Minhas 12 rebeldes com causa
08/03/13 20:10Nos primórdios deste blog, por ocasião da “Marcha das Vadias” em SP, elegi algumas mulheres extraordinárias por causa das suas rebeldias, aquelas que portam -ontem e hoje- o luxo da coragem, talvez o maior dos luxos.
É o tipo da escolha que você faz mesmo sob o risco das injustiças de quem ama as tais listas. É do juego. Hoje é dia de manter algumas e ampliar o time das baderneiras em todos os sentidos.
– Marietta Baderna – Tão linda e disposta que o eu sobrenome deu origem à palavra baderna e virou sinônimo de agitação e vadiagem. Era uma bailarina de origem italiana que reinou no Rio por volta de 1850.
– Bárbara de Alencar – Primeira presa política do Brasil. A revolucionária do Crato se engajou, com os filhos, que estudavam no Recife, na Revolução pernambucana de 1817 e na Confederação do Equador.
-Patrícia Galvão, Pagu – Já aos 15 anos, nos anos 20, a jornalista e escritora paulista mostrou ao que veio. Escrevia textos comuno-anarquistas e andava na contramão das modinhas de fêmea.
– Dadá – A entrada de mulheres no bando de Lampião já foi uma quebradeira geral nos tabus. A macharada temia que o grupo ficasse fraco e vulnerável. Muito pelo contrário. Sérgia, vulgo Dadá, mulher de Corisco, foi a única que pegou em armas e revelou-se mais corajosa que a maioria dos homens.
– Luz Del Fuego– A garota da foto aí acima. Linda como todas as mulheres da terra de Roberto Carlos e Sergio Sampaio, a artista Dora Vivacqua honrou o pseudônimo. Ergueu a bandeira do naturismo –todo mundo nu!, bradava em todos os lugares- e zelou pela causa das vadias até a morte, em 1967.
– Leila Diniz – Bagunçar o coreto era com ela. O Rio dos 60 e 70 que nos diga. Toda mulher é assim meio Leila Diniz, como canta a Rita Lee? –outra que já sacudiu os costumes.
Clarice Lispector – Carece falar dessa ucraniana? Melhor a gente abrir os seus livros mais uma vez e pronto. As suas entrevistas também são aulas. Jovens, aos Youtube já e me digam.
– Rê Bordosa – A imortal personagem de Angeli que saiu das páginas da “Chiclete com Banana”, na SP dos anos 1980, para entrar na história das libertárias da porraloquice.
-Margarida Maria Alves – No comando do sindicato dos trabalhadores rurais de Alagoa Grande, no interior da Paraíba, enfrentou o que muito “cabra macho” não tinha coragem. Brutalmente assassinada pelos coronéis do campo em 1983, aos 50 anos.
Dercy Gonçalves – Pelo conjunto de uma obra de escrachos. Um poema sujo de saias. Fluminense da cidade de Santa Maria Madalena, morreu no Rio, em 2008, com 103 anos.
Aracy de Almeida – Palmas para a “Dama do Encantado” (1914-1988) que ela merece. Araca! A que dos míseros mangos do júri do programa Sílvio Santos, a cantora de Noel Rosa e de todo o Rio de Janeiro.
Hilda Hilst – Outra moça do interior nada comportada. Nasceu em Jaú (SP), em 1930, e morreu em Campinas, em 2004. Gênia da escrita. Na ficção, na poesia, na crônica e no teatro. Todo homem tem que pagar pau para ela, como se diz no City Bar campineiro.
E você, amigo(a), quem acrescentaria a esta breve lista sujeita a pecados historicamente imperdoáveis? Citei apenas grandes personagens que já partiram desta, mas vale também as vivas, vivíssimas.
I appreciate you sharing this blog post.Much thanks again. Want more.
Major thankies for the blog article.Really thank you! Great.
Very neat post.Really looking forward to read more. Great.
Very neat article post.Really thank you! Keep writing.
Thank you for your article post.Thanks Again. Great.
Thanks for the post.Really thank you! Want more.
Say, you got a nice article.Much thanks again. Much obliged.
Thanks for sharing, this is a fantastic post.Much thanks again. Really Great.
A big thank you for your article.Much thanks again. Will read on…
Thanks for the article post.Really thank you! Want more.
Thanks for the blog article.Much thanks again. Keep writing.
Thanks-a-mundo for the article post.Thanks Again. Really Cool.
Thank you ever so for you article post.Thanks Again. Much obliged.
Really enjoyed this post.Thanks Again. Fantastic.
I loved your blog.
Really enjoyed this blog article.Really thank you! Much obliged.
I appreciate you sharing this blog article. Really Great.
Thanks for the blog.Really looking forward to read more. Awesome.
Thank you for your blog article.Much thanks again. Really Cool.
Thanks for the article.Really thank you! Really Cool.