Cantar bem sem olhar a quem
05/08/13 00:24Educação sentimental do homem.
Episódio de hoje: a cantada.
Sim, amigos, a cantada é como a revolução de Mao Tse-Tung, tem que ser permanente.
Existem mulheres que a gente canta no jardim da infância para dar o primeiro beijo lá pelos treze, quatorze.
Mas é necessário que a cante sempre, não aquela cantada localizada, neoliberal e objetiva, falo do flerte, do mimo, do regador que faz florescer, como numa canção brega, todos os adjetivos desse mundo.
A cantada de resultado, aquela imediata, é uma chatice, insuportável, se eu fosse mulher reagiria com um tapa de novela mexicana, daqueles que fazem plaft!
A boa cantada é a cantada permanente.
E mais importante ainda depois que rolam as coisas, depois que acontece, aí a cantada vira devoção, oração dos pobres moços a todas elas.
Porque cantar só para uma noitada de sexo é uma pobreza dos diabos, qualquer um animal o faz.
Porque cantar, à vera, é cantar todas e não cantar nenhuma ao mesmo tempo.
Explico: é espalhar pacientemente a devoção a todas as mulheres como quem espalha sementes nos campos de lírios.
Mesmo que elas digam, com aquele riso litografado na covinha do sorriso, que você diz isso para todas.
E claro que para cada uma dizemos uma loa, fazemos uma graça, não repetimos o texto, o lirismo, o floreado.
Porque amamos mesmo as mulheres.
Cantemos indiscriminadamente, e que me perdoe o velho e bom Vinícius de Moraes, mas cantemos sobretudo as ditas feias, esse conceito cruel e abstrato de beleza. Elas merecem, até porque as feias não existem, nunca conheci nenhuma até hoje.
Não por sermos generosos, piedade, ou algo do gênero… É que a dita feia, quando bem cantada, vira a superfêmea, para lembrar a bela pornochanchada com a Vera Fischer.
A cantada permanente e indiscriminada é irresistível, quando você menos espera, acontece o que você tanto sonhava.
Sim, tem que ter o cuidado para não ser simplesmente um chato que baba diante do melhor dos espetáculos, a existência das mulheres.
Ter que cantar sempre a mesma mulher e parecer que está apenas de passagem, que o estribilho é sempre novo, nada de larararás que mais parecem refrões do Sullivan e do Massadas, lembram dessa dupla de músicas chicletosas?
Ah, digamos que você cantou a Sônia Braga ainda naqueles tempos em que Gabriela subiu com aquele vestidinho no telhado –a cena mais quente da teledramaturgia brasileira até hoje- e e continuou cantando, sempre, sutil e sempre, e agora ela, passados tantos calendários, se comove e resolve recompensá-lo!
Vai ser lindo do mesmo jeito, não acha? Na tela do nosso cocoruto vai passar o videotape de todos os desejos antigos e despejados no ralo pela morena cravo & canela.
Um (en)cantador esse minino, vixe!
sou nada.é so papo! bjo
O Xico é o nosso príncipe do sertão, arauto da caatinga, menestréu da gameleira, craque da gafieira, doutor em mulher e seus reflexos, no discriminado mundo nosso masculino. Parabéns por mais essa pérola.
Hoje em dia o pessoal chama a cantada de xaveco ou chaveco.Esta língua portuguesa é foda.
rapaz, taí uma expressao q nao me acostumo. me recuso a usar isso. abrazo
Também não gosto.Só citei como registro,pois a expressão parece meio cafajeste.Quer dizer iludir,enganar a incauta.
Vale a pena cantar aquela que diz só querer sua amizade? O amor não é a amizade na sua essência mais verdadeira?
xico, meu guru do crato
a cantada, o flerte, é a arte da conquista, uma hora até parece um minuto e vale dizer como é bom quando se é cantado também, velhinho…
abraços velhinho.
Isso tá me cheirando a canalhice!
hehehehe…
Achei que só eu tinha ficado com essa suspeita. Hahahaha
Ah, como uma boa cantada faz bem… E como você faz isso parecer tão fácil, Mr. Xico! Deve ser uma delícia ser cantada por você!
eu tento,amor.bjo
Xico, tu é um daqueles cabras com quem me imagino conversando por horas, tomando uma dose de serrana, debaixo de um pé de siriguela, ouvindo Diana, Odair José, Pixinguinha, Cartola, Roberto Carlos e Gardel. Ixe, voei. Sou dessas. Beijos piauienses.
Amei o cenário da nossa futura conversa. Perfeito. assim q eu gosto e sonho.bjo
Nem todas táticas conhecidas,nem todas técnicas inventadas,nem todos os truques possíveis,nem todas tramas viáveis…todas tentativas foram em vão,pra conquistar seu coração…….Mesmo cansado,quero deixar declarado,que o meu estoque de armadilhas ,inda não esta esgotado…Esta música chama-se “A esperança é a ultima que dança “e eu compus para uma moça bem difícil,mas quando cantei pra ela ,finalmente caiu no laço.Foi uma armadilha bem eficiente.
….”a cantada é como a revolução de Mao Tse-Tung, tem que ser permanente.”…. TEM CERTEZA QUE FOI PERMANENTE???
apenas uma alegoria histórica,amigo. mais com o termo “revolução permanente” do q propriamente com os desdobramentos. licençazinha poética é bom e eu gosto.abraço
CARO XICO!VOCÊ TEM TODA A RAZÃO.PORÉM FICA DIFICIL NÃO SER UM CHATO BABÃO QUANDO SE TRABALHA DO LADO DO ESPETACULO EM QUESTÃO!É MAIS FORTE DO QUE EU!É UMA VERDADEIRA CRISE DE ABSTINÊNCIA!UM FEMEODEPENDENTE SEM RECUPERAÇÃO!!
Eu, cheia de minhas mulherices, adoro uma boa cantada, sobretudo daquelas cantadas quietas, que começam com o olhar.
Xico, você é um ótimo cantador! Te acho fodástico, meu querido! Beijo!
Acredito que fui bem educado no tocante a “educação sentimental do homem”… Li a crônica me reconhecendo a cada parafrafo. Ratifico cada palavra e acrescento: paciências, jovens!
paciência*
Maravilhosa! Você é mesmo uma fonte inesgotável de sutileza, perspicácia e um profundo conhecedor da alma feminina.
“Cantemos indiscriminadamente, e que me perdoe o velho e bom Vinícius de Moraes, mas cantemos sobretudo as ditas feias, esse conceito cruel e abstrato de beleza. Elas merecem, até porque as feias não existem, nunca conheci nenhuma até hoje.”
Você é fantástico! Realmente pratica o que aconselha !!! BJS!!!
hahahaha vai se f**** xico, entregando o nosso ouro, rapá!
Belo texto!!! O dia que o homem perceber que a cantada vale mesmo depois de ter conquistado, ele será mais feliz nos seus relacionamentos, e fará a mulher tb mais feliz! Cantar ate conquistar é fácil, difícil é manter a conquista e a cantada 🙂
Xico,seus textos tem sido ilustrados por gravuras repetidas,talvez por falta de tempo para seleciona-las ou talvez pouco material a sua disposição.Nós leitores assíduos deste blog,merrecemos cantadas diferentes ,para continuar seduzidos.Abraço.
É verdade, amigo,às vezes sou eu sem inspiração mesmo. o ideal era ter uma pessoa pra fazer isso. nao consigo fazer mais do q escrever.abrazo
É claro,que valorizo mais o texto…..Foi só um comentário.
Rapaz, mas eu mesmo tive essa sensação tua qdo revi o texto d hj. um cuidadozinho de nada nao custa.toque mais q bem-vindo.abrazo
Gosto de compor canções para seduzir minhas futuras amadas/amantes.E o faço com muito esmero ,captando a essência de cada uma,para elaborar a letra.Quando fim do relacionamento,e o aparecimento de novas músas,e necessário uma nova composição,pois me sentiria um farsante,se cantasse uma melodia feita para Maria,e intenção de Dora.Cada mulher merece elogios próprios.
xico, isto vale para nós mulheres tb? eu canto você faz tempão.
Claro que sim, Sonia.escrevi do ponto de vista masculino,mas vale muito. so vale.bjo e boa sorte
Eu canto certa mulher ha 4 anos e até escrevi um livro sobre ela. Rezo para que sua crônica seja real.
Sorte ai,amigo. mereceu ate um livro? nao tem melhor cantada.abs
Caramba que cronica magnifica!!! Sabias palavras de grande entusiasmo e que continuemos “Cantando indiscriminadamente”
silencio amigos… o xico esta cantando !!!!!
silencio amigos !!! o xico esta cantando…