Carta p/ Vera ou O escândalo são os outros
07/03/14 02:38Estimada Vera, é com atraso, mas com o amor ungido nas cinzas carnavalescas, que te endereço estas mal traçadas. Os manuais de cardiologia recomendam e os homens de boa vontade obedecem: não é bom guardar tais sentimentos. As minhas desculpas por retomar a chatice do tema. Espero que compreendas. Os selos desta carta foram grudados com a resina da compaixão, jamais da pena, sei que me entendes.
O motivo desta é para dizer que, assim como existe a vergonha alheia, estou com a ressaca moral alheia. Não por ti, obviamente, mas por essa gente, incluindo coleguinhas e santinhos do pau oco de plantão, que exploraram, urubuzisticamente falando, o teu porre de Carnaval.
Porre + Carnaval, vai somando aí, gente fina.
Gostei do Miguel Falabella. Neguinho veio cheio da malícia querendo uma declaração moralista, donde ele sapeca, bonito, elogios ao teu profissionalismo como atriz. E pronto, e priu, como se diz em Pernambuco.|
Ora, um pileque de Carnaval, cheio daquelas verdades necessárias que soltamos justamente no luxo dessa hora. Na minha terra, nas minhas tantas terras, notícia no Carnaval é encontrar alguém sóbrio na folia –os amigos dos retiros espirituais não contam, com todo respeito.
Parece aquele velho conceito do que é ou não é notícia. Se o cachorro morde o homem, dane-se, não há menor novidade nisso. Notícia é quando o homem morde o cachorro –se bem que hoje basta um ator se espreguiçar no aeroporto, como aconteceu recentemente, que já vira #rastegui.
Aguentar sobriamente um camarote daqueles, querida Vera, impossível. Ainda mais com uma turma que homenagearia a história oficialíssima da tv, arre, que saco. Isso é bom em um documentário de domingo, não no mundo momesco e fantasioso.
Foste a vingança de muita gente, foste Vera, a superfêmea, como no título daquele filmaço que fizeste do diretor Anibal Massaini Neto. Foste a grande mulher de sempre, sem mentirinhas ou nove horas, um rosto demasiadamente humano no meio da farsa e da picaretagem nota zero em harmonia.
Sim, o preço é alto, Vera. Está ficando cada vez mais caro ser mais ou menos parecido com a gente mesmo. É a grande inflação brasileira do momento. A economia moral -nem os romanos antigos foram tão bons nisso- é a cara de pau.
Repito: estamos tratando de um porre carnavalesco. Nem caberia o critério da genial Angela Rô Rô: “Dou gargalhada, dou dentada na maçã da luxúria, pra quê/ Se ninguém tem dó, ninguém entende nada/ O grande escândalo sou eu/ Aqui só”.
O escândalo c´est moi, caro Flobé.
Era só este breve bouquet demodê de palavras, Vera, que este cronista sempre com nó na garganta, tinha para te ofertar.
Com o amor, carinho e um beijo nada técnico, Xico Sá
Gostaria de casar com você, só para poder conversar. Imagino quantos assuntos e questões poderíamos tratar.
Saudade de um tempo em que era gostoso conversar….as outras coisas chegavam no tempo certo. Suas palavras são deliciosamente sábias…chic, oportunas. Beijos e parabéns. Ps. Pense ai na proposta!!!
Xico, que primor de texto! Depois da revolta que senti com o que fizeram com a Vera, regalei-me com suas palavras. Por que as pessoas estão sempre prontas a julgar seus semelhantes? P… sacanagem!!!
Parabéns, Chico, assino em baixo o que você escreveu e também mando um beijo nada técnico para Vera, sempre Vera.
Sou, com certeza, sua admiradora.
Quem me dera ter a nobreza desta comunicação.
O grande problema não é ela encher a cara porque esta gastando o dinheiro dela, o problema mesmo é os que estão usando o nosso dinheiro para se embebedar…. fica a Dica povo…
Esse é o país do faz de conta.Faz de conta que sou santo, faz de conta que sou feliz, faz de conta que não sou preconceituoso, faz de conta que sou…quem mesmo? É isso aí Xico!!!!!!!!!!!!Tantas e tantos queriam ter a cara da Vera.Não a da beleza, mas a da coragem !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Xico, simplesmente parabéns !!!
Sempre curti seus comentários, suas participações no Saia Justa, etc…… agora você só confirmou.
Obs.: Santos sempre santos e Voltei Recife, foi a saudade que me………
Parabéns grande Xico pelo excelente texto-carta-declaração-cantada (rsrs) e, sobretudo, pelo bom combate que você trava contra esse século de intolerância que a humanidade vem construindo, tijolinho por tijolinho, nos últimos anos. abçs
Bom; muito bom !!!
Xico!
vc é a cara da verdade, a transparência do bom senso, suas palavras tem sentimentos quase dão pra tocar…sentir. a matéria acima é sensacional e não sensacionalista como qq materia tem a inteção de ser!
bjs com muito amor e excitação!
Adorei cada palavra, cada frase, honesta, culto, poetico, gentil.
Grande bjs
Perfeito, já comeu!
Texto perfeito! Puras verdades! Chega de hipocrisia! Valeu Xico Sá!
Sensacional !!!Mandou bem Xico!
Parabéns pela encantadora solidariedade! E Vera continua belíssima como sempre! E humana.
Bacana Xico….que saco esse mundo de belezas plastificadas e verdades de bancas de jornais onde até um porre de carnaval tem que ser(eca!) politicamente correto. Agora, se a cantada funcionar…..que inveja de você meu caro.
Chico Sá(bio)
Xico, que Maravilha! Pena não termos nos encontrado nos meus porres carnavalescos. Queria receber as suas mensagens day after e não o puxões babacas de orelhas que recebia dos pais, do namorado e dos amigos. Vc tem toda a razão e a Vera ainda bate um bolão!
Xico Sá, Adorei sua crônica. Linda e magetosa. Estava na hora de dizer que as pessoas podem ser elas mesmos, se resquícios de cuidados idiotas. Odiaria ser artista. Tem que ser duas vezes artistas, um pra represntar e outro pra ficar o tempo todo atento a qualquer vacilo. Vera, como sempre estava linda, é linda e falou o que qualquer ser humano com um pouquinho de álcool na cabeça diria. Eu diria, você diria, todos diriam. E qual o problema em dizer?
Xico sá como sempre certeiro: O asco desta era, é justamente este: Uma vontade latente de desqualificar o indesqualificavel afinal, como podem falar mal à raia míúda: Ela cheirou muito ela bebeu demais. Sinto falta de um tempo aonde estas coisas nem apareciam nos jornais, havia uma educação com o ser humano fosse celebridade ou não. Mas isso, não mais que o espírito de nossa época, cheia de gente ignorante e absitêmia graças à deus?
O falso moralismo eh que destroe as almas livres. Xico falou tudo!!
Show de carta..
Excelente carta com as palavras escritas à pena! O que desmoraliza, às vezes, é uma caneta ou microfone na mão de um repórter par de advogado porta de cadeia. Destila veneno em busca de aplauso. É uma pena que alguns da mídia, tão acima do bem do mal, estejam rastejando nos primeiros anéis do purgatório de Dante e a falta de perspectiva torna-os caracóis em suas jornadas.
Ah, que delícia de Xico Sá. Sem falso moralismo, mas com todo respeito!
Xico Sá: que cara legal , Grande. Porra Vera, quer declaração maior que esta; você merece.
Como diria o grande Guga, nada diferente do errado…
Xico,
Parabéns… Graças a Deus um colunista de luz nesse Brasil cada vez mais cheios de malucos
Parabéns pelas palavras Xico. Cada um curte o carnaval como quiser! Vera é maravilhosa… especial!
Maravilhosa e elegantes palavras Xico.
Parabéns mais uma vez
Forte abraço e obrigado.
Fodástico Xico Sá. E nossa eterna musa Vera Fischer.
A mais bonita brasileira. Quer dizer, empate com a Luiza Brunet e a Bruna Lombardi.