É Natal: a graça de um belo vexame em família
24/12/12 14:18E de repente, na fila da farofa, aquela priminha que você não dava nada se revela a gostosa-mor do universo.
*
Minha solidariedade aos parentes desconhecidos que logo mais estarão mais perdidos na ceia do que vira-lata em caminhão de mudança.
*
Tudo muda na família. Menos as ovelhas negras. O espírito natalino é burro. São as mesmas eleitas a vida inteira.
*
Toda ceia carece de pelo menos um velho comunista para chocar as criancinhas mesmo no tempo em que Papai Noel não passa de um aplicativo de quinta.
*
A cara de espanto com o novo gay recém-revelado. E para cada um assumido, dois no armário ad eternum.
*
A hora de falar umas verdades. Alguém bate o talher na garrafa, como no “Festa de Família” (no cartaz acima), filme do Dogma 95. Suspense.
*
Na falta de assunto, tempo, tempo, tempo. O calor carioca, a estiagem cearense, o mormaço do Recife, as quatro estações diárias de San Pablo etc.
*
O cunhado bêbado, em plena Missa do Galo, ainda com o interminável grito de guerra: Vai, Curíntia!
*
O tio bêbado, tipo papudinho mesmo, que dureza acompanhar seu ritmo.
*
A parente maldosa que presenteia a prima idem com uma roupa maior do que ela veste. Só para fotografar –vide post no Facebook ainda na madruga- o justo momento em que a “inimiga” exibe a peça para todos.
*
E a vovó-Niemeyer repete o chiste de sempre para a neta predileta: “O que mais gosto do Natal, Rose, é que você está sempre de homem novo!” O detalhe é que Rose está à beira das bodas de prata com o mesmo hombre.
E você, estimado(a) leitor(a), qual o bafo natalino predileto da vossa família?
Hello there, just became aware of your blog through Google, and found that it’s truly informative. I’ll be grateful if you continue this in future. A lot of people will be benefited from your writing. Cheers!
Feliz Natal Xico.
bj
Major thankies for the article.Thanks Again. Much obliged.
Natal….acho que indiferente de religiao ou crenca, acredito que eh um momento de estar junto com pessoas do bem!
Como moro fora do pais sinto uma saudade enorme do meu Natal no Brasil. Cada um leva um prato, comecando pela maionese da minha mae Eloah! A melhor de todas…..e peru, farofa, cerveja, chester, e bebidas afins….e o amigo secreto que agora virou amigo da onca pois esta todo mundo com a grana curta e a familia enorme? Divertido muito divertido…e claro uma tradicao que eu busco manter com minha filha com os amigos daqui que viram familia….bjs e Merry Christmas……
Chico … Natal bom era quando éramos crianças
e não tínhamos a “capacidade” de apontar defeitos ou qualidades ou de criticar alguém que víamos na tv, por exemplo; nos divertíamos com todos reunidos a nossa volta e pronto, sem maldade, uma outra época; as maldades eram outras, diferentes das de hoje.
chico! a gente precisa chegar numa idade madura p/ reconhecer a realidade de sua crônica.. e vc esqueceu de acrescentar o show do roberto carlos. abços .. silvano
chico…a gente precisa chegar numa idade madura p/ reconhecer realidade de sua crônica.. ah! vc esqueceu de far do show do roberto carlos. abços
Natal tem que ser passado apenas com familiares e isto quer dizer:pais,filhos,netos,noras e genros.O meu foi ótimo,mas,num dado momento,fomos à casa da família da namorada de meu filho,a convite,e era um pessoal evangélico.Estava tudo ótimo,até que um “pastor”passou a mão no microfone e comecou a pregacão chata.Xicolo cara falou por duas horas.Não baixou o astral porque fui embora.E tome Feliz Nata!!!
a competição velada entre irmãs sobre qual dos filhos tem uma vidinha mais burguesa-ocidental-cristã: emprego melhor, salário maior, viagens pro exterior, apart novo mais caro, etc…
enquanto isso, os filhos citados competem veladamente com os primos sobre os mesmos assuntos…
cobras se criando…
Até gosto do Natal. O que não gosto é de que algumas pessoas fazem da festa. Aquela mesa farta, aquelas pessoas se empanturrando, enaltecendo as próprias vidas e soltando críticas ácidas sobre a vida dos outros… isso tudo carece de sentido, para mim.
O Natal pode ser uma festa bacana, desde que não sejamos hipócritas. Eu não convido aqueles chatos só porque são parentes. É festa, confraternização, vamos nos cercar de pessoas interessantes, autoastral.
Essa do parente que sai do armário no Natal é clássica, vide o caso do Alfredo no filme “Parente é serpente”.
Para uma trintona solteira, bom mesmo são as tias querendo saber: E o namorado? rs
A expressão latina correta é “ad aeternum”. Ninguém está obrigado a utilizar o latim. Mas se usar, que seja de forma correta. Gisele, estou aí à disposição. E suas tias ficarão com inveja.
Eu não sei porque ainda faço ceia em casa, vc oferece a melhor comida a melhor bebida e os caras ainda falam que a champagne da casa valduga é ruim e diz a boa é chuva de prata.
O cara nunca tomou cerveja de trigo e prefere a Itaipava.
Natal é a última prova de paciência do ano
É algo como um purgatório para que vc possa chegar ao próximo ano, que promete sempre ser melhor (??)… quer dizer, não é o ano que promete ser melhor, né, nos prometem que ele será rs
Me identifiquei total!
A gente se mata correndo pra fazer comprar, cozinhar, deixar a casa arrumadinha pra ceia e sempre tem aqueles parentes chatos que acham jeito de colocar defeito em alguma coisa, mesmo que não tenham sido capazes de levar um pratinho de qualquer coisa pra contribuir.
Por isso já decidi, ano que vem eu e o maridão vamos passar as festas de fim de ano bem longe de todo mundo, só curtindo.
Mas, a\final o que é natal?
Uma alienação.
DJ
CARO XICO, OLHE TRABALHEI NA NOITE DE NATAL,DAS SETE DA NOITE AS SETE MANHÃ.
OLHE ESSE POVO QUE ESCULHAMBA O NATAL EU PENSO QUE GOSTAM MESMO É DE DIVÃ DE ANALISTA E DIA DE CHUVA.
MUITO PROVAVELMENTE NÃO TIVERAM UMA MÃE COSTUREIRA COMO A MINHA, SAUDOSA DONA AMARA FELIX, ELA IA LÁ EM LIVIO LIMA TECIDOS (PERTO DA IGREJA DA PENHA) COMPRAVA FAZENDA PARA CONFECCIONAR NOSSAS ROUPAS E IRMOS PARA A MISSA DO GALO. DIGA-ME LÁ CARO AMIGO ESSE POVO AZEDO JÁ COMPROU UMA RIFA DE UM QUEIJO DO REINO?
BOM GENTE QUE GOSTA DE NATAL, TEM GENTE QUE NÃO GOSTA, TEM GENTE QUE DÁ TRABALHO.
E DAI?
EU GOSTO DO NATAL, MESMO COM PARENTES E AGREGADOS CHATOS, HÁ UMA MENSAGEM QUE MAIS UNE QUE SEPARA, UM QUERER SER BOM SEMPRE.
E CLARO, OS PORRES, ESTES SÃO INESQUECIVEIS.
CHATO SERIA SE O NATAL FOSSE O ANO INTEIRO.
BOM NATAL A TODOS.
Natal é um saco. Hipócrita e sem graça. Falso. Dá meu whisky e dá licença mano
Curioso: um malaco pobre do oriente médio, de barba guerrilheira e cheirando mal (certamente), preso político crucificado no lenho como subversivo, alguém que certamente assustaria qualquer família ocidental de classe média, gerar toda esta incompreensão. Parece roteiro de Buñuel.
Meu cu pro Natal!
Aqui na minha casa ,não tem ceia,não tem troca de presentes,cada um vai e faz o quer na vontade.Na minha casa,meu pai etilista pesado ,estragava TODAS as festas,em todas as datas,talvez dai o trauma
Chico vc é demais!!!Linda crônica, minimalista…Falou tudo!!!
É como se diz por aí, amigos a gente escolhe, parentes a gente tolera…
Época de Natal:
Época de Festas de Confraternização. De trocar presentes com aquela pessoa que te perseguiu o ano todo.
Época de prometer o que não será cumprido no próximo ano.
Época de ouvir aquela frase: Eu não sei comprar presente pra você. Para desculpar a tranqueira comprada de última hora.
Época de encontrar aquele parente chato que, bêbado, torna-se insuportável.
Época dos abraços(alguns mais apertados).
Do tilintar dos copos.
Dos sorrisos e risos…
Dos choros nos quartos depois durante a troca de segredos…
Que venha o Ano Novo!
O bafo natalino já deu início no almoço de hoje, quando tentei puxar assunto sobre a “morte do imortal” Lêdo Ivo. Comento sobre uma matéria que fiz na época da inauguração de seu memorial, aqui em Maceió. Certa de que renderia saudosismos e apreços ao escritor de Ninho de Cobras, um solta.
“Quem é esse?”
É, Xico. Acho que o difícil é ser a prima jornalista competindo com o primo engenheiro…
Bjos e um maravilhoso Natal!!!
Em um distante natal no começo do século, uma tia mórmon cagava regras e tradições, do tipo “não compro cerveja para ninguem, não quero ajudá-los a se destruir, seus pecadores”, mas esquecia que alguns meses atrás o filho tinha quase sido preso por assédio sexual na empresa…hipocrisias da festa cristã.
Era a brincadeira de amigo oculto, onde vc dá um presente, no valor mais alto do que o estipulado, e ganha um que ñ vai usar nunca daquele namorado da sua prima que nunca te viu.
Os melhores Natais da minha família foram protagonizados por meu tio cantando Era um garoto que como eu no videokê… seu ratatá não tinha fim!!! Feliz Natal!
O que deixa o natal um dia chato é q as pessoas acham q devem ficar boas e caridosas de uma hora pra outra durante um dia. Diferente das outras datas festivas, o natal é um dia “minguado” e hipócrita q só é legal pq você ganha presente. Que espírito de natal q nada. Gosto muito mais do reveillon.
Odeio Natal, Xico!
Mas, pra nao perder a oportunidade, e sinceramente… Feliz Natal, querido!
Os da minha família eram protagonizados pela minha mãe (nos tempos que ela ainda bebia). O melhor Natal foi aquele que ela sequestrou a sobremesa (uma torta linda) e saiu correndo e gritando “ninguém me pega, ninguém me pega” para os desafetos da família.
kkkkkkkkk