Tipos de homens e o grau de roubada
08/07/13 20:46
Por sugestão de generosas Lolas da plateia do meu bate-papo na “Casa Folha”, durante a Flip, reúno todos tipos de homens de alta periculosidade -e outros nem tanto- que foram citados aqui nestes últimos anos de crônica de costumes.
O grau de roubada atribuído varia de cinco a dez. Por que já começa em cinco? Ah, de certa forma, seja de qual tipo for, o homem já nasce com um alto poder de canastrice.
Homem-Ossanha – É o grande e majoritário representante do nosso tempo tão marcado por machos vacilões. Trata-se daquela cara que repete o comportamento da música “Canto de Ossanha”, como no samba de Vinícius de Moraes e Baden Powell: “O homem que diz vou/ Não vai!” O cara que provoca, assanha a moça e sempre cai fora com uma desculpa furada de última hora. Grau de perigo: 9,5.
Homem-tupperware – O sujeito que a mulher moderna guarda para comer no dia seguinte. Tipo noturno, boêmio, ele exagera na dose e normalmente está sem condições técnicas para o sexo quando chega em casa. Sábia, a moça que o conduziu espera a recuperação do cara para então abatê-lo lindamente. Não representa grande risco: 6,5.
Homem-gourmet – A cerveja dele é gourmet, o café é gourmet, até a água é gourmet. Se tudo é gourmet, perdão pela grosseria, mas nada de te comer. Corra, Lola, corra. Grau: 9.
Homem-ocupação – É o tipo que sempre tem uma causa. Ótimo. O mundo carece destes homens de boa vontade. O problema é que de tanto salvar o mundo, ele esquece justamente de você. Desocupa a área, Lola, desocupa. Risco moderado: 7.
Homem de predinho antigo – Até este macho-jurubeba que vos fala já morou em um desses endereços durante o passado suspeito. Logo eu que dizia que todo homem que habita um predinho é, para dizer o mínimo, um metrossexual enrustido.
O pior deste tipo de homem nem é morar em tal lugar. O que mais dói é quando ele pronuncia, como toda a afetação desse mundo, que mora num “predinho-antigo-charmoso”.
O cenário do homem de predinho antigo é o seguinte: você entra, resistente leitora, e avista logo umas revistas chiques estrangeiras espalhadas pela sala, tipo “ID”, “Wallpaper” etc.
O cara manja de decoração e entende de iluminação indireta. É cada luminária de design que só vendo! Possui também cadeiras ou poltroninhas de grife, aqueles estranhos móveis com nome de gente. Grau: 8.
Homem-hortinha – Aquele mancebo que, ao receber as moças elegantemente para um jantar, usa o manjericão cultivado na própria hortinha que mantém no quintal ou na área de serviço.
Cultivar o próprio manjericão não é exatamente o defeito do rapaz. O problema é que ele passa duas horas a discorrer sobre o cultivo da hortinha. Uma amiga, coitada, conheceu um destes exemplares que cultivava até a própria minhoca usado como “fator adubante” da própria hortinha. Corra, Lola, avoe, mina! Risco: 8,5.
Homem-bouquet – Aquele macho que entende de vinhos finos, abre a garrafa cheio de drama e nove-horas, cheira a rolha, balança na taça, sente o bouquet e curte o amadeirado. Gostar de vinho bom, velho Baco, não é um delito. Pecado mesmo é arrotar esse conhecimento por horas nas oiças da moça. Dispare, Lola, dispare enquanto é tempo. Grau: 9.
Macho jurubeba – O homem de raiz, roots mesmo, aquele que não admite frescuras, completamente oposto do metrossexual. Com o jurubeba não tem essa de cheirar a rolha. Brabo, ele protesta contra tudo isso que está aí em matéria de masculinidade. Risco: 7.
Eu tive a infelicidade de topar com um misto de homem predinho antigo + homem-gourmet + Homem-bouquet. Fora que ele ainda gostava de falar HORAS de como viajou e conheceu países, detalhadamente – refez toda a programação, nos detalhes, enquanto eu bocejava. Olha, só sei que encontrar homem, atualmente, não tá fácil. Agora, só arrisco mesmo sair com o Homem Pinto Amigo…
q azar, baby, mas vc acabou me dando um novo tipo, o homem-Gulliver, q é esse viajante q nao para de contar suas historias por outros países. bjo
Excelente descrição, Xico! Só faltou vc mencionar o macho politicamente correto. Aquele… da sacolinha retornável mais fashion que uma legítima Louis Vutton.
na proxima tenho q incluir esse macho PC.bjo
Xico, excelente descrição de tipos.
Cresci ouvindo conselhos de minha avó para algumas de minhas primas – uma mulherada danada que, quando se juntava nas férias, só falava em homem. Eu moleque, escutava com atenção a Vó dizendo que um bom homem era o homem autêntico, sem frescuras.
Ainda segundo ela, o sucesso da relação dependia de duas condições : que houvesse respeito por parte dele e que elas não se submetessem a ele, simplesmente. Minha avó já conclamava a igualdade na relação em idos tempos – bacana eu ter podido viver isso na minha infância.
Considerando-se a variedade de tipos e gêneros masculinos disponíveis hoje para a mulherada, acho que elas poderão ser mais felizes se evitarem tipos afetados, fashionistas ou cheios de rituais. Autenticidade e respeito (acrescentaria alguma polidez ao gajo) ainda são uma boa pedida para as meninas que estão à procura.
O ideal é pegar um pouquinho de cada uma dessas coisas ai e, como diria minha avo, “usar com parcimonia”.
Tem hora pra ser gourmet, macho roots, ativista e bebado.
Ate o hortinha cairia bem de vez em quando. Tony Soprano e Don Vito Corleone, por exemplo, cultivavam tomates da Campania (ui!).
So nao seria ossanha, porque ai e vacilo e femea nenhuma merece, e nem bouquet, porque nao entendo porra nenhuma de vinho e, em 99% dos casos, bebo cachaça para dar risada com os camaradas.
Grande abraco, Xico.
Desses todos considero o pior o Homem-de-predinho-antigo que entende de toda a decoração do Ap. Esse é bicha, não comparece mesmo. O menos ruim é o tupperware. Pelo menos, fica a esperança que se abafar, no dia seguinte alguma coisa pode acontecer.
Ainda bem que você não rotulou as damas. kkk. Grande cavalheiro.
aa
Concordo amiga. Homem-de-predinho-antigo tem perigo 10, 100% de chance de ser uma maricona. Saia correndo!
Saludos Xará, o macho jurubeba com muita cachaça (e itaipavas quentes) na cabeça pode virar um homem maniçoba-no- tupperware, mas daquelas marmitas antigas, enrolada no pano de prato e com cheiro de fumaça! (Insone não flipável, estive assim em paraty). Abrazos!
ih, rapá, aquelas marmitas de roça ou fábrica das antigas. abrazo
…e o amor bandido,hein? Risco 1000.
Quando eu vejo aquele monte de mulher na fila do presidio pra visitar seus machos,fico com uma puta duma inveja.
rapaz, essa imagem é forte demais. aquela fila é impressionante.ja nos presidios femininos nao vai nenhum homem ou quase nenhum. abs
Faltou o velho bicho grilo:Sexo drogas e rock and roll…..e muita paz e amor,cara.
é, esse é um clássico! abs
O pior é ler toda essa classificação de homens e não encontrar um tipo q seja o seu namorado ou talvez ele esteja nessa classificação e eu ainda n sei rsrs!!! Homem-tupperware demais e discordo q ele não oferece nenhum mal, acho q o perigo dele está entre 7 e 8 ele é muito perigoso, é o que finge que não tá nem ai!!! e faltou a classificação de vários ai..
ih,faltou muita coisa. ajuda a catalogar. bjo
Chico, tem o homem-odara: aquele tipão passado meio-lá-meio-cá, que não saiu dos anos 70 e que ainda espera um disco bom do Caetano. Na faculdade era do DCE, tem três divórcios nas costas e puxa um fuminho todo dia que deus dá.
hahaha.conheço um bocado desse tipo,viu.bjo
xico, meu guru do crato
com todo respeito, mas o que está em falta é o homem que assume a moça, que não tenha um ego-anabolizado, aquele que sabe que amor, paixão, tesão não se desperdiça, um homem que honra as calças…como disse vinicius “meu outro guru” de moraes, a vida é uma só…
ps. xico, trouxe alguma cachacinha de paraty para servir na sala de um predinho-antigo-charmoso?
abraços fraternais velhinho!!!
Franco, mi viejo, predinho antigo é meu passado. agora to num imovel totalmente jurubeba. abrazo
e o homem Tarzã, aquele que só solta de um cipó quando o outro está na mão. que risco é?rrsrsrsr
esse não é, definitivamente, um bom selvagem! bjo
Perfeito é um homem-haikai,
se não falar bem de mulher
o conceito cai. Ahhh, cai!
MACHO JURUBEBA so lembrei de nosso amigo Guga Marinheiro, heheheh
esse é um legítimo representante. em terra, mar e ar. abrazo
Vc é demais!!onde consegue imaginar tais coisas!!antigamente os homens eram parecidos..tds mandões hj eim…tem
varios tipos a escolher,assim fica facil meninas…veja o valor da nota de cada um…as vezes nem precisa ser assim…
ser bom aluno!pode estar na média!!
Xico Sá sempre mt irreverente!!
Meu caro Xico, o tal do homem de ossanha é de fazer chorar…”coitada da mulher” que cai no canto! affffff
mas nessa enciclopédia testosterônica ainda há espaço pra o falacioso “Homem à milanesa”.
Como que é o cabôco?
No fim do expediante, o camarada, doido pra tomar uma, segue até o popular “churrasquinho da esquina”. Temendo a nossa represália, inventa de tudo: é hora extra no trampo, curso de capacitação etc. Mas eis a prova do crime: o bonitinho todo farofado. Farofa na roupa, no banco do carro, dentro do sapato, parecendo até que saiu rolando pelas dunas do Pontal do Peba, aqui nas Alagoas.
Agora me diz, pra que tanta besuntância em mentira, esses homens à milanesa? Custa dizer que foi comer um coração de galinha no espeto com umas geladas? Ou pelo chama a gente pra dividir o latão 475ml.
Ah, e a escolha seria o velho e bom medalhão de frango com bacon, acompanhando o vinagrete que eu sou dessas! 😉 Bjosss
genial esse à milanesa! ja pratiquei muito esse tipo. bjo
Xico, solicito a reavaliação do Homem-tupperware para 5,0 ele não representa nenhum mal, é prudente, deixa o serviço pro dia seguinte para poder fazer bem feito. Acho altamente recomendável!
Daniel, rapaz, sabia q fiquei nessa dúvida se melhorava a nota do cabra. ele voltará com outra avaliação. realmente nao prejudica ninguem. abs
E os tipos de mulheres que os homens devem fugir??
estou preparando esse post, mas tem sido dificil. Rita. bjo
nem quero ver
Homem-Ossanha é uma cruz. O frio do desgosto. Acrescenta o Homem-Jaçanã, nego.
Xero no cangote.
opa, na proxima aparece o Jaça com tudo. beijos
‘OS HOMENS PERDIDOS E AS MULHERES QUE SE ACHAM’… OS HOMENS CORREM ATRÁS DAS MULHERES, ATÉ QUE UMA VAI LÁ E AGARRA O MAIS DESAVISADO/// E.. SE A MULHER DIZ VAI… ELE VEM !!!
engraçadissimo… adorei o tupperware e o preedinho antigo…iguaizinhos!
Mas tem um porém, o risco da paixão pelo macho jurubeba, é de 100%. E no coração deles cabem muitos amores. Macho jurubeba é para as fortes.
Concordo com você Gleidei, macho jurubeba é alerta máximo, risco total. Perto dele todos os outros são só os outros.
Ainda não sei se corro dele ou para ele.