Tipos de canalhas: o aético e o romântico
08/11/12 16:33Eu sou uma pessoa má, eu menti pra você. É o que canta agora, rua da Aurora, Recife, minha cotovia Karina Buhr.
No que Jakson do Pandeiro emenda: Que diferença da mulher o homem tem? Espere ai que vou dizer, meu bem.
Tratemos do pecado da mentira, essa obviedade mais velha que a palavra e a saliva.
Porque deste pecado ninguém escapa. É o mais ecumênico e democrático. Por pensamentos, obras e omissões. Somos amorosamente corruptos, repito um velho mantra do blog.
Com os meios virtuais, meu glorioso São Tomé, ai é que a mentira alonga suas pernas de centopeia mesmo. Para dar conta da sua nova cara, teria que ser revisto e ampliado o mandamento específico das tábuas sagradas.
Mas que diferença da mulher o homem tem? Como em quase tudo na vida, as fêmeas são mais sofisticadas, labirínticas, possuem a arte da burla e das ilusões mais afiladas.
O macho abusa amadoristicamente, como se fosse um recurso tão natural quanto a água e o óleo de peroba.
Até os melhores exemplares da raça masculina cometem as suas trapaças, dissimulações, subterfúgios, maquiagens na face da quase sempre insuportável realidade. Do presidente da corte superiora ao trombadinha.
A diferença é que uns ainda coram, enquanto outros nem se incomodam com as faces infestadas pelos cupins do moralismo.
Todo esse lero-lero para dizer que voltei a folhear, na espera do dentista, “101 mentiras que os homens contam -e por que elas acreditam” (ed. Ediouro), da norte-americana Dory Hollander, um clássico da psicologia vagabunda.
Aliás, nem no dentista foi, o fato deu-se no consultório do homeopata, quer dizer, no psiquiatra…
Minto. Comprei mesmo o livro no sebo, por dever de ofício, e o devorei feito traça. Que mentira que lorota boa, seu intelectual de meia tigela, seu Zelig, que fica inventando desculpa para as leituras mais banais.
Dane-se, comprei, li e gostei, pronto. Melhor assim. E quer saber, é um clássico da boa picaretagem. Dona Hollander fez uma pesquisa séria, ouvindo muita gente, sobre nossas mentiras, nem sempre sinceras, e nossas piores promessas.
Vai de um inocente “estou cansado demais” a um irresponsável “eu te amo” -dito na hora errada à mulher errada, no lugar errado. Começo, meio e fim e a nossa cuca ruim, como na canção do príncipe Ronnie Von regravada pelo Otto.
Por que elas acreditam, então? A psicóloga arrisca respostas: as mulheres acham que ceticismo e romantismo não podem andar juntos, sob pena de estragar as coisas.
Dona Hollander nos separa em dois blocos:
1) os perigosos e, digamos, aéticos, que abusam da mentira, que enganam por “esporte e lucro”, de forma inescrupulosa;
2) os mentirosos ocasionais, que se mostram dissimulados sob pressão e desviam a realidade com pequenas lorotas, artifícios para se livrar da “fúria feminina”, digamos assim.
Na segunda categoria estão aqueles que poderíamos chamar de canalhas líricos, galanteadores como o personagem Bertrand, do filme “O homem que amava as mulheres”, de Truffaut.
De que lado você samba, meu amigo?
Dublês de d. Juans, os Bertrands apenas enfeitam, douram a realidade nas suas peregrinações em busca das crias das suas costelas.
E você aí, amiga, qual a pior mentira que já ouvi de um homem?
Tem uma mentira que leio ( lemos ) em todos os posts deste digníssimo blog:
“Procure no google: LIVRO CIBERCELULAS. Este livro irá te surpreender!”
Xico, terminei meu namoro de 6 anos esses dias. Seu texto foi muito pertinente!
O idiota escrevia cartas e poemas pra uma garota ano passado, e é lógico que eu encontrei, pq homem deixa pistas fáceis.
Nos perdemos um do outro, que pena…
Procure no google: LIVRO CIBERCELULAS. Este livro irá te surpreender!
A maior foi a do meu ex noivo que me colocava sempre pra falar com a mãe dele,que era muito doente e não podia viajar pra nos visitar pois moramos muito longe,um dia o celular dele estava desligado e eu descobri o telefone da casa e liguei,a mulher dele atendeu ,descobri que a mãe dele já tinha morrido fazia anos.Essa ninguém supera.
Para evitar brigas,eu prefiro fingir que acredito em tudo que ele fala…
Uma mentira que sempre contei e elas adoravam é a infalível “esta noite tive um sonho lindo com você”…..
kkkk, eu nem me lembro de meus sonhos, mais essa derretia elas…..
Em um belo dia (ontem), cheguei na faculdade as 18:00 e a aula começa só as 19:30, falei para ela que iria pagar a mensalidade e estudar um pouco por isso havia chegado cedo, ela finge muito bem que acredita por que ela sabe que eu não estudo porra nenhuma.
Em uma outra vez prometi que ia parar de fumar e de beber. E a promessa se prolongou por longos 3 dias…
A gente só começa a dar valor quando perde…
Não foi a pior, talvez tenha sido até a melhor… que minha bunda é durinha!!!
Xico Sá, eu ouvi todas as mentiras possíveis e imaginárias e tu bem acompanhastes de uma certa forma, fostes meu conselheiro! O romantismo é a mais bela das cegueiras e o ceticismo a razão que não nos deixa amar o canalha em questão…. eu preferi acreditar, e fui feliz, mas sabia que o cabra veio e iria partir mais dia menos dia… não estava preparada.. ele foi “ocasionalmente aético” … meu eterno canalha me acrescentou e muito! Eu o amarei para sempre…odiei,amei,chorei,sorri,tive todas as reações possíveis… ele deixava Bertrand no chinelo,um perverso jogador de xadrez… todavia, deixava claro que “a verdade, era a mais perfeita mentira contada”… portanto, ele foi honesto… sou mais que sua costela, sou parte de um história sem fim…
acho que o pior de tudo é não ouvir nada, nem mentiras, nem verdades…
Hello my loved one! I want to say that this article is awesome, great written and come with approximately all significant infos. I’d like to look extra posts like this .
“mentiras sinceras me interessam”
Procure no google: LIVRO CIBERCELULAS. Este livro irá te surpreender!
Nós homens não costumamos mentir, apenas tangenciar a verdade.
Deixa um pequeno espaço pro Nelson Sargento, sêo Xico:
“O nosso amor é tão bonito,
ela finge que me ama
e eu finjo que acredito”
Ah, a de sempre: “Não é um problema seu. É meu, só meu. Esta incapacidade de amar”…
kkkkkkkkkkkkkkk
A melhor de todas foi ouvir de um maranhense que eu era a única e como todos devem ter ouvido falar, uma das lendas do Maranhão é ser terra de mentirosos… Pois é, Xico, você disse bem, “Somos amorosamente corruptos”, ele que disse a mentira e eu que fiz de conta que acreditei (rs) E haja gente para gostar de mentirinhas adocicadas! Acho que todos nós queremos alguém de verdade do nosso lado, mas isso é quase impossível, por isso, vou ficando com o meu mentiroso, mas gossstoso maranhense. Beijos
Ah Xico, você vai adorar essa: “É que o meu melhor amigo morreu a semana passada e eu não estou em condições de me envolver emocionalmente.”
(Pode até ser que cada uma das coisas fosse verdade, mas a conexão entre elas é que foi de matar.)
A maior mentira que já ouvi e ouvirei até encontrar um cara que mente a boca mas pede perdão com os olhos é: Eu não sou como os outros que você conheceu, eu sou diferente! Essa é clássica…e ainda caimos, sabe-se lá porque.
Foram tantas Xico, que nem consigo listar.
não lembro quem disse que nao iria se casar nem ser político, pois não queria ser obrigado a mentir todos os dias.
As mulheres reclamam das mentiras, mas parece que quando dizemos a verdade é ainda pior. Certa vez, numa sexta-feira à noite, eu disse que não iria sair com ela porque queria ir pro sítio com meus pais. Raios e trovões surgiram na mesma hora!!!
Será que elas conseguem lidar com a sinceridade do tipo “eu-prefiro-ir-ao-Estádio-a-ter-que-almoçar-na-casa-da-sua-mãe”?
Tem a história do cara que tava com a amante e para despistar passou no boteco, pegou um toco de giz com o pessoal da sinuca e pôs atrás da orelha. Ao chegar em casa falou com a mulher que estava com outra. Ela olha o giz: “Tava nada, seu safado vagabundo, você tava era jogando!”.
Nunca prefira o estádio a qualquer coisa que envolva sua mulher!! Quer dizer, nunca diga isso! Em situações como essa, só nos resta apelar para a boa e velha igualdade, do tipo, almoce com a sua mãe, pois tenho que almoçar com a minha! Daí a gente passa na casa da genitora, fila aquela bóia dominical, e se manda para o Pacaembú, pois o Coringão não vai esperar a canalha da sogra terminar de servir o cafezinho….
Como diria um rapazote ruivo, quase feio e cheio de bossa, lá de Peixe de Pedra:
´´só o vento sabe a resposta´´.
besos
A pior mentira foi a de um sábado a noite, em que ele simplesmente desapareceu, sumiu o lazarento, o desgratchado! Apareceu no outro dia, como uma cara lavada, “dormi na roça com a minha mãe, e lá o celular não “pega””, disse o filho de uma quenga. “Ok”, finalizei a conversa.
Um abraço Xico meu. <3
Já ouvi tantas mas tão verdadeiras que até me encantei. Quero te fazer feliz foi a mais legal de todas.Mas afinal, mentiras sinceras me interessam… já dizia o grande Cazuza.
a criatura disse q tava ensinando a calopsita dele a falar “eu te amo” p mim kkkkkkkkkk só se era em alemão, pq nunca vi este bixo! #trash
que eu era a mulher da vida dela
fez-me acreditar e amar,
depois chorar e sofrer
agora faz-me rir
ptz, Tá ai uma verdade absoluta de uma maneira convencional ou não , somos todos mentirosos !!!!
Os homens mentem sim,para beneficio próprio.Mas a pior mesmo é qdo amam e não assumem,por medo ,por ser frouxo ou para se dar bem.Negam que amam,mentem pra mulher e pra sí próprio.É o FIM!!!
Já ouvi (de mais de um) que eu era fonte exclusiva de suas aventuras no reino de Onan. Mas que lorota capenga e desnecessária, dei risada!
Que fique claro que nem perguntei, nem exigi