Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Xico Sá

Modos de macho, modinhas de fêmea & outros chabadabadás

Perfil Xico Sá é escritor, jornalista e colunista da Folha

Perfil completo

Macho perdido: nécessaire X capanga

Por xicosa
03/12/12 02:27

Depois de citar ao infinitum a expressão macho-jurubeba, recebi uma nova balaiada de mensagens pedindo, encarecidamente, que eu tentasse explicar o que seria o tal homem.

Bela tarefa para cumprir logo ao alvorecer desta segunda sem lei.

A expressão surgiu no Cariri, onde os fracos não têm vez, mas ganhou força no seguinte momento:

Ao me deparar em um banheiro de um moderno restaurante de SP, com dois homens, aparentemente héteros, discutindo sobre técnicas depilatórias e cremes básicos para uma nécessaire masculina, me veio ao cocoruto, imediatamente, a velha imagem da capanga e o kit máximo permitido por um macho-jurubeba.

Como bem sabemos, amigo, o macho-jurubeba é o macho-roots, a criatura de raiz, o sujeito tradicional e quase em extinção nos tempos modernos.

Praticamente extinto, sejamos sinceros. Não há esperança, o velho Francisco, meu pai, lá no seu rancho nas bordas da chapada do Araripe, deve ser um dos derradeiros da legião de bravos.

O macho-jurubeba é um personagem que nos parece nostálgico e, de algum modo, folclórico, mas perfeito para nos revelar o universo dos marmanjos até meados nos anos 1990 –quando Deus fez, de uma costela do David Beckham, o ser doravante conhecido como metrossexual.

Vasculhemos, pois, a capanga, usos, costumes higiênicos e os arredores antropológicos deste predador do nosso paleolítico.

Era sim naturalmente vaidoso o macho popular brasileiro.

Aqui encontramos os vestígios: um espelhinho oval com o escudo do seu time ou uma diva em trajes sumários, um pente nas marcas Flamengo ou Carioca, um corta-unhas Trim ou Unhex, um tubo de brilhantina, um frasco de leite de colônia…

Vemos também, no fundo do embornal, uma latinha de Minâncora e outra de banha de peixe-boi da Amazônia em caso de eventuais ferimentos, calos ou cabruncos.

Em viagens mais longas, barbeador, gillette, pedra-hume –o seu pós-barba naturalíssimo, nada melhor para refrescar a pele e fechar os poros.

Alguns pré-modernos e distintos se antecipavam aos novos tempos usando também Aqua Velva, a loção para o rosto utilizada pelos “homens de maior distinção em todo o mundo”.

Investigamos também, no kit do macho-jurubeba, emplasto poroso Sabiá, pedras de isqueiro com a marca Colibri e um item atual até nossos dias, o polvilho antisséptico Granado, afinal de contas a praga do chulé é atemporal e indisfarçável.

O lenço de pano nem se comenta, não podia faltar nunca.

Ainda no capítulo do asseio corporal e dos bons tratos, façamos justiça às moças. Elas adoravam tirar nossos cravos e espinhas, atitude hoje cada vez mais rara –se alguma o fizer, amigo, a tenha na mais alta conta, a abençoada filha de Eva te ama mesmo.

Objeto de investigação e estudo do caboclo pré-metrossexualismo cachetes de Cibazol.

Aí, porém, já saímos um pouco dos cuidados estéticos e vasculhamos outros armarinhos de miudezas do vasto museu deste homem que –para o bem ou para o mal- já era.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. hostgator coupon code comentou em 05/12/12 at 14:26

    Im grateful for the post.Much thanks again. Great.

  2. SFP comentou em 05/12/12 at 14:18

    I think this is a real great article post.Much thanks again. Want more.

  3. swap meet comentou em 05/12/12 at 14:17

    Awesome article post.Thanks Again. Keep writing.

  4. hostgator coupon comentou em 05/12/12 at 14:13

    Say, you got a nice blog article.Much thanks again. Will read on…

  5. SFP comentou em 05/12/12 at 14:02

    I really like and appreciate your blog article. Great.

  6. hostgator coupon comentou em 05/12/12 at 13:54

    wow, awesome blog article.Much thanks again. Fantastic.

  7. hostgator coupon code comentou em 05/12/12 at 13:51

    Very informative article. Much obliged.

  8. hostgator coupon comentou em 05/12/12 at 13:33

    I appreciate you sharing this post. Will read on…

  9. purchase Facebook fans comentou em 05/12/12 at 13:28

    Really enjoyed this article post.Thanks Again. Great.

  10. Buy Youtube Views comentou em 05/12/12 at 13:21

    I really enjoy the blog.Really thank you! Keep writing.

  11. Buy Youtube Comments comentou em 05/12/12 at 13:18

    Very good blog post.Really thank you! Want more.

  12. Buy Youtube Views comentou em 05/12/12 at 13:13

    Thank you for your blog post.Really looking forward to read more.

  13. Buy Youtube Likes comentou em 05/12/12 at 13:00

    Say, you got a nice post.Really thank you! Fantastic.

  14. Buy Youtube Comments comentou em 05/12/12 at 12:41

    Major thankies for the article post.Much thanks again. Will read on…

  15. Buy Youtube Likes comentou em 05/12/12 at 12:38

    Very good article post.Really looking forward to read more. Great.

  16. Buy Youtube Comments comentou em 05/12/12 at 12:33

    I appreciate you sharing this post.Really looking forward to read more. Awesome.

  17. Santa comentou em 05/12/12 at 12:30

    Really enjoyed this article post.Really thank you! Awesome.

  18. helstegtpattegris comentou em 05/12/12 at 12:21

    Fantastic blog.Really thank you! Want more.

  19. Mary S. Carpenter comentou em 05/12/12 at 12:10

    Yeah, it is clear now !… Just can not figure out how often do you update your blog?!…

  20. helstegt pattegris comentou em 05/12/12 at 12:02

    Im thankful for the blog.Much thanks again. Really Great.

  21. colouring lenses comentou em 05/12/12 at 11:45

    wow, awesome article post.Really looking forward to read more. Fantastic.

  22. Buy Youtube Likes comentou em 05/12/12 at 11:28

    Muchos Gracias for your blog post.Really looking forward to read more. Keep writing.

  23. Buy Youtube Likes comentou em 05/12/12 at 11:25

    I am so grateful for your blog article. Really Great.

  24. Buy Youtube Likes comentou em 05/12/12 at 11:20

    Thank you ever so for you article.Thanks Again. Awesome.

  25. lanautica.com comentou em 05/12/12 at 11:17

    Enjoyed every bit of your post. Want more.

  26. coloured contact comentou em 05/12/12 at 11:07

    Appreciate you sharing, great post.Much thanks again. Want more.

  27. Buy Youtube Comments comentou em 05/12/12 at 11:07

    Looking forward to reading more. Great article.Really thank you! Really Great.

  28. lanautica.com france comentou em 05/12/12 at 10:58

    I am so grateful for your post.Really thank you! Really Great.

  29. Brent J.Lindbloom comentou em 05/12/12 at 10:55

    However, the author created a cool thing..!

  30. logos quiz comentou em 05/12/12 at 10:47

    I am so grateful for your article post. Want more.

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailxicosa@uol.com.br
  • FacebookFacebook
  • Twitter@xicosa

Buscar

Busca

Blogs da Folha

  • Recent posts Xico Sá
  1. 1

    O partido dos corações partidos

  2. 2

    A arte da cantada permanente

  3. 3

    O tal do amor aberto dá certo?

  4. 4

    E Abelardo da Hora recriou a mulher

  5. 5

    Como eleição mexe com amor e sexo

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 20/03/2011 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).