Ai de ti, Copacabana, princesinha carola
26/07/13 01:52Ai de ti, Copacabana, de pecadora te fizeram santa e casta, episcopal, carola, sem as ondulantes moças que repetem na cintura o desenho das tuas cangas e calçadas.
Ai de ti, Copacabana, entregue ao papa, o inimigo do bom blasfemo León Ferrari, o artista da obra que ilustra este post, genial argentino -da estirpe Maradona- morto anteontem.
Ai de ti, Copacabana, fechaste até o Barbarella, nunca foste tão respeitosa e puritana, ai de mim novo morador do pedaço, ai dos homens que vêm de longe com fome transatlântica, os homens que não comungam da mesma cartilha de Roma, os ateus, os agnósticos, os judeus, os relaxadíssimos católicos não-praticantes, os vikings, os selvagens de todas as naturezas.
Ai de ti, Copacabana, paciente a ouvir a missa do papa e a testemunhar a passagem da gente jovem que nega os prazeres da própria idade, avarentos negadores do desejo à flor da pele. Deus castiga, meninos, tudo tem o seu tempo, não joguem apenas pelo ralo a força testosterônica.
Ai de ti, Copacabana, até o sol se recusou a sair esta semana, cerimonioso da tua inexplicável vergonha de seres tu mesma, disfarçada pecadora de vaidades tantas.
Ai de mim, Copacabana, que agora troco Rubem Braga por Torquato Neto, para seguir nos meus queixumes de velho cronista de ondas e ressacas.
Ai de mim, peregrino ao contrário, como me diz aqui a falsa-magra do Catete, ai de mim, pobre devoto que tenta atravessar da estação Cantagalo ao teu colo, aos teus pés, aos teus caprichos, ao teu chão de colagens.
Ai de mim, Copacabana Dreams, como no belo livro da Natércia Pontes.
Ai de mim, Copacabana, diante de tantas lolitas episcopais sem maldade n´alma.
Ai de mim, Fausto Fawcett, meu guia espiritual, meu guru no bairro de Kátia Flávia, a legítima nossa senhora de Copacabana.
Ai de ti, ai de mim, Copacabana, que este papa vá logo embora e nos devolva a paz da rotineira sacanagem.
Ai de ti, Copacabana, justiça seja feita às madrugas no Galeto Sat´s, seguem ecumênicas e impagáveis.
Ai de mim, ruiva do Pavão Azul, sete pecados numa mulher só, Copacabana tenha dó.
Nossa quanta gente puritana! Quase sinto a presença de Calvino por aqui, aquele infeliz/radical/mal-amado… Não se espelhem nele, por favor. Nem o Xico (do Vaticano) e tão ferrenho, eu creio.
O escritor é bom mas o assunto é podre.
Não falo só da podridão da praia, que é um esgoto a céu aberto. Falo também da podridão dos debatedores, que vivem na cloaca da mediocridade.
Desculpe-nos pela mediocridade sr Gênio de merda.
Sr DEUS,perdoe-me por ter tentado,viver com um pouco de prazer,pois sei que isto é pecado…Sr DEUS,desculpe-me por ter dito,prlavras de inconformismo,poi sei que isto não é permitido…Sr DEUS,clemencia se eu blasfemei,quebrei as regras,xinguei o rei,pois sei que isto é contra lei….e finalmente senhor:CONDENE-ME POR TANTO AMOR.
Esta foi uma letra que fiz para pessoas,que querem que Deus seja visto como um ser repressor.punindo quem desobedece suas regras,todas elas feitas pelos homens.Te querem culpado,para mandar e desmandar você.Assim como alguns tiranos fazem,epla força ,eles fazem pelas palavras.Cuidado .
ai do carolas, que não sabem viver a vida…
eles negam os instintos divinos que nos foram dados…
no fundo são pessoas covardes, que têm medo da vida; não entendem que estamos aqui para amarmos uns aos outros…
Pobre de quem não pode admirar uma bela crônica. Muito embora eu discorde de tudo, absolutamente, não se pode negar a beleza da concatenação dos sujeitos, verbos e objetos nesta. Sou católico, e mais, praticante, sim, de verdade; mas, antes disso, sou Cristão, o qual pregou o amor absoluto, sem restrições, que, lá, deve estar sorrindo dos comentários opressivos contra o autor desta coluna, imaturos, ainda. Sou, ainda, cidadão, de uma Sociedade que se diz Política, por tal, está sob a égide das leis, as quais apregoam a liberdade de expressão. Sem mais.
E ah, Xico, assisto-o constantemente no redação, além de leitor assíduo. Abs, Deus te abençoe.
Xico é o poeta que escuta a voz Papal e a traduz para os rebanhos sedentos de luz e sexo. Porque a pureza tem de ser virginal? Porque todos temos de ser Cordeiros imaculados desde quando a Virgem deixou de ser Virgem para dar a luz ao Cordeiro que passou a nos guiar e ela foi cuidar do resto do rebanho. Ai de nós Xico Sá quando diz epicamente o quanto carecemos de mais carne e nos esquecemos de que a luz também amplia as sombras. O díficil são os comentaristas fundamentalistas. Estão precisando de mais trepadas e menos missas!
El Cid continua aberto, sempre. Que tal um Gin Tônica por lá?
Estive lá ontem, Séverine. vamos sim. vai ser lindo.beijo
Mas ainda prefiro o Altar Etílico da Adega Pérola ( nomeação perfeita do Fausto Fawcet em Copacabana Lua Cheia)
sim, grande lugar. perfeito para nuestro encontro esse altar.bjo
Xico Sá,
Maravilhoooso escritor! Matei saudades suas do tempo do “saia justa” masculina.
Golaço Xico!
Tem espaço na imprensa para falsos intelectuais como este xico quem? Bom que também há para pessoa séria como o Hélio Schwartsman.
Nem falso e muito menos intelectual, meu caro. abraço e volte sempre com seu ótimo humor
Profanamente delicioso.
Bendita sejas, Copacabana por abrigar e inspirar esse fantástico Xico Sá..
Pode se preparar porque a boemia blasfema e a prostituição terão fim. O Cordeiro de Deus há de tirar o pecado do mundo, eu creio. Me intriga ver este mesmo autor defendendo o direito das mulheres. Como alguém pode dizer que ama as mulheres e depois declarar amor à prostituição que degrada e diminui a honra das mesmas mulheres?
não declarei amor a nada,amigo, talvez somente à vida. fique com Deus.abs
Tudo certo tal comentário de tal comentarista. Tudo de que fala este “escritor” é para a vida livre e despretensiosa do sexo à solta, do repasto à solta, da bebida à solta e da vida à solta com muito drink. Duvido que ele fale pensando em sua esposa, sua filha, sua irmã, …… Deve ser um homem sem família e sem compromisso com a vida decente.
“Devolva a paz da rotineira sacanagem”… Xico Sá, eu te amo!
Aceita atrasado: Feliz dia do escritor!?
A sua Copacabana continua linda, de qualquer jeito apesar de todos. A ruiva do Pavão Azul está aí, mas loiraça exocet está aqui em Valinhos. Bjs.
sempre é tempo.beijo
Aí de mim, que me impressiono com esta leitura… aí de mim, que estou viciada em Xico Sá…
“QUE ESSA COPACABA E SEUS FREQUENTADORES INFIÉIS E PECADORES, POSSAM SER SEDUZIDOS PELO EXEMPLO E PALAVRAS DESSE HOMEM IGUAL A TODOS NÓS, SIM IGUAL A TODOS NÓS, PORÉM ALGUEM QUE ASSUMIU VERDADEIRAMENTE A IMAGEM E SEMELHANÇA DO CRISTO, POIS ASSIM O SOMOS.
Sim, um grande homem na contramão de uma igreja que andava meio fora do eixo e na luxúria. abs
Sim, Xico, troquemos o amém pelo amem! E que a santidade do além mar nos livrem de seus pecados.
Um cheiro!
Vamos sugerir,após o evento.uma seman dedicado a Baco, deus romano do vinho e das festas,aonde teremos orgias em profusão.
QUANTA LESERA! TA CADUCANDO EH?
viva a leseira,amigo.abs
Ai de ti, que não consegues enxergar além dos limites da orla da Zona Sul do Rio. Ai de ti, que não percebes que o mundo caminha para uma civilização, finalmente, planetária.
Ai de ti, cronista, que vive como se nunca fosse morrer e provavelmente morrerá, com se nunca tivesse vivido (Dalai Lama).
Deus te oiça, Genezio,mas estou aqui so de passagem. abs
Ai de ti, homem, que não consegues ver que há um Ser Supremo que tudo fez.
Ai de ti, homem que, cego pela falsa beleza do pecado, não consegues ver a glória e a alegria da comunhão com esse Ser.
Ai de ti, homem, que não aceitas a realidade de que há um Soberano Criador, Justo e Santo.
Ai de ti, homem que, vendado pelo prazer efêmero do pecado, não sabe que ser santo é usufruir da verdadeira alegria, aquela que habita o coração, o âmago do nosso ser, que nunca se esvai.
Ai de ti, homem que, por amar o pecado, repudias a santidade, procurando desmoralizá-la.
Ai de ti, homem, que negas a necessidade de voltar para quem te criou.
Ai de ti, homem, se não entenderes que não podes, apenas por ti mesmo, alcançar essa Graça.
Ai de mim, se não compartilhar essa maravilha que é Deus.
Ai de mim, se não proclamar que amor é Deus, porque ele é e nele habita o verdadeiro amor.
Não me julgues, talvez eu tenha mais Deus que muitos comentaristas por aqui. abs
Deus é Santo! Não obstante, enviou seu filho para arrebanhar pecadores! Mas, o mesmo Filho disse para a pecadora arrependida: – Vá e não peques mais!” É por isso que não convém ansiar por uma “Copacabana pecadora!”
Abraços!
Muito bom Xico Sá! Excelente texto-protesto. Prosa poética profana!
Vade retro, Chico!
Ai de nós, que teremos a oportunidade de entrar nos reinos dos céus com os carolas, as prostitutas, os beatos, os pecadores porque não haverá discriminação nem preconceito.
Um bom lugar,pra se amar,Copacabana…(Caymmi)
Essa musica é genial.tem sido a trilha da minha temporada por aqui.abs
A noite passa tão depressa,mas vou voltar lá pra semana…se eu encontrar,um novo amor Copacabana.
Ai de ti pobre escriba, que ainda não aprendestes a reservar um tempo para o repouso da alma cansada de tudo que acima dissestes.
Pobres diabos aqueles pimpolhos que hora dão de ombros aos prazeres da pouca idade! Quando a Excelência se volta para a “Vaticasa” os pequenos alados batem asas em retorno aos pecados carnais.
Obrigado, grande Xico!
Copacabana me engana,esconde o super amendoim,o espinafre ,o biotônico…o comando do avião supersônico,do parque eletrônico,do poder atômico,do avanço econômico…a moeda numero 1 do tio Patinhas não é minha…Um batalhão de cowbois barra entrada da legião dos super heróis…e eu Super bacana,vou sonhando até explodir colorido,no sol dos 5 sentidos…nada no bolso ou nas mãos.Um instante maestro.