O que Kafka tem a ver com o BBB
09/01/13 14:14O que aconteceria se um reality show, seja o BBB ou qualquer outro confinamento de animais racionais, fosse imaginado por Franz Kafka?
No conto “O Artista da Fome”, escrito ainda em1924 pelo gênio tcheco, pessoas se submetem a testes que lembram o absurdo das provações de um big brother.
Naquela época era comum na Europa a exibição, em circos e praças, de homens enjaulados que tentavam mostrar o quanto resistiam sem comer nada -como em uma prova de um reality, que me desculpem a baixaria na comparação.
O público, faminto de desgraça como os modernos telespectadores, provocava os jejuadores profissionais atirando nacos de alimentos. Pura tortura.
Acontece que, depois de algumas temporadas, o espetáculo dos “artistas da fome” perde a graça para os sádicos europeus. O personagem do conto kafkiano, por exemplo, acaba morrendo esquecido em uma jaula do circo. Isso é que é ostracismo à vera.
Os participantes dos confinamentos brasileiros ainda estão longe desse risco. Principalmente as mulheres ricas. Então com licença que vou ali reler meu kafkazinho diário. É a única forma de entender a humanidade.
Really appreciate you sharing this article.Really thank you! Awesome.
Procure no google: CIBERCELULAS. Há uma grande revelação neste livro. Recomendo.
You are doing an incredible job buddy. Regards from Hotel Charles de Gaulle. Keep together with the great do the job.
Colocam moças e moços geralmente bonitos que tem vontade de ganhar muito dinheiro sem trabalhar. Discutem coisas banais sem nenhum sentido. Não dizem nada sobre a história do mundo, sobre a filosofia, sobre a arte o que dirá sobre a ciência. Então acho que se trata de um bando de desocupados mostrando partes dos seus corpos para as câmaeras, já que não têm mais nada para que seja mostrado. Passar fome para ganhar dinheiro acho que é ainda pior.
hehehe… muito bom…
e muito bom tb é o texto publicado no dia 3 de dezembro, que só tive oportunidade de ler agora, sobre o macho jurubeba. Tão bom que o reproduzi em meu blog, com os seus devidos créditos, é claro, e meus devidos comentários… rsrsrs
beijo – http://www.maosdapati.blogspot.com
Djalma Toledo:
03-01-2013 – 11:38 am
Da natureza das coisas.
RJ TV mostra os estragos das chuvas.
Para mostrar desgraças, preferencialmente ao vivo, a TV é insuperável.
Imbatível.
O resto do tempo ela despeja “lixo”
É de sua natureza.
DJ
—————-
Transcrito de Contemporânea, da Carla Rodrigues.
Xico, BBB não dá
Criei no boraver.com o SBB (smart brother brasil)
Coloquei uma galera mais interessante na casa (de Ariano a João Gilberto), vamos ver no que é que dá…
http://www.boraver.com/2013/01/sbb-smart-brother-brasil.html
Abs
e não vota pra Giselle Bunchen sair por favor, pq é smart brother, mas pelo menos uma gostosa tem que ter…
Xico Sá. Sua provocação é tão boa que a gente tem bônus de diversão com os comentários.
Ahhh meu caro xico, não transforme o BBB em um programa tão simplista!! Os brothers são muito mais capazes do que uma mera exposição em praça pública até morrer de fome. São capazes, sem o menor constrangimento, de expor a futilidade, a mesquinharia e na última edição, a sacanagem não permitida (ou será que foi permitida???). O que esperar de uma emisso que exibe um programa onde até um provável estupro ficou sem resposta? Se bem que, se aquilo foi estupro, deve ter sido em colchão kingstar, onde quando um se mexe, o outro não sente… kkkkk
Procure no google: LIVRO CIBERCÉLULAS. Há uma grande revelação neste livro. Recomendo.
Porra, de novo essa pentelhação.
Não encham o saco, caralho!
O engraçado em toda essa história é q se perguntado 100% dos entrevistados “detonam” o BBB, em TODOS os sites, em todos os blogs, em TODOS os postes na internete só se encontra quem se enoja com tal programa.
É +ou- como a eleição do Tiririca apesar de TODOS criticarem e acharem um absurdo, ele foi eleito com uma grande (enorme) votação.
O IBOP alcançado por esse tipos de programa é também MUUUITO alto o q faz com q a globo e record insistam neste tipo de “programas”
Será q Kafka explica isso ???
UM Kafkão prá quatro, por favor garçon.
Para cinco, faz favor.
e como se não bastasse o fulano copiar o comentário, a ciclana copia a resposta…
ô gente… podia pelo menos usar a ideia em um post diferente… kkkk
Ow, copiar comentário não vale… coisa feia!
hehe…
Acho uma comparação um pouco exagerada para os dias de hoje. O confinamento de kafi
ka é muito mais penoso em comparação com o BIG BROTHER.
si,jorge, o cronista sempre carrega um pouco nas tintas.abrazo
Ao meu São Jorge… tenha dó!!
Não assisto este tipo de programa, já é bastante difícil tolerar a repetição sistemática da TV paga. Entretanto gostaria de propor um reality diferente, já que as pessoas gostam de observar os semelhantes em situações de confinamento. Coloquem um tanto de “ignorantes” bonitos e bem torneados num reality educacional onde eles possam aprender um pouco sobre assuntos diversos e úteis à vida social, quem sabe assim o povo aprende um pouco de tabela enquanto se diverte em frente a TV do titio Marinho….
A sua ideia é sensacional considerando que nosso povo é bastante mal educado. Uma grande prova de mal educados encontramos nos motoristas nas ruas e avenidas de todas as cidades brasileiras. Penso que podemos mudar isso, embora seja uma cultura, e sabemos que demora para mudar, mas penso que pode ser uma porta para essa educação que não é uma forma didática mas pode ser uma metodologia bem absorvida pelos telespectadores de todas as idades, porque todos assistem ao Big Brother da Globo. Sensacional.
Estupenda sua idéia. Muito salutar!
A diferença também é que no Kafka se lê metáforas da vida e no BBB se vê mentiras e ilusões da vida.
parabéns pelo comentário
O Kafka confinou o humano em um corpo de barata.
Esses big brothers sempre terão telespectadores porque é da natureza humana querer observar o que acontece com seu semelhante.
Instiga a curiosidade do povo. A TV é entretenimento, a maioria dos programas não acrescem nada ao conhecimento, é um passatempo como observar o céu, uma rua que você goste, ou olhar o vaivém das pessoas no shopping.
Em questão estrutural a Fazenda é bem melhor que o BBB,que se restringe a uma casa e quintal pequenos.
Mas o BBB é mais interessante pela dinâmica do programa e pelos participantes terem um perfil melhor.
A Fazenda poderia ser melhor sucedida, se o diretor e sua equipe fossem mais inteligentes.
otima analise,caro Hugo.volte sempre.abrazo
Xico Sá, vc. é um gênio Kafkaniano. Palmas para vc.
Hugo, trocar merda por bosta, e a mesma coisa de trocar lula pela dilma. Sai tudo do mesmo buraco
Excelente referência, Xico. Sacada brilhante a sua.
Ah, no BBB kafkiano não poderiam faltar a periguete, o bombado, o gay intelectualizado e toda essa fauna que habita a “casa mais vigiada do País”, só que com uns toques de requinte negro:
– o público veria os brothers e sisters também fazendo as necessidades fisiológicas no banheiro, que teria as paredes e até o vaso sanitário de vidro transparente; só o banheiro do líder seria indevassável. Isso tornaria a disputa muito mais interessante…
– os perdedores das diversas provas teriam de pagar “prendas”, como andar algemados uns aos outros, usando chapéu de burro rosa e dormindo ao relento, sem auxílio do endredom;
– mantenho o quarto branco, muito kafkiano…
– para dar um toque mais absurdo, cada indicado ao paredão só teria 3 segundos para defender sua permanência na casa…
Abraço, Xico!
Xico Sá,
Você está perdoado pelo desnível de comparação! E quanto é bom se ter um “antítodo Kafkniano” à mão para aliviar a lixeira televisiva.
bote lixeira nisso! nao estou dizendo o contrario.so uma pequena observação sobre o genero chamado humano.abrazo
Paulo Coelho tenta provar que faz Literatura ao comparar o que escreveu com Ulisses de Joyce. Se eu pudesse entrevistá-lo, perguntaria se o que ele escreveu até hoje pode ter o mesmo peso da obra de Kafka. Se Coelho responder que sim, na hora, como fanático por Kafka que sou, lhe grito, como um pai-Samsa: PauNo Coelho!!! [rs]
hahaha! viva pai-Samsa!abrazo
Deveriam dar esse conto aos participantes do BBB. E aquele que conseguisse escrever a resposta menos cretina (no máximo em 3 linhas) sobre o que entenderam do conto ganharia o prêmio. Haveria grandíssima chance de que não houvesse nenhum ganhador desta edição.
tem um menino la q ganharia, o Aslan. é preparado e até lido. é o unico q conheço hahaha.bjo
Kafka insinua que gente morre à míngua e publicamente com uma forma de arte, o BBB morrem os participantes de quase tudo publicamente depois de terem morrido de alguma outra coisa que nós podemos especificar muito bem. Daí morrerem desse
jeito é um suspiro!
Eu tinha lido o O Artista da Fome história!
Foi escrita muito bom.
Xico, até entendo que há pertinência na relação que você estabeleceu entre o conto de Kafka e o BBB.
Entretanto, há um aspecto essencial do conto que muda bastante a relação que você estabeleceu.
No conto, o “artista da fome” o “jejuador” é uma atração que fica na jaula dias e semanas sem comer. Mesmo quando ele deixa de despertar interesse, ele continua sem comer, e ao final, antes de morrer, ele afirma que não comia por que nada lhe agradava.
Ou seja, ele não morre do ostracismo, mas da misantropia, e da impotência diante do fato de que ele não compartilhava dos valores de seus expectadores e, em análise última, de seu mundo.
Halisson meu filho daonde vc. tirou esse nome com”H”. Vc. devia processar seu pai por isso. Alisson é a grafia correta para o português do nome feminino ALLYSON da lingua inglesa, que tão erradamente são colocados nos meninos do Brasil.
Mané, não dá bandeira.
O Halisson vem com uma análise pertinente e você preocupado com a grafia do nome dele ?
Faça o favoire o mané!
Mané Bandeira, faltou você apontar outro erro eSpectadores se escreve com ESSE, e não com XIS.
Expectador com XIS tem outro significado.
Pq vcs querem entender a humanidade?
boa pergunta
Quero não, Nerone.é tanto q minha receita é kafka.so embaralha mais ainda.abrazo
No BBB é só “kafa”!!!!
hahaha.vc tem razao.abrazo
Um Kafka pra mim também, por favor.
só humanos são estupidos ……………
Um Kafka pra dois, por favor.
Um Kafka prá três por favor.
sem mais.