Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Xico Sá

Modos de macho, modinhas de fêmea & outros chabadabadás

Perfil Xico Sá é escritor, jornalista e colunista da Folha

Perfil completo

Quando o homem vira mulher de antigamente

Por xicosa
01/03/13 03:02

Uma amiga, tipo assim uma tremenda LGI, de Linda, Gostosa e Inteligente que é, estava saindo com um cara… E, pasme, você aí descrente na humanidade, no terceiro, digo TERCEIRO encontro, o tal carinha solta o seguinte texto, música romântica para ele, meu DJ Dolores:

“Porque eu preciso saber se você está só saindo comigo, sabe? Não faz sentido pra mim apenas sair, se não for para casar”, manda o rapaz. “E eu fico com medo, porque a gente é muito diferente… E (rápida gaguejada) eu sonho em casar na igreja!….”

Idades? Ambos ali na faixa dos 30 e poucos.

Quando se diz que o homem é a nova mulher, amigo, tem nego que acha exagero. A amiga se sentiu um macho enganando a mina. Mundo de pá virada.

Os discursos andam meio trocados. Até o nosso clássico “estou confuso” agora cai melhor na língua delas.

Ah, fiquei com dó desse bom rapaz, direitinho, namorinho de portão, como na música do Tom Zé. Que moço bem-intencionado. Pena que a amiga queria apenas se divertir um pouco, ver qualé, dar um rolê, flanar pela noite de São Paulo.

É, amiga, esse tipo de moço ainda existe.

A pressa, ele gastou toda munição ao terceiro tiro, o terceiro encontro, deve carregar algum trauma recente de uma gostosa que desejava apenas uma “aventura”.

Agora o imaginei, na viagem de ficcionista –minha amiga não entrou em detalhes- um pequeno príncipe, assim um Ronnievonzinho, todo harmonizado na correção e na decência… Ô, querida R., como assim deixar o bom rapaz a mascar o chiclet de bola da falta de compromisso?

Não estou te julgando, minha pérola, sorriso mais bonito do faroeste de San Pablo, apenas uma certa piedade, comiseração, vá lá, deste bom rapaz, rodriguianíssima figura, em busca de alianças e vestido de noiva.

Era magro o sujeito, minha amiga?

Por nada não, só para brincar com aquela coisa do tio Nelson: todo canalha é magro. Canalhice certamente não era o pecado deste homem.

O canalha está praticamente em extinção. Não confunda, colegas, canalha com o homem frouxo e com o homem de Ossanha –aquele que diz vai, não vou, como na música de Baden & Vinícius.

O pecado do canalha, este último romântico, é o excesso, o caos amoroso, a perversão, o donjuanismo como doença crônica etc. Mas comparece. Talvez você não tenha saco, Lola, para tamanha falta de planejamento. O amor clandestino nunca caberá numa planilha de Excel, baby.

Aí já é outro assunto. Bora refletir sobre esse bom rapaz que só pensa em casamento enquanto minha amiga toma drinques coloridos.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. May comentou em 04/03/13 at 9:12

    Ótimo texto Xico, é bem isso que anda acontecendo mesmo. Como diria Vinicius “A vida é arte do encontro. Embora haja tanto desencontro pela vida…”

  2. http://1buyviagrahere.com/ comentou em 03/03/13 at 14:14

    DPqZaW I appreciate you sharing this post.Much thanks again.

  3. Juliano comentou em 03/03/13 at 13:15

    Puts Xico, to na maior crise existencial, e seu texto, acabou de me detonar…
    Tipo assim, meu caro: queria ser o “canalha”, pegar geral, mas estou longe disso…sou mesmo, o romântigo, o cara que quer compromisso, que quer casar, enfim…meu caro, esta doida contradição do SER humano…
    Abraços

    • rererere comentou em 04/03/13 at 9:15

      Pois é, eu sempre fui “canalha” e to louco pra ser o certinho… Estou num relacionamento sério e apaixonado, mas as recaídas sempre acontecem. Me ajuda Xico; o que fazer para não se vislumbrar com Lolitas, Balzacas e outros tipos de mulheres que nos olham com a carinha safada, de quem apenas quer se divertir um pouco? -To falando sério! Não aguento ver um rabo de saia dando mole e não fazer nada…

  4. George Franklin comentou em 02/03/13 at 13:31

    O problema das pessoas é que elas tem a tendência a esperar que o outro seja algo parecido ou idêntico a elas mesma, atualmente a teoria dos opostos está ultrapassada e não se gosta de alguém por como ela é e sim como gostariamos que fossem!!! Temos que concordar que hoje em dia o amor e o relacionamento estão banalizados e ninguém é de ninguém!
    Enquanto isso os últimos românticos teêm suas caracteristicas sucumbidas por um mundo de futilidade…

  5. Duda ;) comentou em 02/03/13 at 11:40

    homem de 30 e poucos na “balada”: quer casar (a menos que esteja tentando se curar de alguma bronca amorosa). na maioria das vezes têm exatamente a atitude descrita no texto. tu arrasa, xico.

  6. Patricia comentou em 02/03/13 at 11:11

    Não sei se eu sou de outro planeta. Li alguns comentários aqui de homens e mulheres dizendo que o tal cara romântico desse texto no fundo só queria levá-la pra cama e sumir. Se um homem precisar falar essas coisas pra levar uma mulher pra cama primeira é um fracassado e nem bom de cama vai ser. Ele pode ter sido sincero sim. A questão é se a mulher estiver desesperada pra casar, vai amar ouvir essas coisas. Será que são só os homens que querem levar as mulheres pra cama. Eu sou mulher e muitos homens que conheci só queria ir pra cama com eles sem me preocupar com o dia seguinte. Sexo e carinho é delicioso. Dois corpos rolando na cama, se amando e se desejando loucamente, sem pudor e sem promessas…será que tudo deve ser romantizado? Eu dispensei um desses românticos. Cara “bonzinho”, apaixonado, romântico, louco pra casar. Aí me falou que o que faz um homem feliz é chegar em casa e encontrar a mulher dele sempre sorrindo. Nem preciso dizer que perdi o tesão na hora.

    • Letícia comentou em 03/03/13 at 0:53

      Massa seu comentário!

    • Frank comentou em 03/03/13 at 21:26

      Seu tesão é condicionado a uma determinada ideologia? Se for, você estava com o cara certo e não estava sabendo, era só ajustar o debate, discutir bastante e cair de boca.

  7. Paula peluda comentou em 01/03/13 at 20:20

    Sempre ao som de Chico e Milton cantando a canção mais linda da nossa história.
    http://www.youtube.com/watch?v=q0RjFhymjho

  8. Aline comentou em 01/03/13 at 19:30

    Estou gostando do livro BIG JATO. google: LIVRO CIBERCELULAS. Este livro irá te surpreender!

  9. Gabi comentou em 01/03/13 at 16:23

    Acredito que o cara foi sincero. Conheço bons tipos assim. Mas porque isso têm de ser decisivo pra fazer a mulher QUERER estar com ele? É como se a regra dissesse: “mulher, ele te quer, não o deixe escapar”. E a gente deixa, porque quer mais. Quer gostar de volta, sonhar de volta. Pra isso, tem que ser bom. Bonzinho, cafajeste, inseguro, decidido, tanto faz! É preciso uma junção de coisas que nos saltem aos olhos e ao coração, e valem mais que o pedido mais apaixonado de quem a gente não consegue amar. Ao bonzinho do texto, desejo de coração: continue tentando! Você merece ser amado! Mas não foi dessa vez…

  10. Juju comentou em 01/03/13 at 16:15

    Homens bonzinhos, românticos, existem e são lindos! Sinceros sim, querem compromisso sim. Mulheres também. Mas…cadê o “alinhamento”? A questão nem sempre é querer o bonzinho ou cafajeste, mas a tal vontade bater. A vontade de querer estar junto, falar no ouvido, dormir e acordar sem roupa, fazer o café na pressa, voltar pra cama, sair almoçar de mão dada, pensar nele, pensar nela, sorrir junto, querer saber como foi o dia. Escolher a música dos dois, ser romanticamente – e lindamente – brega, como é o tal amor. O bonzinho merece respeito, mas não lhe existe a garantia do amor recíproco. O cafajeste merece atenção, e o amor recíproco…idem – sem garantia. Talvez o problema esteja na projeção: homens querem esposas, mulheres querem maridos. Alguns, os sortudos, esperam por amor. Querem se apaixonar, e só. E esperam, testando aqui e acolá. Mas rendem-se, apenas, ao que sentem, e não ao que lhes parece bom.

    • Isa comentou em 01/03/13 at 17:30

      “Mas rendem-se, apenas, ao que sentem, e não ao que lhes parece bom.”
      Perfeito, falou tudo!!

      • Janete comentou em 01/03/13 at 18:15

        Não se enganem meninas..romanticos ou cafagestes todos tem o mesmo objetivo…cama…quem se apaixona e acha que é para sempre é só a mulher..sejamos realistas..assim se sofre menos..bjs

        • Janete comentou em 01/03/13 at 18:16

          desculpem..cafajestes…rsrsr

          • Gabi comentou em 04/03/13 at 2:37

            Janete, você está precisando de amor…ou de cama. com todo meu respeito.

  11. 电视棒以旧换新 comentou em 01/03/13 at 15:05

    博主所言极是,学习了。

  12. Mari comentou em 01/03/13 at 14:13

    Ninguém entende mais ninguém hoje em dia!
    Feliz era minha avó!

  13. Mariana comentou em 01/03/13 at 13:20

    VAMOS CAIR NA REAL !!! Eu acho que ele disse isso só para leva-la para cama mais rapido !!! Simplesmente !! E depois ele iria sumir !!!

    • Eduardo comentou em 01/03/13 at 17:31

      Concordo!

    • Elena comentou em 04/03/13 at 1:25

      Com certeza! Na boa, esse carinha de 30 aí descrito no (ótimo, como sempre) texto não existe.

      • rererere comentou em 04/03/13 at 9:20

        Desilusão, desilusão… danço eu, dança você a dança dança da solidão…

  14. Marko comentou em 01/03/13 at 12:34

    É o novo “o problema não é contigo, é comigo, você merece algo melhor” ou, outro clássico espanta mulher “é que eu sou gay sabe?! Mas se quiser, podemos formar um casal bunda-quente hm ;)” e por aí vai…
    Sujeito quer mandar 1 “adeus, foi bom eqto durou”, sente qual é o ponto fraco da mulher e manda ver. No caso dessa sua amiga, parece q ele sentiu q é o casamento assim d supetão kkkkkk

  15. Rosa Sousa comentou em 01/03/13 at 11:59

    Amei e a entendo perfeitamente!

  16. Vanessa comentou em 01/03/13 at 11:30

    Esse homem seria perfeito se não fosse tão cagão. É pedir demais um homem que queira casar, mas que tenha atitude e um ar meio cafajeste?
    Santo demais não dá, cafajeste demais também não dá. Onde é que estão os homens que se encaixam no meio termo?
    Ah Xico… Que mundo complicado.

  17. Tatá comentou em 01/03/13 at 11:11

    Nada contra os românticos sobreviventes, até porque mulher gosta sim….mas andam com um medo, uma insegurança…….. E o que a mulher moderna quer é um Homem Romântico com ATITUDE, e não um gatinho acoado, que até pede em casamento, mas, falando baixinho já com medo do possível não…

    • Bruno comentou em 01/03/13 at 11:18

      E o homem, quer o quê?

      • Flávio comentou em 01/03/13 at 22:18

        Outro homem para falar sobre mulher!

  18. Djalma Toledo comentou em 01/03/13 at 10:56

    Vestido de Noiva

    Não será esse o seu (dele e não seu rs) drama?

    DJ

  19. Laura Rockert comentou em 01/03/13 at 10:43

    Bicho, me matei de rir aqui agora com esse trecho: “o homem de Ossanha –aquele que diz vai, não vou”, como na música de Baden & Vinícius. Muito bom Xico!

  20. André comentou em 01/03/13 at 9:50

    Disse tudo Velho Xico Safado, tenhos dois bons amigos que são assim, e os dois pedem ajuda, não sabem o que fazer com as mulheres modernas e sofrem demais, não entendem meus conselhos mais perversos com medo das reações femininas. Os romanticuzinhos inseguros e carentes não sabem lidar com os libertinos. Salve-se quem puder. Eles não sabem o que é um charme displicente e desapegado.

  21. Carolina comentou em 01/03/13 at 9:42

    E Xico, quem me convence de que esse cara não falou isso justamente para impressionar e se fazer de ”bom homem” pra moça? Tem homem com esse discurso de casamento todo na ponta da língua, mas vai ver depois se são bons amantes, fiéis e comprometidos. Difícil…

    • Kamila comentou em 01/03/13 at 11:20

      Concordo, não me convenceu.
      A princípio pensei ‘por quê não encontro desse tipo?!’. Mas depois me lembrei de casos parecidos, que o cara veio com uma conversa linda no começo, eu acreditei (why not?) e depois quem deu p trás foi ele!

      Talvez hoje, existam mais exceções que antes. Mas os discursos ainda não estão trocados!

    • A.T.S. comentou em 01/03/13 at 13:08

      Concordo plenamente. Ele deve estar procurando alguém que caia nessa conversa mole e então desaparece depois da primeira trepada. Já caí nesse golpe!

  22. Carol comentou em 01/03/13 at 9:37

    Estava num lance com um rapaz desses aí, eu 10 anos mais velha afim de curtir, e ele tadinho veio com esse papo de namoro sério, casamento e tal. Nunca tive intensão de engana-lo, mas estava ali somente para viver um caso.

  23. savia ferraz comentou em 01/03/13 at 9:17

    E concordo plenamente com vc, Xico:”o mundo tá mesmo da pá virada” bjsss

  24. savia ferraz comentou em 01/03/13 at 9:10

    Os discursos andam prá lá de trocados..Acho até que a humanidade tá ameaçada de extinção e não se pode sequer falar no assunto…Bem que eu quería poder voltar ao tempo onde se podia definir “quem é quem contra a gripe”…Sei não,ainda bem que vou fazer igual ao papa,me retirar para um mosteiro e fazer um longo retiro…Nem pensar em pedir o imail do sujeito…Seria complicação demais prá minha cabeça lotada de indagações…

  25. Julie comentou em 01/03/13 at 8:51

    Xico, vc arrasa!

  26. Adilma comentou em 01/03/13 at 8:07

    Os machões de carteirinha, que vivem de mal falar das mulheres, como se todas fôssemos umas ordinárias e pertencêssemos a uma sub-raça, deveriam ler esse texto.

    Não precisa ser Ronnievonzinho. Basta pertencer ao gênero (masculino) sem denegrir as mulheres.

    Parabéns pela sensibilidade Xico.

  27. Mariana comentou em 01/03/13 at 7:11

    já tem muita mulher na fila pra pegar o telefone desse cara??? cabe mais uma?? rs

  28. silvana farinatti comentou em 01/03/13 at 5:30

    Meter os pés pelas mãos e ficar confuso até vá lá, mas colocar a carroça na frente dos bois… putz isso afasta qualquer ser humano, o ser humano normal e o anormal, sendo que apenas brinco com os rótulos de uma sociedade carente e doente… homem confuso, inseguro e fraco? Não é mulher… não é nada Xico Sá…

    • Dora comentou em 01/03/13 at 6:32

      É isso aí, Silvana, “homem confuso, inseguro e fraco? Não é mulher… não é nada”.

    • Maria comentou em 01/03/13 at 9:33

      Silvana, concordo plenamente com vc. Li o texto, gostei e achei engraçado. Até me identifiquei 🙂 Nem tinha percebido a conotação machista do texto… O Chico escreve coisas bacanas mas é muito comum encontrar resquícios de machismo tipicamente nordestino nele. Falo com conhecimento de causa, sou pernambucana. Abraço

      • Maria comentou em 01/03/13 at 9:40

        O “mulher de antigamente” do título ameniza um pouco o problema. Talvez Xico já veja que as mulheres de hj não se encaixam mais nesse esquema

      • A.T.S. comentou em 01/03/13 at 13:11

        Machista! O Xico é um dos homens mais feministas que existem! Machistas somos nós, mulheres, que continuamos acreditando que sem um macho não somos nada…

        • Luciana comentou em 01/03/13 at 16:50

          Concordo com A.T.S. plemamente. O Xico e um dos caras que amais admira e respeita as mulheres….abracos

        • Eva comentou em 01/03/13 at 17:42

          1) hahaha!!! 2) nós quem cara pálida???

  29. Gisa comentou em 01/03/13 at 4:34

    passa mu nº pra ele?

  30. Ana Maria Guarany comentou em 01/03/13 at 3:16

    Como sempre, excelente texto. Tenho um grande prazer nas leituras… obrigada por mais esse. Tchau!

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailxicosa@uol.com.br
  • FacebookFacebook
  • Twitter@xicosa

Buscar

Busca

Blogs da Folha

  • Recent posts Xico Sá
  1. 1

    O partido dos corações partidos

  2. 2

    A arte da cantada permanente

  3. 3

    O tal do amor aberto dá certo?

  4. 4

    E Abelardo da Hora recriou a mulher

  5. 5

    Como eleição mexe com amor e sexo

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 20/03/2011 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).