Carta p/ Vera ou O escândalo são os outros
07/03/14 02:38Estimada Vera, é com atraso, mas com o amor ungido nas cinzas carnavalescas, que te endereço estas mal traçadas. Os manuais de cardiologia recomendam e os homens de boa vontade obedecem: não é bom guardar tais sentimentos. As minhas desculpas por retomar a chatice do tema. Espero que compreendas. Os selos desta carta foram grudados com a resina da compaixão, jamais da pena, sei que me entendes.
O motivo desta é para dizer que, assim como existe a vergonha alheia, estou com a ressaca moral alheia. Não por ti, obviamente, mas por essa gente, incluindo coleguinhas e santinhos do pau oco de plantão, que exploraram, urubuzisticamente falando, o teu porre de Carnaval.
Porre + Carnaval, vai somando aí, gente fina.
Gostei do Miguel Falabella. Neguinho veio cheio da malícia querendo uma declaração moralista, donde ele sapeca, bonito, elogios ao teu profissionalismo como atriz. E pronto, e priu, como se diz em Pernambuco.|
Ora, um pileque de Carnaval, cheio daquelas verdades necessárias que soltamos justamente no luxo dessa hora. Na minha terra, nas minhas tantas terras, notícia no Carnaval é encontrar alguém sóbrio na folia –os amigos dos retiros espirituais não contam, com todo respeito.
Parece aquele velho conceito do que é ou não é notícia. Se o cachorro morde o homem, dane-se, não há menor novidade nisso. Notícia é quando o homem morde o cachorro –se bem que hoje basta um ator se espreguiçar no aeroporto, como aconteceu recentemente, que já vira #rastegui.
Aguentar sobriamente um camarote daqueles, querida Vera, impossível. Ainda mais com uma turma que homenagearia a história oficialíssima da tv, arre, que saco. Isso é bom em um documentário de domingo, não no mundo momesco e fantasioso.
Foste a vingança de muita gente, foste Vera, a superfêmea, como no título daquele filmaço que fizeste do diretor Anibal Massaini Neto. Foste a grande mulher de sempre, sem mentirinhas ou nove horas, um rosto demasiadamente humano no meio da farsa e da picaretagem nota zero em harmonia.
Sim, o preço é alto, Vera. Está ficando cada vez mais caro ser mais ou menos parecido com a gente mesmo. É a grande inflação brasileira do momento. A economia moral -nem os romanos antigos foram tão bons nisso- é a cara de pau.
Repito: estamos tratando de um porre carnavalesco. Nem caberia o critério da genial Angela Rô Rô: “Dou gargalhada, dou dentada na maçã da luxúria, pra quê/ Se ninguém tem dó, ninguém entende nada/ O grande escândalo sou eu/ Aqui só”.
O escândalo c´est moi, caro Flobé.
Era só este breve bouquet demodê de palavras, Vera, que este cronista sempre com nó na garganta, tinha para te ofertar.
Com o amor, carinho e um beijo nada técnico, Xico Sá
Valeu Xico Sá ! Abaixo a hipocrisia deslavada…
Emocionante. Gostaria de ter alguém assim que me defendesse nas horas realmente difíceis.
tambem virei fáde xico ,que por falta de cultura não o conhecia bem.
Xico Sá.
Suas colocações são certeiras.
Parabéns a grande Vera por ser exatamente como é.
Continua sempre amada e admirada pela nação brasileira.
Abs
Fabio
adoro VERA……com tudo que VERA tem direito
Só mesmo um chico INSAience para tanta sandice. E pensam que a sociedade esta depravada e deseducada apenas por conta dos políticos. È não se reconhecer o tão mal que textos desse nivel fazem à cidadania
sábias palavras Xico neste mundo de falsidade
Xico, hoje disseste por mim tudo que gostaria de dizer a mulher que o Brasil amou a vida toda. Ela é perfeita, linda, enigmática, sensual, mulher para poucos homens….. O respeito que tenho por tudo que essa mulher fez nas artes, em geral, me permite dizer, Vera seja feliz, tome o porre que achar necessário, pois és e sempre será a Super Fêmea, de todos nós homens, somente os inteligentes e exigentes, com bom gosto…..
Replicaram tantas vezes a cena da Vera saindo carregada…..não se cansam de tripudiar sobre a fragilidade alheia?
Adorei sua carta Xico Sá, sempre gosto de ouvir e ler você. É um alívio saber que ainda temos cérebros e corações tão generosos.
Chega de hipocrisia. Adorei a Vera e o seu lindo texto/homenagem.
Ela merece…. Um beijo Vera, tb tomei um porre homérico nesse carnaval acordei com um cachorro lambendo minha boca numa praça de outra cidade….
Caramba Xico, cheguei a sair de mim lendo sua carta.
Grande abraço, Luci.
Bravo Xico Sá!
Lavaste a alma de muitas Veras!
Meus respeitos à atriz e meu total desprezo aos caras de pau.
Perfeito.
Desculpe na pressa errei seu nome.
Retificando: XICO SÁ.
Parabéns Chico Sá, bem apropriado seu comentário.
Há muito todos sabem que carnaval é isso, porre homéricos, diversão, alegria e ser você mesmo. Nem cabe a Verinha se portar de inocente. Não combina. Ela é uma dama uma mulher verdadeira, com defeitos e virtudes, e isso basta. Ela é um ser humano antes de tudo. Mais uma vez parabéns.
Texto inteligente e a Vera excepcional!!! a loucura é fundamental, principalmente nesse nosso mundo.
É isso aí!!! Eu tô de porre até agora….rsrsrsrs
Descobri que posso ser escritor!
A VERA É UM TESÃO!… Em todos os sentidos essa mulher é demais!… Muito linda, muito gostosa, muito inteligente, muito talentosa e , não menos, muito sincera… Fala e faz o que tem que fazer nas fuças de quem estiver na reta, doa á quem doer… UM BEIJO, TE AMO GRANDONA!…
Ô, mundo hipócrita, meu Deus! Valeu, Xico! Palavras mais do que necessárias e verdadeiras!
Que alegria saber que existem homens como você, Xico! Esse mundo tá mesmo difícil… cheio de gente primitiva. Mandou bem, Vera é linda, ótima atriz e merece nosso respeito. Fico feliz que a tenha acolhido no seu lindo texto.
nao obstante eu nao curta alcool e nem carnaval adorei seu comentario sobre a Vera, que acho uma mulher que assume defeitos e qualidades.
Adorei “macho perdido”.
Amei a sua digna carta Xico Sá, em meio a tanta pregação de igualdade, democracia…
temos é uma enorme hipocrisia mundial, onde se destacam os analfabetos profissionais , morais e até o políticos.
Gosto do seu jeito anárquico de ver ( enxergar as pessoas ) . Que bom que você faz a diferença , um grande abraço .
tocante…
Xico é de uma sabedoria e humildade q esse é verdadeiramente O Cara q mostra seus sentimento ao proximo raridade !
Fiquei. fã grande. Xico Sá!
São poucas as mulheres lindas e talentosas deste país e a Vera se não for a mais talentosa em meu ver é e será sempre a mais linda. Desde pequeno sou fã dessa diva brasileira infelizmente são poucas as pessoas que reconhecem as virtudes de alguém, más muitas se deleitam de alguns deslizes comum a nós seres imperfeitos. Parabéns ao digno cronista pelas palavras sinceras.
Elegante Chico Sá. Compaixão. Este sentimento está faltando em todos nós
Eu sou fã do Chico .Ele é bem autêntico. Seus comentários são sempre pertinentes.
Boa Xico !!!! salve a vida como ela é e chega destes reporterezinhos babacas, que nao sabem o que falam, apenas sabem fazer os “colectivos”….
Abraçao a vc e a Vera !!!
Parabéns xico!!!!!
Eu fiquei “puto” com a Vera . Como ela toma um porre desse, e não me chama . Eu e ele nós iriamos causar para kraio.
Na verdade eu quis dizer eu e “ela”
huummmm….
Vera, aceite esta carta do Xico Sá, pq é só o que vc vai ter. Aconselho produzir UM BONDE CHAMADO DESEJO, vc, melhor que ninguém, tem o direito de repetir a famosa frase final de Blanche – SEMPRE DEPENDI DA CARIDADE DE ESTRANHOS. Se tivesse sido só um porre de Carnaval, tudo bem, mas não foi só isso. Foi a repetição de ações que mostram a escolha de um estilo de vida que não desperta compaixão; desperta pena. Nos últimos anos seu nome está sempre envolvido com o uso de drogas, excesso de bebida e escândalos. Espera chegar onde com isso? Ao noticiário mais escroto? Conseguiu. Se vc estivesse nos USA, se fosse americana, valeria a pena. Americano tem memória e respeito pela história de uma Diva. Mas vc é brasileira. E brasileiro não lembra do sucesso, mas nunca esquece os fracassos. Vc Nunca será lembrada pelos poucos bons papeis que já teve, mas pelos inúmeros escândalos nos quais se envolveu. Deprimente uma atriz como vc sair carregada de um camarote tão vigiado pela imprensa. Lamentável, mesmo. Vc escolhe como quer viver e como quer se mostrar. Mas a partir do momento que expões sua vida ao público, temos sim o direito de opinar. E na minha opinião, vc pegou um caminho sem volta. Vai para o abismo, mas, se isso serve de consolo, vai acompanhada pelo lamento dos que te adoram e a benção do Xico que pelo jeito aposta no quanto pior melhor.
Boa Júlio, garanto que só concordou com esse tal de Xico Sá os viciados de carteirinha. Aliás, o próprio Xico deve ser um grande “biriteiro”. Quando Vera morrer de cirrose hepática ou de uma overdose, quero ver a carta que ele vai mandar pra ela!
…E Você já cuidou da sua vida hoje?
Tudo dito de forma fantástica!
Parabéns, Xico!
Vera, eterna diva, te amamos !
Vera, aceite esta carta do Xico Sá, pq é só o que vc vai ter. Te aconselho, depois do vexame que vc deu em público, produzir UM BONDE CHAMADO DESEJO, vc, melhor que ninguém, tem o direito de repetir a famosa frase final de Blanche – SEMPRE DEPENDI DA CARIDADE DE ESTRANHOS. Se tivesse sido só um porre de Carnaval,tudo bem, mas não foi só isso. Foi a repetição de ações que mostram a escolha de um estilo de vida que não desperta compaixão; desperta pena. Nos últimos anos seu nome está sempre envolvido com o uso de drogas, excesso de bebida e escândalos. Espera chegar onde com isso? Ao noticiário mais escroto? Conseguiu. Se vc estivesse nos USA, se fosse americana, valeria a pena. Americano tem memória e respeito pela história de uma Diva. Mas vc é brasileira.E brasileiro não lembra do sucesso, mas nunca esquece os fracassos. Vc Nunca será lembrada pelos poucos bons papeis que já teve, mas pelos inúmeros escândalos nos quais se envolveu. De primente uma atriz como vc sair carregada de um camarote tão vigiado pela emprensa. Lamentável, mesmo. Vc escolhe como quer viver e como quer se mostrar. Mas a partir do momento que expões sua vida ao público, temos sim o direito de opinar. E na minha opinião, vc pegou um caminho sem volta. Vai para o abismo, mas, se isso serve de consolo, vai acompanhada pelo lamento dos que te adoram e a benção do Xico que pelo jeito aposta no quanto pior melhor.