Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Xico Sá

Modos de macho, modinhas de fêmea & outros chabadabadás

Perfil Xico Sá é escritor, jornalista e colunista da Folha

Perfil completo

Receita para esquecer um amor: vide bula

Por xicosa
25/03/13 00:45

Sugestão de filme que radicaliza sobre o tema: “Brilho eterno de uma mente sem lembranças”

Em uma visita ao arquivo de cartas recebidas por Miss Corações Solitários, madame responsável pelo consultório sentimental deste blog, descobrimos a pergunta que mais se repete entre os corações aflitos:

Como é que se esquece uma pessoa que se ama?

Óbvio, a pessoa foi embora, o tal do amor acaba -acaba principalmente da parte dele, desalmado!

Como é que se esquece? A primeira coisa que me veio à cabeça foi copiar aqui a receita do miojo, como fez o sábio menino do Enem. Ou quem sabe o hino do Grêmio, composto por Lupicínio Rodrigues, talvez seja o mais dramático e bonito de todos.

A propósito, quem não leu, recomendo, sobre a redação do miojo, artigo de Inácio Araújo, é só clicar aqui, ó!

Repetimos a fatídica pergunta: como é que se esquece alguém que se ama?

Há quem diga que um amor só se cura com outro. No que caímos em outra pergunta: mas como arrumar outro se o anterior não nos deixa nem dormir direito, como se fosse um carnê atrasado com todas as prestações da existência?

Se existe uma grande farsa moderna é a tal da crença que a fila anda. Anda tanto quanto o trânsito de SP em dias de tempestades.

Há quem aposte em uma viagem exótica a um país idem. Escalar o Himalaia, essas coisas.

Já apostei em uma receita simples, que está a cada esquina: quando a vida dói, drinque caubói –sem esquecer o seu ídolo de dor de cotovelo preferido. De Bartô Galeno a Leonard Cohen.

Outro dia, na praia do Pina, vi um homem de corpo enterrado na areia, só a cabeça de fora, usando algo parecido: um tubo de Pitú e um Genival Santos bem alto –“Eu hoje quebro essa mesa/se meu amor não chegar…”

Uns resolvem se enfiar no trabalho, como houvesse alguma dignidade nisso. Há quem se entupa de barbitúricos ou tarja preta de estima.

Nessa grave hora, descrentes jogam suas fichas e dízimos no conforto das religiões. Uns viram fanáticos e juram-se curados. Acontece.

Há quem vá ao pai-de-santo e há quem procure os caminhos do orientalismo.

Na literatura há receitas malucas, como a do livraço “Tia Júlia e o escrevinhador”, de Mário Vargas Llossa, já lembrada neste blog: tome leite de magnésia, pois o amor seria apenas uma questão de prisão de ventre, não aquela batedeira de coração que você estava sentindo.

Nunca me deparei, porém, com nada mais sábio do que a receita de um colega cronista d´além mar, o gajo Miguel Esteves Cardoso, com quem tive o prazer de compartilhar uns copos no “Love Story”, em SP:

“As pessoas têm de morrer; os amores de acabar. As pessoas têm de partir, os sítios têm de ficar longe uns dos outros, os tempos têm de mudar.

Sim, mas como se faz? Como se esquece? Devagar. É preciso esquecer devagar. Se uma pessoa tenta esquecer-se de repente, a outra pode ficar-lhe para sempre.

Podem pôr-se processos e acções de despejo a quem se tem no coração, fazer os maiores escarcéus, entrar nas maiores peixeiradas, mas não se podem despejar de repente. Elas não saem de lá. Estúpidas!”

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Lili comentou em 25/03/13 at 23:04

    Xico, quero muito amar e ser amada. Estou cansada de amar sozinha. Esse é o sofrimento maior !

    • Júlia comentou em 25/03/13 at 23:22

      É sim! Fiquei 3 meses com uma pessoa e o motivo do término foi esse. Eu gostava mas ele não estava “apaixonado”! Faltava alguma coisa. A sensação da rejeição, dói demais! Amar e não ser amado é muito cruel.
      E não há nada que se possa fazer…Estou cansada também.

  2. lucia gama comentou em 25/03/13 at 22:34

    Chico gostei desta história dos sítio tem que ficar longe. Algo como longe dos olhos longe do coração… O pior é o encontrão do acaso. É muito difícil este processo. O tempo…é o único cicatrizante eficaz.

  3. Lilian comentou em 25/03/13 at 21:49

    somos um fígado: vamos nos regenerando , nos recompondo

  4. Neysi comentou em 25/03/13 at 20:26

    Eu acredito que dor de amor é cultural, educação errada. Durante séculos e séculos foi nos ensinado que no fim de relacionamento tem que haver dor. Quando tudo passa, sempre perguntamos: – Por que perdi tanto tempo?
    Devíamos nos modificar e colocar na cabeça que não vale a pena perder tempo. Outras pessoas maravilhosas existem; é só deixarmos que elas cheguem.

  5. Oswaldo comentou em 25/03/13 at 20:14

    Sim, o tempo cura tudo. Mas e quando você terminou a relação há 12 anos e não consegue esquecer dela? E só sente tesão pensando nela? E paixão é sinônimo dela? E não existe nenhuma outra mulher como ela na sua cabeça?

    A coisa é muito complicada…

  6. ROSANGELA comentou em 25/03/13 at 19:48

    quando um relacionamento acaba, mta coisa acaba junto alem de sonhos e projetos, nesse caminho encontramos amigos em comum, familiares, lugares e outros, qdo o fim chega seja pq motivo for, vem a dor, a dor de ter construido e vivido tantas coisas e momentos que pareciam ser pra sempre, que faziam tão bem as pessoas envolvidas, a dor de não poder continuar, afinal de contas nunca acaba pra dois, uma dor que parece que nunca vai passar! O tempo passa e vemos que podíamos ter evitado essas dores todas, mais junto com o tempo vem tbm a certeza de que pra não se ter essa dor, tbm não conheceriamos o AMOR, amor que nos fez perder o sono numa noite e dormir feito criança na seguinte, amor que nos deixou de cinco e não de quatro como muitos dizem, amor que pela primeira vez nos permitiu atender ao telefone e dizer: OI AMOR, BOM DIA AMOR, EU JÁ DISSE QUE TE AMO??? então a dor fica pequenina, e dor de verdade tem, QUEM NUNCA AMOU ASSIM, quem será que perdeu? QUEM AMOU OU QUEM NEM SABE O QUE É O AMOR!? assim encontro força pra continuar, eu era vazia antes de encontrar esse COVARDE que permitiu que o relacionamente acabasse por falta de atitude, EU ainda prefiro ter sentido tdo aquilo a nem saber que isso podia acontecer de verdade, alem das letras de musicas e versos!!!!! AZAR DELE!!!!!!!

  7. franco comentou em 25/03/13 at 18:57

    xico, meu guru do crato

    o tempo é o melhor remédio, para seguir em frente…apesar que as lembranças não se apagam.

    boa semana a todos.
    abraços fraternais velhinho!!!

  8. ANA comentou em 25/03/13 at 18:35

    O Amor é cruel, quando perdemos o ser amado, morre uma parte de nós, ai sabemos que este era realmente o nosso amor. Quando esquecemos e arrumamos outro este não era nosso amor.

  9. USA comentou em 25/03/13 at 18:29

    So vejo aqui quem levou pe na bunda , tem alguem aqui que deu o pe na bunda e mesmo assim sofreu muito??

    • Lucas comentou em 25/03/13 at 21:02

      Eu. Eu dei o pé na bunda e me arrependo profundamente até hoje. Pq tentei voltar e nao tive chance. E saber que tudo que eu sofro hoje em dia é devido a minha burrice de meses atrás é o pior de tudo.

  10. renato comentou em 25/03/13 at 18:26

    Chico, vivo isso no meu dia-a-dia, percebi que contra isso não existe remédio. Tudo que dá pra fazer é seguir a vida (até pq não dá pra palra-la a força) e matar dia após dia, a esperança que lá no fundo bate, aquela que “um dia vc e a pessoa se reencontrarão e tudo voltará a ser como antes. Não dá pra ser como antes, pq a vida seguiu e voce com ela, o que era antes jamais será, então é melhor deixar de tentar esquecer e entender que aquele buraco que ficou, aquela dorzinha que as vezes incomoda faz de voce quem voce é hoje, ous seja, aquela que se foi, ainda faz parte de voce, só que de um outro jeito. Abs

    • xico sa comentou em 25/03/13 at 18:46

      Verdade mesmo,caro Renato:nao existe remédio.por isso tentamos ao menos tirar uma buena onda com as possibilidades e crendices. abrazo

  11. MARIA comentou em 25/03/13 at 18:21

    me apaixonei com 22 anos, e também tenho certeza que era amada, pelo destino, pela prórpia vida, não ficamos juntos, para esquecer esse alguém mais de 20 anos se passaram, hoje tenho certeza esqueci a pessoa, poucas vezes me lembro dela, mas sinto no coração saudades daquele amor,
    para mim não esqueci o que o amor proporciona, é um sentimento sem comparação, e tenho certeza que nunca mais terei um outro igual, isso não me faz sofrer, pelo contrário eu posso dizer – que sei o que é o amor.
    As pessoas nõa precisam esquecer o amor, pode se esquecer a pessoa, continuem vivendo , namore, case=se, tenha filhos e simplesmente deixe o amor morar no seu coração,o amor foi parte da minha vida e pior seria ela se eu não tivesse conhecido esse sentimento que nos leva ao paraiso,
    esquecer a pessoa amada vai demorar anos,mas um dia tenha certeza esquecerá, Não queiram esquecer o amor, depois que voce o conhece jamais esquece.

  12. silvia comentou em 25/03/13 at 18:05

    o amor nao existe…….

    • xico sa comentou em 25/03/13 at 18:47

      pior é q existe.é raro, mas rola. gracias pela leitura.beijo

    • Mari comentou em 25/03/13 at 23:16

      Existe e é a coisa mais bela do mundo! Infelizmente, poucos são os contemplados. A maioria tá aí na luta: ganhando algumas batalhas e se machucando em tantas outras…
      Às vezes dá vontade de jogar a toalha, mas a gente acaba seguindo em frente mesmo com o coração já tão “cansado de guerra”.
      A verdade é que sofrer por amor – ou por não ser amado – dói demais!

  13. Ira comentou em 25/03/13 at 17:41

    Impossivel esquecer. Melhor aceitar logo a realidade e seguir em frente assim mesmo.

  14. Vera Lucia comentou em 25/03/13 at 17:25

    Tive um relacionamento por 09 anos. Nesse período, ele me traiu e acabou arrumando uma filha, hoje com 06 anos, que aliás, amo muito. Seu irmãozinho de 09 anos, é meu afilhado e meu filho do coração. E agora, no final do ano passado, descobri nova traição. Não teve jeito, separei. Ainda gosto muito. Sofri muito…muito…. ainda sofro mas bem menos que no início. Adotei a política de não falar, não ver e nem ouvir!!! Tem dado resultado. Mas não é fácil! Todos dizem que um amor cura outro… mas cadê o novo amor… Homens legais estão em falta…. Então o jeito é você ir se curando sozinha….

  15. Fábio Blanco comentou em 25/03/13 at 17:23

    Xico, tive que ler esse post, assim como tive que ler um outro seu de uns tempos atrás, acho que esse ano já, sobre o impossível de fazer um homossexual se apaixonar por você. Já viu, né?! Gosto de uma menina que tentou, mas não conseguiu levar a vida comigo. Achei que fosse dar certo, ela tentou e eu também. Vi que apesar de parecermos ser feitos um para o outro, tem uma coisa que não a deixar ir, como ela mesma diz. Agora caí na real, jato de água fria mesmo. Não dá, sou só um cara, não Deus. Não posso mudar a essência dela. Levarei o conselho do post atual, pois acredito nele. As coisas têm que mudar, o novo tem que vir! Estou muito animado com minha nova vida, apesar de triste e sem saber por que as coisas acontecem tão lindas para depois se esvaírem sem volta.

  16. Annalyce Disse comentou em 25/03/13 at 17:17

    Desculpe Xico,copiei a letra de Perhaps Love 3 vzs.Perdão.Errei no mouse.
    Se quiser,delete que faço de novo.Obg.

  17. Annalyce Disse comentou em 25/03/13 at 17:12

    Respondo vc Xico com essa linda canção de Plácido Domingos e John Denver=Perhaps Love:Esqueci um cafajeste ouvindo ela.Embora a letra seja o oposto do que sinto hoje!
    Aqui vai uma receita:Peque o amor,embrulhe em um tecido forte,tipo lona de caminhão,passe um plástico envolvendo e amarre com nó de marinheiro.Soque-o no fundo do coração e diga que nunca mais vai procurá-lo/aTalvez o amor seja como um local de descanso,um abrigo da tempestade
    Ele existe para te oferecer conforto, Ele está lá para te manter aquecido
    E naqueles tempos de dificuldade quando você está sozinho,
    A lembrança do amor vai te trazer para casa

    Talvez o amor seja como uma janela,Talvez uma porta aberta,
    Ele te convida para chegar mais perto, Ele quer te mostrar mais
    E mesmo se você perder a si mesmo e não souber o que fazer,
    A lembrança do amor vai te acompanhar

    O amor para alguns é como uma nuvem, Para alguns tão forte como o aço
    Para alguns um modo de vida, para alguns um modo de sentir.
    E alguns dizem que o amor está persistindo E alguns dizem que está desistindo
    E alguns dizem que o amor é tudo E alguns dizem que não sabem…

    Talvez o amor seja como o oceano, Repleto de conflito, repleto de dor
    Como uma chama quando está frio lá fora, Um trovão quando chove.
    Se eu viver eternamente E todos os meus sonhos tornarem-se realidade,
    Minhas lembranças do amor serão sobre você…

    E alguns dizem que o amor está persistindo E alguns dizem que está desistindo
    E alguns dizem que o amor é tudo E alguns dizem que não sabem

    Talvez o amor seja como o oceano, Repleto de conflito, repleto de dor
    Como uma chama quando está frio lá fora, Um trovão quando chove.
    Se eu viver eternamente E todos os meus sonhos tornarem-se realidade,
    Minhas lembranças do amor serão sobre você…
    .Tenha opinião.Chore e beba todas se quiser,mas não volte não.Cafajeste não nos merece não!Cafajeste merece a cadeia.Desalmados!
    Aqui a linda letra que andou na contra-mão:Eu sofria e ouvia.Mas não voltei não.Faz 18 anos!As marcas vividas por esse amor(?)sinto-as na carne ainda,mas não gosto dele.Arrependo-me por demais de ter tido um relacionamento com ele,mas sentir saudades?Jamé!
    Eis-Perhaps love:Talvez o amor seja como um local de descanso,um abrigo da tempestade .Ele existe para te oferecer conforto, Ele está lá para te manter aquecido
    E naqueles tempos de dificuldade quando você está sozinho,
    A lembrança do amor vai te trazer para casa
    Talvez o amor seja como uma janela,Talvez uma porta aberta,
    Ele te convida para chegar mais perto, Ele quer te mostrar mais
    E mesmo se você perder a si mesmo e não souber o que fazer,
    A lembrança do amor vai te acompanhar
    O amor para alguns é como uma nuvem, Para alguns tão forte como o aço
    Para alguns um modo de vida, para alguns um modo de sentir.
    E alguns dizem que o amor está persistindo E alguns dizem que está desistindo
    E alguns dizem que o amor é tudo E alguns dizem que não sabem…
    Talvez o amor seja como o oceano, Repleto de conflito, repleto de dor
    Como uma chama quando está frio lá fora, Um trovão quando chove.
    Se eu viver eternamente E todos os meus sonhos tornarem-se realidade,
    Minhas lembranças do amor serão sobre você…
    E alguns dizem que o amor está persistindo E alguns dizem que está desistindo
    E alguns dizem que o amor é tudo E alguns dizem que não sabem
    Talvez o amor seja como o oceano, Repleto de conflito, repleto de dor
    Como uma chama quando está frio lá fora, Um trovão quando chove.
    Se eu viver eternamente E todos os meus sonhos tornarem-se realidade,
    Minhas lembranças do amor serão sobre você…FIM!
    Ele?Nunca Mais Xico!Valeu pelo têxto.Amei!

  18. Denisinha comentou em 25/03/13 at 17:03

    Não sou mazoquista, Graças à DEUS. Se foi bom, realmente será difícil esquecer. Quanto tempo pode demorar para esquecer? Somente o próprio tempo dirá ! Amor de verdade não acaba…é tanto que não acaba. Mas existe um monte de sentimentos que talvés por conveniência, o chamamos de amor. As vezes fugir do amor é bem mais fácil, porque não vem na aparência que imaginamos. Enfim…cada um com seu pepino…

  19. Maristela comentou em 25/03/13 at 16:37

    Ahh … enganoso é o coração,
    Na minha opinião tudo é uma questão de mente, você controla sua mente, se tiver alguma recaída, toma um porre, mas no outro dia, já é um novo dia.. e já era… bola pra frente…

  20. campos comentou em 25/03/13 at 16:12

    Ótima abordagem do Xico; para pensar.
    Acho que não há receita pronta.Cada caso é um caso.Mas como homeopatia, ajudam:
    a distância,sem comunicação,atividades físicas e mentais,tempo ocupado o máximo possível.O esquecimento é difícil,pior se tiver havido amor do casal.Mas o tempo é senhor de tudo.Minora as dores mas não
    desaparecem.Tornam-se uma enxaqueca crônica, pelo menos.Vai e vem como uma situação bipolar. Acho que é uma definição,apenas.

  21. Julia comentou em 25/03/13 at 16:07

    Pessoas,
    Como não deu certo? Voces piraram? Claro que deu certo enquanto durou. quem disse que o amor é eterno? Niguem é de niguem, se não da para segurar a pessoa que se ama, e voce o ama mesmo, tem que deixar ir e que seja feliz. Voce vai querer ver a outra pessoa feliz, porque voce esta dizendo que ama, ou sera que voce é egoista ao ponto de so querer voce se sentir bem na relação?

  22. juraci correia santos comentou em 25/03/13 at 16:06

    É isso aí, Xico .
    É isso aí, Suzy…. eu também não esqueci.Porem, isso me faz bem. De repente agente se vê. Meu tempo ainda não se esgotou (espero que nem o seu).

    j.

  23. jamil S. Jr. comentou em 25/03/13 at 15:43

    Ah, isso é fácil, só arrumar outras saudades, outros amores, outras dores e pronto.
    abços

  24. eu mesma comentou em 25/03/13 at 15:07

    outro amor nao cura, só faz sofrer mais, o pior de tentar esquecer é lembrar da solidão

  25. Gleidi comentou em 25/03/13 at 14:13

    Não tem remédio, é esperar o sentimento ir acabando aos pouquinhos, chorar todas as lágrimas, sangrar o coração,e pedir a todos os orixás para o encosto sair. E depois cantarolar, meio feliz, a música de Ivan Lins: “Você foi saindo de mim, por todos os meus poros, e ainda está saindo, nas vezes em que choro.”

  26. sergio barros comentou em 25/03/13 at 14:04

    Depois de te perder,te encontro com certeza.Talvez no tempo da delicadeza.Onde ,não diremos nada,nada aconteceu.Apenas seguirei como encantado ao lado seu.Esta é a receita do Chico Buarque,o homem que mais entende a alma feminina.

  27. sergio barros comentou em 25/03/13 at 13:47

    O unico amor que é pra sempre é amor de pica,que, onde bate fica,já diziam os antigos……..

  28. IG comentou em 25/03/13 at 13:45

    Tive um relacionamento de 10 anos, sendo que 3 morando juntos terminamos em 2007, fugi pra 1 mês em Buenos Aires e voltei pra Sampa pra uma vida nova. Depois de um ano o fogo voltou e voltamos a morar juntos, mas tomei mais um pé definitivamente em 2009. Nunca curei. Ano passado fugi pra LONDRES e o fantasma ainda me persegue!
    Se eu sentar pra contar os detalhes da história, dá no mínimo um livro! Agora tô aqui ouvindo “Mandy” do Barry Manilou e segurando pra os colegas de trabalho não me verem borocochô. Alguém aí tem história parecida? A gente podia marcar uma reunião dos corações aflitos em Sampa, hein? Estou indo em visita ao Brasil nesta quarta, ficarei até 11/4 e passarei por Sampa, Salvador, Brasília e Rio!

    • Andrea comentou em 25/03/13 at 15:02

      Eu tenho vamos bater um papo aqui em Sampa. Meu e-mail é deanova2012……..@…………….gmail.com!

    • Eu comentou em 25/03/13 at 15:38

      Bom, minha história é parecida, rs… Tive um relacionamento de 10 anos também, fui noiva, não deu certo… terminamos 2x nesse período até que ele me chutou de vez faz 5 meses.. estou num relacionamento novo, comecei a morar junto, mas honestamente não acho que essa dor passa… parece aquelas coisas que ficam pra sempre… anyway, deixem seus emails! Sempre dá pra conversar online também, né?

    • Fernanda comentou em 25/03/13 at 17:32

      Vc nao pode se entregar, independente do tempo que ficaram jtos… Sei que é dificil, mas ocupe sua cabeça com outras coisas e qdo vc menos esperar… vai ver q já passou! Td de bom… boa sorte! Abraço

  29. Chapeleta comentou em 25/03/13 at 13:38

    Praticar algum esporte
    Transar adoidado
    Beber um pouco mais
    Dormir bem e quando acordar começar tudo de novo

  30. SUZY comentou em 25/03/13 at 13:37

    D I S T A N C I A…QTO MAIS, MELHOR, NAO VER, NAO OUVIR A VOZ…ENFIM, NAO E NAO UM MILHAO DE VEZES, NUM BELO DIA VC SE DEPARA LEMBRANDO, PQ VC NAO TEM AMNESIA, E PERCEBE QUE AQUELE SIGNIFICADO TODO QUE DAVA PRA CRIATURA E QUESTAO,NAO TEM SIGNIFICADO ALGUM, QUE ELE PODERIA DESAPARECER DO PLANETA, QUE VC NEM NOTARIA.POREM, ISSO DEMANDA TEMPO, E BOTA TEMPO NISSO!! PACIENCIA, E BOTA PACIENCIA NISSO!! TENHA CTZ DE QUE ACABA, E VC QUASE QUE NEM SE DARA CONTA. NAO VA ATRAS DE RECEITAS MILAGROSAS, NAO HA MILAGRE, OUTRO AMOR NAO CURA O ANTIGO, MAS NAO DEIXE DE NAMORAR MTO, SO PRA NAO PERDER O JEITO KKK NO MAIS, E SO ESPERAR QUE AQUELE AMOR TODO,SE TORNE APENAS UMA LEMBRANÇA,APENAS LEMBRANÇA DOS FATOS E NAO UMA LEMBRANÇA EMOCIONAL, DAQUELAS Q QO SE LEMBRA DE ALGO VIVIDO COM PESSOA, A FAZ VERTER LAGRIMAS, DAI MINHA CARA, É UM SINAL CLARO DE QUE VC AINDA NECESSITARA DE MAIS TEMPO…

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailxicosa@uol.com.br
  • FacebookFacebook
  • Twitter@xicosa

Buscar

Busca

Blogs da Folha

  • Recent posts Xico Sá
  1. 1

    O partido dos corações partidos

  2. 2

    A arte da cantada permanente

  3. 3

    O tal do amor aberto dá certo?

  4. 4

    E Abelardo da Hora recriou a mulher

  5. 5

    Como eleição mexe com amor e sexo

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 20/03/2011 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).