Os 10 livros mais bêbados do mundo
10/11/12 18:58Abro o jornal –sim, ainda sou um gutenberguiano viciado em cheiro de tinta- e dou de cara com o Jaguar, o homem, o mito, o gênio, o traço, alambique, o soluço, a lenda viva, viva!
O homem que criou o Pasquim, com outros caras do ramo como o Tarso de Castro, sacaneia a desgraça, assim é que se faz:
“Fui corneado por meu fígado”, disse ao Marco Aurélico Canônico. Leia aqui na Ilustrada.
É que descobriu, aos 80, o diabo de uma cirrose. A maldita. A que lá levou muitos, como o samurai-polaco Paulo Leminski e uma legião de anônimos igualmente amigos da vodka.
Jaguar parou, mas não condena. Moralismo aqui não é a tônica.
Testemunhei bons bebedores por ai. Anônimos e conhecidos como o cubano Pedro Juan Gutierrez (Trilogia Suja de Havana etc).
Quem mais me assombrou, no bom sentido, foi o Jaguar. Já na casa dos 70 anos, bateu a mim, debutando nos 40, e Ronaldo Bressane com seus 30 e um chorinho. E o mais incrível: o jovem Bruno Torturra na flor dos 20 e poucos. O embate foi na Mercearia São Pedro.
É óbvio que o álcool faz mal sim, mas como obra milagres para a gente suportar a existência. Que belo lubrificante d´almas & caveiras, diz um amigo mexicano.
Como jornalismo e literatura, tradicionalmente, sempre gastaram os cotovelos na fórmica dos balcões dos bares, deixamos ai uma lista de 10 livros que tratam do assunto. Lembre-se, porém, meu jovem: Bukowski era um bêbado, mas nem todo bêbado é Bukowski.
Memórias Alcóolicas – de Jack London (várias editoras). Tenho uma edição rara da Paulicéia, editora já extinta e que deixou grandes livros no sebo. Clássico é clássico e vice-versa, como diria o Jardel.
Crônica do amor louco – Charles Bukowski (L&PM). Poderia escolher qualquer outro do velho Buk. Fico com esta reunião de contos pela narrativa “A mulher mais linda da cidade”.
Paris é uma festa – Ernest Hemingway. Saiu por várias editoras. O barba que reinventou o daiquiri em Cuba completou o tanque nos cabarés franceses.
Rum: Diário de um Jornalista Bêbado – Hunter S. Thompson (L&PM). O gonzo e sua aventura no Caribe. O filme não é lá essas cocadas, mas o livro é garantido.
Manual de sobrevivência nos butiquins mais vagabundos–Moacyr Luz com ilustrações de Jaguar e contracapa de Martinho da Vila (Senac Rio). Tudo que você queria saber sobre boteco e tinha vergonha de parecer um bêbado amador.
Confesso que bebi – Jaguar (Record). Memórias de um amnésico alcoólico. Crônicas de um bebedor profissa.
A morte e a morte de Quincas Berro D’Água – Jorge Amado (Record e Companhia das Letras). Acho o melhor livro do baiano porreta. Espiritismo, álcool, metafísica e safadeza.
Malagueta, Perus e Bacanaço – João Antônio (Ática e Cosac Naify). Viagem ao fim da noite dos bares. Com tacadas de sinuca ao fundo.
Pornopopéia – Reinaldo Moraes (Objetiva). Só o caminho do excesso, com várias saideiras a cada esquina, conduz ao palácio da sabedoria.
Bíblia Sagrada – Duvido que exista um livro no mundo no qual se bebeu tanto vinho. In vino veritas. Nele está a verdade. Até água foi transformada na santa bebida. E olhe que neste tempo não tinha essa frescura de cheirar a rolha e sentir o bouquet. Era tudo macho-jurubeba de Cafarnaum e arredores.
Óbvio que ficou faltando uma prateleira de bons livros com cheiro de álcool. E olhe que não molhei ainda a palavra hoje. Hora do amigo fazer justiça ai nos comentários.
Ih, de cara, já senti falta de um dos livros que mais gosto: “De Moscovo a Petuchki – a lucidez de um alcoólico genial- Venedikt Erofeev (Cotovia, Lisboa).
Foi por causa desse cara que escrevi o meu “Tripa de cadela & outras fábulas bêbadas”(ed. Dulcinéia Catadora, 2007). Não vem ao caso. Quero saber mesmo é o que há de bom e ficou de fora.
Very neat blog post.Really looking forward to read more. Keep writing.
Hey, thanks for the article post.Really looking forward to read more.
Na lista dos principais tem de aparecer o “Rum para Rondonia”, do Luiz Roncari. (Ed. Siciliano)
Appreciate you sharing, great blog post.Really thank you! Really Cool.
Wow, great post.Thanks Again. Awesome.
Thanks for sharing, this is a fantastic post.Really thank you! Much obliged.
Hey, thanks for the blog post. Much obliged.
Enjoyed every bit of your article.Much thanks again. Want more.
Enjoyed every bit of your blog.Much thanks again. Want more.
I serched through the internet and got here. What a wonderful invention of the mankind. With the help of the network you communicate, learn, read !… That helped us to get acquainted!…
I am getting married on the 15th of November. Congratulate me! Then will be here rarely!…
Fantastic blog article.Really thank you! Really Great.
Very good article post.Thanks Again. Much obliged.
I appreciate you sharing this blog post.Really thank you! Awesome.
Very informative article post.Really looking forward to read more. Really Great.
I cannot thank you enough for the blog article. Really Cool.
I really enjoy the blog post.Really looking forward to read more. Really Cool.
This is one awesome article post.Really thank you!
wow, awesome article post.Much thanks again. Want more.
I value the article.Really looking forward to read more. Fantastic.
Really informative blog.Really looking forward to read more. Want more.
Very informative post. Great.
wow, awesome article.Really thank you! Cool.
Great, thanks for sharing this post. Want more.
Appreciate you sharing, great blog.Really looking forward to read more. Awesome.
Thank you ever so for you article. Cool.
Very neat article.Thanks Again. Really Cool.
Awesome article.Really looking forward to read more. Fantastic.
Wow, great article. Want more.
I value the article.Really thank you! Awesome.