Os 11 maiores rebeldes do futebol
30/06/13 16:08Em sintonia com as ruas e com a final da Copa das Confederações, recomendo um ótimo programa para esquentar a domingueira de Brasil x Espanha: “Rebeldes do Futebol”, série francesa que começa hoje, 17h, na Tv Cultura.
No primeiro episódio, Ele, doutor Sócrates, ativista da campanha das Diretas Já e um dos líderes da “Democracia Corintiana”, único caso no mundo dos esportes em que o roupeiro e o massagista mandavam tanto quanto o técnico e o presidente.
A série é dirigida pelos franceses Gilles Rof e Gilles Perez, com o ex-jogador Eric Cantona, outro grande contestador, na condução da narrativa.
No embalo, escalo um timaço da rebeldia. O principal critério foi o ativismo político. Além da contestação levamos em conta também as posições corajosas na vida, a rebeldia no comportamento geral. Agradeço a colaboração do parceiro Marcelo Mendez, um cara que bate um bolão na crônica esportiva.
Perto desse esquadrão, muita gente que se acha hoje bad-boy não passa de uma pobre noviça. Repare na força do time:
Afonsinho – Ídolo do Botafogo nos anos 1970, foi o primeiro jogador no Brasil a quebrar a prática escravagista e conseguir o passe livre. O prezado amigo Afonsinho é personagem da música “Meio-de-campo”, de Gilberto Gil. Substituiu o doutor Sócrates na coluna de futebol da revista “Carta Capital”.
Doutor Sócrates – Filósofo e jogador de futebol. Comandou a “Democracia Corintiana” com a turma de Casagrande e Vladimir. Gênio.
Tostão – O craque do Cruzeiro e da Seleção Brasileira de 1970. Não deixa barato até hoje, sempre contundente nas suas opiniões. É o melhor cronista de futebol em atividade. Dialética do esclarecimento a cada linha.
Reinaldo – Depois do craque da Raposa, o ídolo do Galo. Um contestador em plantão permanente. Sem temer represálias, combateu a Ditadura e o racismo no Brasil.
Paulo César Caju – Cracaço do Botafogo, Flamengo e Fluminense, sempre com o discurso afiado para combater o racismo e a picaretagem dos cartolas do futebol. Na França, brilhou dentro de campo com oo Olympique de Marselha e fora de campo com as melhores francesas da noite.
George Best – Histórico atacante do Manchester United dos anos 60, Best era grande apreciador da noite e dos uisques. Sua frase celebre: “Gastei meu dinheiro com mulheres e bebidas. O resto desperdicei.”
Eric Cantona – Um Bicho! Cantona é pop! Jogou no Manchester United no final dos anos 90, artilheiraço, fazedor de gols que entraram pra história, sem esquecer de invadir a arquibancada pra bater na torcida do Cristal Palace em 1998!
Carlos Caszely – O artilheiro do Colo-Colo é um dos símbolos da resistência do governo Salvador Allende durante o golpe militar, em 1973, que levou Pinochet ao poder no Chile.
Didier Drogba – O homem que parou a guerra civil na Costa do Marfim. Precisa dizer mais? Gênio também dentro de campo.
Diego Armando Maradona – Uma vida inteira de rebeldia e genialidade futebolística. Mito na Argentina, ganhou até uma igreja que louva seu “santo” nome.
Almir Pernambuquinho – Jogador do Sport, Vasco, America, Flamengo, Boca Juniors e Santos, entre outros. Protagonizou a maior briga da história do Maracanã num Flamengo x Bangu em 1966. Morreu assassinado, em 1973, ao defender de agressões os dançarinos do grupo Dzi Croquetes, na Galeria Alaska, em Copacabana.
É aquela velha história, fazer lista é sempre cometer alguma injustiça. Quem você acha, amigo, que deveria constar desse time?
…e o tecmico seria João Saldanha,o homem que encarou o Medici,que queria o Dario na seleção,alem de dar uns tiros no Manga,goleiro do Botafogo que se vendeu ao bicheiro Castor de Andrade,do rival Bangu,na final do campeonato carioca de 1967.O Fogão acabou campeão apesar disto e o ocorrido foi na comemoração do titulo em General Severiano.
Xico,
Caberia nesta escalação Cesar Maluco e Heleno de Freitas.
saludos
Cacilds,como pude esquecer o Heleno. o Cesar é banco,entrando sempre. mas o Heleno é imperdoável. abs
Nos últimos anos está difícil aparecer um cara pra constar nessa lista….mas acho que o Juninho Pernambucano, por ter encarado o Eurico Miranda, já merecia um espaço na ponta do banco.
Vixe…. tem mais alguns ainda… Cruyff, Edmundo, Chulapa, Gascoigne, Renato Gaúcho, Junior Baiano, Adriano, Mário Sérgio, Balotelli, Fowler…
Sei que o Pelé anda falando muita bobagem, mas sexta-feira ele participou de um programa de rádio ( Na Geral ) e disse que não jogou a copa de 74 em protesto contra a ditadura, e que falou isto em público mas hoje ninguém se lembra. Como eu não sou desta época não sei se é verdade.
Encontrei esta reportagem sobre este assunto: http://www.dgabc.com.br/Noticia/464855/em-entrevista-pele-diz-que-nao-jogou-copa-de-74-por-causa-da-ditadura?referencia=minuto-a-minuto-topo
Obrigado, Helio, pela materia.abs
Pelo visto, o deputado Romário já está garantindo seu curral
Lista perfeita,e com mais a inclusão dos nomes indicados pelo pessoal,ficou muito boa.Vou citar Garrincha,o gênio que preferia jogar uma pelada nos campos de Pau Grande,do que uma partida no Maraca.Morreu pobre e alcoolátra ,depois de dar 2 títulos mundiais para o Brasil.Um verdadeiro anti herói.
Na verdade ,Mané foi um rebelde contra o modelo pré estabelecido de vida,onde o sujeito só é feliz se ganhar muito dinheiro e obtver sucesso.Ele era avesso a fama.Um Kurt Cobain do futebol.
Xico querido, faltou o Eder Aleixo!!!!
outro grande representante do Galo! abs
E o cruyff que não jogou 78 na argentina por causa da ditadura e não usava as listas da adidas?
bem lembradissimo do grande holandês. depois de tudo ainda virou um baita tecnico. abraço
Romário, entraria na lista de jogadores que depois de aposentado se tornaram rebeldes.
Serginho Chulapa. Um dos top 5 em rebeldia
Concordo com a outra tricolor como eu.Romário não pode faltar nessa lista.
Sera que mario sergio pontes de paiva, o ”cisco kid” consegue disputar uma vaguinha nesse time do tecnico yustrich
esse é banco,mas sempre entrando. chulapa idem.abs
APESAR DE SER TRICOLOR, ACREDITO QUE O BAIXINHO “ROMÁRIO” TEM SE POSICIONADO MUITO BEM ULTIMAMENTE E INCLUSIVE ACHO QUE ELE FOI INJUSTIÇADO POR SEU TEMPERAMENTO.
NÃO CHEGA A SE IGUALAR AOS CITADOS, MAS EM MEIO AOS OMISSOS ATUAIS OU OS SISTEMÁTICOS,DARIA DESTAQUE PARA ELE.
Tem feito um grande mandato. é porrada todo dia na CBF/Fifa. poderia muito bem constar no time. bjo
Também acho. Faltou o Romário. Só ele tem peito para falar contra as imundices da FIFA e CBF.
Casao e Wladimir sao titulares nesse time ai. Cantona e mais um vao pro banco.
Meu caro Xico, faltou o croata Boban… que deu uma voadora em um policial que batia em um torcedor de seu time na antiga Iugoslávia.
rapaz, bem lembradíssimo. esqueci esse grande cabra! abs