou menos parecido com a gente mesmo. É a grande inflação brasileira do momento. A economia moral -nem os romanos antigos foram tão bons nisso- é a cara de pau.

Repito: estamos tratando de um porre carnavalesco. Nem caberia o critério da genial Angela Rô Rô: “Dou gargalhada, dou dentada na maçã da luxúria, pra quê/ Se ninguém tem dó, ninguém entende nada/ O grande escândalo sou eu/ Aqui só”.

O escândalo c´est moi, caro Flobé.

Era só este breve bouquet demodê de palavras, Vera, que este cronista sempre com nó na garganta, tinha para te ofertar.

Com o amor, carinho e um beijo nada técnico, Xico Sá

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Polyana comentou em 07/03/14 at 18:24

    Você disse tudo o que eu gostaria de dizer ao ler aquela coluna da Mônica Bergamo – um horror! O Tony Goes, e agora você, fizeram o contraponto indispensável àquela matéria cheia de veneno da referida jornalista. Só Freud para explicar aquilo…
    Parabéns!

  2. Lucas comentou em 07/03/14 at 18:22

    Xico, adoro (quase) tudo que você escreve, para que nem mesmo você seja uma unanimidade, e, de fato, amei o seu texto. O que seria de nós, pobres mortais, sem as Veras para falarem o que pensam num baile de carnaval? Para mim, Vera foi sensacional na sua espontaneidade, mesmo que de porre, e você foi fantástico na análise. Mais uma vez, parabéns!

  3. Eliana da silva comentou em 07/03/14 at 18:22

    Xico você é ótimo. Linda carta. Um tapa na hipocrisia.
    Li

  4. Vânia comentou em 07/03/14 at 18:22

    Xico,
    Muito legal ter escrito a carta para a Vera. Por toda a contribuição cultural, intelectual e por sua beleza, ela merecia estas palavras sinceras e carinhosas.

    Um beijo para os dois!!

    Vânia

  5. Verdades comentou em 07/03/14 at 18:18

    MOVIMENTO VOLTA SAIA JUSTA DE VERÃO, QUE VEJA O SAIA JUSTA DE OUTONO, INVERNO, PRIMAVERA E VERÃO. VALEU!!!!

  6. Nilson comentou em 07/03/14 at 18:18

    Xico, meu caro! (parece que somos amigos a anos).

    Que carta maravilhosa a uma grande estrela que fez parte dos meus sonhos e imaginário.

    Obrigado por este presente.

  7. lourdes rocha comentou em 07/03/14 at 18:14

    É isso aí, Chico, pau na mediocridade.

  8. Renata Castro comentou em 07/03/14 at 18:12

    LINDA VERA

  9. Gayre Patriota Emery comentou em 07/03/14 at 18:11

    Maravilha Chico. Fizeste bonito. Linda carta direcinada para uma dama. Parabéns.

  10. rogerio comentou em 07/03/14 at 18:10

    quem nunca tomou um porre no Carnaval?

  11. Luciana Fonseca comentou em 07/03/14 at 18:08

    Xico, eu te amo! Falou e disse tudo que senti pelo ocorrido. “Urubus”! É o que são esses oportunistas mesmo. Um vídeo da mãe deles de pileque não teria tanto ibope. Mas se tivesse, os “urubus” não poupariam nem as próprias mães.

  12. Magali Aparecida Batista comentou em 07/03/14 at 18:07

    Xico Sa, vc e demais. Sempre gostei de vc, agora so confirmo. A Vera e a nossa MUSA, pode fazer o que quizer. Vergonha desses santinhos do pau oco que querem se aparecer a custa de tudo.
    Beijos
    Magali

  13. maria inês de oliveira vasconcellos comentou em 07/03/14 at 18:07

    Vera Fischer, assim como Angela Rô Rô estão acima desses falsos moralismos.
    Amei o Saia Justa de verão. Não perdi um. Não gosto da versão feminina. Tirando a Barbara Gancia, não gosto de nenhuma delas. É muita abobriha e muito “me acho”.
    E muita obviedade e mariquices ccom humor muito duvidoso. Desculpe-me usar esse espaço para falar disso. Gosto de você. Um abraço

  14. Luiz C T Barreto comentou em 07/03/14 at 18:07

    Puta que o pariu! Não mais o que dizer prezado, a não ser obrigado. Paradiando o Belchior: “Catherrine Zetta , Vera, Sharon Stone, deusas que eu amei com as mãos”. Não há outra igual só Vera x Vera.

  15. Adriana CRP comentou em 07/03/14 at 18:06

    Xico, meus parabéns pelas lindas e sábias palavras!
    De fato o mundo está cada vez pior… Falta tanta coisa, principalmente o respeito ao próximo e aos mais velhos. Será que não pensam que, um dia, também serão idosos? Se é que vão chegar à Terceira Idade ou, o politicamente correto, Melhor Idade…

  16. Cristina comentou em 07/03/14 at 18:06

    Na verdade o que se ve, é um bando de reacionários, falsos moralistas, se achando modernos, esclarecidos e sem preconceitos.Procurem o que fazer e deixem Vera Fisher em paz!

  17. Tonia comentou em 07/03/14 at 18:06

    Por que repreender um porre de carnaval?? Quem nunca??
    “Economia moral”. Genial!!
    Grande beijo!!

  18. GLADIS comentou em 07/03/14 at 18:02

    Gostei dos seus comentário, sempre muito lucido.

  19. Tonia comentou em 07/03/14 at 18:02

    Por que repreender um porre de carnaval? Quem nunca??
    “Economia moral”. Genial!!
    Grande beijo!!

  20. walquiria de oliveira comentou em 07/03/14 at 17:59

    Que linda escolha das palavras!!!
    Te adoro, Xico!
    E Vera… Sempre, sempre vivendo “à vera”.

  21. walquiria de oliveira comentou em 07/03/14 at 17:57

    Que delicadeza na escolha das palavras!!
    Lindo!

  22. Graça comentou em 07/03/14 at 17:56

    É isso aí, Xico. Falsos moralistas existem de montão. Vera é uma mulher verdadeira, com defeitos e qualidades. E como tal, incomoda bastante.

  23. Haroldo Brito comentou em 07/03/14 at 17:55

    Texto preciso, cirúrgico, excelente!

  24. Celia Alves comentou em 07/03/14 at 17:53

    ô cabra bom!
    Te adoro, Xico! Fique no GNT e garanta os bons momentos do Saia Justa! Torne o time de verão o time oficial….e dê férias às meninas. Se a querida Bárbara quiser se juntar a vocês vez por outra, sei que será divertido e trará mais harmonia ainda à conversa!
    beijos de sua admiradora! Celia Alves

  25. Marcus Ferraço comentou em 07/03/14 at 17:52

    Estou de alma lavada.Obrigado!!!!’

  26. Veramanettr comentou em 07/03/14 at 17:51

    Xico estou comovida com sua inteligencia e sensibilidade,vamos nos olharmos por dentro e depois criticar o outro,pergunto só foi ela?

  27. Maria Lima comentou em 07/03/14 at 17:50

    Perfeito! Ainda bem que ainda temos pessoas que não vivem só de ofensas julgando outras! Parabéns pelas belas palavras e pelo recado!

  28. mirian sizer comentou em 07/03/14 at 17:49

    Essa eu vi no facebook, mas cabe bem aqui: pessoas perfeitas não mentem, não brigam, não bebem, não discutem, não erram e não existem

  29. irani antonio pegoraro comentou em 07/03/14 at 17:48

    Parabéns, ELA tudo póde , pois ela não é simplesmente Vera, Ela é Vera Fisher, a mulher mais linda do Brasil, quando ganhou o titulo de Miss. E após isso , o turbilhao de emoções que nos trouxe de todas as maneiras. seja feliz Vera da maneira que quizeres. Beijo Irani

  30. Hermes Belts comentou em 07/03/14 at 17:48

    Verizon Wireless this year introduced its first two phones that use touch screens as their main interface. Research In Motion Ltd. is believed to be making a touch-screen version of the BlackBerry,Hermes Birkin Bag. Guam. Guatemala. Guinea. This is where the on-line discount shops come in. They purchase these items and pass on the financial savings. How do you separate the authentic Prada handbag online shop from the fake? Initial start using the actual merchandise. And what about the waiting li

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailxicosa@uol.com.br
  • FacebookFacebook
  • Twitter@xicosa

Buscar

Busca

Blogs da Folha

  • Recent posts Xico Sá
  1. 1

    O partido dos corações partidos

  2. 2

    A arte da cantada permanente

  3. 3

    O tal do amor aberto dá certo?

  4. 4

    E Abelardo da Hora recriou a mulher

  5. 5

    Como eleição mexe com amor e sexo

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 20/03/2011 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).