Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Xico Sá

Modos de macho, modinhas de fêmea & outros chabadabadás

Perfil Xico Sá é escritor, jornalista e colunista da Folha

Perfil completo

Dúvida cruel: o homem frouxo ou o canalha

Por xicosa
04/04/13 22:06

Uma velha questão sempre discutida aqui nas noites da taverna voltou à baila, quando Carol, vestida nas suas calças vermelhas e com teses da mesma coloração, pediu a palavra:

“Pois saibam todos vocês: prefiro um bom canalha a um homem frouxo.”

A sentença da paulistana, sem deixar um farelo de dúvidas sobre a mesa repleta de bebidas e acepipes, fez com que alguns de nós levássemos a mão ao queixo, como se todos virássemos, naquele instante, ingênuos pensadores de Rodin. Pense!

“E querem saber mais? Só existem esses dois tipos mesmo de homem!”, arretou-se a dama.

A frase nem era para tanto, mas saiu tão afirmativa, tão sem dúvida ou vacilo, tão incendiária, que balançou até a plaqueta do “Fiado só amanhã” do boteco. A coisa fica forte conforme ela é dita, digo, conforme as labaredas do discurso.

Na boca de mulher bonita, então, vira imediatamente certeza absoluta.Essa capacidade que elas têm de acordar as mesas e fazer balançar, qual ventania mal-assombrada, as garrafas de cachaça com raízes ou cobras -sim, no botequim sem nome de ontem, na Bela Vista, havia aquelas garrafas envenenadas.

Carol se apegou ao recurso do conhecimento de causa, ao saber da rotina, à jurisprudência amorosa da sua trajetória.

“Pois saibam todos vocês: prefiro um bom canalha a um homem frouxo.”

O cearense dono do estabelecimento parou as suas atividades para ouvir a moça. A mulata da Vai-Vai também se ligou no discurso. Uns vagabundos deram pitacos. Como uma frase dita de forma convicta pode virar um Pentecostes em um simples pé-sujo de San Pablo.

Ela não repetiu a frase, não carecia, a frase ecoava como uma sentença romana e voltava a balançar as garrafas, a mexer com os presentes, os vivos e os que por ali passavam àquela altura.

O canalha, concluímos, sem que ela dissesse mais nada, merece mais respeito porque é mais explícito, a mulher já entra na história sabendo, e ainda pode ter momentos líricos, passionais, bonitos, pois todo canalha é, no fundo, um devoto, ajoelha-se diante de uma fêmea como um romeiro diante do seu santo predileto.

O frouxo representa, sem nenhum distanciamento, a maioria dos homens contemporâneos e o chove-não-molha da hora, o homem-de-Ossanha, aquele que diz vou e não vai, o indeciso, o confuso, melhor, o “cafuso”, como dizia o velho Didi Mocó.

O fraco não se apresenta para valer no jogo, titubeia, faz que vai e acaba não “fondo”, como dizia, no seu genial futebolês, o Dedeu, um desses tantos macunaímas da bola, cearense que brilhou (pelo menos na prosódia) no Clube Náutico Capibaribe.

Triste escolha essa: o canalha ou o homem frouxo.Pobre dicotomia alcóolica.

O mundo é bem melhor que isso, não acha, amiga?

Só sei que nada sei sobre esse assunto, como diria o grego complicado. Melhor ainda, como diria Roberto Carlos das antigas: “Só agora eu sei, o que aconteceu/quem sabe menos das coisas/sabe muito mais que eu!”

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Social bookmarks comentou em 13/04/13 at 3:10

    C12LJ8 A round of applause for your article. Awesome.

  2. buy social bookmarks comentou em 12/04/13 at 17:15

    1oQ1hI Really enjoyed this article post. Want more.

  3. Izabela Araújo comentou em 11/04/13 at 21:16

    Com certeza, o frouxo. Chega de canalhas.rs

  4. Margarete comentou em 10/04/13 at 11:38

    Será que só existe mesmo esses dois tipos de homens? Concordo com você, Xico Sá: O mundo é mais do que isso. E o homem que sabe identificar o terreno em que pisa ou, nesse caso, a mulher com quem está lidando sem ter qualquer comportamento pré estabelecido? Não é assim que cada um, homem e mulher, é capaz de crescer com o outro? Explorar a si mesmo e ao outro ou cair fora logo, se o susto for muito grande…do homem ou da mulher, porque canalhas e frouxos tem dos dois lados. Um abraço!

  5. nadyegida comentou em 08/04/13 at 19:09

    Arre égua, Xico. Não adiantou falar sobre o maldito domingo e me vem com uma afirmação dessas?(” prefiro um bom canalha a um homem frouxo.”)
    Nem uma terapia à base de Osho me faz escapar dos efeitos desse teu texto. Haja João Ubaldo Ribeiro e Anais Nin “no rabo” que é para estragar mesmo a coisa toda.
    Texto à la Tchico. Bom te ler.

  6. Maria G. Costa comentou em 07/04/13 at 20:24

    Como se diz no Ceará: Ainda vaí??

  7. sergiobarros comentou em 07/04/13 at 13:20

    Obrigado,xico.

  8. sergiobarros comentou em 06/04/13 at 10:38

    Xico.Acabei de ler o seu comentário sobre Garrincha na Folha hoje.Genial.Gostaria que você escrevesse sobre Almir Pernabuquinho, qualquer dia,este outro anti herói brasileiro,que deu o titulo mundial ao Santos em 63 enfiando a cara na chuteira do italiano e provocando o penelti que nos deu a vitória e que botou o time do Bangu pra correr em 66.Este sim foi o maior tranqueira e acabou assassinado a tiros na Galeria Alaska.

    • Xico sa comentou em 06/04/13 at 14:18

      Sérgio ,almir eh outro ídolo q tenho no mundo da bola.devo uma crônica sobre ele. Abs

  9. sergiobarros comentou em 05/04/13 at 12:26

    Já imaginou o tranqueira chegar ás 3 da matina cheio de canjibrina,e te dar uns catiripapos,só porque você foi falar do batom na gola dele.Como diria o Nelson Rodrigues:Nem toda mulher gosta de apanhar;só as normais.

  10. Nina comentou em 05/04/13 at 12:11

    Bom mesmo é homem que sabe se mostar canalha na hora da brincadeira e boa gente na hora da crise. Tesudo mesmo é homem que não se obriga a nenhum papel pré determinado.

    • Lucas comentou em 05/04/13 at 12:22

      Aleluia.

    • Fábia comentou em 05/04/13 at 13:21

      Lindo!

    • dario comentou em 05/04/13 at 18:20

      sábia Nina. disse tudo!!!!

    • Letícia comentou em 05/04/13 at 18:29

      massa!

    • Partenaire comentou em 07/04/13 at 9:03

      Existe LUZ no fim do túnel.
      Ela se chama Nina!

    • Patricia comentou em 08/04/13 at 11:46

      Isso aí Nina! Concordo com vc! Tanto homem quanto mulher que sabem o que querem são maravilhosos assim: não fazendo tipo.

    • Edu comentou em 12/04/13 at 1:50

      Nada alem do normal, quando duas pessoas se gostam, o sexo e o ombro sempre estao em STAND BY, isto serve pra quem e verdadeiro e nao se prende a medos e rotulos. Isto se referindo a machos ou femeas.

  11. Eduardo Mesquita comentou em 05/04/13 at 12:07

    Xico,
    pobre da sua amiga, que só conhece esses dois tipos de homem.

  12. agnes comentou em 05/04/13 at 11:30

    Graças a Deus que a radicalidade da moçoila , realmente nao mostra a realidade. Com certeza ela estava sofrendo de uma ressaca brava , provocada por um legítimo representante dos frouxos . Aí a gente fica assim passional . Mas gostar de canalha , só mesmo aceitando e gostando do final , mais do que previsível . Existem homens de todos os tipos e pra fazer o suas emoções se agitarem , definitivamente não precisa ser canalha . Agora o frouxo é duro de engolir, porque acaba com a auto estima de qualquer mulher . Até ela descobrir que o problema não está nela , o desgaste é grande . Abaixo os frouxos e indecisos e aplausos para os bem resolvidos , que se forem romanticos então, arrasam . Bjjss

    • Letícia comentou em 05/04/13 at 18:36

      Nossa, Agnes, concordo com você, principalmente quando fala sobre o problema não estar nela e o desgaste ser grande até que se descubra! Massa!

  13. Lívia comentou em 05/04/13 at 11:25

    Bem, Xico, canalha ou frouxo, penso que o problema maior está em bancar uma mulher. Bancar uma mulher que sabe o que quer e não abre mão de querê-lo, que não abre mão do orgulho que é saber-se desejante. Uma mulher que também quer ser desejada. Uma mulher que quer ser considerada. O canalha, ok, devota-se aqui e ali, enfeita a vida acolá, mas também não se dispõe a ir muito além. O frouxo – ai que preguiça! – acena com isso tudo, faz que valoriza, admira, sinaliza que está disposto, para mais adiante tirar o time de campo com as mais covardes desculpas. Tá faltando homem que goste de MULHER, e não de mulherzinha. Já reparei, dessas aí ninguém corre…

    • Helaine comentou em 08/04/13 at 11:10

      Lívia disse tudo!

  14. sergiobarros comentou em 05/04/13 at 10:15

    Alias,este tema é muito bem abordado no livro de Jorge Amado:Dona Flor e seus dois maridos.No final, ela ficou com os dois,pois um é melhor em certas ocasiões e outro, noutras.

  15. savia ferraz comentou em 05/04/13 at 10:07

    O frouxo,o canalha,o cachorrão,o bêbe,meu Deus do céu Xico,não se faz mais homem igual a VC!!!!

  16. GM comentou em 05/04/13 at 9:57

    É frouxo o canalha que sabe que é canalha, mas tem pena da mulher ao saber o lugar em que a deixa quando (inevitavelmente) vai embora?

  17. sergiobarros comentou em 05/04/13 at 9:48

    Todo tranqueira tem seu lugar no coração feminino,tipo Jece Valadão no filme Os cafajestes.Mas,nunca pense em casar com um deles,que é dor de cabeça para sempre.Eles são ótimos para as diversões mundanas.

  18. Alcindo Noleto Rodrigues Filho comentou em 05/04/13 at 6:18

    Xico Sá: como é que você consegue superar-se a cada semana deste jeito ? Esta crônica é tão boa que poderia ser emoldurada em um quadro, como um diploma…

  19. Macho comentou em 05/04/13 at 1:00

    A mulher busca o homem que desperta nela as experiências mais intensas. Desejo, mistério, aventura, dúvida, drama, tesão. Uma montanha russa de emoções, altos e baixos, imperativos e indefinições, ondas e ressacas do mar do amor que quebram no peito da donzela e lhe tiram o fôlego. Geralmente que faz isso é o canalha, homem de coragem, anti-herói vulnerável que dá a cara pra bater, corre riscos, é imprevisível, sensível, ousado, direto e tarado. A mulher sabe que o canalha é hiperbólico, misterioso, contraditório e muitas vezes mentiroso, e mesmo identificando as mentiras do canalha, a mulher prefere fazer vista grossa e ficar com ele a ter que conviver com o marasmo do frouxo, o ser cinza e inerte que não faz nem uma marolinha no coração da mulher. O canalha acende a chama na vida da mulher. Às vezes a mulher se cansa e casa com o frouxo, quer paz, estabilidade, previsibilidade. Mas gozar gostoso, só mesmo com o canalha.

    • Luciana comentou em 05/04/13 at 2:09

      arrasou! é isso aí… vc falando parece até simples…

      • Macho comentou em 05/04/13 at 15:29

        Obrigado, Luciana. Falar é fácil, difícil é “talk the talk and walk the walk”. Bjo!

    • Xico Sá comentou em 05/04/13 at 5:28

      Rapaz, comentário mais contundente e melhor q a crônica . Valeu abs

      • Macho comentou em 05/04/13 at 15:30

        Obrigado Xico, fico sem palavras frente a seus elogios. Grande abraço!

    • May comentou em 05/04/13 at 9:55

      Menino você arrasou no comentário. é isso aí mesmo, adoro um canalha, um don juan ao quadrado. Por enquanto são esses que mexem com minhas entranhas. Há quem diga que irei me aprumar com um frouxo….mas enquanto isso não acontece….continuo apreciando um bom canalha, seus modos e conquistas. Agora, a mulher tem que praticar o desapego com essa raça, porque senão vai ficar na sarjeta. Mas até curtir uma fossa por um bom canalha tá valendo! Abre o vinho e solta o Chico minha filha!

      • Fábia comentou em 05/04/13 at 10:49

        “Por enqunato são esses que mechem com minhas entranhas”

        Coisa linda e faceira essa tua colocação,cara May!

      • Macho comentou em 05/04/13 at 15:32

        Obrigado, May. Desejo-lhe sorte para encontrar um ex-canalha que se tornou um bom môço. Esses sim são pra casar.

    • Fábia comentou em 05/04/13 at 10:47

      “Uma montanha russa de emoções, altos e baixos, imperativos e indefinições, ondas e ressacas do mar do amor que quebram no peito da donzela e lhe tiram o fôlego”

      Esse é o verdadeiro príncipe encantado que toda mulher anseia.Sem cavalo,só galopes de desejo!Aplausos para seu comentário,caro “macho”.
      🙂

      • May comentou em 05/04/13 at 13:00

        eita que Xico Sá agora tem concorrente. Já estão especulando se ele não seria Fêmea ao invés de Macho, mas porque não o seria um macho?! gente a crença move montanhas rs rs.
        Eita caro “Macho” você atiçou todas as moçoilas!

        • Macho comentou em 05/04/13 at 15:37

          Não sou concorrente, sou um aluno de Xico. Acompanho-o desde uma entrevista que ele deu na Kiss FM há mais de 10 anos. Ao ouvi-lo, pensei: “esse cara sabe das coisas.”

          Acredite, tenho cromossomo KY. Digo, XY.

      • Macho comentou em 05/04/13 at 15:34

        Muito grato, Fábia, mas o homem não precisa ser um príncipe encantado para cativar uma mulher. Basta saber ouvi-la, prestar atenção aos detalhes e às entrelinhas. Bjo!

        • Nina Araújo comentou em 05/04/13 at 17:36

          Macho, cê tem uma lábia da porra, né?!

        • Fábia comentou em 06/04/13 at 10:39

          O uso do termo “príncipe encantado” foi só para enfeitar minha colocação,visse.
          Conto de fadas não é afrodisíaco.Beeeijos!

    • Odara comentou em 05/04/13 at 10:56

      Me desculpem, mas tenho certeza que não foi um homem que escreveu isso…

      • André comentou em 05/04/13 at 11:41

        Também acho.

      • Fábia comentou em 05/04/13 at 13:25

        Também acho, Odara.Aposto todas as fichas que foi uma fêmea usando da nomemclatura masculina para mostrar aos da “raça” como é que se faz um bolo de macaxeira sem solar.
        🙂

      • Fêmea comentou em 05/04/13 at 14:24

        Odara, posso garantir que foi.

        • Macho comentou em 05/04/13 at 15:38

          Grato, minha linda fêmea. O que seria de mim sem você?

      • Macho comentou em 05/04/13 at 15:41

        Sou tão macho que até meu e-mail é macho: macho@outlook.com

        Mas digo logo: não sou canalha. Esse fardo já não carrego mais comigo. Todo santo tem um passado, assim como todo pecador tem um futuro.

        Sou um homem comprometido, companheiro, cúmplice, curioso, estudioso e observador da natureza humana. E devoto de todas as mulheres do mundo. Nada mais.

    • Patricia comentou em 08/04/13 at 12:56

      Prefiro não dar rótulos. Esse tipo “canalha” que vc diz que é com quem a mulher goza gostoso mesmo, concordo com vc. Não importa o nome que é dado, mas esse é o homem que me faz vibrar e faz vir à tona a fêmea que eu sou, que também tira o fôlego dele e também é misteriosa. Faz com que esse “macho canalha” encontre-se e se reconheça na “fêmea ousada”. A mulher discreta, segura, independente, que também dá a cara pra bater sem medo de viver. Discreta porém ousada, sedutora e devoradora. Nem todas são mulherzinhas que se cansam e escolhem um frouxo para casar. Há as que preferem simplesmente viver sem os papéis que é imposto a elas. E pode crer, posso dizer que são mais felizes assim. E por que não o macho e a fêmea “canalhas” não podem se unir e ambos “gozarem”, em todos os sentidos, juntos essa vida maravilhosa?

      • Hércules comentou em 11/04/13 at 9:58

        Acredito que esteja blefando! No fundo todas querem um macho pra casar e ter filhos, você não deve ser diferente! Vai envelhecer e não terá alguém do seu lado, é triste ficar sozinha. Que você esteja passando por uma fase de “fêmea ousada e devoradora”, tudo bem, mas esse tesão desmedido é para sempre?

      • Edu comentou em 12/04/13 at 1:39

        Rótulos são horríveis, ninguém nos conhece o suficiente para dizer que você é isso ou aquilo, a não ser nossas próprias gêmeas geradoras, carinhosamente intituladas de mães. A Femea ousada e independente vive em constante procura pelo macho/canalha, pois no fundo a femea também tem seu momento de gozar virar para o lado e dormir ao revez dormir de conchiinha. O homem ossanha lhe incomoda, pois pode ser o canalha que a mesma busca porem ela não tem o controle de quando ele vai ou quando ele quer. E existe um medo na “fêmea ousada” que a deixa muito confusa, quando a situação/decisão a faz deixar o posto de devoradora, isto acontece quando com a paixão rola, e o dilema de deixar de ser uma devoradora a devora, e gera um conflito entre suas teorias/escolhas, ou seja tem medo de amar após o gozar……. Ninguém quer ficar para titio ou titia, o que queremos é não sair da zona de conforto.

  20. 007多功能32g摄像手表 comentou em 05/04/13 at 0:42

    你是怎么想的呢?

  21. Julia comentou em 05/04/13 at 0:40

    O frouxo me cansa; o canalha me deixa na sarjeta. O que devo fazer Santo Xico? Continuar só, ou ir revezando entre o tédio e a sarjeta? Apresente crônicas com mais opções p discutirmos.

    PS. O homem-de-Ossanha me deixa tão ansiosa e insegura que não tem estoque de prozac que dure!

  22. Nina Araújo comentou em 05/04/13 at 0:39

    O homem frouxo, olha, vou te dizer, nego. O homem frouxo, esse é o pior de todos! De todos! Por esse, repare bem, por esse, não existe compaixão alguma. É a treva! O homem frouxo (cuspe) vai ser sempre “eu queria” e isso só faz esculhambar de vez o respeito que ainda pode-se ter. É consideração zero. No alto, na escala dos desgostos, esse é o rei.

  23. sergio marques comentou em 05/04/13 at 0:19

    Ah,ah,ah, nada que me surpreenda.O problema é definir a que tipo de frouxidão nos referimos.Algumas coisas parecem que não mudam com o tempo.O problema é que aquilo que chamamos de natureza humana não é algo estático, muita coisa mudou.Há os que gostam do modelo mais “basicão”, ainda que muito sofisticado esconda um basicão enrustido.Esqueceram, no caso, do tipo dissimulado, que pode posar de basicão ou sofisticado, frouxo ou canalha, de acordo com as circunstâncias ou conveniência.Cada situação é uma situação.Há homens e homens, assim como mulheres e mulheres.Mas acho pouco julgar caráter a partir da forma de atuação com mulheres, ainda que isso seja muito revelador.Sem contar os tipos de pessoas que só gostam quando são desprezadas ou menosprezadas.Mas só mesmo o Xico Sá para levar esse assunto ao nível de dilema existencial, ah,ah,ah.Muito legal!

  24. NICE GAYA comentou em 04/04/13 at 23:54

    HOMEM DO SÉCULO EU TAMBÉM PREFIRO OS CANALHAS AOS FROUXOS ´SÓ NÃO CONCORDO QUE EXISTAM SOMENTE ESSES DOIS TIPOS DE HOMEM KKK

  25. Flavia comentou em 04/04/13 at 23:27

    Eu tô com a Cassia, ainda temos homens iguais a vc, Xico. Cabra macho que sabe apreciar uma boa alma feminina. Mas entre o frouxo e o canalha, gosto de desfrutar de uma canalhice. Os frouxos não prometem nem o céu, muito menos o mísero pão amassado pelo capeta.

  26. Romulo comentou em 04/04/13 at 23:22

    Rapaz e sorte das mulheres que tem 2 opções. Imaginem se só tivesse uma. Ou do jeito que o mundo anda quando não tiverem nenhuma opção. Aí elas irão chorar.

  27. Fernanda comentou em 04/04/13 at 23:05

    Por isso prefiro o leque de opções que as mulheres são. Muito mais dificeis, muito mais interessantes!

  28. Claudia comentou em 04/04/13 at 22:23

    Sim, Xico… Foda não é ter só essas duas opções. Foda é saber que o número de canalhas é 80% menor que o de homens heteros frouxos. Humpf!

    • Gusmão comentou em 04/04/13 at 23:28

      Foda é saber que as mulheres só conhecem esses dois tipinhos.
      Senhoras e senhoritas, anotem: gusmao2222@yahoo.com.br
      Abs.
      Gusmão

      • Claudia comentou em 05/04/13 at 0:38

        Ahahahaha… Valeu, Gusmão. Mas antes de um contato mais profundo, qual seu tipo? Já que não é canalha e nem frouxo…

        • Gusmão comentou em 05/04/13 at 9:34

          Oi Cláudia, sou um cabra do tipo que as senhoras e senhoritas devem conhecer. Tá dado o email! rs
          Beijos

  29. Cassia comentou em 04/04/13 at 22:12

    Pô Xico, ainda bem que não é preciso escolher entre esses dois trastes, pois ainda há Homens como você. Agora, se com uma faca no pescoço fosse preciso, o canalha levaria a melhor.

    • xicosa comentou em 04/04/13 at 22:17

      Cassia, gracias pelo elogio,mas nao sei se valho essas coisas todas nao(rs).Sim, as duas opções foram as colocadas na mesa do bar. o mundo nao é so isso,mas q foi engraçado foi.beijo

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailxicosa@uol.com.br
  • FacebookFacebook
  • Twitter@xicosa

Buscar

Busca

Blogs da Folha

  • Recent posts Xico Sá
  1. 1

    O partido dos corações partidos

  2. 2

    A arte da cantada permanente

  3. 3

    O tal do amor aberto dá certo?

  4. 4

    E Abelardo da Hora recriou a mulher

  5. 5

    Como eleição mexe com amor e sexo

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 20/03/2011 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).