Senhor, livrai-me das tentações, mas não hoje
06/10/13 00:04Recordo a casa com varanda, minha mãe lá dentro dela… O Roberto mais freudiano, faixa “O divã” na vitrola.
Cantei muito esta, indagorinha, na companhia dos amigos bons de São Luís, lá na madruga do Chico Discos, um bar-sebo, preciosidades na bagaceira das prateleiras e mulheres com o feitiço da misteriosa serpente que vive sob as pedras históricas da lenda-mor da Ilha.
Meu corpo cansado e eu mais velho/ Meu sorriso sem graça chorou/ Ah, como eu amei! Agora já estamos com o Benito de Paula, gênio do piano, pianinho, pois viver é maciota, só o vento sabe a resposta, já dizia um best-seller das antigas.
Viver eu sei lá que diabo é isso. Viver é um frege, um frevo em New Orleans, Bitches Brew, de Miles Davis, pela Orquestra Contemporânea de Olinda. É só um risco no disco, meu amor proibido em 78 rotações por minuto.
Agora mudando de pau para cacete. Hoje é meu aniversário, por isso que estou com esse papo aranha sobre o tempo. Hoje é aquele dia em que um amigo sacana repete a secular piada sobre a busca das pregas perdidas.
No natalício, viro homem do mato, me escondo, peço penico a um Deus possível, tiro onda relembrando as lições que aprendi ao ler e reler “Resoluções – Quando Eu me Tornar Velho”, o extraordinário manual de Jonathan Swift, o mesmo sábio das “Viagens de Gulliver.”
O irlandês, que viveu exageradamente para os padrões da época (1667-1745), nos deixou um receituário que pode nos ajudar a envelhecer da melhor forma. Se é que é possível envelhecer com decência. Prefiro não.
Logo de cara, o autor, adverte sobre as lolitas: “Não casar-me com uma mulher jovem”. Deus é colágeno, ele envergonhadamente admite.
Corra, tiozinho, corra! Mesmo sabendo que mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor. Mesmo sabendo, como diz o mesmo cancioneiro, que “pra cavalo velho o remédio é capim novo”.
Fundamental: “Não ser rabugento ou taciturno, ou desconfiado.” Se tem uma coisa que chama e que apressa a velha fatal da foice é a tal da rabugem.
Agora o mais grave e mais difícil para um homem envelhecido em barris de carvalho: “Não contar a mesma história de novo e de novo às mesmas pessoas.” E este é justamente o maior pecado deste cronista repetitivo.
É, contar a mesma história, com empolgação de quem conta uma novidade, é um dos maiores sinais que a velhice chegou. Seja qual for a sua faixa etária.
O tempo passando e eu mais velho. Como eu amei!
Uma imagem a zerar, como me receita o amigo Paulo César Peréio.
E neste balaio de gatos e citações, vale ainda e sempre o eterno mantra para envelhecer sem decência alguma, caros librianos: “Senhor, livrai-me das tentações, mas não hoje” (Santo Agostinho).
Xico, parabéns. Ótimo vc comemorar nos brindando com seus presentes de sempre (feito novidades de sempre novas dos mais velhos) rsrsr. Abraço.
Parabéns……GOZE cada segundo e VIVA intensamente….e em ótima cia!!!.Bjs ..
!!
Salve, salve Mestre!!
Parabéns, meu velho!
Segue uma antiga homenagem:
http://papo-petisco-pinga.blogspot.com.br/2013/04/entrevista-imaginaria-com-o-escritor.html
Grande abraço
Xico, rapaz, aprendeste a espremer a gente como se fôssemos laranja. Tua verve é fatal. E se a gente não tiver cunhão de aço, se dissolve completamente. Impressionante.
…dou duro toda semana
se não pergunte a Joana
que não me deixa mentir
mas finalmente é domingo
naturalmente eu me vingo
eu vou me espalhar por aí.
Estes versos são do seu xará com ch.
Os;Tem pessoas que ficam amigas da gente por afinidade. É o meu caso contigo Xico,mas talvez tenhamos um parentesco pois eu tenho Sá no meu nome,proviniente de Mem de Sá ,lá dos Ilhéus /Bahia.De qualquer jeito parabéns, e se possível com uma vitória do nosso Santos ,mais tarde contra a Lusa.
Vida longa, meu caro!
Parabéns macho veio. como bom nordestino, me divirto com seus textos. Keep calm e não se avexe !
Mai um motivo para te amar: somos irmãos de signo. Faço aniversário no dia 16/10. Vou viajar no meu aniversário. Já não curto tanto festa. Mas desejo o melhor para você ( pois já desejava o melhor para você todos os dias, a cada cronica lida). Sorte saúde, amor, dinheiro, amigos, sucesso e uma menta cada dia mais rápida e lúcida!!! Só você me faz ter saudades de tudo que ainda não vi ( e de você, que ainda não conheço). Muitos beijos
Parabéns Xico! =)
Parábens Xico! Muitas Felicidades! =)
Valeu,parabéns pra vc!!!
feliz aniversario meu lindox!
Primeiro ano que desejo feliz aniversário Xico!!! Você é uma pessoa especial e que, mesmo sem conhecer pessoalmente, sinto como se fosse anos de amizade! Bjão
Parabéns, Xico Sá!
Goze o dia e a vida!
Bjo!!
Xico, eu e minha amada Patti desejamos uma vida iluminada pra você, cheia de deslises e tentações. com erros e dúvidas. com medos e frustrações…mas se for com poesia, amores e verdades, tudo isso vale à pena.
Parabéns.
Harry e Patti
São Luís, MA
Só podia ser libriano. Encantador, sensível,inteligente, perfeito…um macho com o dicionário da alma feminina sempre nas mãos . Parabéns. E obrigada pela feliz companhia . Beijos
Xico (Reginaldo) Sá, parabéns e que o Senhor atenda ao seu pedido e te livre das tentações MAS NÃO HOJE! Do amigo Flávio Queiróz e da fã Sibéria de Menezes Carvalho.
Coisa estes parabéns que chegam do meu Cariri. beijos
Xico , assim é de lascar a cordilheira do coracao
Parabéns Xico!!! Feliz dia!
Francisco, meu nego, Feliz Ano Nuevo!
Aproveita o dia, agarra o ano que tá chegando e saúde sempre. Muita! Mais crônicas, mais livros, mais músicas boas e a simpatia de sempre! E se aperrêi com a idade não… deixe de besteira. Ainda tá ganhando por nocaute.
Obrigada por me fazer rir pra caralho, chorar também e sentir o coração apertadinho, quando cê fala das coisas lindas e simples da vida. Por compartilha-las comigo e me inspirar. Quando crescer, quero ser é igualzinha.
E por favor, o aniversário é seu, mas vou abusá e fazer pedido… vê se apareça, dê as cara na minha Paraíba. Mata não.
Xero absurdo em você, nego jurubeba 🙂
Ô mestre, eu quanto mais velho mais tentado! A proximidade com o fim da vida nos faz querer as regalias do começo. Se estou velho nem percebo, mas de quebra, minha alma ri como nos velhos tempos, uma criança eu ainda ei de ser! Deus te abençoe.
Pode acreditar que o Xico é um “personagem que habita a fantasia das mulheres”. E é justamente isso que o faz maravilhoso.
Silvia!
Xico, estava aqui procurando palavras pra levantar seu astral,mas ao contrario de voce, não sou boa nisso. Curta o dia de hoje, afinal foi nessa data que nasceu a criatura, que alegra e ainda ha de alegrar por muito tempo a vida de muita gente. Feliz aniversario!!!
Envelhecer tem a vantagem de poder falar a merda que quiser e todo mundo respeitar!
Bjs Chico, eu adorei!
Te amo, tesudo !
PARABÉNS!!! Que vc continue envelhecendo(posto ser inevitável) sem decência alguma! E o texto está belíssimo, como sempre. Bjs e FELICIDADES
* perdão pela intimidade… Xico! rs
Feliz ano novo Chico! Tudo de vida!
Parabéns!!! Fico pensando se o Xico Sá existe ou é um personagem que habita a fantasia das mulheres…
Pode acreditar que o Xico é um “personagem que habita a fantasia das mulheres”. E é justamente isso que o faz maravilhoso!
Parabéns Xico. beijo amore