Homem padece meio século para ser macho
31/10/13 02:56Tudo bem, tio Nelson Rodrigues já dizia: um homem aos 20 e poucos anos não sabe sequer pronunciar um bom dia para uma mulher.
Certo, certíssimo. Como no mantra dos sertões: certo como boca de padre, justo como boca de bode.
A gente demora pra cacete a amadurecer. É sério. Não existe carbureto ou qualquer outra química que avexe tal processo bananoso -o carbureto, como qualquer homem de verdade há de saber, é uma pedra milagrosa amadurecedora de frutas em tempo recorde.
Há até quem diga, a tirar pela nossa zoação permanente, que os homens não amadurecem nunca.
Pode ser. É realmente um eterna pelada com direito a churrasco e cerveja depois. Nada tão ruim assim. Há uma leveza boa também nisso, como me alertava uma ex, coisa marlinda das minas sem mares das Gerais do mundo inteiro.
“Ora, homem vai até pra guerra, não é fácil a vida de vocês”, dizia a mesma graça de moça tentando entender as nossas bobagens nos quintais da vila Pompeia & arredores paulistanos.
Tudo bem que a gente demora, volto algumas casas. Mas daí achar que a vida do macho começa apenas aos 54 é exagero. Demais da conta.
É o que diz uma pesquisa inglesa publicada esta semana pelo “The Telegraph”, um jornal dito sério. Se é que existe jornal sério no mundo fora “O Pharol” de Petrolina.
A vida principia aos 54 anos para os marmanjos. Ah, é? A manchete me faz deitar na rede branca e reler tudinho do Tolstói de novo. É a única maneira honesta e proveitosa para esperar a minha hora na varanda do Capibaribe.
A tese da pesquisa é até simples: somente a esta altura os miseravões começam a aproveitar a vida como adultos de verdade –haja aspas para adultos de verdade. Somente nesta fase outonal, digamos assim, os homens estariam “resolvidos e seguros”.
Ao contrário das gerações anteriores, a madureza de hoje é/seria mais demorada. O cara demora mais pra sair da casa dos pais, o cara demora mais pra ter filho, o cara é um ser demorado, folgado, que foge do vínculo e dos compromissos à moda antiga.
O temor de não acertar na vida –como se a vida fosse uma planilha do Excel- faz também o homem adiar esse momento ideal.
É medo de tudo, rapaz:
De ficar sem grana, um looser perdido e estranho no paraíso como um personagem de filme de Jim Jarmusch. Pior: um velho lesado e mais liso que muçum (Synbranchus marmoratus) do açude do Orós.
O medo da solidão também pega. Principalmente aos domingos. Ai de mim, Copacabana.
O medo do corpo caído (ah, seus metrossexuais mal-agradecidos dos seiscentos diabos!) e outras inseguranças anatômicas. Ah, vão se danar, homem que é homem não se preocupa com um galinheiro inteiro, quanto mais com um ou outro pezinho de galinha no poleiro da existência.
Deixai as rugas residirem, sem pagar o aluguel da vaidade, em vossos rostos.
Quanta frescura, meu Deus, quanta perobice, quanto baitolismo, quanta qualiragem, quanto frufru e nove-horas, se é que você me entende.
Haja medo. A pesquisa também detectou o medinho de lidar com a careca, com o queixo duplo e com as mamas (rs). Só rindo, amiga. Las tetas. Tetinhas mais lindas, como diria meu grande amigo Marcelo Coppola.
Um autêntico macho-jurubeba não teme essas frescuras. Em um mundo onde os fracos não têm vez isso não existe. Suponho, supunhetamos.
No Ceará não tem disso não, como alertava Gonzaga. Pelo menos no Cariri eu garanto (rs). Lá em nós até a velha da foice, mexicana e fatal, chega educada, cheia de com-licenças e cerimônias.
Fiquei invocado com esta pesquisa. Cá entre nós, você acha que somente aos 54 alcançamos essa segurança? Ou nunca?
Que boa notícia Xico… apesar de ter mais cabelo branco que preto, vou curtir mais 20 anos de infância.
nunca! kkkkkkk
Outro dia tava feliz ,não sei com o que e coloquei som alto na sala do meu apartamento e comecei a dançar sozinho.O que gerou protestos da vizinhança,Uma grã fina com narinas de cadáver(sua benção ,Nelson) foi reclamar pra sindica que o rapaz(60 anos)estava escutando a toda altura aqueles cabeludos dos Beatles,onde a outra retrucou:Pior quando ele escuta aqueles bagunceiros dos Rolling Stones.Isto em pleno 2013.Forever young.
Sergio, vc é demais 😉
sergio barros, meu chapa.
então chama a grã-fina e a sindica para bailar contigo…
e depois me conta o final do love History…
abraços amizadinha…
sergio barros, meu chapa…
então chama a grã-fina e a sindica para bailar…e depois me conta o fim da love history…
abraços amizadinha…
Maturidade, para homem ou mulher vem das experiências vividas. Não dá para pesquisar qual o motivo da mudança de comportamento de cada um, é muito íntimo e fazê-lo seria frio, muito frio para se falar de homem. Xico, ótimo texto, como sempre.
Tenho 42, e acho que vai ser dificil amadurecer aos 54… Acho melhor assim!
Puta merda, fiquei com vontade de sair da casa dos meus pais.
Abraços
hahahhahaaha por favor Edu, comece a se mexer rs
Xico, definitivamente vc é demais, não só com as palavras! Parabéns!
Eita texto fiel ao que há no mercado! Meu pai ano que vem, chega, enfim, à maturidade!!!! Viva! rsss
Concordo em princípio com o tio Nelson Rodrigues um dos machos públicos mais sábios da modernidade e penso por fim que nunca, porque ai vão se agregando outras nóias ao imaginário masculino. Bjo!
Na minha juventude eu ouvia as mulheres dizerem que a qualidade era mais importante que a qualidade. Essa desculpa está colada em minha boca, na beira dos 50. Minha maior preocupação é a possibilidade de um dia sequer ter o milagroso poder hidráulico matinal.
Gde Xico. Aos 52, enfim, encontrei alguem da minha idade.Ela tem 20.
O que mais me incomoda de verdade é a decadência física netural.Em 1972,com 19 anos fui trabalhar na Fabrica de tecidos Bangú,no Rio e tinha o time dos operários,que jogava no fim de semana.de vez em quando uma partida de manhã e outra de tarde.Depois das peladas ainda tinha animo de correr atrás de outras peladas num puteiro chamado Zero Hora,no qual levei um cadeirada,por causa de uma mineirinha deliciosa.Hoje ,com 60 anos,nem imaginar.Ainda tem uns cientistas querendo que o ser humano viva até os 150 anos.Pra que?
E que pegaram o principe Charles de modelo pra essa pesquisa.
faz sentido,Marcela.bjo
xico, eu acho q vc é o último macho q restou no planeta. cuidado q te peço em casamento. Rá!
Não sei não xico! Mas pela dura realidade dos dias atuais, to começando a acreditar, já que a faixa dos trintões me faz desacreditada! rs* Adoro teus escritos, parece que quando leio conversas comigo. beijo grande
Xico, você está estupefato, porque não é um baitola fresco e cheio de medinhos. É homem!!! Porque ultimamente… tá difícil!
Não acho que seja somente aos 54 anos que vem o amadurecimento dos rebentos, porém, acho que uns e outros não amadurecem nunca.
Querido Xico, como não amar os homens de 50? Cheio de inseguranças e medos; mas como uma virilidade de dar inveja aos mocinhos de 20 e poucos anos. O calor da pele, o beijo ardente, a pegada do macho? Se amadurecem ou não, nem sei. Mas que são deliciosos… Ah são. Beijos em você.
Patty;depende dos exessos que o tranqueira cometeu dura a jornada.Se não você vai ter que fazer curso de enfermeira,para tratar de de homem com tudo lá no alto:acido úrico alto,provocado pela cachaça,colesterol alto por causas dos mocotós e rabadas,presão alta ,devidoa noite mal dormidas nas orgias.
Corrigindo:dura por durante,presão por pressão e noite por noites.Quanto erro,meu Deus!Acho que vou tomar uma dose pra ver se melhoro.
Sergio, meu amado… Te perdoo por te trair…
Mas, estamos falando do homem moderno, que ainda se cuida… Faz caminhada, corrida, natação… Sabe? Aquele que frequenta as redes sociais, o blog do Xico-Muso-Sá etc… Esses valem a pena 😉
O resto é amigo do meu pai!!!!
Manda um abraço pro meu amigo.
O tempo é um bom amigo do homem. Amo o seu jeito de escrever, Xico. Beijo
Gracias, Siberia. palavra é um bicho q amo.bjo
Adoro o que escreves… O macho-jurubeba… mesmo é o melhor!!! Acho que NUNCA os homens alcançam a maturidade e tb pra quê? É chato ser seguro demais…
Aos 50 anos,casei com uma moça muito imatura.Ela jogou minha coleção do Tio Patinhas e meu jogo de futebol de botão fora,numa arrumação da casa.Fiquei de mal uma semana.
sensacional.rs.abs
Casou errado. Ainda casado com essa desalmada?
Quando ela quis me proibir de ver o Pernalonga,foi demais.Mandei vazar…
Depende da experiencia de cada um, pelo menos comigo é assim, é na porrada que agente realmente aprende.
Concordo contigo,HélioÉ com as rasteiras da vida,que a gente vai ficando mais esperto.
Xico, reconhecendo as qualidades do macho jurubeba… as vezes a vida é tão dificil para nosotros que parece que já nascemos maduros (sempre encontramos crianças que já são adultas, isso é ruim). Porém, as vezes erramos tanto que espera-se por uma madureza que bote fim nesses erros. Enfim, a seguranças nunca é 100%, ou é?
O homem como tal nossas avós tinham em seus imaginários já não há faz tempo.
Os choramingos e birras da infância se estendem ad infinitum, eles esperam tudo de nós, esperam que nós sejamos mãe, amiga e gostosa pra trepar e nisso não se colocam como o ser feitor de seus caminhos. Olham pra gente como putas de estrada, desacreditadas da vida até que chegue um caminhoneiro e lhe dê sentido á existência, ficam lá tristes com as calcinhas arriadas, até que o caminhoneiro chegue e a luz se faça, mas dirigir um scânia que é bom… lhes falta força.
Xico, vc acha que tem existem excecoes???? diz que sim, simmmm…rsrs
E na sala da justiça candidatos a machos jurubeba argumentam para provar sua maDuridade.
– E no caso de quem alcançar os 54 premaDuramente? Eu tenho um amigo que aos 32…
PRPRPRPRPRRR.. Ok Xarope, volte ao final da fila. Próximo candidato!
A minha começou aos 14 anos com o primeiro emprego.
maturidade aos 54, pra quê? A vida segue numa brincadeira gostosa e vai querer atingir a maturidade na melhor idade?
Adorei o texto Xico! Beijo
Hahahaha
C/Certeza! 🙂
Além disso responder a pergunta do final do texto: Nunca! 😛
Que bom Xico! A pesquisa finalmente me trouxe esperanças!
xico sá, como sempre, incrível !!!!! Como não se apaixonar por este homem?
nada,amor,mas q bom q tu aprecias.beijos