Dez lições de Vinícius para aprender a amar
18/10/13 00:18Sim, mulherio, dez lições que aprendemos com Vinícius de Moraes, professor de existenciais disciplinas, poeta centenário, branco mais preto do afro-samba, menino erudito trabalhado na lírica da simplicidade, uma dádiva de criatura, fortuna do Rio, do Brasil e do mundo:
1) Aprendemos que homem que é homem não foge do vínculo afetivo –casou nove vezes-, não importa quanto tempo dure a ideia de infinito, o que vale é gastar a febre amorosa como um bom selvagem. Na foto, Vinicius mostra como se faz romantismo: com Marta Ibánez.
2) Que só na intimidade é possível alcançar o mais elevado dos erotismos.
3) Que enquanto houver língua e dedo nenhuma mulher nos mete medo, como no mantra preferido do poetinha.
4) Que beleza pode até ser fundamental, mas, como diz em “Receita de mulher”, tem que aplaudir as saboneteiras e amar uma uma hipótese de uma lindíssima barriguinha.
5) Que não podemos ser genéricos nem repetitivos nas cantadas e muitos menos nos dizeres e devoções dos enamoramentos. Para cada mulher, um poema ou um gesto novo que seja.
6) Que para ser poeta não carecemos dominar obrigatoriamente a arte de fazer versos, o arco e a lira; é poeta todo aquele que vive a intensidade sem medo da mulher-abismo.
7) Que é preciso ser generoso, generosíssimo, com os amigos de verdade. Que também é preciso, em raras vezes, como fez Vinícius, blasfemar contra os bicões desconhecidos que abusavam de aparecer na casa dele para filar o bom uísque. Sim, o uísque, o melhor amigo do homem, o cachorro engarrafado, como definiu lindamente.
8) Que há poesia, mesmo com um filtro melancólico em preto e branco, em torcer pelo Botafogo.
9) Que para viver um grande amor é bom compreender que “conta ponto saber fazer coisinhas, ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, filés com fritas, comidinhas para depois do amor”.
10) Que não amar com medo de sofrer é a maior das bobagens, é querer se vacinar contra a angústia da finitude, como se fosse possível sair vivo do amor ou da vida.
Amigo(a), dez lições é conta de mesquinho diante da sabedoria amorosa de Vinicius. Sinta-se à vontade para ampliar essa tábua de conhecimento.
A primor: amar não se aprende, apenas se ama.
aprimorar o relacionamento com ovos mexidos, beijos,língua, palavras … … faz o que é bom ficar melhor: o AMOR. E que seja eterno enquanto durar a ternura. Abreijos.
“4) Que beleza pode até ser fundamental,…”
A seleção sexual dos humanos É IDÊNTICA ao dos pavões, ou seja, homens e mulheres se escolhem ou não, só de se olhar; a uma margem de erro nisso pois existe DINHEIRO.
Leu o livro “o homem domado” de esther vilar? Se (re)leu, bem que poderia fazer uma postagem sobre o assunto, nem que seja dizendo que tu acabaste de ler não tem nada a ver com realidade.
..que a vida é pra valer
a vida é pra levar
Vinicius velho,saravá…
(Toquinho e Chico)
Tudo muito bonito! Isto é bom para os mundanos e boêmios. Do que ter dez ou mais mulheres, melhor ter uma esposa que vc conheceu jovem, viver a grande paixão, acompanhar a chegada dos filhos, amadurecer, olhar para o que passaram, construiram e após 34 anos, caminhando juntos.
Nem todos têm essa sorte, Américo.