Novos e velhos tipos de homem-roubada
07/01/13 12:31Todo começo de ano, como serviço de utilidade pública, alertamos sobre tipinhos de alta periculosidade. Agora não será diferente, em edição revista e ampliada, velhos tipos e algumas confissões de fraqueza deste cronista:
Homem-gourmet – A cerveja dele é gourmet, o café é gourmet, até a água é gourmet. Se tudo é gourmet, perdão pela grosseria, mas nada de te comer. Corra, Lola, corra.
Homem-ocupação – É o tipo que sempre tem uma causa. Ótimo. O mundo carece destes homens de boa vontade. O problema é que de tanto salvar o mundo, ele esquece justamente de você. Desocupa a área, Lola, desocupa.
Homem de predinho antigo – Até este macho-jurubeba que vos fala já capitulou e mora em um destes endereços. E logo eu que dizia que todo homem que habita um predinho é, para dizer o mínimo, um metrossexual enrustido.
O pior não é morar em tal lugar. O que mais dói é quando ele pronuncia, como toda a afetação desse mundo, que mora num “predinho-antigo-charmoso”. Pelo menos desse mal não padeço.
O cenário do homem de predinho antigo é o seguinte: você entra, resistente leitora, e avista logo umas revistas chiques estrangeiras espalhadas pela sala, tipo “ID”, “Wallpaper” etc.
O cara manja de decoração e entende de iluminação indireta. É cada luminária de design que só vendo! Possui também cadeiras ou poltroninhas de grife, aqueles estranhos móveis com nome de gente.
Sim, habito um predinho antigo, mas, fora um ou outro presente das moças, pelo menos no critério decoração mantenho a integridade jurubebística.
Homem-hortinha – Aquele mancebo que, ao receber as moças elegantemente para um jantar, usa o manjericão cultivado na própria hortinha que mantém no quintal ou na área de serviço.
Cultivar o próprio manjericão não é exatamente o defeito do rapaz. O problema é que ele passa duas horas a discorrer sobre o cultivo da hortinha. Uma amiga, coitada, conheceu um destes exemplares que cultivava até a própria minhoca usado como “fator adubante” da própria hortinha. Corra, Lola, avoe, mina!
Homem-bouquet – Aquele macho que entende de vinhos finos, abre a garrafa cheio de drama e nove-horas, cheira a rolha, balança na taça, sente o bouquet e curte o amadeirado. Gostar de vinho bom, velho Baco, não é um delito. Pecado mesmo é arrotar esse conhecimento por horas nas oiças da moça. Dispare, Lola, dispare enquanto é tempo.
Homem-Ossanha – Trata-se daquela cara que repete o comportamento da música “Canto de Ossanha”, como no samba de Vinícius de Moraes e Baden Powell: “O homem que diz vou/ Não vai!” O cara que assanha e cai fora.
Esse cara já fui eu, fomos, não é, amigo? Haja carapuça. Todo macho tem seu momento de frouxo. O mal é manter esse comportamento como regra, caso da maioria dos homens do nosso tempo. Vaza, Lola, vaza!
Xico, adoro estas coisas de macho e te digo se sua intensão é agradar os moças de plantão vou confessar vc consegue!!!!! O problema é viver aqui a beira do velho Chico e não encontrar o meu Jurubeba!
Entao Xico, me fale dos homens que valem a pena, to cansada de correr nego…
Adorei os “Tipos de homem- roubada”. Muito divertido.
É, eu planto o manjericão. E a comida, modéstia à parte, é boa.
Ricardo,nunca plantei,mas ja ganhei várias mudas. ter o manjericão é bacana,principalmente para quem mora em casa, mas o q falo é do discurso. assim como no caso do vinho.abraço e volte sempre
ele era uma rosa
os outros eram manjericão
que pena, que pena
O que é um Homem-hortinha; Homem-bouquet e Homem-Ossanha diante de homem casado-safado?!
É desse tipo de homem que as mulheres deveriam fugir! Mas não, o que se vê na sociedade contemporânea é algo que já parece fazer parte de muitos casamentos – a segunda mulher!
Lucia,Nelson Rodrigues dizia q a familia brasileira era composta de homem,mulher,amante,cachorro e papagaio etc.bjo
Xico, esse amante que é parte da família brasileira definida por Nelson Rodrigues é o do marido ou da esposa?Acho que atualmente existe um para cada.
Podemos trocar o papagaio por um ipad!
Hoje em dia está tudo muito flexível…hahah
E eu sou/ estou apaixonadíssima por um homem-ocupação. oh céus, mas é melhor do que um vagal. pelo menos ele se esforça… ou eu estou apenas tentando apenas ver o lado bom. não sei…
sim,pelo menos tem boa vontade com a humanidade. tem salvação.bjo
Não sei…
É inegável que a maioria das críticas virão de homens.
Mas esse texto realmente parece um ode ao preconceito. Infelizmente.
Não sei se faltou inspiração e se foi pura inocência.
Mas realmente como já disseram aqui, parece texto para agradar mulher, ou numa possibilidade mais remota, um texto adolescente pra se promover como homem melhor dos que os que constam na lista. E isso seria pura soberba, né?
Eu como homem, admiro muito homens próximos ou distantes e grandiosos.
E como toda vez que topo com preconceitos (constantes questionáveis), formulo algo como:
“E os homens dos quais as mulheres não devem correr e que mesmo assim reunem um apanhado de características tratadas nesse textinho? Como fica?”
De preconceitos, rótulos e haters a internet já está lotada.
Formadores de opinião são pessoas muito influentes. Mais do que imaginam.
Valorize a posição popular na qual você se encontra, escritor.
Um abraço.
(ps.: acho quase triste na idade que tenho, e com tanto a aprender, vir até aqui questionar alguém do seu tamanho).
Valeu a ida a este texto apenas pra desfrutar da sua coerência, quisera a Folha se motivar um dia e perceber o que se faz por diferença nos nossos dias.
Jonas,
em poucas linhas escritas, a sua opinião me ativou a curiosidade…
independente de rótulos, e de traçar uma personalidade específica, como você é?
PS: com todo o respeito à sua respectiva…
fudeu jonas
pq?
Jonas, meu caro, esses tais tipos é q costumam ter precoceitos bobos com quem nao é chegado a um bouquet etc. inclusive preconceitos de classe. escrevi apenas uma crônica de costumes na qual visto tb a carapuça. aprecio manjericão,por ex., so não faço é o samba-exaltação, o discurso do hortinha. abraço e gracias pela visita
HAHA! ri do manjericão…
Eu só fico rodeado de pensamentos sobre como esse tipo de texto afeta quem não sabe ler.
Pode ser algum existencialismo triste que passou discreto por mim.
Mas interessante passar por aqui e ver a maioria dos comentários respondidos.
Abraço.
Tire o CRAMB daii caraiooo…
aprende a escrever o nome dele antes de falar groselha
vc é dono dos direitos do Crumb, meu caro? o cara nao iria gostar de saber q vc ta atravessando a fina arte dele! abrazo
Novos tempos, querido Xico. Cheio de homens com rótulos emprestados. Bom mesmo é o marido de aluguel: chega, conserta tudo e se vier de macacão suado ainda inspira. Bjs
Perfeito! Já topei com híbridos de um tipo e outro tb!
Existe tb o que chamo de “Home-mocinha”, aquele que é meio delicado e sensível, sem ser gay, e costuma ter chiliques…
sim, marta, sei bem do q estas falando.bjo
Xico,
não tenho dúvidas que vc é inteligente, acompanho os programas que vc participa e tal.. mas convenhamos, voce ficou acostumado a criticar e ver defeitos. Depois de certo tempo fico na dúvida se essas informações são contudentes. A net tá virando um oceano de críticas e reclamações.Precisamos ver o que vc pode nos falar sobre o outro lado da moeda. Precisamos ver seu lado propositivo.
Pô Xico, tudo erva daninha do mesmo terreno. São somente variantes dos mesmos metrosexuais que ainda não conseguiram sair do armário (mas vão sair!).
Abraço de macho mano!
AHHHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHA…
no homem- gourmet eu consegui ENXERGAR um amigo meu! juro! q cara chato, affff… impegável
Eu gostei do texto. Coitado do homem que cai no canto de Ossanha, traidor
Coitado do homem que vai atrás de mandinga de amor. Aos incautos talvez um exercício de imaginação, imagina listar todos os tipos de machos e afins. O Xico é nosso representante nesses tempos bicudos!
grande Careqa, q honra tê-lo aqui na confraria.abrazo
chico. vc foi muito infeliz. que texto chato. Parece um cara que tá se esforçando pra fazer uma mulher rir. Tira o Crumb dali que ele não merece essa ruindade.
vc tem razao: todo meu esforço na vida é pra agradar mulher.Mas nao sei se notou, se é um leitor tao crítico e atento: tb me incluo,visto a carapuça. qto ao velho Crumb, so tiro se ele mesmo pedir, o q será uma honra poder revê-lo para uma nova conversa. abrazo
repare que as críticas ao texto são quase sempre masculinas…
esqueceu só do velho Tássia, né chicão?
E apesar de clássico e fora de moda, o homem Tássia-chando ainda reina soberano em volta das moças igualzin mosca de padaria em cima do doce…
ih,Patricia, mas as crítitas sao legais. a ideia aqui é essa mesmo. botar fuego na conversa de botequim. beijos
o homem Castaneda Xico Sá… aquele que tenta manipular a tua mente, te infiltra e uma teia e vc não consegue sair!É um subliminar “Venha para a luz Caroline”!
Credo cruz, Silvana,esse´tipo xamã da floresta mística é fueda. listarei na proxima.bjo
Tua inspiração foi tão curta que mal cobre tua bunda!
Por que você não diz qual não devemos correr? Ia adorar a dica…rsrs
Não é porque estou em Recife e porque sou apaixonado por todo produto que sai desta terra abençoada, que deixarei minha dúbia jurubebice vacilar e dizer que amo loucamente os escritos de Chico Sá. Mas fui tomado por um furor interno que não me deixa calar e quando a brisa bateu, eu já tinha assumido. Excelente caro Chico Sá! Excelente! @ricnapoleao
E claro que sei que Chico Sá é de Crato, assim como de Recife assim como de São Paulo e por aí vai…mas os escritos muitas vezes tem uma levada pernambucana boa demais!
Texto ridiculo
Caro Xico, como vc bem sabe – por vivência – o mistério, que é bom, mora no ‘predinho’…
abração!
geralmente o moço gourmet prepara seu proprio xerne deitado em cama de baroa com itens da sua hortinha que harmoniza com desenhada para seu predinho charmoso. Harmoniza tudo isso com Shiraz e de tão bom que lhe parece diz que dá, mas não dá.
Todos os 5 homens que vc descreveu tem um quê de boiolagem… Homem que é homem gosta de mulher, dinheiro, futebol e cerveja.
Na verdade são 6 os tipos… Todos boiolas, especialmente o hortinha e o ossanha…
Um xero no cangote procê, Xico!
Homem-Ossanha: o pior! Porém, me acabo de rir com essa descrição, nego.
Xero no cangote.
Aahahahaahh mal começou 2013 e conheci um Ossanha …saiu , pegou de jeito , foi ótemo , provoca aqui e ali mas SÓ ASSANHA .
Frouxo é pouco ….ahahahahahah
hahahahahahahahahhaha Sen-sa-ci-o-nal!!! os que eu não cinheci ja ouvi falar! mandô bem Xico!!!! a proposito um 2013 lindo procê!
Meu caro amigo, o que ta acontecendo? Ta sem inspiração?