Helenas em pânico no Leblon
18/07/13 15:15
É como se a baderna dos manifestantes de rua invadisse uma cena de uma novela de Manoel Carlos, o Balzac do Leblon.
Helenas em pânico.
As elegantes Helenas, como o novelista batiza seus personagens principais, não dormiram em paz de ontem para hoje.
O rolê no bairro não tem sido fácil. O jantar no Antiquarius, o arroz de pato mais caro do mundo, virou um inferno, como testemunhou este bípede cronista aquático e gramático.
A ilha do luxo da zona sul carioca, cujo metro quadrado fica na faixa de R$ 21,5 mil , é o alvo preferencial das manifestações de rua. É lá que mora o seu Cabral.gov., motivo de acampamentos, vigílias e “vândalos” –como classifica a tevê.
Seu Cabral agora atribui os protestos a ações orquestradas pela oposição –leia-se Garotinho (PR) e Freixo (PSOL). Como se meninada que está nas ruas fosse obediente a ordens de políticos.
O grupo anarquista Black Bloc não dá mole. Na mira, agências bancárias. O que é quebrar um banco em comparação a fundar um banco? , indaga a rapaziada. A base da bomba poética do Black Bloc é Bertolt Brecht ( 1898-1956).
Na frase original, perguntava o pensador e dramaturgo alemão: “o que é roubar um banco diante de fundar um banco?”
A turma da baderna que faz tremer lindas Helenas do Leblon parece reeditar, na pedagogia da pedrada, a filosofia brechtiana.
É, seu Cabral, a leitura é mais complexa.
Sim, infiltrados saquearam lojas, minhas queridas Helenas. Sim, isso foi feio, Heleninhas.
Como desde as manifestações de junho, a onda de ressaca ideológica no Leblon era composta por todo tipo de gente -a bandeira das ruas é uma coloridíssima colcha de retalhos. Desordem em progresso.
Aguardem as cenas dos próximos capítulos.
Revendo o livro “Fahrenheit 451”, me deparo com a epígrafe, que traz a seguinte colocação: “Se te derem papel pautado, escreve de trás para frente” do poeta espanhol Juan Ramón Jiménes (1881 – 1958).
O uso do imperativo “escreve” denuncia a intenção do uso da escrita de forma subversiva. Há uma comparação entre a ordem social e a ordem da pauta, estando implícita uma relação de causa. Somente a escrita de trás pra frente, aquela que questiona os valores, poderá levar à inversão de uma ordem social. Acho que são esses os tempos que estamos vivendo no Brasil. A tal desorganização que precede a organização que Chico Science conhecia muito bem.
muito bem pensado,amgio.abraço e viva ray bradbury
dizer que um pouco de violência é até saudável vai contra tudo o que eu penso. apenas.
Vândalos são BANDIDOS.
Esse tal de Black Block nada mais são do que isso: BANDIDOS.
E olha que não morro de amores pelo Sérgio Cabral Guardanapo.
Se fosse em bonsucesso,a grita seria menos menos mundo cão
A coluna do Ruy Castro intitulada Mas companhias esta ótima.Leiam.
volte Xico para o saia justa,acho vc tao sexy…
tudo otimo, mas vale lembrar que Brecht nao era anarquista, mas comunista (muito diferente). E hoje, anarquia esta mais proxima do neoliberalismo do que de uma esfera publica independente do estado.
Doce ilusão meu nobre. Uma sociedade comunista implica ,necessariamente ,em um estado de anarquia onde vc é livre para pensar e decidir por si mesmo e fazer oq quiser
.longe de alienação.leia bakunin e marx e vera uma proximidade de pensamento.
comunismo? onde leste isso,amigo? no maximo relatei o anarquismo do grupo. abrazo
o Leblon foi o bairro que menos votou no Cabral (junto com Laranjeiras, creio)..
Antes o Leblon que a Praça da Bandeira… Meu amigo e sua mãe já não sabiam mais o que fazer com a fumaça das bombas da PM, o ventilador do apartamento no 12o andar não dava mais conta… PS: Seu posfácio do livro “O Vidiota” valeu nosso investimento na máquina de livros do Metrô…
Dei um sorriso já ao ler o título, esperando uma análise criativa e bem humorada da situação… mas o texto está que é uma pobreza só!
Este post só poderia ser mesmo de paulista retardado! Reivindicar o que? Existe corrupção no Brasil, falta de infraestrutura, uma população que não ganha nada, leis pífias que soltam todo mundo e não punem ninguém, educação e saúde um lixo e daí! Vai mudar alguma coisa, isto implicaria em uma nova constituinte, no mínimo! Agora absurdo é um bando de vagabundos destruírem o melhor bairro do Brasil e paulista babaca ficar aplaudindo! Um absurdo total de gente sem o mínimo de cérebro! Então vamos quebrar São Paulo, botar fogo no Jardim paulista ou na Vila Conceição, vai melhorar alguma coisa? O Brasil é um país desgraçado sim, mas não é botando fogo nos poucos e míseros burgueses brasileiros que vai melhorar alguma coisa. Aliás o termo burguês é de uma idiotice ímpar! Em síntese é quem emprega, tem um negócio e gera renda. Ou seja que é útil e produtivo para o país. Quem quebrou o Leblon é simplesmente um fracassado com mente de ameba, no mínimo, sem o coeficiente mental de entender que não se caga onde se anda. Portanto, vão para aquele lugar, cambada de curinthia, e Ô porra meu!
Sindicatos e partidos sempre fizeram manifestações pacíficas, mas esses “puros” que começaram agora a protestar, via Facebook, não conseguem fazer uma sem bandalheira, como se houvesse infiltrados. Semana passada sindicalistas se manifestaram solicitando que os participantes não escondessem o rosto nem insultassem policiais, e quando começou a baderna encerraram o ato imediatamente. Deviam ser copiados. Black Bloc é um grupo de play-boys violentos e covardes. Não merecem simpatia nenhuma.
Xico,
Acho que vale uma pequena correção: O Black Bloc RJ, até onde eu sei, não puxou e nem decidiu marcar presença na manifestação de ontem.
Alguns dos resistentes podem ser do grupo, mas acho esta associaçcão direta frágil justamente pelo explicado acima.
Um abraço
xico, meu guru do crato
e agora que o gigante acordou e o povo saiu ás ruas, temos que ver um bando de bárbaros infiltrados, que não acrescentam em nada ás manifestações…
que venha 2014!!!
abraços velhinho.
“gigante acordou” – comentario fascista – so poderia mesmo vir de alguem chamado FRANCO.
Quem “acordou” foi voce, porque eu ja protesto desde meus 15, quando comecei a ler o capital nas minhas aulas de geografia. E ai, Folha, vai apagar meu comentario dessa vez tambem? Antes foi porque eu disse que Brecht era comunista e NAO anarquista (como esse texto aqui deixa mal-entendido). E agora? Seu censor vai implicar com a palavra “capital”?
viola, meu caro…
não represento, nem faço parte de nada que termine em ” ISTA”, “ISMO”, “INHO”…
eu só creio que todos esperam uma manifestação sem baderna,um protesto digno e com a real vontade de se fazer ouvir e provocar debates e mudanças em todos os sentidos…
o amigo acha realmente que vandalismo vai ajudar em algo??? o quebra-quebra interessa a quem???
abraços meu caro.
Enfia a Viola no saco!!! Criatura malaaaa…
viola, meu caro.
não acredito que vândalos e baderneiros, venham agregar alguma coisa ás manifestações, acredito sim, que o povo quer ser ouvido com dignidade e respeito…
respeitar o próximo acima de qualquer coisa…a quem interessa a quebradeira?
vc realmente acredita que é dessa forma que vamos melhorar o pais?
abraços meu caro.
O pessoal do Baader Meinhof iria rir muito do Black Bloc……
Pois é, Black Bloc é brincadeira de criança.
Se eu fosse o Maneco, faria da filha da sua próxima e última Helena membro da Black Bloc. E jogando molotov no Antiquarius. Pq duvido q ele teria coragem de fazê-la jogar uma bomba na porta da Globo…
Seria uma ótima sacada! bjo. confligo ideologico pais & filhos
Quem elegeu Sérgio Cabral? Ninguem? …ou foi o povo?
Só para lembrar,o governador foi reeleito com 66% dos votos,ganhando no primeiro turno.Quer dizer o carioca levou 7 anos para achar que ele não prestava?Povo lento,né? Por fim ,quem é o incompetente:ele ou os 66% que o colocaram no poder?Vão passear.
Tem gente que fala mal do Lula e diz que ele só é eleito com os votos dos nordestinos e dos pobres.Quer dizer,que ,para não elege-lo teríamos que proibir esta gente de votar,né?Isto me cheira facismo brabo, de uma parte da população que se acham os donos da verdade.Cuidado rapaziada,que daqui a pouco vocês vão começar a pintar suásticas nos rostos.O resto é historia que vocês conhecem muito bem.
66% dos votos válidos. Considerando brancos e nulos, além dos que faltaram dá 45%.
De qq maneira é mt voto e, sim, carioca é lento!
#foracabral
Xico, esses ares cariocas estão lhe deixando muito mais inspirado. E obs: o saia justa não é o mesmo sem você. Abraço carinhoso!
q bom q tu achas,Angelica.beijos
Concordo, o saia justa morreu sem vc e os outros machos alfas kkkkkkkkkkkk voltem e salvem o saia justas daquelas loucas e sem sal bjs
Como se PM não fizesse ‘baderna’ todo dia na favela. Na Maré morre uma galera e isso não recebe nem um décimo da atenção da mídia do que o vandalismo no Leblon. Vandalismo só é ruim quando é na Zona Sul, no resto do país que o pau quebre…
Perfeito, Daniel. Se o que ocorreu na maré fosse na ZS pararia o país. abs
Perfeito mesmo…. Quando aquele helicóptero da Polícia Civil destruiu uma favela inteira para matar aquele bandido Matemático, só teve uma notinha no Fantástico e pronto…. agora que a confusão chegou no Leblon, tem esse espanto todo…. E isso tudo é causado pelo o Sr. Sergio Cabral, que não atende o povo e fica fugindo…
Se a chacina da Maré acontecesse no Leblon, com meninos da fina flor carioca, William Bonner iria chorar em rede nacional, seria luto oficial em todo o país e pediriam a cabeça da presidente da república. O valor entre as vidas varia bastante desde sempre e de acordo com a geografia.
A diferença é que na Maré há bandidos com fuzis. Por favor, deixem de demagogia.
Parece que Cabral não leu. Se leu e não entendeu, será preciso desenhar.
Tem que quebrar a porra toda. Tem que tacar bomba no Cabral.
Este sim é um verdadeiro ditador sanguinário.
Sr. Pedro. Quebrar a porra toda (banca de jornal, lojas, lanchonetes) eu discordo e creio que os donos dos estabelecimentos tb. Eles geram empregos, pagam impostos p/ sustentar a corja política, inclusive os helicópteros do Cabral. Que culpa eles tem? Não sei seu ramo de atividade, mas ver o nosso patrimônio destruído por delinquentes é foda e mais foda é a PM usar caveirão, caminhão com jato d’agua p/ proteger a quadra do Cabral e deixar os trabalhadores se fuderem.
Os bancos sempre cobraram juros extorsivos em cima de cartão de crédito,cheque especial e empréstimos bancários e muita gente se endividou,mas ninguém nunca protestou contra isso,até que o governo tomasse uma atitude.Agora quebrando as agencias,como protesto não fazer o dono do Itaú ou Bradesco,mais pobres.Isto é querer curar câncer com mertiolate.Agora,ainda não vi ninguém pedindo a prisão de Carlos Cachoeira,um gangster que tem políticos e até juízes no bolso.
Manifestação: Metodologia para uma dose de tele-esquecimento.
Acompanhe uma manifestação com câmera escondida. Apesar dos inúmeros discursos e explicações do porque do ato, nenhum manifesto merece ser televisionado. Espere os momento de tensão, filme lixeiras sendo queimadas e chame de depredação, se tiver pneus fale da poluição ambiental. O foco é o “patrimônio público”!
Se apedrejarem janelas ou grandes empresas prioritariamente não importa. Siga os mascarados, prenda os mascarados. Acompanhe as prisões e ação da polícia. A única mascara que pode é a do microfone,do terno e gravata. Humanize a farda que tenta desumanizar, mostre uma policial com sinusite e culpe a fumaça dos fogos dos manifestantes. São João já passou!
Pegue um vigilante e trabalhador e peça uma depoimento de terror, isso faz com que o telespectador mais pobre se identifique com a reportagem e nunca mais pense em passar perto dessas passeatas. Espere amanhecer, e seja o primeiro a pegar imagens das ruas pós manifestação pra mostrar os “danos”. Nenhuma reportagem vai filmar o estrago pós jogos de futebol, pós inaugurações, pós comicios, pós votação de vereadores aumento de passagem, pós eleições, pré vinda do papa etc. Pós manifestação está no manual!
Manifestação tem que virar sinônimo de Terror!!!
Agora é o momento, ponha um empresário pra falar, desabafar. Chorar em nome dos trabalhadores. “Manifestem-se mas sem mexer com a propriedade, por favor, em nome do papa ou da copa”. “Mexeu com a propriedade mexeu comigo”.
Hora do recado final:O que os responsáveis pela “segurança pública” que gasta mais energia pra segurar o público repete. “Passou dos limites, na casa do governador esperou, na rua agte se segurou, mas destruir a propriedade pública e privada mexe com o principio da polícia militar”. ” Nós fazemos a segurança da imprensa, façam a nossa”. Precisam proteger a vida…a “vida” do estado democrático de direito… da propriedade!
O apresentador âncora faz aquele cara de concordância,você o enxerga diariamente sorrindo e noticiando, vc confia mais no que ele diz, do que sua mãe e filhos. A expressão facial é clara, “é isso, entendeu?!”. conclui a matéria.
Pronto!
O telespectador nem lembra sobre o tema do terrorismo, quer dizer da manifestação!
Xico, seu xará cientista é que sabia das coisas :”te desorganizando posso me organizar, e me organizando posso te desorganizar”. O cardápio é omelete, o cozinheiro está na cozinha com os ovos – ambos – nas mãos…
parabens Guto! maravilha d frase….disse tudo co uma só!
É, Xico, hoje mais cedo até postei no meu facebook que Manoel Carlos pode tirar daí o tema da sua próxima novela 😉
https://www.facebook.com/andre.salviano.7/posts/509415935797062
Abs,
Salviano – @paraquenomes
Os pequenos comerciantes que perderam tudo e terão que demitir funcionários, são “helenas”? Os funcionários, muitos dos morros, são “helenas”? Lamentável sua alienação.
Amigo, me refiro às Helenas do cenário de novela. nem falo de comerciantes no texto. os comerciantes,nao so os do Leblon,sao vitimas no país todo. abs
Como diria o Chico Science ” Estou me organizando para desorganizar”
Afora alguns vândalos infiltrados, o recado está sendo dado aos governos.
Abraços.
As roupas – caríssimas – das lojas saqueadas foram dadas a alguns moradores de rua que estavam por lá.
Poderiam ter dado uma lida no texto antes de publicá-lo.
Até q li, Mariana, mas uma pane na plataforma de publicação empastelou geral. já voltou ao normal e corrigi a falha. desculpai. abs
Chico, está precisando dar uma editada, o texto saiu repetido e truncado.
empastelou geral,amigo,ja corrigi. abs
O Sr é jornalista? Age com imparcialidade ?
Lamentável sua atitude num momento crítico em nosso país. Sua manifestação pareceu mais um desabafo, uma revanche sem alvo especifico,, ou então ligue pra Globo, para Manoel Carlos e discuta a relação, sem generalizar. Sou uma mulher sem costa quente, trabalhadora, médica, luto pela vida e pela sobrevivência, sem tempo para ver novelas e após muitos anos consegui morar nesse maravilhoso bairro, sem roubar, sem usurpar, mas trabalhando.
Decepcionante, e sua coluna esta excluída aqui!