Um pecado para cada dia do papa (I)
23/07/13 00:13Durante a visita do papa ao Brasil, o blog resgata uma crônica pecaminosa por dia.
Uma das missões da cúpula da Igreja Católica no momento é reafirmar os sete pecados capitais aos meninos e meninas da Jornada Mundial da Juventude. Roma faz a sua parte e a gente tenta fazer a nossa.
Comecemos com o melhor dos desvios da existência: a gula, a comilança, como na cena do filme italiano homônimo que enfeita este humilde post. Duvido que o papa, safo como é, não curta esta fita italiana do gênio Ferreri.
Fome de tudo, como sopra aqui o amigo Jorge du Peixe.
Fome de viver, agora é o Bowie no cochicho, camaleônico da gota serena.
Lembro da última minha grande musa da gula.
A moça devorava uma costela, especialidade da casa, no Gato Preto, em um cenário que reúne profissionais da noite e amadoras. Ambiente incrível com direito a uma dupla –tecladinho e voz- de músicas românticas e gauchescas.
Como comia gostoso aquela dama. Lambia os beiços às duas da madrugada. K., minha musa existencialista. Voltávamos do Wonka, onde apresentei com o Fausto Fawcett mais uma edição do projeto “Trovadores do Miocárdio”.
Imagina agora, nesse momento. Neva em Curitiba. Ela deve estar na vodka e no goulash, nos braços de um outro qualquer -mas ai já avançamos para a inveja, deixa quieto, santo papa, trataremos desse pecado logo mais.
Aquela comilança da curitibana me faz retornar ao tema do medo das mulheres diante da balança.
Você, amigo, sai com a pequena, e ela só belisca, qual um passarinho, uns saudáveis farelos ou engole umas folhinhas sem graça.
Que desgosto.
Você caprichou na escolha do restaurante, acordou com água na boca por um prato que só você sabe onde encontrá-lo, quer fazer uma presença, fazer bonito com a cria da sua costela.
Que desgosto, a gazela mira o ambiente com “nojinho”, de tão fresca. Uma estraga-prazeres, eclipse de um belo sabadão ensolarado.
Ah, nada mais bonito do que uma mulher que come bem, com gosto, paladar nas alturas, lindamente derramada sobre um prato de comida, comida com sustança.
Os olhinhos brilham, a prosa desliza entre a língua, os dentes, sonhos, o céu da boca. Ela toma uma caipirinha, a gente desce mais uma, sábado à tarde, nossa doce vida, nossos planos, mesmo na velha medida do possível.
Pior é que não é mais tão fácil assim encontrar esse tipo de criatura. Como ficou chato esse mundo em que a maioria das mulheres não come mais com gosto, talher firme entre os dedos finos, mãos feitas sob medida para um banquete nada platônico.
Época chata essa. As mulheres não comem mais, ou, no mínimo, dão um trabalho desgraçado para engolir, na nossa companhia, alguma folhinha pálida de alface. E haja saladinha sem gosto, e dá-lhe rúcula!
A gente não sabe mais o que vem a ser o prazer de observar a amada degustando, quase de forma desesperada, um cozido, uma moqueca, uma feijoada completa, uma galinha à cabidela, massa, um chambaril, um sarapatel, um cuscuz marroquino/nordestino, um cabrito, um ossobuco, um bife à milanesa, um tutu na decência, mocotó, um baião de dois, uma costela no bafo, abafa o caso!
Foi embora aquela felicidade demonstrada por Clark Gable no filme ”Os Desajustados”, quando ele observa, morto de feliz, Marilyn Monroe devorando um prato de operário. E elogia a atitude da moça, loa bem merecida.
Além do prazer de vê-las comendo, pesquisas recentes mostram que as mulheres com taxas baixíssimas de colesterol costumam ser mais nervosas, dão mais trabalho em casa ou na rua, barraco à vista, intermináveis discussões de relação…
Nada mais oportuno para convencê-las a voltar a comer, reiniciá-las nesse crime perfeito sob as vistas do papa Francisco.
Moças de todas as geografias afetivas e gastronômicas, aos acarajés, às fogazzas, aos pastéis, aos cabritos assados e cozidos, ao sanduíche de mortadela, à dobradinha à moda do Porto, ao lombo -de lamber os lábios!-, ao churrasco de domingo para orgulho do cunhado que capricha na carne e sabe a arte de gelar uma cerva. E aquela fava, meu Deus, com charque, enquanto derrete a manteiga de garrafa, último tango do agreste.
O importante é reabrir o apetite das moças, pois, repito, senhoras e senhores, o velhíssimo mantra: homem que é homem não sabe sequer -nem procura saber- a diferença entre estria e celulite.
Meu amor, te espero em Copabacana, Adega Pérola!
Vocês conhecem o acído úrico? É um componente que é encontrado no sangue e se em grande quantidade provoca inflação nas juntas e inchaço nos pés.O aumento de sua quantidade é devido ao consumo de miúdos(moela,figado,coração),frutos do mar,alguns grãos e bebidas alcoolicas.Traduzindo,isto popularmente é conhecido como gôta serena,e quem já teve isso,sabe como incomoda.Fora estas complicações todas ,o tal acido não tem função nenhuma no organismo,o que me causa revolta com quem criou o nosso corpo,daí algumas discussões com Deus.
Xico, meu oráculo.
Uma carne de sol com natas e cuscuz, no Bar do Cuscuz, em Campina Grande. não há homem que pague.
Xico, meu oráculo. uma carne de sol com natas e cuscuz no bar do cuscuz, em Campina Grande, não tem homem que pague.
Estria, celulite ?? Na horizontal o tamanho é o mesmo, e com o quarto à meia luz o cenário fica perfeito.
Xico, umas das coisas mais fascinantes da vida é comer e comer bem, mais nós mulheres temos um pequeno probleminha com a vaidade, com isso tentamos nos controlar, mais o bom mesmo é viver sem controle. Beijussss
compreendo, Juliana, compreendo. so quero incentivar o pecado.bjo
Sim Xico, você é um mestre nisso, cabe á nós nos permitirmos cometer tais pecados. Bejussss
rsrsrsrs Xico voce me fez lembrar de umas histórias engraçadas, eu tenho uma amiga de origem francesa, Marie Ange, delicada em tudo desde o nome até tudo que se pode imaginar, mas na hora que ela empunha os talheres não duvide que todo anjo pode se tranformar em uma guerreira com garra de não só matar o leão como também devora-lo.
Nos nossos encontros, as refeições são um capitulo a parte de ficar se admirando. Por falar em gula, nosso baião de dois com carne de sol e outros acompanhamentos, espera o amigo faz tempo!!!rsrsrs Abraço. Eduardo Green.
Caro Eduardo, estou em falta e agora deu água na boca. baiao de dois…. sabado vou ter q correr lá na feira de sao cristovao. abrazo
P2, policia disfarçada joga coquetel molotov na propria policia iniciando tumulto no Rio http://www.youtube.com/watch?v=7kkgK9eY7Lo
xico, meu guru do crato
realmente estrias e celulite não tô nem aiiii…
o que nós homens queremos sim, é a amada-companheira de cama e mesa…e zé fini…
abraços fraternais velhinho!!!
ps. aceita um bolinho de aipim? xico.
Aguardo ansiosamente o segundo pecado! Isso promete!
so esperando a missa do papa! abs
Simplesmente excelente Xicooooo!
Sou tamanho P, por natureza, mas como feito XXXXG. Pena que a maioria come feito passarinho e não entende a minha fome de leoa! Aliás, quem não gosta de comer, não entendeu nada da vida…
Grande Xico, aceita um almoço à Pururuca? rsrsrs
opa, amo uma farta refeição à pururuca. é so chamar.beijo
No primeiro encontro levei minha senhora para a sua lanchonete “Chicohamburguer” e ela simplesmente tomos apenas um suco, hoje, depois de 8 anos de casado ela come até o bagaço da laranja.
Ahhhh querido Xico, sem dúvida a Gula é um dos pecados mais gostosos!!!! Se juntar a gula + luxúria + preguiça, meu deus! o mundo pode acabar que estarei sorrindo! Sou magrinha, vivo no mundo P, visto a mesma calça desde os meus 16 anos e olha que hoje já tenho 27! Mas não pense que é falta de comer! Alias, não coloque uma vaca atolada, uma picanha mal passada, um bom prato de bife a cavalo, me acabo mesmo!!!! Ainda para ajudar resolvi brincar fazendo gastronomia… o prazer de cozinhar para mim e principalmente para os outros!!! Ahhhh Gula, pecado aceitável e delicioso!!!
Citar “Fome de viver”,sem falar em Catherine Deneuve,la Belle de jour,sugando o sangue dos amantes para se manter bela através dos secúlos é sacrilégio.Até eu me entragaria a aqueles dentes,mas o problema era embebedá-la devido a grande quantidade etílica,que corre nas minhas veias.
um pecado, caro Sergio. mas nao esqueci a galega. abrazo e gracias pela colaboração q so enriquece aqui o texto
Xico, vou atender com prazer esse seu chamado! Comer com vontade!! Beijãoo
prezado Xico.
Quando li, rapidamente lembrei de uma amiga em comum, que adora se lambuzar com os caldos das comidas que gostamos….e que não consigo imaginar que algum terrestre ache ruim…essa amiga é Dadá coelho…já compartilhamos muito bode no leite de coco…..panelada…sarapatel..e outras cositas mais….abraço, e bom apetite!!
Dadá é musa, é mito, é mulher demais da conta. bjo
Xico, pena que a Adega Pérola não abre domingo. Então, nos vemos no arroz de rabada do Real. Tá bom pra você?
lembrei de Gargantua e Pantagruel com seus exageros medievais
belos personagens. reli Pantagruel outro dia.abrazo
É velho Xico, a tal da gula é o pecado mais suculento pra se cometer!
…lendo sua crônica,falando em comida gostosa e abundante,me deu vontade de comer uma Marilyn Monroe.Assim a gente já peca duas vezes:gula e luxúria.
ai seria a perfeição,amigo,o paraiso.abs
Valeu ,Xico.As 10:00 hs ,tô ligado no Redação Sport de hoje.ABS.
Também podem comer um bom rubacão aqui em João Pessoa ou em qualquer lugar da Paraíba, e se tiver umas doses de cana rainha, melhor ainda!!
rubacão é uma das melhores iguarias do universo.aprovo demais.abs
Lembrei da Aninha, gordinha e tão gostosinha que pagou por nós aquele strogonof de camarão em Niterói.
“Uma das missões da cúpula da Igreja Católica no momento é reafirmar os sete pecados capitais aos meninos e meninas da Jornada Mundial da Juventude. Roma faz a sua parte e a gente tenta fazer a nossa.”
Genial.
Para reafirmar os pecados, nada melhor que pecar. Se a igreja vem com ying, eu vou com meu yang.
“Menina, bora lá em casa, pecar como se não houvesse amanhã.”
Graças a Deus (ou melhor, à igreja) que existem os pecados. Principalmente a luxúria. O sexo perderia metade de sua sensualidade se fosse incentivado por todos. Basta olhar qualquer país em que a religião é menos influente, como a Suécia: fazer sexo tão trivial quanto comprar um jornal ou tomar um copa d’água.
Entretanto, nos países religiosos (ou religiados), como Brasil, Itália, Argentina e Colômbia, até mesmo nos Estados Puritanos da América, a condenação da luxúria serve apenas para botar mais lenha na fogueira. Somos pecadores praticantes e ortodoxos. Quem peca goza mais gostoso.
Se a igreja realmente quisesse acabar com algum pecado, bastaria dizer: “liberou geral, podem fazer o que quiserem, é tudo da Lei”.
Carlos,é igual as drogas.Se fossem liberadas,perderiam o sabor de aventura,principalmente para os jovens.Mas isto é uma discussão longa,né?
Abocanhar um bolo de rolo aqui de Pernambuco, com direito a se lambuzar feito crianca. Hummmm
recomendo também um souza leao! bjo
Deliciosa e pulsante sua escrita!Acabei de ler, acho,umas dez cronicas suas.Sobre a gula realmente a maioria das mulheres teme a balança porque onde acharia tamanho de roupa maior que 38?!!!
sim, minhas amigas se queixam da mesma coisa: o mundo é tamanho p. caceta! bjo
Xico, realmente varias mulheres hoje em dia se satisfazem com algumas simples folhas de alface. Este não é o meu o caso, pois meu bisavô era italiano e ai ja viu né italiano adora comer, pricipalmente quando se trata de massa.
Que mixórdia de prosa! O que vale é que já fui ali vomitar.
o cabra q fala mixórdia ja merece muito o meu respeito, concordando ou discordando. abraço
Me arrisco a afirmar que as ‘mais frescas’ apenas se contém, como homem em começo de namoro, depois da ja ta pesada da sogra, filme no sofá e duas horas da ligeira gastro apreensão. Me lembro de uma que sacou um bolo pullman no carro, abriu e mordeu com gosto, senti orgulho! E isso foi em meados de 2005: de fato a gente nunca esqueçe! Libertem-se e se lambuzem como nosotros! Hahaha abraço mestre Xico!