Carta p/ Vera ou O escândalo são os outros
07/03/14 02:38Estimada Vera, é com atraso, mas com o amor ungido nas cinzas carnavalescas, que te endereço estas mal traçadas. Os manuais de cardiologia recomendam e os homens de boa vontade obedecem: não é bom guardar tais sentimentos. As minhas desculpas por retomar a chatice do tema. Espero que compreendas. Os selos desta carta foram grudados com a resina da compaixão, jamais da pena, sei que me entendes.
O motivo desta é para dizer que, assim como existe a vergonha alheia, estou com a ressaca moral alheia. Não por ti, obviamente, mas por essa gente, incluindo coleguinhas e santinhos do pau oco de plantão, que exploraram, urubuzisticamente falando, o teu porre de Carnaval.
Porre + Carnaval, vai somando aí, gente fina.
Gostei do Miguel Falabella. Neguinho veio cheio da malícia querendo uma declaração moralista, donde ele sapeca, bonito, elogios ao teu profissionalismo como atriz. E pronto, e priu, como se diz em Pernambuco.|
Ora, um pileque de Carnaval, cheio daquelas verdades necessárias que soltamos justamente no luxo dessa hora. Na minha terra, nas minhas tantas terras, notícia no Carnaval é encontrar alguém sóbrio na folia –os amigos dos retiros espirituais não contam, com todo respeito.
Parece aquele velho conceito do que é ou não é notícia. Se o cachorro morde o homem, dane-se, não há menor novidade nisso. Notícia é quando o homem morde o cachorro –se bem que hoje basta um ator se espreguiçar no aeroporto, como aconteceu recentemente, que já vira #rastegui.
Aguentar sobriamente um camarote daqueles, querida Vera, impossível. Ainda mais com uma turma que homenagearia a história oficialíssima da tv, arre, que saco. Isso é bom em um documentário de domingo, não no mundo momesco e fantasioso.
Foste a vingança de muita gente, foste Vera, a superfêmea, como no título daquele filmaço que fizeste do diretor Anibal Massaini Neto. Foste a grande mulher de sempre, sem mentirinhas ou nove horas, um rosto demasiadamente humano no meio da farsa e da picaretagem nota zero em harmonia.
Sim, o preço é alto, Vera. Está ficando cada vez mais caro ser mais ou menos parecido com a gente mesmo. É a grande inflação brasileira do momento. A economia moral -nem os romanos antigos foram tão bons nisso- é a cara de pau.
Repito: estamos tratando de um porre carnavalesco. Nem caberia o critério da genial Angela Rô Rô: “Dou gargalhada, dou dentada na maçã da luxúria, pra quê/ Se ninguém tem dó, ninguém entende nada/ O grande escândalo sou eu/ Aqui só”.
O escândalo c´est moi, caro Flobé.
Era só este breve bouquet demodê de palavras, Vera, que este cronista sempre com nó na garganta, tinha para te ofertar.
Com o amor, carinho e um beijo nada técnico, Xico Sá
Atire a primeira a pedra…valeu Xico.
Caro Xico…
Veras e tantas outras… Mulheres de verdade…Estão cada vez mais em falta…E a urubuzada não sai nunca do plantão… Prontos prá falar as mesmas e recorrentes imbecilidades…Parabéns pelo chute certeiro na bunda desses bundões (desculpe a redundância, mas aquí, acho pertinente)!
Bela homenagem! Nem soube do porre, mas adorei. Vera, continue sendo vc mesma! Sou sua fã exatamente por isso.
Mas que puxa-saquismo hein Xico Sá!
A hipocrisia, essa prima-irmã do cinismo, caro Xico Sá, serve apenas para que levianos destilem recalques. Mas como “não há alegria tão privilegiada nesse mundo que não pague pensão à tristeza”, como asseverou padre Antônio Vieira, cumpre também a nobre, e paradoxal, missão de inspirar poesias em forma de crônica.
Sensacional, como só vc sabe ser Chico! E para alguém que merece, cada palavra!
Grande Vera! Precisamos revê-la em um papel à altura do brilho da sua estrela. E a Globo com a mesma panelinha de sempre. Precisamos rever a grande Vera Fischer. Obrigada Xico.
Vera será pra sempre Vera…
Xico sendo Xico o suficiente…perfeito. Lendo pareço ouvir sua voz…
B”H
Olá Chico! Como vai?
Não vi a entrevista da Vera, não li nada a respeito, mas li o que você escreveu.
Você é perfeito com as palavras. Nas frases e orações, você as domina como se fora Camões, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Cora Coralina, Clarice Lispector ou ninguém menos que o artesão das palavras Patativa do Assaré.
O politicamente correto está nos afundando! Limite cabe em qualquer lugar, porém, viver sem arriscar uma opinião não é viver.
Se você disse que ela falou o que pensava, ótimo. Viver é assim, tem um preço. Ela não é polêmica. Ela é Vera Fischer. Você, é “surpreendente”!
Xico Sá! Grande abraço.
Xico,adoro ver voce e Leo Jaime!Apesar de,como mulher,agradecer seu carinho com Vera,mulher eternamente maravilhosa,tambem acho bom uma puxadinha de orelha amorosa em relacao a ela!Tem gente que precisa um pouco menos de carinho e um pouco mais de limites,para o seu proprio bem.Quanto ao escandalo…deixa com os outros…
OBRIGADA, Xico!!!!
Te agradeço como mulher e como cidadã brasileira. Penso que você merece nota 10 em todos os quesitos desta carta à Vera. Sim, companheiro, situações há que só de porre!
Eu também lastimo o final do Saia Verão com vocês, os meninos. Foi muito bom voltar às origens do programa e ver o papo rolar com todas as contradições e dúvidas inerentes a nossa humanidade. Du, Dan, Leo… Que boniteza!
Xico, Vera, grande Vera, com certeza fizestes calos nas mãos com eu fiz naqueles bons tempos. Ou não? rsrs
Belo texto!
abs.
Grande Xico,
voce lava nossa alma. Salve Vera! Salve Xico Sa!
Situação de tremendo mau gosto. Os jornalistas a insistir c/ perguntas tolas só p/ explorar o momento, não apareceu um colega p/ dar um chega pra lá nos futriqueiros, amiguinhos de profissão c/ comentários xexelentos e inquisidores da Internet a vomitar grosserias. No mínimo, deveria se ter um pingo de humanidade c/ uma pessoa que, há pouco tempo, esteve internada em clínica de reabilitação.
Parabéns pelo texto!
Camarote da Globo, cheio de pegadas, pileques e esbórnia e … o quê? Aulas de conduta?
Deve ser intriga e inveja das co(i)tadas do camarote Global. Tudo estrelinha que já brilha um pouco ou está querendo brilhar. Mas estas brilham uma, no máximo duas estações. Quem nasceu pra estrelinha nunca chega à Vera Fischer.
Abração, Xico. Você sim é O CARA, não aquele que canta (rs). Se estiver avulso me avise (rsrs).
Tá ou não tá avulso? (rsrs). Beijão!
Xico vc foi perfeitooooooooooo!!
Vera vc é única e aquele que não toma seu pilequinho no carnaval que levante o copo??kkkkkk….a inveja é uma merda, vc é linda e mostrou na sua trajetória ser uma grande atriz e mulher. Mande todos PQP e pule seu carnaval como bem entender.
Beijosssssssssssssssssssssss
Loló Névves
Humorista/Atriz
“È só inveja da bela Vera,muitas sem classe gostariam de ser como ela Bela,ela só bebeu,as outras se drogaram ,se prostituiram. Veraserá sempre Vera
Texto bárbaro, lúdico e profundo. Simples e elegante. Além de generoso, e incrivelmente bem escrito.
Grande Xico.
Grande, sábio e humano.
Parabéns, a Vera merece cada palavra sua.
Valeu Xico. Acho que em nada atingiu a Vera . Ela é e sempre será a ESTRELA. Aos que não suportam o seu brilho, pode fazer uso do óculos de Cavalo.kakakakakakak
Parabens Chico, sempre coerente e desmascarando, os hipocritas de plantao
Xico, tem vezes em que leio nos teus textos aquilo que estava vagando em meus pensamentos e isto me faz sentir menos solitario neste mundão, mas desta vez alem de teu texto os cometarios tb me mostraram q somos varios esparramados por ai… fica menos desconfortavel continuar na luta, menos quixotesco… Gracias, Xico!!!
Xico, vc, mestre das palavras como sempre. Obrigada pela homenagem ä Vera, Adoro os dois.
Até que enfim palavras sensatas.
Chico Sá, lágrimas desceram-me à face ao ler os comentários de agora. Não os de ontem, carnavalizados por alguns pseudos moralistas.
O que dizer de Vera? Tão bela quanto Fera, mas nada seria se não fosse o que é/era. É Vera. É ela. Sempre bela. Sempre Fera (mais uma vez). Essa é a minha/nossa Vera.
Xico, não gosto de homens sensíveis. Gosto de homens com sensibilidade. E você é o cara! Adorei! A Vera tanto quanto eu que também sou Vera é uma deusa. É notícia porque está viva! Talento e beleza de sobra sempre!
Vera e Xico são uma lufada de ar fresco neste mundo abafado e infernal.
Muito legal!!!
Adorei suas palavras e com certeza a Vera também….abs.
Xico…Mandou bem….O que dizer de Vera? Oras…vera é…Vera!
Se fosse diferente ela não seria…Vera!
Me perdoem as anabolizadas, saradas e peitudas…Mas, Vera Fischer dispensa tudo isso..Simplesmente chega e as histórias vão acontecendo!
Sábias palavras !!! Nunca preconceituosas ou pretensiosas !!! Simplesmente Xico !!!