Como bate o coração de uma mulher
13/08/13 02:16Para entender como bate o coração de uma mulher é preciso ter sentido algum dia na vida um pássaro preso na mão.
Não há blues, não há jazz, não há bossa, não há rock.
Não há educação de ritmo que nos faça entender, a princípio, essa coisa toda.
Não há escola, livro bom ou picaretagem de auto-ajuda. Ou se convive loucamente ou nunca vai saber o que seja uma mulher na vida. Mesmo convivendo loucamente, sabe-se pouco ainda. Eis o mistério do planeta, baby.
O coração de uma mulher sequer é bebop, é um sopro autoral no coração dos iluminados vagabundos, sopro que nos mantém vivos entre uma sístole e uma diástole.
Elas vão notar, de cara, quando se trata apenas de um donzelo a decifrá-las, um cabaço, mas tá valendo, bom é que seja homem e tente.
“Vem, meu menino vadio…”
É mais fácil enganar a Deus e a Darwin juntos do que enganar uma fêmea.
Cada mulher sopra de um jeito. Pobre de quem tenta entender como gênero ou discurso amoroso uma rapariga. Há mulher Billie Holiday, há mulher Nina Simone, há mulher crente, há mulher desgostosa, há mulher e isso é o que interessa.
Uma cachorra de hoje, uma Anitta, por exemplo, pode ser tão significante quanto uma Simone de Beauvoir na laje. Tão revolucionária quanto. Com a vantagem de não ter aguentado o ser, a náusea, o Jean-Paul Sartre.
Não há coração vira-lata no peito de uma fêmea.
Só sei que nada sei, como me disseram os dois Sócrates da minha vida, o grecorintiano e o grego de fato, mas tudo que aprendi no mundo aprendi com os pobres corações dos pássaros.
Embora em pequena cadeia comercial de família, capturei, prendi, vendi, trafiquei, no varejo de uma cidade do interior do Nordeste brasileiro –o centro do universo-, aves, bichos, passarinhos. Infinitas contradições da trajetória: amava, estimava e com tais criaturas ganhava um troco para o xerém da existência.
É preciso ter prendido algum pássaro ou soltado algum dia no aquário um peixe vermelho, mesmo sem ser aqueles caras cinematograficamente charmosos e metidos do “Rumble Fish”(by Francis Ford Coppola), para saber como desliza para dentro da sua vida uma mulher.
É preciso ter cuidado com pássaros, peixes e mulheres, é preciso respirar os mesmos ares e oxigênios, mesmo morando em São Paulo, mesmo dentro de um aquário ou de uma gaiola sob o Minhocão aos domingos.
A primeira vez que eu vi seu rosto, agora peço ajuda ao bardo Johnny Cash, digo, a primeira vez que eu beijei sua boca, eu senti a Terra girar em minha mão como o coração trêmulo de um pássaro de cativeiro, aquilo estava ao meu comando, minha pequena, como no meu primeiro tráfico de pássaros.
Mal sabia que não há domínio sobre os mistérios sagrados. As aves se domesticam; os peixes se aquietam diante de luzes, algas e farelos; as mulheres criam escamas, asas, mesmo as que não desejam sair nunca do mesmo canto –ou reino- cometem seus belos deslizes.
As mulheres não se contentam nunca. Aí mora a lindeza danada delas.
Tal como os tremores do coração de uma ave em cativeiro, viejo Johnny Cash.
Tal, mas nunca qual!
Para segurar minimamente uma mulher não há segredo. É só tentar rezar todas as manhãs para Nossa Senhora das ~Belas Bucetas~ Impossíveis, amém.
Para entender como bate o coração de uma mulher é preciso ter sentido algum dia na vida um pássaro preso na mão. Liso como um peixe vermelho.
É Xico…você devia tomar cuidado em ilustrar tão bem nosso desejo nunca esvaziado! É perigoso todas as mulheres do mundo quererem que seus homens tornem-se Xico Sá!
Adorei a analogia do pássaro preso na mão, pois ao segurarmos com força o pulso do outro (a), no máximo sentiremos a nossa própria pulsação, como é monótono com tantos ritmos no mundo ficarmos presos ao nosso próprio som.
“O melhor do homem”
A melhor parte do homem,
é a costela, aquela,
que Deus tirou…
agora vc se superou porra!
Cara você é um tonto mesmo,pois Deus ninguem engana,nem mesmo seu filho Jesus,agora uma mulher é tão tolinha facílima de enganar,como você acha que eu já tive mais de cem?
Idiota…
Pior do que os leitores ingênuos, só mesmo os toscos de plantão… é o que dá acessar um texto da pseudo-intelectualidade normótica, povoado de gente ignóbil ou deslumbrada
Fernando, amei esse seu “intelectualidade normótica”. vc é genial. ligue pras minhas cronicazinhas nao. sao apenas crônicas. abs
Belo… vc pensa q somos tolinhas e faceis de enganar. Fingimos acreditar em td o q dizem e olhando bem nos olhos dizemos a nos mesmas q bobinho… pensa q estou acreditando. E aproveitamos o melhor q vcs tem a nos oferecer… uma boa transa p regular nossos hormonios.Vc teve mais de cem pq nos tbm queremos mil… q venham, tbm sabemos mentir…
Pelo seu tipo de comentário, imagino bem a qualidade das mulheres que vc alega ter tido… tsc, tsc, tsc…
Já teve MAIS de CEM??? Hahaha, aposto que mais de CEM é que já te tiveram, fingiram orgasmos, comentaram com as amigas que você não é nada daquilo e hoje te esqueceram. Tudo, como sempre, de forma muito elegante e discreta.
Deus existe,mesmo? Quando alguém encontrar com ele pessoalmente me avisa,tá.
Simplesmente, lindo.
Meu Amigo CHICO SÁ te vejo sempre no RISEK NO ARENA SPORTV, ABRAÇO mas te defino “A MULHER É COMO UMA ROSA QUANTO MAIS A MACHUCA MAIS ELA MURCHA” ELDORADO XIRIRICA – SP
xico, meu guru do crato
se inventarem coisa melhor do que mulher, não quero nem saber…
valeu velhinho…
Xico,
Amo suas opiniões e forma como você expõe elas.
Beijoss
🙂
Eu aqui escutando Leonard Cohen no meu fone, dou de abrir esta página e já topo com essa surpreendente harmonia de imagem e texto. Três delícias: ouvir, ler, e me sentir, mais uma vez, traduzida por você.
Um beijo, Xico!!
Haverá Xico, sábado que vem , na biblioteca São Paulo ?
Opa, estaremos lá pra tocar uma ideia. apareça. abs
Estarei lá, cabra.
Para quem não sabe, é sábado às 11 horas.
Nos últimos encontros tivemos Ruy Castro e Reinaldo Moraes.
Neste, a seleção continua em alto nível…
Quem molesta uma criança,maltrata idosos e animais, e não ama uma mulher como ela merece ser amada,vai direto pro inferno,sem direito a purgatório
gostei muito dessa sua proza pois realmente somos sempre feitas desejos inesgotáveis..
Essa metáfora “coração do pássaro” …
Meu filho de 14, hoje qdo chegar da escola, vai ter uma boa lição sobre o coração feminino. Ele já chega perguntando sobre o que vc escreveu hoje, está se deliciando com seus textos. Não sabia que era tudo isso. Acho que até nós temos dificuldade em compreender nossos corações. Vc consegue melhor. Parabéns. Lindo.
Nossa, Dioneti, não me conte isso q é comoção demais. Essa pergunta do filho de 14 anos ja justifica tudo. vale ser cronista so por ele. bjos pra vcs
Xico ganha elogio meu toda hora. Hoje ele até merece bastante. Mas vai para Dioneti todo meu aplauso de hoje. Com mãe assim, provavelmente estaremos aplaudindo o filho dela em breve.
Faço minhas as suas palavras Denise. Meu pequeno macho de 5 anos vai ler isso no futuro, até pq o pai dele, de 35, ja ta lendo as cronicas do Xico sob minha influencia (Começou meio meio amarrado, macho-jurubeba, nordestino que é, mas ta amansando….hehehe). Bjs
Linda Dionetti, também vou seguir teus passos com meu machinho de 4 anos, assim que for tema de interesse dele e nossas conversas. Bjs para vc, seu filho e Xico
Sem palavras Xico…
Fiquei emocionada!
Na medida…
Xico… acho q tem razao, o coração de uma mulher é pura confusão… ora quer ser livre, ora quer estar nas maos de algum caçador..rs.. ao mesmo tempo q amamos… sofremos pq pode acabar…vai entender… mulher “bicho esquisito”… mas puro amor e desejo…
beijo xico.
Xico querido, como sempre nos decifrando lindamente. Beijos.
Muito boa a metáfora(O coração de uma mulher é como um pássaro…).
Mas entender o coração de uma mulher?
Tenho mais o que fazer…
vc tem razão,amigo.nao entenderemos nunca.abs
Boa Xico, vai comer geral…
sou comprometido,amigo (rs).abs
Compremetido com o nosso SANTOS FC hei CHICO SÁ.
Da série 1001 Lugares Para Conhecer: o coração de uma mulher.
acordar de manhã e de cara ver a gaiola, a ave e escrito Leonard Cohen já dá início ao que vem pela frenre, deleite prôs olhos, e prá alma.
Parabéns sempre, sempre.
Amo tudo isso.
Xico!!
Coisa linda demais esse texto!!!
O coração de uma mulher é como um periquito assustado e, ao mesmo tempo destemido, nas árvores da metrópole desvairada =)
Nunca quero entende-las…simplesmente quero ama-las.OBS:Linda a ilustração,que embeleza ainda mais ,o belo texto.
sim,caro Sergio,ate pq se trata d missao impossivel.abs
Grande Xico, não tem como não se apaixonar pelos seus textos. Como sempre sensível e recheado de verdades e sentimentos… Fiquei imaginando o pássaro preso na mão com o coraçãozinho batendo a mil por hora. Já peguei um pássaro de verdade na mão e pude sentir a aflição dele. Nunca consegui me imaginar no lugar dele como mulher… Parabéns mais uma vez.
Xico, quer casar comigo? Sinto como se tivesse decifrado minha alma. Um beijo
“É mais fácil enganar a Deus e a Darwin juntos do que enganar uma fêmea.”
Viva a sabedoria da Mulher! 🙂
Belo texto!
Cara Silvia.A mulher enganou até o diabo,pois mandou ele pegar agua na fonte, numa peneira e ele foi.Imagine o resto……
kkkkkkkkkkk
Adoro gente bem humorada.Abraço.
Isso não é mais (só) uma canção, Xico. É uma afronta. Uma poesia. E você citando lindamente o Cash… olha, aguento isso não, nego. Xero grande : )
Belo “prosoema”!
Xerém do sertão, quatro mandamentos viris (trabalhar, tomar cachaça, raptar moça e saber ler)…TU ÉS UM BARDO-XERÉM FULMINANTE …GENIAL XICO ..
“there’s a bluebird in my heart that
wants to get out
but I’m too clever, I only let him out
at night sometimes
when everybody’s asleep” (buk)
esse viejo buk sabe tudo.sabia.bjo
Xico,
Adoro seus escritos
Dispenso alguns modismos brasileiros, já devidamente esgotados por Jorge Amado
Mas, isso é Brasil…
Lindo texto. Me identifiquei demais com ele. Poucos anos atrás, logo após conhecer um rapaz que viria a se tornar uma louca paixão, ele me escreveu uma mensagem muito especial. Ali, ele dizia que se sentia como um pescador de fim de semana que, de repente, pegava um peixe incrível e se dava conta de que não tinha nem sequer uma latinha para guardar tal preciosidade. Diante disso, só me restou assumir meu lado peixa e construir a tal da latinha. Vivemos nela por mais de cinco anos. E foi uma das mais belas paixões que tive na vida. Seu texto me fez lembrar de lindos momentos que só comprovam sua sabedoria ao falar dos sentimentos das mulheres.