Educação sentimental: o homem frouxo (XIII)
10/09/13 04:19Graças aos amigos Fred Jordão e Beto Azoubel, farejo aqui, ainda de longe, o cardápio do Bar do Homens Fortes, ambiente familiar de macho-jurubeba (rua Mangabeira, 487, Bomba do Hemetério, Recife), uma das atrações do festival Delícias da Comunidade.
O nome do estabelecimento me remete ao moderníssimo sintoma da época, a nossa fruta da estação dos costumes: o homem frouxo e/ou deveras metrossexualizado, com medo da comida de sustança e das mulheres dispostas.
Coragem, meu filho, coragem, a vida é luta renhida, viver é lutar, como nos dizia o Gonçalves Dias. Eternamente epistolar, ou seja, tomado pelo gosto estranho de escrever cartas aos semelhantes em apuros, remendo aqui a missiva que destinei aos homens mofinos.
***
Amigas, peço a devida licença para me dirigir exclusivamente aos meus semelhantes de sexo, esses moços, pobre moços, neste panfleto testosteronizado.
Sim, amigas, esses seres que andam tão assustados, fracos e medrosos, beirando a covardia amorosa de fato e de direito.
Destemidas fêmeas, caso observem que eles não leram, não estão nem ai para a nossa carta aberta, mostrem aos seus homens, namorados ou pretendentes, esfreguem uma cópia impressa nos narizes insensíveis para os bons cheiros da vida.
Uma cópia colada na tv antes do clássico do futebol não funciona. Ele vai esquecer de ler depois.
Agora falando sério, e só para estes moços, pobres moços:
Amigos, chega dessa pasmaceira, chega dessa eterna covardia amorosa. Amigos, se vocês soubessem o que elas andam falando por ai. Horrores ao nosso respeito.
O pior é que elas estão cobertas de razão como umas Marias Antonietas cobertas de longos e impenetráveis vestidos.
Caros, estamos sendo tachados simplesmente de frouxos, medrosos, ensaios de macho, rascunhos de homens.
Rapazes, prestem atenção, faz sentido o que elas dizem. A maioria de nós anda correndo delas diante do menor sinal de vínculo, diante da menor intimidade, logo após a primeira ou segunda manhã de sexo. O que é isso companheiros? Fugir à melhor das lutas?
Nem vou falar na clássica falta de educação sentimental do dia seguinte. Aí já é nosso paleolítico, história datada. Como assim, cabra fulero, nem um lacônico SMS – “noite linda,gracias!”
Francamente, hombres.
Delicadeza, macho, não custa nada, não terá nem mesmo que roubar ou quebrar teu infantil porquinho de economias.
Amigos, estamos errados quando pensamos que elas querem urgentemente nos levar ao altar ou juntar os trapos urgentemente. Ledo (ivo) engano. Erramos feio. Em muitas vezes, elas querem apenas o que nós também queremos: uma bela noitada.
Por que praticamente exigimos uma segunda chance apenas quando falhamos, quando brochamos, algo demasiadamente humano? Ah, eis o ego do macho, o macho ferido por não ter sido o garanhão que se imagina na cama.
Sim, muitas querem um bom relacionamento, uma história com firmes laços afetivos. Que mal também há nisso. Desejo legítimo, lindo, está longe de ser um crime, e além do mais pode ser ótimo para todos nós.
Enquanto permanecermos com esse medinho de homem, nesse eterno e repetido “estou confuso” –“eu tô CAFUSO”, como dizia Didi Mocó!-, a vida passa e perdemos mil oportunidades de viver, no mínimo, bons momentos do gozo e da felicidade de varejo possível. Afinal de contas para que estamos sobre a terra, apenas para morrer de trabalhar e enfartar com a final do campeonato?
Amigos, mulher não é pra medo, é para nos dar o melhor da existência. Nada melhor do que a lição franciscana do “é dando que se recebe”, como cai bem nessa hora.
Amigos, até sexo pra valer, aquele de arrepiar, só vem com a intimidade, os segredos da alcova, as pornodevoções.
Caros, esqueçamos até mesmo o temor de decepcioná-las, no caso dos exemplares mais generosos do nosso clube.
Não há decepção maior no mundo do que a nossa covardia imediata em fugir do que poderia representar os bons momentos da felicidade possível, repito, não a felicidade utópica, que é bem polêmica, mas a felicidade que escapa covardemente entre nossos dedos adolescentes a toda hora.
Rapazes, o amor acaba, o amor acaba em qualquer esquina, de qualquer estação, depois do teatro, a qualquer momento, como dizia Paulo Mendes Campos, mas ter medo de enfrentá-lo é ir desta para a outra mascando o jiló do desprazer e da falta de apetite na vida.
Acordemos, hombres! E paz na terra aos homens de boa vontade!
Querido Xico ( se me permite a intimidade), embora você tenha deixado claro que o texto era basicamente destinado aos homens, gostaria de agradecer por compartilhá-lo conosco ( o sexo oposto). Adorei ler sua sinceridade/honestidade e acho sim que a maior parte dos homens que estão circulando por aí tem demonstrado medo de se relacionar com as mulheres ( entenda-se aqui relacionar como estabelecer qualquer tipo de relação). Você , mais uma vez tem razão, nós queremos por vezes estar junto por um momento e com certeza , ninguém vai morrer ser enviar um sms dizendo ..obrigada pela noite agradável.
Acredito no afeto ( a curto, médio ou longo prazo).., acredito nas milhões de possibilidades de momentos únicos e felizes…e acredito também que os ‘caras’ que escolhem ser homens..com certeza aproveitam e tem múltiplas possibilidades de partilhar esses momentos conosco! Thank’s
Olá Chico, chego aqui pela primeira vez e adorei o texto e os comentários da galera. Acho que existe de tudo neste universo dos homens x mulheres. Acho melhor dos homens + mulheres.
Abraços.
Meu caro Xico,
moro aqui pertinho do Bar dos Homens Fortes, que tem este nome pra dizer que fortes são os homens que superam uma traição sem xingar, bater ou simplesmente pensar em matar aquela que um dia foi a principal figura de seus desejos.
Realmente, temos que buscar uma atualização social se queremos enveredar no submundo das relações amorosas entre homens e mulheres. pois por baixo dessa bolacha de sete capas, tem muito gluten a serem digeridos.
Simplesmente os caras estão com medo de se atirarem nesse jogo de sedução e conquista. As mulheres, seja na faculdade, trabalho ou nas baladas da vida, tem dado todos os sinais que querem ser seduzidas, conquistadas e levadas, sem fólego, ao ninho de amor. Ali elas querem homens de verdade, mas com muita sensibilidade para conduzir o momento mágico. Homens holisticamente fortes, tentam, não digo que consigam, mas tentam, entender o universo feminino com todas as suas variáveis. Por que só entram neste universo os verdadeiramente fortes. Eles tem que entender que elas querem o que eles também desejam, a troca das GENTILEZAS amorosas que se estendam até seis primeiras horas seguintes. Nós, homens, precisamos buscar, diariamente, os pluguins que atualizam nossas ferramentas que facilitam nos adentrar ao sistema periférico delas. Temos que simplesmente, como nos ensinou Ovídio na arte de amar, “lança mão de todos os meios para persuadi-la. E como toda mulher se julga digna de ser amada…”, em algum momento te deixará entrar no seu universo. ma vez ali dentro, não se desespere se no dia seguinte ela não quiser mais teus encantos. Mulheres também sabem curtir sexo fugaz. Mesmo que ele tenha sido delirante na noite anterior. Como disse antes, o jogo começou novamente. Então, volte a insistir se julga que vale a pena.
Por que Homens verdadeiramente fortes não desistem nunca.
Abç
Bela reflexão sobre o assunto. Conheço ate bem a Bomba, mas nao fui ainda neste bar. em outubro estarei ai. abraço
Eli, Boa tarde!
Gostei da sua reflexão
Onde é esse Bar dos Homens Fortes rsrs?
Um belo final de semana.
Caro xico,se há homens frouxos,do que devemos chamar as mulheres de hoje então?
Fui compreensivo,leal,amigo,um gentleman.
Ai o que acontece? descubro que para ela eu não era tudo isso…não me venham dizer que a carne é fraca,que outro era mais bonito ou que era ruim de cama.
Sempre respeitei minhas parceiras,sou cara bonito e boa pinta com corpo com tudo no lugar e me considero sim BOM DE CAMA,afinal fazer todas as preliminares inclusive fazer a mulher gozar só no oral,e durar na cama 2 horas,tenho que me achar bom mesmo.
Mas a mulher que achei ser uma boa companheira,não pensava assim.Foi logo a me trair com sujeito feio,feio de doer…pior aquele papo de ver o lado interior da mulher,pois bem, descobri que era tão feio quanto o exterior, cheio estrias,celulites,obesidade morbida de corpo,mente e alma.
Verdade é que só nos interessamos pelos que nos desprezam.
Confesso: Vesti a fantasia de homem frouxo e nunca mais tirei. Porque? Porque é isso o que as mulheres desejam.
Terminei um relacionamento há pouco, mas a vontade de transar com a minha ex não passava. Se ligasse pra ela e fizesse um convite objetivo (“Saudade de foder você a noite toda. Venha me visitar”), ela não toparia e ainda cuspiria na minha cara o quão machista e escroto sou.
O mesmo vale pra trepadas casuais: vale tudo, menos ser objetivo e sincero. Precisa tomar o lugar que (teoricamente) é da mulher (fazer doce, dar a entender que o sexo é secundário, blábláblá) e, assim, fazê-la assumir que só está ali pelo sexo; que acha um saco você ser um frouxo, etc.
Resumindo: se for macho de verdade, não trepa e ganha título de babaca.
Estou muito bem com a minha fantasia, Xico.
Point, parabéns!
Eis a verdade, nua e crua.
Esse texto do Xico não faz jus a realidade dura que reina aí fora.
Quem vai gostar de ler esse texto são as mulheres, que acham que sabem o que querem!
Tadinhas delas, que se iludem com textos como esse, e mais tadinhos os caras que leem isso, veem comentários de mulheres achando tudo isso lindo, e acham que está aí a solução da vida!
Uma pena publicar isso. Desserviço.
É Xico Sá, vc está certo, é claro q não totalmente pq suas crônicas são mais para causar do que para retratar cientificamente a sociedade. Conheço várias caras assim e só nao sei de mais história pq quem é casado nao é atualizado em fofocas.
Eu era esse cara frouxo até a minha primeira namorada, lá pelos 20, 21 anos. Aprendi muito com ela e com a segunda, com quem casei, aprendi muito mais. O difícil hj em dia é conhecer os pontos vulneráveis das belas damas, ter a ousadia e a presença, enfim o know how completo do jogo da sedução, mas ficar firme com a mulher amada. Há tantos corações solitários q poderiam pular de alegria com o meu amor.
às vezes até xaveco e elogio gratuitamente, via redes sociais e bilhetes despretensiosos, apenas para animar o dia das moçoilas, sem querer nada em troca além de ver ou apenas imaginar o sorriso naquele rostinho delicado. Eu sei q seria capaz de mais, infelizmente estou de braguilha fechada. Deixo minha imaginação voar com mais uma dama cheirosa em meus braços. Eqto isso, continuo alegrando minha digníssima.
Xicoooooo, pq não aparece meu comentário?
Laura,querida, estava em viagem e so agora pude aprovar os comentários. bjo
Querido Xico,
Bom Dia!
Adoro seus textos
Tento ler todos os dias
que bom vc voltou de viagem, aprovou e ainda postou um comentário pra mim rsrs
Feliz… Obrigada!
Um ótimo final de semana… Beijossss.
Fala Xico. Seu texto cutucou pontos que pedem muitas considerações.
É praticamente impossível generalizar esse assunto dado que as posturas vão variar de acordo com a faixa etária dos jurubebas.
De forma bem resumida, se conseguíssemos desconsiderar os aspectos financeiros e materiais de uma relação, iríamos ter que tratar com sexo (quem ainda se apaixona deitado(a) precisa começar a repensar sua vida), interação cultural e, o mais importante, a capacidade de sermos cúmplices – isso vem com AMIZADE, RESPEITO etc… Esses ingredientes são básicos e ditam as regras do jogo desde seu início.
Os homens hoje estão literalmente acomodados e querem distância de “confusão”. Com todos respeito ao sexo frágil, isso se deve em grande parte à carência da maioria das mulheres maduras e de uma certa arrogância das mais jovens – as que se colocam como “independentes, modernas e liberais”.
Conciliar essa diversidade nos convocando ao amor intenso, não acredito ser o tempero para qualquer salada.
Engraçado como alguns ainda pensam fazer jus ao termo varão apenas por ter nascido com um pênis no meio das pernas.
Dessa ladainha enfadonha o que posso dizer é apenas o seguinte: carecemos de igualdade de condições entre gêneros diferentes. O resto é generalização fútil e o Xico Sá com a bajulação barata dele.
Xico, to sempre ligada nos seus textos
Cada dia um melhor que o outro.
Nesses últimos meses esbarrei em dois homens frouxos. Kd os homens corajosos de enfrentar uma mulher? Caramba mulher não quer só casar não rsrs. Quer divertimento, atenção, um sms de manhã, uma ligação durante o dia… pouco coisa né rsrs?
Obrigada Xico por descrever tão bem o nosso dia a dia… Beijos
boa xico so tem homem frouxo e os que dao no coro ta tudo casado que nem eu…acorda cambada de ze roela que fica na academia ou no cabeleleiro se olhando no espelho
Para de ser lambe botas fernando!!! prefiro estar na academia e treinando com saúde do quer ficar em casa com barrigão vendo faustão!!!
Isso é que HOMEM! E não esses esboços que estão por aí…
No dia que eu te encontrar não fuja tá?!
te amo Xico Sá
Quanta merda ! Pra começar o sexo hoje em dia nem é mais tabu para a mulher, podemos até ter esse tabu em cidade pequenas e em alguns estados mais “atrasados” ! Tenho uma gama de histórias aonde as mulheres berram aos quatro cantos o idealismo feminista e na realidade fazem pior que os homens frouxos!!! ELAS FOGEM ! Vamos ser realistas ? Texto totalmente parcial de quem no mínimo que agradar o sexo feminino metendo a boca nos homens (puro marketing) hoje a maioria das mulheres brasileiras, MAIORIA é um bando de biscate que procuram HOMBRES que atenda um requisito básico ! DINHEIRO e é claro que também os homens procuram mulheres gostosas para se divertirem e as não tão gostosas para casarem, isso eu admito que é pura cretinice masculina, uma coisa não tem nada haver com a outra. Só concluindo sobre as mulheres estarem piores que os homens é simples, vai em uma balada funk, vai em uma balada sertaneja ou em uma balada eletrônica, é tudo igual mulheres vulgares e homens vulgares, na realidade o que vejo é o simples fato que ninguém está se dando o respeito, ninguém, nem o homem nem a mulher, não sou contra a ter uma foda após a balada com uma pessoa que acabou de conhecer, afinal sexo é saúde, mas a visão que fazer sexo após a balada é algo que liberta, sai fora disso, isso NÃO! Tentar filtrar pessoas, situações, conduta e postura já seria um bom começo !!! Agora, tanto homens quanto mulheres estão fugindo uns dos outros, cada um tem seu motivo, infundados ou não, por traumas ou não, porém não podemos generalizar o homem frouxo e digo mais cadê o texto MULHERES FROUXAS ? Já sei, seu público nunca iria aceitar né Xico, ou penso melhor, acho que vc foi um cara que inveja os homens frouxos por não ter conseguido ser um deles ! Digo isso pq as pessoas que vi curtindo esse seu post no FB foram as mulheres mais frouxas que conheci e mais toscas se comparadas com o homem frouxo !
Meu caro, ao ver onde você procura mulheres e observa os homens, não acha que é você que esta olhando no lugar errado? Concordo com você que mulheres e homens na maioria das vezes que frequentam esses locais por você citados, são homens e mulheres frouxos. Mas generalizar de que todos são assim, ai você comete um erro. Acho que esse texto foi pra homens e mulheres de verdade, que tem personalidade, que sabem que dinheiro e peso corporal, em um relacionamento sincero e verdadeiro, pouco importa 🙂
Xico de boa, ou vc esta apaixonado ou nao anda comendo ninguem sem compromisso kkkkk parabens pelo texto, ELAS vão ama-lo.
nunca comi ninguém, caro Marcelo. so faço amor.rs.abs
XICO MARRA!!!
Vc é tudo, Xico!!! Rs ♡
como previsto, parece que, infelizmentes, poucos do nosso clube leram. os que leram, parece, não entenderam.
eu li e assino embaixo! não tenho a perspectiva feminina dessa história além das anedotas e das subconscientes verdades por trás das “histórias de pescador” de amigos; porém tão frágil evidência já corrobora o diagnóstico.
perder o medo é voltar a ser humano, e não há alegria maior do que abrir a porta à nossa realidade: erramos, machucamos e nos envergonhamos, mas a felicidade não toca a campainha: ela invade quem deixa a porta aberta.
e também que uso há em se proteger da angústia se é também ela o termômetro com o qual percebemos que estamos vivos?
e estar vivo e consciente disso talvez seja a felicidade mais plena que existe.
Por um mundo com mais Xico’s e lucasc’s.
Oremos!
Deleite. Delícia. De leve. De luta. Xico Sá apavorando no melhor estilo Patativa, sem negar seu sangue, seu nome, brasileiro, filho do Nordeste, cabra da peste do Ceará, fofo, lindo, sensível, solidário, literário, libertário. Extraordinário!
Amigos, hombres, varões, machos, sedentos, solteiros e confusos em geral: uni-vos! Lede vós essa preciosidade!
Intimidem-se intimamente, sem timidez, em prol da intimidade.
Xico,
Sempre te leio e nunca comento. Não me aguentei.. Certa vez, de tão frouxo, de tanto ele se negar a tomar decisões simples sobre onde ir, o que fazer, onde comer , perguntei ” Você quer que eu te coloque de 4 também?”
Oifi?????????????
Pois é, nós mulheres pensantes, decididas, também gostamos de homens fortes , decididos, que levam pela mão sabendo exatamente onde querem chegar.
Alô alô, pangarés de plantão: As melhores fodas são para os fortes, benzinho!
rsrs gostei do seu comentário Sabrina…
Beijos
Oi Laura, ele é que acho que não gostou muito . Paciência! rsrs bj
Xico, és meu consultor desde que comecei a acompanhar-te. Tô meio mal e vim pra onde: ler o Xico, que sempre agrada e afaga. Minha questão é simples e direta: sou um homem frouxo. (às céticas, evito ser mais um oportunista virtual do golpe da falsa modéstia/coitadice online). Fiz 30, e tô na crise (sei lá se todo mundo tem, evitamos sempre generalizar fraquezas, só o ego se beneficia). A crise de se achar frouxo. E essa dói, mas dói com força. Não é macheza, é dor de arrependimento, das piores que tem, “tava na mão, escorregou”, o sabonete da cautela ante a aspereza de um chão frio e sem amores. É o não chegar, o evitar, o sei-lá-se-vai-rolar, o achar que tomar fora é exclusividade dos derrotados (se é que esta classe existe). O eterno “será que ela tá dando mole? Não pode ser, estes olhos já estão vendo nem o que querem, mas do que precisam”. Esse “não poder ser” se converte, sob a rigidez e frieza do calendário eterno, na famosa “vida inteira que poderia ter sido e que não foi”. Repito esta frase pra ver se o caboclo frouxo aqui de dentro acorda – mas que acorde ao lado de uma lolita caliente. Daí vou à crise. Daí venho ao Xico.
Por que tudo isso? Culpa das gurias? Rá, brinca comigo, ainda querem culpá-las. Por que os compadres estão assim? Vai saber. Ninguém sabe, mas, certo como certo, não é um homem que saberá a resposta.
Garotas, humilde recado: não desistam. Uma boa direta (não física), papo reto, olho no olho, pau na mesa, tende a funcionar. “E aí meu, qual é a tua”. Tanto para os casos descritos aqui, o homem-frouxo-do-depois, quanto para casos como este aqui, homem-frouxo-do-antes. Mas este homem frouxo (do antes, neste caso) tenta reverter a agoniante situação, descoberta aos 30, de se ver assim aos 30. E espera que os compadres frouxos do depois também se despertem, afinal, uma parte excelente já passou, a conquista, a aproximação, o tato, a descoberta. Mas, mil partes ainda mais excelentes virão, que é o redescobrimento, a 2a, a 3a, a 1000a se necessário for. E, desdenhar dessas, isso sim deveria causar crise.
Casa comigo?
olhe q caso,hein? bjeijo
xicozinhodomeucoração, arrasou !!
Massacre no sul…o campeão voltou.Frouxo é homem que não gosta de futebol,cachaça e uma bela bunda.
e um aviso para os frouxos: não levem a tableta para a cama, chega de tantos aplicativos. Já temos concorrencia com as do mesmo sexo com o sexo oposto. Não queremos competir com um Ipad.
Que maravilha de texto! Tenho várias amigas que reclamam exatamente assim! O medo de vínculo nos impede de viver intensamente e profundamente uma relação ou romance. Daí os medrosos se contentam apenas com ” pequenas amostras” do que poderia ser um belo acontecimento a dois!
Que merda de crônica,racista,feminista,sem foco e realidade que pouco conhece do universo masculino.
Que porra o feminismo tem a ver com a opinião de um homem sobre certas posturas do próprio sexo?
Oi????
Machistinha da depressão
Nossa, homem frouxo… eh a pior espécie! Deus me livre…! Ótimo texto xico sá!