O patriotismo como refúgio dos canalhas
21/06/13 15:19Que ressaca cívica, senhoras e senhores.
O tipo da ressaca que não se cura com água de coco e muito menos suco de tomate.
Não adianta brigar com esse tipo de ressaca. É mais forte e destemida que a ressaca moral, como deu a pista o Paulo Mendes Campos.
É um sacode.
Mesmo assim, stop, paramos nós ou parou a passeata? Aí já estamos com Drummond, mas ainda em Minas Gerais.
Não parou nada. Assim como ninguém para o trem, o busão, o Penha/Lapa da história.
Há, porém, uma pergunta, igualmente drummondiana, na voz popularíssima de Paulo Diniz. Escute aqui.
E agora José, para onde?
Pergunto também ao pó das ruas, pergunto à poeira de Casa Amarela –agora saltamos para a voz rouca de Miguel Arraes, Recife, Pernambuco.
Deixo aqui apenas dois dedos de prosa, como quem rumina um capinzinho metafísico no canto da boca.
A rua soltou a voz, a polícia de SP soltou o lacrimogêneo e o fermento. De alguma forma, como disse a Cora Rónai n´O Globo, obrigado Alckmin.
O resto vocês já sabem.
Estávamos todos muito silenciosos. Agora, creio, os velhos políticos ouviram o recado até do Ipiranga.
Legítimo que as nossas vidas tenham padrão-Fifa. Eu também quero. E rápido.
Lutar contra a corrupção, oba, facílimo, pelo que sabemos até o Ali Babá levantava essa bandeira. Quero ver é na prática.
Essa masturbação sociológica toda, como dizia o Sérgio Motta, uma das minhas melhores fontes jornalísticas ao lado do PC Farias, para adentrar o gramado com outro assunto.
Este sim me preocupa:
O patriotismo é o último refúgio do canalha, disse um certo Dr. Johnson, pensador inglês. A sentença também é atribuía ao gênio Nelson Rodrigues.
Mas o melhor da frase é o uso que o Millôr Fernandes, filósofo do Meier, fez da mesma:
“O patriotismo é o último refúgio do canalha. No Brasil, é o primeiro”.
A face mais estranha da onda de protestos tem sido o patriotismo/nacionalismo dos últimos dias, esse gesto de pendor inicialmente tão bacana e historicamente tão fascista.
Nunca vi tanto patriota, dentro e fora das tais arenas.
O amor à pátria acima do bem e do mal? Tô fuera. Neste sentido me sinto um verdadeiro cavalo paraguaio.
Se fosse só o amor à pátria em chuteiras, aqui já voltando ao velho tio Nelson, vá lá… Se bem que misturar futebol e pátria -como faz o próprio governo federal ao se apropriar do conceito rodriguiano- também não é grande coisa.
Tenho um certo medo daquelas criaturas exageradamente patriotas. Por trás dessa bandeira, costuma rolar o vale tudo, a intolerância, o incontrolável sururu na área.
Sou tão filho teu quanto qualquer um outro, querida pátria envelhecida em barris de bálsamo, mas fujo de uma luta burra facim facim, pela porta dos fundos. Afinal de contas, o que nós queremos, Mário Alberto?, como perguntou hoje o botafoguense Arthur Dapieve.
Não sou ordem nem sou progresso, sou da turma do amorzinho gostoso. Na rua ou entre as quatro paredes.
caraleo.. qualquer um vira colunista da folha, não é mesmo!?
o sentido da crítica é certo… o patriotismo é mesmo o refúgio dos ignorantes em momento de crises sistêmicas. mas eu entrei aqui para ler algo e trombei com nada…
De tudo que aconteceu, pra mim só há uma coisa clara. As ruas e avenidas deveriam ser exclusivas dos pedestres, para as pessoas ficarem flanando por aí, de bobeira (existe melhor coisa na vida que ficar de bobeira?). O cabra sai da Praça das Bicicletas e vai até a Ponte Estaiada, gastando a sola do tênis, conversando com velhos e novos amigos, olhando a cidade, os prédios, as bancas de jornal, olhando tudo o que não consegue olhar quando está concentrado no trânsito. E se não quiser, não precisa nem conversar. Segue a caminhada tranquilo, pensando na vida, perguntando-se, talvez, por “onde será que anda a Ritinha, do Carnaval de 86?”.
Por favor, além das mensagens para os patriotas de plantão, mande mensagem, também, para os jovens de 14 a 18 anos que não sabem o que é isso.
Muito bom. Muito necessário. Parabéns.
E se caetanamente for “matriotismo” ?, será que melhora ? O Buarque, não o Chico, mas o Cristóvam disse que o legal seria acabar com os partidos. Pô, achei legal. O partido do “eu sozinho” propõe e tátárátárárá. Se a idéia for boa o pessoal grita EBA ! se for ruim grita ÔCHE. Tudo pela internet, na horinha o pessoal bota um “gostei” ou “nungostei”. Seríamos uma tribo que resolve seus problemas numa hora combinada. Por exemplo todos os dias ao final da tarde, lá pelas 5. Todo mundo dá uma “votadinha” e depois vasi comemorar e tomar uma cervejota. Tudo na boa . O que acha ? Será que dá certo ?Nem precisaria dos políticos irem ao congresso ia ser tudo pela net mesmo. Quanto ao congresso, dava um bom piscinão e o outro uma “areninha” pro pessoal ir curtir um violão acústico. Tb ainda tou “porrento” das caminhadas. Ô trem bão sô.
NUnca vi tanta gente fazendo e falando “Merlin” nas ruas e redes sociais …. vão tomar umas cacetadas da PM e ir chorar as pitangas em casa logo logo …. Desconhecimento total de como funciona uma Democracia Representativa no nível Institucional !!
Papo tipo João Ubaldo: serve pra nada!
Muitas referências a fontes, mas nenhuma aos nomes dos patriotas de última hora.
Gracinha de estudante de ginásio só!
Sou tão filho teu quanto qualquer um outro, querida pátria envelhecida em barris de bálsamo, mas fujo de uma luta burra facim facim, pela porta dos fundos.
Relaxa.
Ninguém te chamou para a luta. Sucesso com a porta dos fundos.
teste text texxxteee,acho q nada rolandooo
teste teste
Belo texto e que saudade,q falta q esse espaço aqui fez ficando fora do ar.Senti falta de ler os comentários,me sentia intima de todos e de repente…Boa volta!!!
Em uma época de overdose de Facebook, o único movimento possível é o da “Indiretas Já”.
eu diria que o barulho tava tao forte que acabamos acordando. nao sei se iremos levantar tomar um banho, um cafezinho e sairmos para o trabalho, provavelmente apenas tomaremos um golinho de agua do pote ao lado da cama e voltaremos a dormir. Mas, no minimo, o recado foi bem dado: se nao diminuir o volume, acordaremos novamente!
Patriota, dentro e fora das tais arenas… sempre vimos nas Copas… UFCs, nos BBBs… Mas agora, o povo exausto de tanta corrupção e canalhice política resolveu dizwer “basta!”. Acontece que alguns vândalos criminosos (seja militantes extremistas da própria esquerda ou anarco-punks) denigrem a boa vontade da grande maioria! E todos os acontecimentos relacionados à multidão, é sempre proporcional ao tamanho dela.
Talvez eu não tenha entendido bem o seu texto… não estudei em universade federal, sabe… mas o que entendi, não curti!
Caro Xico Sá
Uma delicia o seu passeio litero-social pela insurreição urbana; meus parabéns! Gostaria de saber em que dia da semana é publicada sua crônica para poder deliciar-me com seus instigantes textos servidos com a melhor calda de humor. Afinal de contas sem alegria, humor e amor a vida não vale a pena. Aliás, neste contexto do humor mais parabéns pelo seu delicioso “xicosa”; verdadeira tacada de mestre!
Abraço
João Padilha
Ô Xico, por que você não continua a escrever sobre “o macho e a fêmea”?
Prá começar, transporte público gratuito. É algo concreto sem nada com patriotada abominável. Esse assunto vai fazer o diferencial entre quem é a favor do povo e q
para xicosa protesto bom é da CUT ou do PT. Só vai para rua fazer amorzinho lulululalala lololo
to fora dessas siglas,amigo. digo ai uma coisa bem diferente. abs
Vc é pqp para todos, desde que: Tô bem com as negas e vao se lascar os idiotas.
Fui ator de 68 e de ibiuna e que saber duma coisa? Vai tomar no cú!!!!!
Calma,valente! abs
Boa. Espero que a imprensa deixe de incensar esta perigosa e fascista atitude.O MPL já deu o fora. Vamos ver como se segue.
Patológico este texto. Os protestos são contra a Copa e pelo aumento das passagens. A corrupção é um termo genérico para estes detalhes.
Xico Sá me representa!
Xico Sá me representa!!!
Xico Sá me representa.
falou, falou e nao disse nada, maria vai com as outras
falou falou e não disse nada maria vai com as outras
é por isso e muito mais que essa merda continua – homens de merda de palavra fácil – paraguaios incrustados – sociedade que faz de contas e gosta de promessa, para esses de palavra fácil – só o Paraguai ou chile quem sabe cuba é o melhor rota
O comunas (PCdoB, PSOL, PCO, PSTU) odeiam a Bandeira do Brasil, odeiam quem se orgulha de ser patriota, o objetivo deles sempre foi implantar um regime totalitário marxista no Brasil, isto vem desde o tempo do Getúlio Vargas.
Estão criando uma teoria da conspiração para enfraquecer a presença da grande maioria dos manifestantes, tem mais que reprimir essas bandeiras que não nos representa, o Brasil não quer o comunismo.
Comunismo = Ditadura do proletariado – partido único – Extinção da propriedade privada – fim da liberdade impressa – fim de qualquer partido de oposição – Enfim o comunismo não tolera o regime democrático.
Belo texto. Discordo apenas de uma coisa: Esse texto de Cora Ronai é uma idiotice tremenda. Prefiro ler os fatos assim: se o governo federal não fosse tão oportunista (sobretudo o ministro da justiça) e tivesse apoiado o gov. Alckmin, a situação não chegaria onde chegou. Segundo consta, o Alckmin estava disposto a enfrentar a turba furiosa e não abaixar a tarifa, mas Haddad ficou isolado, até mesmo pelo PT, e teve que aceitar a imposição dos manifestantes.
Saúde + Educação – Corrupçao + Brasil = Fascismo?
VTNC
imagina!grandes bandeiras. falo do patriotismo equivocado,como quase sempre é este sentimento. abs