Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

quinta-feira, 15 de maio de 2025 5:17
  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca

Xico Sá

Modos de macho, modinhas de fêmea & outros chabadabadás

Perfil Xico Sá é escritor, jornalista e colunista da Folha

Perfil completo

Carta p/ Vera ou O escândalo são os outros

Por Xico Sá
07/03/14 02:38

Vera-Fischer-Divulgação

Estimada Vera, é com atraso, mas com o amor ungido nas cinzas carnavalescas, que te endereço estas mal traçadas. Os manuais de cardiologia recomendam e os homens de boa vontade obedecem: não é bom guardar tais sentimentos. As minhas desculpas por retomar a chatice do tema. Espero que compreendas. Os selos desta carta foram grudados com a resina da compaixão, jamais da pena, sei que me entendes.

O motivo desta é para dizer que, assim como existe a vergonha alheia, estou com a ressaca moral alheia. Não por ti, obviamente, mas por essa gente, incluindo coleguinhas e santinhos do pau oco de plantão, que exploraram, urubuzisticamente falando, o teu porre de Carnaval.

Porre + Carnaval, vai somando aí, gente fina.

Gostei do Miguel Falabella. Neguinho veio cheio da malícia querendo uma declaração moralista, donde ele sapeca, bonito, elogios ao teu profissionalismo como atriz. E pronto, e priu, como se diz em Pernambuco.|

Ora, um pileque de Carnaval, cheio daquelas verdades necessárias que soltamos justamente no luxo dessa hora. Na minha terra, nas minhas tantas terras, notícia no Carnaval é encontrar alguém sóbrio na folia –os amigos dos retiros espirituais não contam, com todo respeito.

Parece aquele velho conceito do que é ou não é notícia. Se o cachorro morde o homem, dane-se, não há menor novidade nisso. Notícia é quando o homem morde o cachorro –se bem que hoje basta um ator se espreguiçar no aeroporto, como aconteceu recentemente, que já vira #rastegui.

Aguentar sobriamente um camarote daqueles, querida Vera, impossível. Ainda mais com uma turma que homenagearia a história oficialíssima da tv, arre, que saco. Isso é bom em um documentário de domingo, não no mundo momesco e fantasioso.

Foste a vingança de muita gente, foste Vera, a superfêmea, como no título daquele filmaço que fizeste do diretor Anibal Massaini Neto. Foste a grande mulher de sempre, sem mentirinhas ou nove horas, um rosto demasiadamente humano no meio da farsa e da picaretagem nota zero em harmonia.

Sim, o preço é alto, Vera. Está ficando cada vez mais caro ser mais ou menos parecido com a gente mesmo. É a grande inflação brasileira do momento. A economia moral -nem os romanos antigos foram tão bons nisso- é a cara de pau.

Repito: estamos tratando de um porre carnavalesco. Nem caberia o critério da genial Angela Rô Rô: “Dou gargalhada, dou dentada na maçã da luxúria, pra quê/ Se ninguém tem dó, ninguém entende nada/ O grande escândalo sou eu/ Aqui só”.

O escândalo c´est moi, caro Flobé.

Era só este breve bouquet demodê de palavras, Vera, que este cronista sempre com nó na garganta, tinha para te ofertar.

Com o amor, carinho e um beijo nada técnico, Xico Sá

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Paolo Bruno comentou em 07/03/14 at 17:48

    Xico, perfeito, o resto é pura inveja.Vera, mais linda e tudo mais, ai……

  2. Hermes Online sale comentou em 07/03/14 at 17:47

    Antes del comienzo posición planeta,http://www.discounthermesonline.co.uk, otra criatura solitaria,Hermes Birkin Bag, del buscador noche identificados,Hermes Belts, pero por medio de Mister (chips Damici, cuanto a lugar de reunión de la vida empresarial) Repuestos más joven Martin (Connor Paolo) Al igual que los malos controlar madre de su novio y padre además masticar junto con el bebé versión. Ser arrojado espera afroamericano, el padre es muy pasado burbujeante p

  3. Marcelo Savignano comentou em 07/03/14 at 17:47

    Exagerar um pouquinho é sempre sacal.
    SALVE VERA!
    E para os infelizes, ao Senhor Jejuiz “vamos pedir piedade pra essa gente careta e covarde…”

  4. miguel comentou em 07/03/14 at 17:47

    Vera sempre sera a mulher dos nossos sonhos.Parabe’ns Xico Sa’,abs.

  5. Giampp comentou em 07/03/14 at 17:46

    Vera Fisher, Uma verdadeira estrela, Jamais se apagará, de minha querida Santa Catarina, de minha querida Blumenau…Vera você é autentica, não se esconde atrás de frescura…Muitas destas pessoas que falam dela teriam de nascer novamente para sequer dirigir a palavra à ela…

  6. Andrea comentou em 07/03/14 at 17:44

    Mais maravilhosa do que a forte personalidade e a beleza de Vera somente as sabias palavras de chiico que sempre é 10″deveras”

  7. Ilza comentou em 07/03/14 at 17:43

    Xico, com que delicadeza voce escreve à uma mulher!
    abs de sua fã

  8. Antonio Henrique Neto comentou em 07/03/14 at 17:42

    A Vera continua maravilhosa, ver da dei ra!
    Julgar, punir é fácil. Difícil é ser uma Vera Fischer! Lindo o que você escreveu.

  9. cris comentou em 07/03/14 at 17:42

    Xico, que texto ,eu caro! Pura inspiração…completando sou sua fã
    bjos

  10. suely comentou em 07/03/14 at 17:42

    Valeu Chico Sá, Vera merece suas palavras. Tá ficando difícil mesmo ser verdadeira num mundo que beijo gay pode, tudo pode, mas um porre no carnaval levam tanto à sério. Ah! adoreiiiiiiii o bouquet demodê de palavras, vc é show !!!!!

  11. BERNADETE comentou em 07/03/14 at 17:41

    Vera sempre linda , deslumbrante , deixe estes comentários pra lá , voce continua linda

  12. Afonso Celso comentou em 07/03/14 at 17:41

    Jornalista porreta,se expressa como gostaríamos de nos expressar. parabéns.

  13. Iria Maria de Lucena comentou em 07/03/14 at 17:39

    Xico Sá, infelizmente, talvez por falta de informação de sua parte, o alcoolismo é uma doença e como tal, deve ser tratada. A Vera, é alcoolatra. Precisa de tratamento e não de apoio para continuar na doença.

  14. Silvia Moraes comentou em 07/03/14 at 17:38

    Perfeito Chico

  15. Gabriela comentou em 07/03/14 at 17:38

    o problema é q ela tava CHEIRADAAAAA loquissima d COCAINA!!! qq um q conhece percebe! eu só acho q não devemos idolatrar usuários de porcaína como tão querendo fazer com o Chorão! a Vera ja perdeu ate guarda d filho e num aprendeu q dependente quimico não pode beber!!! caramba, ela já viveu bastante, ja quebrou a cara centenas d vezes e num aprende! Eu ia bater palmas sim se ela tivesse dando palestra sobre largar as drogas e não MORDENDO AS ORELHAAAAS, REBOLANDO O QUEIXO dando entrevista achando q o povo ia achar q ela só bebeu! O pior é q o usuário de cocaina sempre acha q ninguém ta percebendo, né… patético! e devem tar vendendo uma cocaína boa no RJ pelo jeito q ela tava…ela precisa ser estudada q o fígado dessa mulher é biônico. Obs: mesmo cheirada e com 60 anos, ela tava bonita p/ caramba, esse botox dela é d outro mundo viu…

  16. Anderson comentou em 07/03/14 at 17:38

    Vera, a mais GOSTOSA deste país!!!!!!

  17. Mônica Laís comentou em 07/03/14 at 17:37

    É Xico, a caretice anda na moda…um absurdo mesmo…o povo não pode nem mais fazer o que bem entende da vida….adorei!!!

  18. Luiz comentou em 07/03/14 at 17:37

    Certamente os puritanos de plantão nos mais recônditos desejos reprimidos e suplantados fizeram nesse Carnaval o que qualquer Messalina teria vergonha de confessar. “Nem às paredes confesso” é fácil de fazer; criticar nos outros o que se faz diuturnamente às escondidas é mais fácil ainda. Xico é um extinto homem sóbrio nesse País tupiniquim.

  19. Luis eduardo comentou em 07/03/14 at 17:36

    Desculpa Xico, a visão de Vera na foto acima turvou o meus pensamentos e não consegui me concentrar no seu texto.Mas concordo com voce e beber torna os outros mais interessantes

  20. vera ferraz comentou em 07/03/14 at 17:35

    Xico, texto maravilhoso, como sempre.
    Concordo com tudo. A Vera merece todas as homenagens.
    abs

  21. rosana redivo schiovan comentou em 07/03/14 at 17:33

    parabéns pelo comentario. nesse mundo de hipocresia, onde o particular das pessoas valem mais que a vida pobre dos politicos…………

  22. Claudia comentou em 07/03/14 at 17:33

    Excelente! Abaixo esse moralismo hipócrita!

  23. Rosangela comentou em 07/03/14 at 17:32

    Adorei Chico, como sempre defendendo as mulheres. Quanto à Vera Fischer sempre a admirei por seu trabalho e sua autenticidade, nunca fez questão de passar aquela imagem irreal de feliz e perfeita o tempo todo como algumas atrizes. Bjo.

  24. Ricardo comentou em 07/03/14 at 17:32

    SONHO MEU!
    Nossa!!…encontrar a Vera assim e ela me enxergar mais bunitim do que eu sou, seria um sonho e se ainda não me visse assim, ofereceria outro trago…Sonho…sonho…sonho…Vera sempre em meus sonhos!

  25. Fabiane Sales comentou em 07/03/14 at 17:32

    Xico, casa comigo??

  26. Mari comentou em 07/03/14 at 17:31

    Ah esqueci, manda um super beijo por Leo Jaime que eu o amo de paixão!
    Ah e um beijo po Du que é bonitão!

  27. Lea Bea comentou em 07/03/14 at 17:31

    Voce é um Lorde Xico Sá, e voce Vera Fisher…..uma Rainha.
    Outras Veras morrem de inveja…..
    Bjs

    Lea Bea

  28. Antonio comentou em 07/03/14 at 17:30

    Que demodê que nada, você escreveu tudo o que tinha para ser dito. Do seu jeito, sem floreios, ou com floreios demais, sei lá. Mas eu queria ter dito exato o mesmo.Vai escrever bem assim lá em casa, viu! É isto aí!

  29. Emerson comentou em 07/03/14 at 17:29

    Simples, é assim que tem que ser, boa Xico. Eu acho que o mundo está se tornando um lugar bem chato de se viver…td tem que ser politicamente correto…..??? Estamos involuindo…

  30. ANA comentou em 07/03/14 at 17:29

    O ser humano está fragmentado….horrivel, triste! (sou artista plástica, longe de porre)

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailxicosa@uol.com.br
  • FacebookFacebook
  • Twitter@xicosa

Buscar

Busca

Blogs da Folha

  • Recent posts Xico Sá
  1. 1

    O partido dos corações partidos

  2. 2

    A arte da cantada permanente

  3. 3

    O tal do amor aberto dá certo?

  4. 4

    E Abelardo da Hora recriou a mulher

  5. 5

    Como eleição mexe com amor e sexo

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 20/03/2011 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).