Plano bom é plano não-realizado
26/12/12 11:09Nas espumas flutuantes de mares e cervejas crepusculares, reflito:
Plano bom é plano não-realizado.
Cronicamente inviável e repetitivo vos digo, como a cada fim de ano: nossos planos são muito bons, como na canção dos Doces Bárbaros, nossos planos são recicláveis, como os de mil novecentos e antigamente…
Nossos planos são os mesmos que se arrastam desde século seculorum, nossos planos são tão conhecidos, tão íntimos, eles nos acompanham há tanto tempo que viraram nossos amantes, nossos melhores amigos.
Nossos planos renascem a cada fim de ano como os nossos melhores cúmplices.
Nossos planos sabem que se os realizássemos à risca a vida perderia a graça, seríamos perfeitos demais, estávamos todos magérrimos, malhados, gozando a saúde dos deuses ou dos imortais da ABL, seríamos todos um bando de Davids Beckhans e Giseles.
Nossos planos são muito bons, mas sinto muito por eles, coitados, mais uma vez não serão cumpridos na íntegra no ano da graça de 2013.
Cumpriremos, no máximo, os 10% da humaníssima cota do possível, os 10% do garçom, justa medida.
Nossos planos são muito bons e nunca foram atrapalhados por crise alguma. O que nossos planos enfrentam para valer é uma invencível guerra interna nos fracos juízos repletos de defeitos de fábrica.
Nossos planos são muito bons, mas, como sempre, ainda temos o benefício da dúvida, ainda temos a complacência e, se, por acaso, faltar alguma conversa fiada no estoque, botamos a culpa nos outros –nosso inferno mais próximo.
Nossos planos mal devoraram a ceia do Natal, nossos planos famintos, nossos planos eivados pela fome histórica de todos os semi-áridos e Jequitinhonhas, e lá estão nossos planos a dormir a mais preguiçosa das siestas espanholas.
Nossos planos estão dengosos, como nunca, para o ano novo, nossos planos querem colo, nossos planos odeiam uma academia de ginástica, um cooper às cinco da matina, uma dieta saudável…
Nossos planos não têm medo do colesterol e muito menos da gordura trans, nossos planos adoram uma costelinha de porco, como aquela que Maria fez ainda no Paraíso, costelinha com cerveja preta.
Ah, nossos planos lamberam os beiços, mesmo não sabendo o que seríamos de nós dali a duas voltas do sol no eixo da existência.
Nossos planos não se desgastam à toa, não vivem de estresse, não andam de automóvel na cidade de SP, nossos planos são eternos pedestres e adoram uma rede depois do almoço.
Nossos planos são do interior do mato e ruminam um capinzinho entre os dentes manchados pelo cigarro brabo do tempo.
Nossos planos se espreguiçam, estralando todas as juntas e costelas, quando ouvem falar outra vez de novos planos.
I value the article.Thanks Again. Fantastic.
Im thankful for the blog post.Really thank you! Really Great.
I loved your article post.Really looking forward to read more. Much obliged.
Xico, adoro seus textos, me acompanharam em 2012, leio e compartilho, espero que continuem inspiradores em 2013.Feliz ano novo. Abraço
Xico, você tem a playboy da Luisa Brunet de 1983?
Grande Xico, bom te ver na quarta, espero que aproveite bem a estada em Recife.
Se tiver de bobeira dá uma lida nesse texto aí. O primeiro da série “a filosofia da sessão da tarde”, nem precisa dizer que não é pra levar a sério…
Abs
Pedro
http://www.boraver.com/2012/12/filosofia-da-sessao-da-tarde-namorada.html
S C
Adoro seus textos! Beijos e Feliz 2013 com planos não realizados para a vida não perder a graça!!!! E seus textos também…
品質がよい、価格が低い、実物写真!当社の商品は絶対の自信が御座います。100%品質保証 !満足保障100%!
一挙一動が勘違いに裏づけされた計算で行動してる感がある。
Adorei,Xico!Vou deixar de me cobrar tanto pelos planos que não consegui tornar reais!Seu texto é também terapêutico!!!Rsss
É SEMPRE BOM TER ALGUM PLANO, SE ALCANÇARMOS 10% DO PLANEJADO, JÁ TÁ BOM DEMAIS, NESTES 10% PRÁ MIM EU SAINDO NO GALO JÁ TÁ 100%.
Um objetivo impossível no futuro, que requer autoridade e controle quase total para sua realização no presente, mas sem metas quantificáveis, você acha que o comunismo existe até hoje por outro motivo?
É bom comer a costelinha, curtir a redinha, mas pegar uma carona na coragem e dar uma voltinha em busca de brechas ao Sol, também tem deixar de ser só planos, nem que seja, depois de ler o Big Jato!Rs
Sábio Xico Sá….
Esse é um texto que reflete alguém que tem preguiça e não sabe minimamente planejar sua vida.
Tão brasileiro.
Reflete muito bem nosso condição social. Esses jornalistas deviam pensar muitas vezes antes de criticar o governo, a sociedade, porque eles mesmos são maus exemplos de conduta.
Alcione, apenas cante.
Vá trabalhar um pouco que faz bem para você e para um país que quer ser justo e próspero. Aqui falta eduação para as pessoas saberem o que é certo e errado porque nem mesmo se esforçam e planejam para aprender na escola.
De vagabundos a política e o jornalismo estão cheios.
Alcione, relaxe. Essa crônica apenas reflete o que acontece com a maioria das pessoas, deixando a Deus-dará seus tão almejados planos. E essa cultura não é brasileira, é mundial. Aliás, vai dizer que estava em seus planos essa mísera discussãozinha de blog? O plano é ser feliz.
Alcione.
Faça sexo. Com homem ou mulher, basta escolher
Relaxa, gata
Ops! O esforço para aprender é natural ou depende da estrutura familiar? Vc precisa ler mais, pois de Educação sabe nada! Sugiro Paulo Freire, o clássico Pedagogia do Oprimido para começar, dps quem sabe, Perrenoud, Hobsbawn, Morin…. Pega leve!
Uma boa leitura dos clássicos da filosofia, tbm pode ajudar, Platão em seus diálogos socráticos é o meu preferido….
O que deve ser esclarecido é a diferença entre planejamento – que é uma coisa a ser seguida com um mínimo desvio possível – e promessas vazias que não serão concretizadas. Promessas dos piores tipos que é mentir para si mesmo.
Ok, Alcione. Promova um Workshop.
rsrsrs… Você deve ter saido da costela da ditadura militar! Este país é democrático, feliz ano novo, em meus sonhos pessoas como vc desaparecerão da face da terra!
vixe, essa reflexão é tudo,menos brasileira.é grega,amiga.se liga.Mania de folclorizar o brasileiro é fueda. como diria o Mussum,é mais profundis.beijo
Não seria mal ?
“porque eles mesmos são mal exemplo de conduta.”
nossos planos, saem de casa no natal com o pai as 10 horas da manhã atrás de tomar um café da manhã, só encontra a velha de deliciosa panelada com farofa e cuscuz, que lembra outros tempos com meu avô no Mercado Saõ Sebastião, delicia
Oh, pedaço de mim
Oh, metade exilada de mim
Leva os teus sinais
Que a saudade dói como um barco
Que aos poucos descreve um arco
E evita atracar no cais
Oh, pedaço de mim
Oh, metade arrancada de mim
Leva o vulto teu
Que a saudade é o revés de um parto
A saudade é arrumar o quarto
Do filho que já morreu
Que talento extraordinário tem o Chico Buarque.
Planos são apenas planos. Adorei! Feliz 2013 para você, e por favor, faça mil planos, só não deixe de escrever.Nunca.
Sensacional, Xico. Adoro teus textos.
Tudo o que prometemos, invariavelmente não cumprimos então todos os planos que “planejamos” não realizamos, somos muito sem vergonhas mesmo!!!
resumindo: o melhor de fazer planos eh não cumpri-los…rs
Xico, vc facilitou tudo rssrsrsrs não vou ficar com dor na consciência por renovar por mais um ano certos planos. Obrigada pelas risadas e momentos de reflexão que vc me proporcionou. Um belo 2013 para vc.
Pura verdade…é sempre assim, planos e mais planos! e com dizia o velho Buk” Talvez pensamos demais…,sinta mais e pense menos”. Parabéns pela crônica e um Bom Ano Xico Sá. Beijão!!
E quando a resolução é “deixar” alguém em 2012??
Tenho listas de planos pro ano novo, planos de agosto e planos que são só planos, porque a prática é inviável, mas gosto de pensar que um dia vou chegar à vitória de cumpri-los.
Enquanto isso, vou acumulando listas e, após o seu texto, vou ter muito orgulho em não realizar a metade delas em prol de outras vontades mais divertidas e de última hora!
Feliz – sem planos – 2013, Chico!
Absolutamente correto: o que é uma vida sem sonhos, sem projetos. Se realizarmos todos o que nos restará?
E de sonhá-los, realmente,nos dá aquela preguiça: nos levantamos, bocejamos e deixamos para sonhar um pouco mais amanhã.
Bjs. Feliz sonhos novos e antigos.
Ótimo texto Xico.Tem tudo a ver com aquela famosa canção do genial Wander Wildner, em que ele diz: Minha vontade é ser bonito mas eu não consigo.Eu sempre volto atrás…
Bom dia Xico!
Faz tempo que não apareço para dizer pelo menos um olá.
Os planos feitos e refeitos por todos, regados à todo tipo de bebida e comida, com os indevidos excessos natalinos, vão e voltam como se nunca tivessem sido pensados e repensados desde a primeira ceia.
O plano é, não planejar!
Você está certo.
É viver com sabedoria Caymminesca, é deixar o tempo aparecer para ver o que todos querem fazer. E se ele aparecer, deixo a dica, dê tempo ao Tempo e viva o momento com ou sem plano a fazer.
Àquele abraço, como na música…
Teodoro
Adorei Chico!! Vou olhar para 90% dos meus planos de 2012 não cumpridos com mais complacência!! Mas um para 2013 estou certa q será realizado: q vc continue nos inspirando com textos maravilhosos!! Feliz Ano Novo! bjs
Adorei nossos planos – nem parece que vc trabalha na Folha, esse papel de forrar caixa de gato. (revoltinha de Ano Novo). E por falar nisso, planos e e revoltinha, feliz 2013, caro Xico. Você é um achado.