O Jornal Intergaláctico do Amor está no ar
01/08/13 19:47Por republicanos deveres, republico, com a devida nova mixagem de sempre, uma velha aula do catecismo deste cronista do amor louco:
Ali nas primeiras horas da noite, bate aquela necessidade física inadiável de contar como foi o dia. Contar e ao mesmo tempo receber notícias tuas.
Seja um épico, um feito memorável, seja uma coisa à toa, um carro na poça que quase te molha todinha, um chato que te pegou para Cristo, um chefe maluco, os comentários sobre o tempo, ainda bem que choveu, meu bem, a noite está ótima para tomar um vinho, para dizer aquelas coisas que não se dizem para qualquer uma.
Sobe a vinheta, sonoplasta, é o nada global Jornal Nacional do Amor que começa agora, uma dos momentos nobres de ter alguém na vida, conta lá que eu conto cá, e haja narrativas.
Sorry, sonoplasta, sobe a vinheta nova sintonizada com a poeira das ruas: a mídia Ninja do Amor está no ar…
Enfim, o Jornal Intergaláctico do Amor está no ar…
O repórter Esso do Amor, testemunha ocular da nossa história, está no ar…
Não importa, o meio é a mensagem amorosa, o que importa é ter alguém para contar seu dia.
Narrar seu dia é melhor que sexo, melhor que costelinha de porco, melhor que lamber os beiços com o galetinho-gloss da tevê de cachorro, melhor que doce de leite, melhor que sarapatel, é tão bom que empata com feijoada completa, mas só vale com os pés e as orelhas, nada dessa enganaçãozinha light que se come nas melhores famílias.
Contar para um amigo é diferente, contar para um irmão é outra história, contar para a vizinha é roubada, contar só serve, amigo, se for à boquinha da noite, e se for para a mulher que habita, sem pagar prestações, sem aluguel ou fiança, a Cohab, o BNH, o conjunto do Mirandão no Crato, o Alfredo Bandeira no Recife ou a quitinete metropolitana dos nossos pobres corazones.
O Jornal Nacional do Amor não tem mentiras de graça, somente mentiras sinceras, aquelas que melhoram as coisas, que levantam a bola, que restauram a lua de mel no auge de Canoa Quebrada, com aquele céu de Bilac, ora direis, aquela cachaça, sustança, e os lençóis de cambraia bordados, letras barrocas, “até que a morte vos separem”.
Na alegria ou na tristeza, contar o dia é a melhor das artes de estar juntos.
Do amor e suas leseiras incríveis, suas breguices, porque todo amor é brega assim como todas as cartas amorosas são ridículas; só os cults e metidos não amam, não aprenderam nem mesmo com os brutos de Shane e de outros belos faroestes.
Do amor, seu Sthendal, nós nunca enchemos a barriga.
Eita fome de viver , eita Jequitinhonha da existência.
“Ai, amor, estou tão cansada, meio enjoada, acho que vou menstruar”, ela diz, bem linda, ainda na rua, “você me agüenta mesmo assim?”, ela completa.
No que o mancebo responde com um lindo plágio da Legião Urbana: “Você me conta como foi seu dia/ E a gente diz um p’ro outro:/ – Estou com sono, vamos dormir!”
Contar sempre, porque até nossos silêncios dentro de casa deixam ecos que viram legendas para sonhos de amanteigadas manhãs com ressaca e croiassant.
danado que só! sabe das coisas…
Ah, Xico, Xico, me fez chorar…
Xico,és um romântico,3×1?
Meu coração por ti sangra Santos,Quanta desfaçatez,quanta irresponsabilidade dos teus atuais donos.Morte,a eles, é o menos que se espera de 50 anos de paixão incontestáveis.
Compartilhar até os silêncios.
Quando a vontade de falar e ouvir sobre o dia acaba…acabou! Fim. Certa vez foi assim….
xico, meu guru do crato
mais uma reta e sem curva, tiro certo…
abraços velhinho!!!
Quando a gente conversa,contando casos ,besteiras…tanta coisa em comum,deixando escapar segredos…eu não sei em que hora dizer,me dá um medo,medo…é ,eu preciso dizer que te amo,te ganhar ou perder sem enganos…O moleque poeta sabia das coisas do amor.
bem lembrado, o Cazuza ta no inconsciente coletivo. lindo. abrazo
…você podia ao menos me contar,uma história romântica……..Viva Cazuza.
O prazer de compartilhar o dia com aquele (a) que faz da nossa vida uma alegria é muito bom!
Que lindeza!
Contar o dia é um dos alguns atos egocêntricos que cometemos estando num relacionamento. Como se cada bobagem trivial da nossa existência fútil ganhasse uma importância astronômica, divina, virasse poesia ou romance, só porque temos um espectador. Contar o dia é a nossa tentativa ansiosa de, registrando no outro, deixar nossa marca no mundo, na pessoa, mesmo que temporariamente. Seja pro seu amor, pro seu terapeuta, pro seu diário, a gente tá mesmo é buscando uma forma de tentar se imortalizar.
O amor é feito das boas fodas e de muita cumplicidade, conversas sem fim, pense numa receita arretada. Aliás Xico, nossa terrinha (minha de nascimento e sua de coração) lhe fez mto bem viu? Ô Recife bom danado.
“Não importa, o meio é a mensagem amorosa, o que importa é ter alguém para contar seu dia.” Ainda bem que temos você para falar de “duas dúzias de coisinhas a toa que deixam a gente feliz”! Bravo!
Xico, tu arrasa nas palavras, como siempre! 🙂
Que lindo!
..,se você me der um carinho,vou ficar feliz….porem se me der atenção,vou ama-lo muito……
Olá meu mago das palavras e da criatividade! O amor está no ar quando acordo com ele na posição de conchinha, pois amar é nunca saber do dia anterior e fazer amor gostoso no dia seguinte! Bjs direto de Piracicaba, da sua maior Maria Teclado! Val.
Salve grande mestre da arte de amar e fazer feliz o cotidiano com ela.
Simplesmente maravilhoso, fantástico, magníficos seus escritos. Não só por escrever de forma inteligente e inteligível, porém por também sempre falar do seu torrão, que é o meu também. Cratinho. Parabéns, grande Xico Sá!!
Xico, eu acho que você devia mesmo criar esse jornal com depoimentos de conversas tolas entre os casais! 😉
Mama mia, que lindo, Xico!! Não sei se sou muito puritana, estava meio assustada com o que vc estava me fazendo ler até agora, achando seu realismo meio cortante. Com esta crônica te vejo mais Xico menos Xicoisa. Mas e aí? O Amor está no ar mesmo? Trouxe lá do Recife? Que pena… vou tomar um porre.
Está certo Xico, ter dois ouvidos amáveis e preperados para o que der e vier, a qualquer hora do dia, antes, perante e depois da transa é muito satisfatório… como eu não temho conto no meu blog ou descarrego pros meus dois amigos eventuais e virtuais.
Bjuuuuuu… vc é D+++++++++++++++++++++++++++++++++++++