Novos e velhos tipos de homem-roubada
07/01/13 12:31Todo começo de ano, como serviço de utilidade pública, alertamos sobre tipinhos de alta periculosidade. Agora não será diferente, em edição revista e ampliada, velhos tipos e algumas confissões de fraqueza deste cronista:
Homem-gourmet – A cerveja dele é gourmet, o café é gourmet, até a água é gourmet. Se tudo é gourmet, perdão pela grosseria, mas nada de te comer. Corra, Lola, corra.
Homem-ocupação – É o tipo que sempre tem uma causa. Ótimo. O mundo carece destes homens de boa vontade. O problema é que de tanto salvar o mundo, ele esquece justamente de você. Desocupa a área, Lola, desocupa.
Homem de predinho antigo – Até este macho-jurubeba que vos fala já capitulou e mora em um destes endereços. E logo eu que dizia que todo homem que habita um predinho é, para dizer o mínimo, um metrossexual enrustido.
O pior não é morar em tal lugar. O que mais dói é quando ele pronuncia, como toda a afetação desse mundo, que mora num “predinho-antigo-charmoso”. Pelo menos desse mal não padeço.
O cenário do homem de predinho antigo é o seguinte: você entra, resistente leitora, e avista logo umas revistas chiques estrangeiras espalhadas pela sala, tipo “ID”, “Wallpaper” etc.
O cara manja de decoração e entende de iluminação indireta. É cada luminária de design que só vendo! Possui também cadeiras ou poltroninhas de grife, aqueles estranhos móveis com nome de gente.
Sim, habito um predinho antigo, mas, fora um ou outro presente das moças, pelo menos no critério decoração mantenho a integridade jurubebística.
Homem-hortinha – Aquele mancebo que, ao receber as moças elegantemente para um jantar, usa o manjericão cultivado na própria hortinha que mantém no quintal ou na área de serviço.
Cultivar o próprio manjericão não é exatamente o defeito do rapaz. O problema é que ele passa duas horas a discorrer sobre o cultivo da hortinha. Uma amiga, coitada, conheceu um destes exemplares que cultivava até a própria minhoca usado como “fator adubante” da própria hortinha. Corra, Lola, avoe, mina!
Homem-bouquet – Aquele macho que entende de vinhos finos, abre a garrafa cheio de drama e nove-horas, cheira a rolha, balança na taça, sente o bouquet e curte o amadeirado. Gostar de vinho bom, velho Baco, não é um delito. Pecado mesmo é arrotar esse conhecimento por horas nas oiças da moça. Dispare, Lola, dispare enquanto é tempo.
Homem-Ossanha – Trata-se daquela cara que repete o comportamento da música “Canto de Ossanha”, como no samba de Vinícius de Moraes e Baden Powell: “O homem que diz vou/ Não vai!” O cara que assanha e cai fora.
Esse cara já fui eu, fomos, não é, amigo? Haja carapuça. Todo macho tem seu momento de frouxo. O mal é manter esse comportamento como regra, caso da maioria dos homens do nosso tempo. Vaza, Lola, vaza!
pTtvuO I appreciate you sharing this blog post.Really thank you! Fantastic.
vxGHgj Thank you ever so for you article.Thanks Again. Keep writing.
FdmJBv I really like and appreciate your article post.Thanks Again. Will read on…
Say, you got a nice blog..best online website.
EyBG7d I value the blog post.Really looking forward to read more.
LqQlbY A big thank you for your post.Really thank you! Awesome.
PmXDXc Major thankies for the blog post.Really thank you! Great.
Thanks again for the post.Really looking forward to read more. Awesome.
A big thank you for your article.Much thanks again. Really Great.
v0OFpq This is one awesome article post.Thanks Again. Great.
B5PY8y Awesome article post.Thanks Again. Great.
I really liked your article post.Really thank you!
pD0fvZ Wow, great article. Great.
Wow, great article.Really looking forward to read more. Awesome.
O6wn4Z I value the article.Much thanks again. Cool.
L4Pdfn Thanks for the article.Really looking forward to read more. Will read on…
3iTftU I truly appreciate this article post.Thanks Again.
Gostei tanto que copiei e publiquei no meu face. Queria saber escrever assim. Como não sei, copio.
Eu acho que já tive todos …. mas o pior que eu tive é o GOURMET COM MISTURA DE OCUPADO!!! É a pior raça que tem, além de não te comer ele não te dá a minima atenção, você vira apenas uma decoração na casa e acompanhante para eventos de família e empresa, tipo um adereço!
Xico ameiiii a matéria, é o primeiro ano que vejo e achei o máximo!!! Publiquei no meu face, merece a divulgação, rolei de rir com suas definições!!! E olha, este tal Fernando ai deve ter se identificado com algum personagem e por isso a colocação desnecessário, liga não, aliás ele serviu para algo, para que risse mais ainda hahahaha!! E Luana sensacional seu comentário!!! Beijos!!!
valeu,Tamara. volte sempre.bjo
Procure no google: LIVRO CIBERCELULAS. Há uma grande revelação neste livro. Recomendo.
Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei!!! sempre perfeito!!! posso usa-lo no meu blog e programa? http://www.programaestressadas.blogspot.com
Bjs
Claro q pode, Samantha. Amo q as crônicas circulem. é so postar um link pro meu blog aqui e tá liberado.beijos
Ô Chico Sá… quê coisa mais anti-jurubebística é essa de falar “corre lola!”
Realmente , caro matheus, ta meio metro. Abrazo
esse texto é retrospecitiva.
já foi postado
Eh postado desde 2005, em versões revistas e atualizadas, como vários textos desde meu site o carapuceiro, de 1999. Repare q alerto para isso no começo. Eu nem era homem de precinjo antigo qdo lancei esse rotulo anteriormente. Abs
A D O R E I! obrigada pelas dicas e diga-se de passagem que tens razão em muito do que escreves!
Texto muito bom mesmo! 😉
Xico, você é muito engraçado! Parabéns pelos seus textos… Gosto demais, mas esse em particular ficou bom demais! Sempre que possível passo para ler. Tenho um amigo que se enquadra no Homem-hortinha, vou zuar ele demais!
A cultura enobrece o homem parabéns xico sa . Já a invisibilidade é a cegueira dos despossuidos do amor.
poxa vida, acho que tou caindo no conto de um homem-ossanha…que bad me bateu agora.
este cidadão que se intitula jornalista (de uma só matéria, alguns sabem qual), depõe contra este jornal de credibilidade e um dos últimos bastiões de seriedade no país, escreve besteira sempre, generaliza tudo e quando aparece na tv nem se dá ao trabalho de colar a dentadura direito que vira e mexe ameaça lhe sair da boca (talvez em repúdio à enormidade de absurdos que fala), por favor coloquem esta criatura em um caderno de quadrinhos ou humor chinfrim, poupem seus leitores
uma so matéria? qual? nunca passei de um reles cronista de costumbres. ´nunca fiz uma materia q preste na vida. se me chamar de jornalista sou capaz de te preocessar, compadre. matéria é coisa de Deus pra cima. no maximo duas ou três reportagens pra mostrar a mamãe. dentadura? quem dera. é dente velho mesmo. pior é q, sobre mim, penso igual a ti mesmo. juro. um beijo na sua boca,q deve ter lindos dentes de porcelana
sorry, digo na TUA BOCA, errei a concordancia.abrazo e volte sempre pra divertir a rapaziada
Xico processa por bullying ta super na “modinha”. E Fernando, não gosta, não leia meu caro!Tão simples, passar bem…
Caro Fernando.
Se vc quiser ler matérias sérias, vá no site da BBC. Se não quiser vá ler o que te der na telha. O Xico é Cabra Bom, daqueles que não dispensam nem uma pinguinha com limão no boteco da esquina.
de cachaceiro para cachaceiro podem se juntar com o lula e falar asneiras juntos
esse fulano que se esconde (tática dos covardes) atras do pseudônimo Fernando é o seu maior fã Xico. Pode apostar. É amor ao contrário, porque esse tipo de crítica é uma manifestação inconsciente de amor. O cara entra toda a semana pra ler seus textos. Reserva um espaço na rotina dele para te ver na GNT. É amor bruto!
No dia que a Folha for “bastião de seriedade”, o Xico virou xica andando na Augusta.
Mas como bem diz ele, volte sempre para divertir a rapaziada.
No dia que a Folha (a da “Ditabranda”) for “bastião de seriedade”, o Xico virou Xica andando na Augusta. (2)
Adoro os prédinhos antigos.. e LOLA danada!!
Bora pegar o bouquet e beber logo, comer o espaguete com o manjericão e dar um mix em Vinicius …. afinal somos Lolas espertas!!
Boa, Luana, isso eh q eh sabedoria .bjo