Miss até de 4 anos é moda em concurso
23/04/13 20:22Dou de cara, aqui em andanças na margem esquerda do Capibaribe, no Recife, com um outdoor que convoca meninas de quatro anos de idade para um concurso “oficial” de miss.
Fico abismado com a idade. Vou checar e reparo que é moda no Brasil inteiro. Tem até um miss mundo na mesma categoria.
A disputa acontece em quase todos os Estados, promovidos por diferentes produtoras. O de SP você pode verificar aqui neste link.
Miss de quatro anos? Isso mesmo. De quatro a seis anos concorrem na faixa Mirim; de sete a nove na Infantil; de 10 a 12 na Infanto-Juvenil e entre 13 a 17 na Juvenil.
Óbvio que a iniciativa para inscrever as meninas é dos próprios pais. O concurso paulista, por exemplo, cobra R$ 150 de inscrição por cada seletiva e não estabelece um valor do prêmio –depende dos patrocinadores, diz o regulamento.
Você, leitor menos espantado, há de dizer: não vejo nada demais, as emissoras de tevê há séculos promovem shows de crianças com mais erotização precoce do que um inocente concurso de miss.
Ao me deparar com o outdoor, convocando crianças tão precoces, matutei: como uma mãe leva uma filha com essa idade para a exposição na passarela?
Exagerada correção deste cronista de costumes? Hoje só tenho perguntas, desculpem. Como diz a música de Roberto & Erasmo, “quem sabe menos das coisas sabe muito mais que eu”.
Para não ficar somente na minha velha opinião formada sobre tudo, divido a bola com os leitores.
O que acham? Normalíssimo? Incômodo? Bizarro? A definição, por favor, é com vocês.
Acho uma consequência absolutamente natural, em se tratando de pais que pouco ou nada tem para oferecer aos filhos em termos de formação. Sem transcendência (e isto nada tem a ver com viagem em psicotrópicos ou alucinógenos, nem com a aberração dos líderes religiosos que querem ainda viver como se estivéssemos no Antigo Testamento) o caminho é daí pra pior. Em um país que não oferece educação e formação aos seus cidadãos, mas apenas idiotia conformista ajustada conforme a capacidade de aquisição de bens, seria absurdo exigir algum crescimento moral, só se for por milagre divino.
Essa é a ponta do iceberg. O grande problema vem da base familiar, são os pais darem artigos de mulher para crianças usarem no dia a dia, nas escolas. Tu vê criança de salto alto, com batom na boca, rosto com blush, unhas longas pintadas, cabelo com luzes, vestidinho,etc.
Criança tem que ser criança, nada de salto alto ou pintura de rosto.
#achofoda.
Como disse no rádio (faz tempo) o jornalista Ferreira Neto, os EUA assaltavam bancos já na década de 30. Nós só começamos nos anos 70. Esses concursos infantis também chegam com atraso do interior caipira americano. Lembra do filme Little Miss Sunshine (2006)?
Bem lembrado, Regina. Gracias. Bjo
Na minha infância minhas tias queriam que eu fosse Paquita pq era loirinha e não tinha vergonha, mas eu nunca quis e minha mãe nunca gostou da ideia, então não incentivava. Talvez se na época eu quisesse, mas minha mãe não, hoje eu seria uma daquelas mães que levam seus para esses concursos.
escroto no uRtimo! mas como é o filho dos outros, só me resta lavar as mãos…
Xico, neste final de semana fui à uma de aniversario de uma menina de 2 anos. Da madrinha ganhou uma penteadeira. Depois de uns 15 minutos, a madrinha solta “O meu sonho e de minhas irmãs era ter uma penteadeira. Meu pai fez uma de uma antiga maquina de costura da minha mãe.” A avó ou tia ou a mãe, uma delas, nao sei ao certo deu um microfone. Sendo o pai músico, me levou a pensar que quem deu o presente quer que a criança siga a carreira musical. Enfim, em menor escala, não inscreveram a criança em um concurso de miss infantil (talvez não saibam que isso existe!), mas fica claro: a criança só serve para satisfazer aos desejos dos adultos. Criança objeto. Infelizmente, só posso lamentar. A humanidade não evolui!
Xico,
Vi este post minutos depois de ver o seguinte video:
http://www.facebook.com/photo.php?v=514763481920722&set=vb.100001612248159&type=2&theater
Nem sei mais se quero filhos, pergunto-me qual o sentido de por mais gente num mundo estúpido deste
Xico, acho BIZARRO!
Criança tem de ser criança, uai. Essas mães fazem coisas bizarras com as filhas e acham normal! Alisamento no cabelo, bronzeamento artificial, algumas são até forçadas a fazer REGIME. É daí pra pior.
Isso, na minha opinião não é normal!
Criança tem o direito de ser espontânea, se sujar, brincar… Acho uma violência “plastificar” um ser inocente.
Só pais irresponsáveis fazem isso com seus filhos.
Aquele filme “Pequena Miss sunshine” é uma ótima crítica a isso.
Maluco mesmo… é aquela projeção dos pais, algo como: “que o filho seja o que eles sonharam ser”… Xicofreud explique vai… vamos gostar de ler.
Lamentável. Fase única e curta da vida onde a felicidade pode ser simples e ingênua, sendo perdida pela frustração e ganância dos próprios pais. O que será desta futura geração maquiada?! Mascara sobre mascara?!
É, caro Xico! Já vi até programa, em um destes canais estrangeiros, mostrando concursos de pequenas misses lá em terras estadunidenses. A situação parece ser até pior, as meninas já são estereotipadas e treinadas para agirem “a la Barbie”, parecem adultas em miniatura e na maioria das vezes são pressionadíssimas pelas mães.
É triste de ver e de imaginar o que elas se tornam na adolescência e o trauma que isso pode causar na criança.
Dia desses fiquei chocada com a notícia da miss mirim que tem dezenas de pares de sapatos e um péssimo gosto pra roupas(coloridas e cheias de penduricalhos). As crianças são vítimas de pais vaidosos e interesseiros, infelizmente. Tenho pena dessas crianças que deixam de brincar para fazer dietas e caras e bocas.
Só lamento.
Acho uma questão complicada…a publicidade voltada ao publico infanto-juvenil tem regulamentação em diversos países, aqui entretanto a indústria de brinquedos, alimentos e beleza tem livre acesso às crianças…isso, sem dúvidas, gera esse tipo de demandas que expõem aos nossos olhos um erotização infantil, além de futilidades da vida adulta transpostas aos padrões daqueles que ainda não possuem senso crítico formado e deveriam estar nas ruas brincando de pés no chão.
Até onde eu sei quem compra coisas para crianças são os pais. O problema não é a propaganda, e sim os pais imbecis que são ótimos na hora de fazer um pirralho, e péssimos na hora de educar
Bizarro é pouco!!! Os pais não são donos dos filhos, e as leis que dizem “proteger as crianças” deveria proibir isso.
Neste país de musas (da torcida, do carnaval, do mensalão ), de machistas e padrões de beleza definidíssimos, afinal a população é homogênea (contém ironia) não me espanta o fato de acontecer esse tipo de evento. Entretanto, acho de extremo mau gosto, pra dizer o mínimo. Pedófilos devem adorá-los (não estou dizendo que são os pedófilos os responsáveis por isso).
É bizarro e incômodo.
Xico, quando vi esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=WeGBFgNxewc&feature=player_embedded fiquei estarrecida com as carinhas das meninas.
Tem um documentário que mostra bem nitidamente que o desejo é principalmente das mães: todas ávidas por materializarem nas pequenas o desejo delas de estarem na passarela e no mundico fashion. Uma pena.
*
Caro Xico Sá,
Também estou no time dos ingênuos.
Como Educador (em auto-licença voluntária, por tempo indeterminado), já considerava absurdo um tipo de concurso de miss mirim, miss infantil (ano passado uma pernambucaninha foi miss mundo nessa categoria).
Como, de resto, mulher querendo ser miss (moça, no dizer Brasiliano), hoje em dia.
Mas, quatro anos, pow! Aí, não dá mesmo, neh?!
Próximo passo: Engenharia Bio-Genética seleciona genes de futuras misses?
Oh, Human Nature, I miss you!
*
P. S.: Se estiver pela Boa Vista, amanhã, regadas no Bar Central.
Abraços e Saudações Poéticas!
.*.
acho horrível essa ideia, excesso de vaidade nessa idade, faz com que as crianças normalmente cresçam com um desvio de caráter irreversível…narcisismo mode on
Na minha idade, o único concurso que participávamos era de quem era melhor no pega-varetas ou beti.
Eu participei de um concurso de beleza aos 5 anos de idade, fiquei em segundo lugar e foi algo que me traumatizou profundamente pois não aceitei a colocação na época! é verdade!
Na minha cabeça só vem uma coisa: pais frustrados, que não conseguiram realizar seus sonhos, tentam fazer isso através da criança.
Bizarro, lamentável.
Eu só tenho a lamentar crianças vendidas e submetidas a algo que certamente não são capazes de entender… Vaidade? Capitalismo? Tudo tem seu preço, inclusive a inocencia… triste..
Chico Sábio, acredito que essas mães não tiveram Barbies e tão fazendo suas filhas de tal. Essa exposição pode gerar sofrimentos e angústias à crianças que tem o direito de serem somente crianças. Também divido com você tal ebasbacamento.
Indústria do narcisismo, mestre. É um aspecto a mais dela. As crianças entram na dança, assim como os cachorros e os pratos de comida. Acho triste.
Outro sintoma dessa patologia social é uma nota de coluna social que circulou escaneada outro dia não lembro onde. Falava de uma empresa que oferece “babás desde o útero” pras dondocas que querem ter filho mas não querem ter o trabalho de carregar no ventre.
Isso é o povo que vive pra tirar foto. Namora pra tirar foto, vai a restaurante pra tirar foto, tem filho pra tirar foto, tem cachorro pra tirar foto, trepa pra tirar foto. Dá nisso. Só que essa cultura toda tem consequências.
No caso das crianças, pode ser a erotização precoce? Pode ser uma delas. Mas dessa o povo fala desde que eu era baixinho da Xuxa (infelizmente, sem amor, estranho amor). O que me parece mais complicado é a precocização da cultura do tudo pra tirar foto, da cultura de tudo pra se subcelebrizar-se, em detrimento de outras coisas muito importantes.
O dia, enfim, continua tendo 24 horas pra todo mundo, e uma menina desse tamanho que passa um tempo razoável aprendendo a fazer caras e bocas e poses e passos, deixa de lado atividades que ralem o joelho, por exemplo. Acho que uma criança desenvolve mais ralando joelho no pátio do que fazendo beicinho no espelho.
Perto dessas oportunidades perdidas, o risco de lobos maus salivarem pelas crianças é fichinha. Acho.
Bizarrice total… Tem reality show sobre isso, as mães transformando as pequenas em verdadeiras aberrações de tanta maquiagem, cílios postiços e laquê no cabelo.
Realmente lamentável…
Terrível!!! Os pais são os responsáveis diretos pelos valores de cada criança para o futuro. O mundo esta perdido…Como já dizia meu avô.
Só pode ser miss quem tem idade pra levar piroca. E tenho dito.