Miss até de 4 anos é moda em concurso
23/04/13 20:22Dou de cara, aqui em andanças na margem esquerda do Capibaribe, no Recife, com um outdoor que convoca meninas de quatro anos de idade para um concurso “oficial” de miss.
Fico abismado com a idade. Vou checar e reparo que é moda no Brasil inteiro. Tem até um miss mundo na mesma categoria.
A disputa acontece em quase todos os Estados, promovidos por diferentes produtoras. O de SP você pode verificar aqui neste link.
Miss de quatro anos? Isso mesmo. De quatro a seis anos concorrem na faixa Mirim; de sete a nove na Infantil; de 10 a 12 na Infanto-Juvenil e entre 13 a 17 na Juvenil.
Óbvio que a iniciativa para inscrever as meninas é dos próprios pais. O concurso paulista, por exemplo, cobra R$ 150 de inscrição por cada seletiva e não estabelece um valor do prêmio –depende dos patrocinadores, diz o regulamento.
Você, leitor menos espantado, há de dizer: não vejo nada demais, as emissoras de tevê há séculos promovem shows de crianças com mais erotização precoce do que um inocente concurso de miss.
Ao me deparar com o outdoor, convocando crianças tão precoces, matutei: como uma mãe leva uma filha com essa idade para a exposição na passarela?
Exagerada correção deste cronista de costumes? Hoje só tenho perguntas, desculpem. Como diz a música de Roberto & Erasmo, “quem sabe menos das coisas sabe muito mais que eu”.
Para não ficar somente na minha velha opinião formada sobre tudo, divido a bola com os leitores.
O que acham? Normalíssimo? Incômodo? Bizarro? A definição, por favor, é com vocês.
Bizarro, ridículo, desumano…
acho muito inadequado … é pular fases da vida .. sem falar na cabecinha das meninas … na boa acho isso simplesmente absurdo !
Xico, seus textos são ótimos; procure no google: LIVRO CIBERCELULAS. Você se surpreenderá!
Quantas cópias destam… já foram vendidas? O SPAM ajuda???
Thats precisely why the users are usually suggested to plan the efficient diet plans in addition to weight loss procedures that have superior history against the obesity. For you to kill excessive weight it is better make use of the meizitang..
É normal… mas isto, obviamente, não significa que é BOM.
É bizarro pacarai… schiffoso e doentio…
Criança dessa idade tinha que se preocupar em brincar… lidar tão cedo assim com competição e vaidade é perverso.
Me incomoda sim, já que entendo que as crianças estão sendo conduzidas pelo ego dos pais… e não venham com essa de que foi um pedido acatado e tudo mais….
O pai/mãe manifestam, mesmo que inconscientemente, o seu desejo (luxo, poder e glória) à “menina”… E a criança se submete….
Uma demonstração da loucura que tomou conta do homem moderno!
Imagina a cabecinha da criança quando recebe a notícia que nao ganhou o miss recife , miss piaui, miss cafundó do judas… Por isso que tem tanta mulher complexada por aí, com uma visão que “na minha opinião” é distorcida sobre a beleza.
querido xico… tenho dois filhos .. e minha opiniao é a mais simples possivel ; a de respeitar a infancia e a criancice deles…. este tipo de coisa so faz pular isso… e isso é uma barbarie com elas q nem sabem direito o q querem, alias , sabem : querem brincar… beijo xico.
Concordo 100%
Até os meus 10 anos eu era um bobalhão ,brincando de pipa,bola de gude e futebol de rua.Hoje ,tô com os meus 60 anos bem vividos e agradeço aos meus pais ,por me deixarem ser criança,quando tinha de ser.Cada idade tem sua fase e não adianta pular,porque vai fazer falta lá na frente.
Normalíssimo, em épocas em que a a exposição pública é mais do que corriqueira, por que não socar os filhos quanto mais cedo possível nesse caldeirão?
Não sejamos ingênuos de pensar que, por mais radicais e conservadores que sejam os pais, essas crianças não estarão postando cada passo nas redes sociais, senhores.
Na década de 60 ,eu tinha uma banda efomos convidados a tocar num programa na TV Gazeta,onde umas crianças iam cantar.Era um inferno ,pois as mães achavam os filhos uns gênios e o desafino era culpa da banda.Baixava o espirito de Herodes e dava vontade de sair esganando os guris.Com certeza nenhum daqueles mini gênios virou um Paul McCartney.Criança tem só que brincar e estudar com pouca idade.
Gente, vamos com calma! Tem meninas de 4, 5 anos que sao vaidosas, que gostam dessa vida glamurosa!
Sou filha de hippies, e sou super consumista (e gasto pq posso)! Com 5, 6 anos ja era vaidosa e minha mae nunca forçou isso em mim! Agora se a menina é forçada a ser uma bonequinha, a competir, o negócio ja fica perigoso…
Cada criança tem sua essencia, a cabeça do adulto muitas vezes é doentia.
A vaidade faz parte de nosso processo de auto-estima. Se quando maior a criança for mais ou menos vaidosa ou consumista, isso terá sido parte do seu processo de amadurecimento, suas escolhas e determinação de valores. Isso deve se dar naturalmente, em princípio sob orientação dos pais, e não provocado ou estimulado em excesso como em um concurso de misses aos 4 anos de idade.
Acho que as crianças têm que brincar e exercitar o lúdico. Sobre os pais que inscrevem filhas de 4 anos nesses eventos, diria que estão transferindo suas frustrações, minimamente, para elas.
Acredito que tudo isso passe por educação (família e escola), cultura e esclarecimento – falta de…
é o roubo de uma infância,um prato cheio para pedófilos, um absurdo que os pais criem os seus filhos para serem celebridades e com já estéticas globais de TV… conculsão: são anãs e não crianças….
Como as festas de debutantes. O “debut” nada mais é do que uma apresentação da menina – que agora é mulher – a sociedade. Ou seja, estão fazendo uma festa para “promover” a menina… isto nos remete à época cujos pais pagavam um dote ao pretendente da moça (ou vice e versa, não me recordo bem).
Tem muito pai ai “oferecendo” a filha e nem se dá conta disto!
Enquanto se der mais valor a uma bela bunda do que ao carater e a inteligência,ficamos nisso aí……….
Quem pode fazer algo é o governo, simplesmente proibir.
Acha certo o governo te mostrar como educar suas filhas?
Mania de achar que o Governo deve resolver seus problemas, acorda ô Helio. Tenha posições próprias e não fique esperando tudo de mão beijada.
Depois querem saber por que tanta gente se droga ou enche a cara.Simples;é porque ultimamente o mundo esta uma bosta.Aí fica umas campanhas idiotas na mídia.
Pó pô pó, pó?
Saiu um artigo muito bom do Antônio Prata sobre descriminalização das drogas,hoje na Folha.Leiam.