Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Xico Sá

Modos de macho, modinhas de fêmea & outros chabadabadás

Perfil Xico Sá é escritor, jornalista e colunista da Folha

Perfil completo

Carta p/ Vera ou O escândalo são os outros

Por Xico Sá
07/03/14 02:38

Vera-Fischer-Divulgação

Estimada Vera, é com atraso, mas com o amor ungido nas cinzas carnavalescas, que te endereço estas mal traçadas. Os manuais de cardiologia recomendam e os homens de boa vontade obedecem: não é bom guardar tais sentimentos. As minhas desculpas por retomar a chatice do tema. Espero que compreendas. Os selos desta carta foram grudados com a resina da compaixão, jamais da pena, sei que me entendes.

O motivo desta é para dizer que, assim como existe a vergonha alheia, estou com a ressaca moral alheia. Não por ti, obviamente, mas por essa gente, incluindo coleguinhas e santinhos do pau oco de plantão, que exploraram, urubuzisticamente falando, o teu porre de Carnaval.

Porre + Carnaval, vai somando aí, gente fina.

Gostei do Miguel Falabella. Neguinho veio cheio da malícia querendo uma declaração moralista, donde ele sapeca, bonito, elogios ao teu profissionalismo como atriz. E pronto, e priu, como se diz em Pernambuco.|

Ora, um pileque de Carnaval, cheio daquelas verdades necessárias que soltamos justamente no luxo dessa hora. Na minha terra, nas minhas tantas terras, notícia no Carnaval é encontrar alguém sóbrio na folia –os amigos dos retiros espirituais não contam, com todo respeito.

Parece aquele velho conceito do que é ou não é notícia. Se o cachorro morde o homem, dane-se, não há menor novidade nisso. Notícia é quando o homem morde o cachorro –se bem que hoje basta um ator se espreguiçar no aeroporto, como aconteceu recentemente, que já vira #rastegui.

Aguentar sobriamente um camarote daqueles, querida Vera, impossível. Ainda mais com uma turma que homenagearia a história oficialíssima da tv, arre, que saco. Isso é bom em um documentário de domingo, não no mundo momesco e fantasioso.

Foste a vingança de muita gente, foste Vera, a superfêmea, como no título daquele filmaço que fizeste do diretor Anibal Massaini Neto. Foste a grande mulher de sempre, sem mentirinhas ou nove horas, um rosto demasiadamente humano no meio da farsa e da picaretagem nota zero em harmonia.

Sim, o preço é alto, Vera. Está ficando cada vez mais caro ser mais ou menos parecido com a gente mesmo. É a grande inflação brasileira do momento. A economia moral -nem os romanos antigos foram tão bons nisso- é a cara de pau.

Repito: estamos tratando de um porre carnavalesco. Nem caberia o critério da genial Angela Rô Rô: “Dou gargalhada, dou dentada na maçã da luxúria, pra quê/ Se ninguém tem dó, ninguém entende nada/ O grande escândalo sou eu/ Aqui só”.

O escândalo c´est moi, caro Flobé.

Era só este breve bouquet demodê de palavras, Vera, que este cronista sempre com nó na garganta, tinha para te ofertar.

Com o amor, carinho e um beijo nada técnico, Xico Sá

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. sergio barros comentou em 07/03/14 at 13:43

    O famoso brigou com a amante….a celebridade andou de patins na Lagoa….Quanta futilidade. Deixa eu queimar meu fuminho ,escutando “Berceuse dos elefantes” do maluco Walter Franco.. Ganho mais…

    • sergio barros comentou em 07/03/14 at 13:47

      Tu gostas dos elefantes
      muito mais do que de mim
      eles tem tanta paciência
      com seus dentes de marfim….

    • Xico Sá comentou em 07/03/14 at 15:16

      ai sim, Sergio, estás em otima companhia para uma sexta à tarde.abs

  2. amalia comentou em 07/03/14 at 13:41

    Salve Chico! Salve Vera, para sempre maravilhosa!
    Obs: Vera, são as invejosas de plantão, DELETA!

  3. Edu castro comentou em 07/03/14 at 13:36

    “Na minha terra, nas minhas tantas terras, notícia no Carnaval é encontrar alguém sóbrio na folia –os amigos dos retiros espirituais não contam, com todo respeito”.

  4. Alexandre Moreira comentou em 07/03/14 at 13:28

    Belas palavras, caro Xico. Como as lindas flores que brotam no meio da lama: a nova caretice, chata e implacável, que se alastra em rede. Viva Vera! E, por favor, os chatos e apáticos de plantão, deixem viver.

  5. PORTOS mILITATES comentou em 07/03/14 at 13:02

    Parabéns Xico…Viva o porre da Diva, Vera, sempre, Viva tuas palavras sem amarras, viva tua homenagem a genial ANGELA RORO. Ela, Vera e Você contra a caretice de sempre, sobretudo da GLOBO.

  6. raimundo carvalho comentou em 07/03/14 at 12:52

    enfim, uma voz sensata: vera sacerdotisa de baco. aquilo não foi um pileque qualquer. foi uma celebração! salvou o insosso carnaval da sapucaí.

  7. Diego comentou em 07/03/14 at 12:42

    Grande Xico!!! Grande Vera!!!
    Belíssima defesa. Ainda bem que existem Veras e Xicos no país que nos lavam a alma!!

  8. Roberto Pizarro comentou em 07/03/14 at 12:06

    Xico, isso não é uma carta, isso é uma bela, linda e formosa cantada. Olha o trem querendo…. pra começar por um beijo nada técnico. Aliás, a Vera foi inspiração de sonhos de muitos adolescente, inclusive meu rsrsrsr Belo texto e torço que pelo menos esse beijo nada técnico sai para ti. Abraços

    • Xico Sá comentou em 07/03/14 at 12:16

      Ah, meu caro, caso na hora. abrazo

      • wilson comentou em 07/03/14 at 13:06

        Caro Chico…, casa mesmo? Você está sóbrio neste momento rsrsr? Vera não é mulher para casar é mulher para ser contemplada, “alí bem de perto e bem distante da realidade”, sinceramente ela nem existe de verdade, é pura fantasia…, mas se rolar o beijo… ficarei com inveja !!!

  9. Roberto Leão comentou em 07/03/14 at 11:59

    É Xico, o mundo tá ficando cada vez mais chato com essa hipocrisia do politicamente correto. Em bom pernambucanês, assino embaixo suas bens traçadas e PRIU prá eles.

  10. Guilherme Leite comentou em 07/03/14 at 11:50

    Grande Xico. Vc é o cara.

    abs

  11. Luix comentou em 07/03/14 at 11:43

    Ducario Xico: Deixemos de viadagem, o cu de cada um é o cu de cada um, cada um faça o quiser com ele, no meu ninguém tasca mas não me preocupo com o cu alheio. Sou absolutamente partidário de que cada uma faça o que quiser, quer beber, usar drogas, saltar do 20. andar, problema seu, desde que não caia em cima de ninguém,,,,

  12. Paulo de Tarso Lins de Oliveira comentou em 07/03/14 at 11:30

    Grande Xico Sá! Leitura obrigatória para quem aprecia textos inteligentes. Raras pessoas têm a sua sensibilidade e capacidade para falar de qualquer tema, sempre com a pitada certa de bom humor. Ainda que eu discordasse das suas opiniões teria prazer em ler o que você escreve. Parabéns e um grande abraço!

  13. Laura comentou em 07/03/14 at 11:18

    As pessoas estão cada vez mais enfadonhas, caretinhas e críticas… só não prestam atenção ao próprio rabo… aaaah esse não…

  14. mario comentou em 07/03/14 at 11:07

    Duca……….!!!
    Tinha que ser Xico Sá!!
    Sou seu fã e fã da suas camisas!!

  15. magali oliveira e silva comentou em 07/03/14 at 11:02

    XICO!

    Adoro e admiro vc e seus comentários. Qdo vc fala sobre a hipocrisia humana e de outros bichos acabo tendo delicias de prazeres.
    Beijos nada tecnicos pra vc tb.

  16. Maria G Costa comentou em 07/03/14 at 11:01

    Luv U Xico!!

  17. JOSE RAIMUNDO DE ALMEIDA CAMARA comentou em 07/03/14 at 11:01

    Não vejo problema algum Vera tomar um pileque, quem não tomou, que atire a primeira pedra, ela continua sendo a Deusa de sempre, LINDA, MARAVILHOSA e o maior simbolo sexual do Brasil, nada me fara mudar de opinião.
    Bjs Verinha

  18. Rosas comentou em 07/03/14 at 10:45

    Grandes palavras. Chega de “moralismo holofótico”.

  19. José Lavigne comentou em 07/03/14 at 10:34

    Digo caretice, essa merda do corretor!

  20. Fernando comentou em 07/03/14 at 10:33

    Parabéns ao autor, o qual eu ainda desconhecia. O texto é muito bom.

  21. José Lavigne comentou em 07/03/14 at 10:33

    É isso ai Chico, vão se Fuder. carteie do ccacetel!

  22. JBacardi comentou em 07/03/14 at 10:31

    Os outros sempre continuarão sendo.

  23. Vander comentou em 07/03/14 at 10:23

    Caro Xico de Sá….. Li a tua carta e estou me sentindo realmente um Brasileiro…. mais um Brasileiro.. com B maiúsculo….. tenho que lhe parabenizar pois esta cada vez mais difícil as pessoas sair em defesa de outra pessoa… e isso só se faz quem é do bem para defender quem tbem é do bem…. Parabéns mais uma vez… pois sabemos que a hipocrisia tem tomado conta de todos os setores da sociedade…., fica aqui o meu abraço tbem a esta grande mulher que passou o que passou e tenho quase certeza que foi em função deste mundo nojento de falsos profissionais e continua sempre
    firme e forte e Bela….. isto é dar a volta por cima…

  24. Leia comentou em 07/03/14 at 10:22

    Lindo. Adorei. Acho que a Vera pagou um preço alto por ser verdadeira. Muitos atores/atrizes e outras pessoas do meio artístico gostariam de fazer o que ela fez, mas; infelizmente, ainda não tem coragem de assumir a sua verdade interior como ela.
    Parabéns, a você Xico e principalmente a Vera.

    • maria pimenta comentou em 07/03/14 at 12:42

      A sociedade sempre cobra um preço alto por ~ser a gente mesmo, em qualquer ocasião.
      Por escapar ao cinismo hipócrita vigente. O custo pessoal é alto, muito alto. Estresse, depressão, dependência química etc.
      Vera, gosto muito de tí. Xico, tó contigo

  25. HAMILTON comentou em 07/03/14 at 10:19

    Grande colunista. A Vera o meu sempre amor. Linda, verdadeira.

  26. sergio barros comentou em 07/03/14 at 8:57

    Pais de gente racista, preconceituosa, violenta e hipocrita Vou comprar uma passagem sem volta para o inferno, que lá deve ser bem mais cordial. Fui…..

  27. janaina comentou em 07/03/14 at 8:30

    Xico vc é o melhor. Sempre perfeito!

  28. Mauzinho comentou em 07/03/14 at 7:58

    Chego a conclusão de que se a própria Vera disse que o papel dela na novela Salve Jorge foi uma M… Então, na verdade, o seu papel foi “Higiênico”…

    Abs!

    Mauzinho

  29. Eva comentou em 07/03/14 at 7:21

    Boa Xico!
    Salve Vera!
    Flores para você!Sempre!
    E um abraço apertado!

  30. Nina horta comentou em 07/03/14 at 6:34

    É isso, Xico, que gente mais tonta, que falta de assunto, que falta de espírito carnavalesco, ridículo!! grande abraço!

    • Tatiana comentou em 07/03/14 at 16:39

      Pelo direito de ser feliz.
      Agradeço sua humanidade.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailxicosa@uol.com.br
  • FacebookFacebook
  • Twitter@xicosa

Buscar

Busca

Blogs da Folha

  • Recent posts Xico Sá
  1. 1

    O partido dos corações partidos

  2. 2

    A arte da cantada permanente

  3. 3

    O tal do amor aberto dá certo?

  4. 4

    E Abelardo da Hora recriou a mulher

  5. 5

    Como eleição mexe com amor e sexo

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 20/03/2011 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).