Carta p/ Vera ou O escândalo são os outros
07/03/14 02:38Estimada Vera, é com atraso, mas com o amor ungido nas cinzas carnavalescas, que te endereço estas mal traçadas. Os manuais de cardiologia recomendam e os homens de boa vontade obedecem: não é bom guardar tais sentimentos. As minhas desculpas por retomar a chatice do tema. Espero que compreendas. Os selos desta carta foram grudados com a resina da compaixão, jamais da pena, sei que me entendes.
O motivo desta é para dizer que, assim como existe a vergonha alheia, estou com a ressaca moral alheia. Não por ti, obviamente, mas por essa gente, incluindo coleguinhas e santinhos do pau oco de plantão, que exploraram, urubuzisticamente falando, o teu porre de Carnaval.
Porre + Carnaval, vai somando aí, gente fina.
Gostei do Miguel Falabella. Neguinho veio cheio da malícia querendo uma declaração moralista, donde ele sapeca, bonito, elogios ao teu profissionalismo como atriz. E pronto, e priu, como se diz em Pernambuco.|
Ora, um pileque de Carnaval, cheio daquelas verdades necessárias que soltamos justamente no luxo dessa hora. Na minha terra, nas minhas tantas terras, notícia no Carnaval é encontrar alguém sóbrio na folia –os amigos dos retiros espirituais não contam, com todo respeito.
Parece aquele velho conceito do que é ou não é notícia. Se o cachorro morde o homem, dane-se, não há menor novidade nisso. Notícia é quando o homem morde o cachorro –se bem que hoje basta um ator se espreguiçar no aeroporto, como aconteceu recentemente, que já vira #rastegui.
Aguentar sobriamente um camarote daqueles, querida Vera, impossível. Ainda mais com uma turma que homenagearia a história oficialíssima da tv, arre, que saco. Isso é bom em um documentário de domingo, não no mundo momesco e fantasioso.
Foste a vingança de muita gente, foste Vera, a superfêmea, como no título daquele filmaço que fizeste do diretor Anibal Massaini Neto. Foste a grande mulher de sempre, sem mentirinhas ou nove horas, um rosto demasiadamente humano no meio da farsa e da picaretagem nota zero em harmonia.
Sim, o preço é alto, Vera. Está ficando cada vez mais caro ser mais ou menos parecido com a gente mesmo. É a grande inflação brasileira do momento. A economia moral -nem os romanos antigos foram tão bons nisso- é a cara de pau.
Repito: estamos tratando de um porre carnavalesco. Nem caberia o critério da genial Angela Rô Rô: “Dou gargalhada, dou dentada na maçã da luxúria, pra quê/ Se ninguém tem dó, ninguém entende nada/ O grande escândalo sou eu/ Aqui só”.
O escândalo c´est moi, caro Flobé.
Era só este breve bouquet demodê de palavras, Vera, que este cronista sempre com nó na garganta, tinha para te ofertar.
Com o amor, carinho e um beijo nada técnico, Xico Sá
É isso aí Xico. No dia recebi via face o vídeo, adorei e comentei, a Vera pode tudo o que ela quiser ser, ela é e pronto. É divina, é belíssima, talentosa, original, ela é ela mesma e ela pode ser o que quiser. Parabém. Com essa carta VOCÊ ME REPRESENTA. Obrigada
Xico Sa, parabéns pelo texto, sou sua fã
eu hein, Uma drogada. Drogados não são seres humanos. São lixo, esgoto
Você que é pequeno em pensamento e grande em preconceito.
Sábias palavras!
Xico- você é o cara…
Salve, Chico!
Vera deve ter amado tua carta. Deve ter experimentado um orgasmo intergaláctico!
Bossais são bossais. Os “corretos” de plantão são bossais, chatos, hipócritas. Ora, ora! Não era Carnaval? Salve, Vera! Linda, magnânima, parte da nossa história.
Mandei dia desses uma sugestão para a GNT: suspender as “meninas”, dar cadeira cativa pros 3 machos adoráveis. Ou: revezamento. Semana elas, semana vocês. Foi a melhor época do Saia Justa.
Beijos para você, beijos para a Vera. Beth
Aceite a sugestão da Elizabeth, XICO!
Menos, Xico, menos….. É triste ver o porre da Vera Fischer quase sempre. Seja carnaval, seja Natal , seja lá o quer for. Ela precisa de ajuda e não de alguém que passe a mão na cabecinha dizendo palavras bonitinhas.
ai xico vlw meu nada ver os atores gaga sem beber nada na homenagem ao ex todo poderoso da globo…..enquanto a vera fez o q eu fiz no carnaval….xapei rsrsrsr
Muito bom Xixo. Quem foi rainha será sempreeeeeeeeeee majestade!
meus aplausos prá você !
Aeeee, concordo em gênero, número e Vera! Povinho se achando o must e não passam de poeira cósmica do universo. Aff.!!!! Sua seguidora ferrenha de twitter, instagran e colunas da vida. bjs de Floripa
Xico, muita pu…nh..ta em homenagem a nossa musa, as ultimas fotos dela naquele frio de Paris são maravilhosas…grande artista, grande mulher, nunca foi da mesmice.
Xico, valeu!!!
Gostaria de ter sua sensibilidade para dizer o que disseste…Vera á apenas humana e “insuportavelmente linda” para muitos..isso incomoda…
Xico, você é “o cara”. É simples, sem ser simplório, acerta na veia, no caso Vera, a culpa é desta bendita modernidade, não há o que se faça que não filmem/fotografem(comida, mulher, transas), fosse em outra época sairia uma notinha no jornal! Aproveito para dizer que terei saudade de assistir ao “calça justa” ficarei torcendo pra que nosso reencontro se dê o mais breve possível. Aliás poderiam trocar definitivamente a saia pela calça, vocês quatro dão de lavada naquelas moças que falam…falam…e uff, ao contrário, vocês são divertidos, diretos agradáveis e prendem nossa atenção, pois queremos mesmo é saber como os homens pensam e se colocam nesse mundinho que praticamente desconhecemos!
Ótimo Xico, que bom ler alguma coisa boa sobre esse assunto.
Ela é uma deusa simplesmente. além de ser uma grande atriz! Ah, as deusas podem……ponto final.
Xico,, valeu …. Vera sempre Vera ., autentica e poderesa …e deslumbrante. bj
Em um mundo de tantos “pequenos”, aparecem dois “gigantes” (VERA E XICO) como contraponto ou como antítese para uma velha tese fétida por ser podre.
Viva o Xico ! Viva a Vera!! Ma-ra-vi-lho-sa
Xico,
Parabéns por esta carta. Até que enfim surge alguém na mídia que não tem medo de se expor.
Tornei-me sua fã quando comecei a acompanhar o Saia Justa e agora não perco nenhum.
A nossa querida Vera, sempre fui fã : mulher, mãe, forte e linda.
Xico, parabéns, brilhantes palavras como sempre e Vera, exuberante e triunfal, diva maior de todos os tempos.
Xico, parabéns !!! Vera será eternamente Vera… linda e maravilhosa … morram de inveja !!!
Sensibilidade de santo e ação de mãe, que mistura de compaixão e humanidade com a pessoa merecedora.
Parabéns Xico iluminado!
Liberdade para a borboleta!
Valeu SSSSHHIKO! (Pronuncia-se assim, quando de porre)
Como diria Fran, meu pai, “tu me tiraste a palavra”. Ele sempre repetia isso qdo se encantava com algo que ouvia e gostaria de ter dito antes . Sinto o mesmo ao ler um argumento tão brilhante e generoso como o seu, ao se referir a essa mulher que, além de bela é de uma valentia singular por ter a coragem de pertencer a si mesma !
Inveja, dor de cotovelo, olho gordo. Bundas e peitos siliconados que não resistiriam a uma unha mais lixada. Mulheres feias que querem e se acham bonitas cheias de botox. Dá-lhe Vera. Carnaval é isso aí. Encha a a cara e sai por aí curtindo. As feias e mal amadas que se danem. Você é uma bela fêmea. De porre ou não.
Deus abençoe a Vera Fisher que pode inspirar tão magnificas palavras,
assisto muito vocês. sensacional tua atitude. parabéns para quem pode e faz uso da palavra de forma inteligente para colocar os covardes em seus lugares. Você e a Vera são maravilhosos. abraço.
Xico, nosso mundinho hipóctita não perdoa as pessoas verdadeiras, transparentes como a Vera. E linda tbem. Quanto mais leio suas crônicas, mais me orgulho de ser conterrânea. Bjbj
Tá…Beleza….ela linda demais….gostosa….otima atriz!!!
Carnaval = bebedeira legal… Mas pera ai….eu acredito que ela deveria ter mantido a postura até o fim do desfile, afinal de contas ela foi CONVIDADA, e não respeitou e muito menos cumpriu com seu papel de convidada.
Vera ,mulher,ninguem mais que ela.Com todo o seu sofrimento,amor,e encantamento.Mulher Brasileira em Primeirissimo lugar!
Fantástico, Xico!!!
Chega dessas manipulações jornalísticas. Deixemos o ser humano ser simplesmente humano..
Vera, vc é fantástica!!!