A dor de um breve e intenso romance
04/11/12 01:39Do jeito que o homem anda cada vez mais MacunaEmo, preguiçoso como o herói sem caráter de Mário de Andrade e chorão qual um sensível roqueiro moderninho, o jeito, minha amiga, é rir da própria desgraça.
Sim, é tempo de homens frouxos. A coisa vai além do simples sintoma da nossa época, a questão do amor líquido e sem firmeza. É pior do que se imagina.
As gavetas de Miss Corações Solitários, a conselheira amorosa do blog, estão abarrotadas de tal queixa. Que verguenza macharada!
Em uma das melhores cartas do gênero recebidas nesta semana, a leitora de SP sabe rir, e como!, da sua pequena tragédia:
Cara madame Corações solitários,
Te escrevo porque sofro a dor de um breve e intenso romance.
Veja só, querida, eu, sangue árabe, me apaixonei por um judeu lindamente neurótico. Daqueles de colocar Woody Allen no chinelo em sua hipocondria e paranóias.
Eis que nosso romance estava a mil maravilhas, viagens, cervejas e noites calientes de amor (com certeza serviríamos de exemplo aos nossos “primos” no que há de melhor do make love not war).
Acontece que ele veio com a velha ladainha típica do homem de ossanha: o problema sou eu e não você, gosto de você mas não consigo me relacionar agora e aplicou-me um belo de um pé na bunda no estilo israelita: bombástico.
Estou na maior fossa, me ajude madame, como sobreviver a este desfecho dramático de uma guerra que dura mais de 5 mil anos?
Espero sua ajuda,
Com amor, Sherazade.
Resposta:Estimada S., não há missão diplomática da ONU que dê jeito no vacilo masculino dos dias que correm. É mais fácil resolver a questão palestina.
Esse cessar fogo do dublê de Woody, depois de momentos tão calientes, é apenas a repetição da repetição do que vamos todos os dias por ai.
O macho moderno, em matéria de relacionamento, anda como aquelas promoções de magazines: só até sábado. Se muito.
Como te conheci pessoalmente, asseguro: ele desperdiçou de decifrar –ah quanta preguiça dos homens!-, os mistérios e segredos destes olhos árabes pelas próximas mil e uma noites.
Há riquezas em ti que valem por todos os potes de ouro das lendas do Oriente. Cariño, suerte, da tua M.C.S.
pena que ela não teve sorte com esse macho com m minusculo. meu Judeu com J maiusculo me levou adiante encarando familia e tutti quanti. isso ha mais de 20 anos atrás e até hoje continuamos juntos, familia doriana, filhos, recem viagem ao exterior sem criancas, só os pombinhos. levanto as maos pro ceu e agradeco por ter encontrado meu Macho.
I do agree with all of the ideas you’ve presented in your post. They are very convincing and will certainly work. Nonetheless, the posts are very brief for novices. Could you please extend them a bit from subsequent time? Thank you for the post.
xico, meu guru do crato…
aonde foi parar os homens meu chapa? acho que as meninas não querem nada de mais, só um “cara que seja homem”…
não um ogro, mais tbm não um frouxo-afetado-egoista mais preocupado consigo do que com elas…
acho que esta faltando um homem que saiba conduzir sua dama, com amor e gentileza, meu caro…
boa semana para vc…
abraços velhinho!!!
Tão difícil compreender esse “o problema é comigo” etc etc. Muitos não ditos nesse dizer… Aliás, nos escapará sempre essa compreensão. Sorte e rumo a um novo amor, ainda que breve, mas intenso!
É a liberação dos costumes: hoje é bem menos difícil ser gay do que anos atrás.
Aí boa parte dos homens ficam na eterna dúvida: “assumo ou não assumo?”, “experimento ou não experimento?”
Acho que tem uns que só não tentam mesmo por preguiça. Ou medo que doa…
Xico Sá.
Eu sou um destes machos frouxos da modernidade. Não quero fazer melo drama, mas sou pobre, negro e sofri toda a sorte de injustiça e violência que você possa imaginar. Graças a Deus, tive sorte de hoje não ter nenhuma sequela grave em meu corpo e sobrevivi ao contrário de muitos que morreram, estão no tráfico, estão mortos ou presos. Como gostaria que Deus trocasse as mulheres brancas pelos homens negros pelo menos um mês para que pudéssemos ver as dores de cada um.
Não importa, sobrevivi. Sempre esperando o sangue esfriar, a mente acalmar e seguindo em frente sendo orgulho para os meus pais. Enquanto a sociedade sempre se dirige a nós dizendo que ser honesto é obrigação do homem. Ter de ser cavalheiro, muitas vezes com aquelas que nos olham como se fôssemos bandidos. Saber não passar para elas nossas tristezas, pois elas odeiam homens no momento de fraqueza.
Quer saber de uma coisa, cansei. Ter que tolerar os momentos de fragilidade emocional das mulheres enquanto elas nos ofendem com milhares de palavras. Pois, se nossos braços podem machucá-las, a língua delas pode nos fazer o mesmo. Alias, devem ter sido elas que inventaram este tal de bullying.
Cansei de sorrir quando estava um frangalho por dentro. De ser um homem que busca ter um caráter cada vez melhor, enquanto os muitas pessoas dizem que perfeito só Deus.
Agora eu desisto. Sou um homem frouxo. Não quero mais agradar as mulheres, eu vivo em função de mim assim como muitos outros. Caso não seja o que elas queiram, que procurem outro e se não encontrar, que virem lésbicas ou algo assim. Desculpe.
Caro Claudio, obrigado pelo comentário para o nosso debate aqui. Boa contribuição para discutir o tema.abraço
Xico Sá,
Nestes tempos, todos são frouxos. Inclusive os textos de colunistas e comentadores de “assuntos gerais”, os quais se você lê uma crônica, leu todas. Mude o repertório.
Caro Carlos Alexandre, este repertório vem desde 1997,quando comecei a escrever sobre este inesgotável tema chamado relacionamento,chamado homem X mulher. o blog é sobre isso,como se lê é no cabeçalho.d qualquer forma, gracias pela leitura.abs
Ah Xico te quero… Vc sim sabe o q é mulher. E esse seu sotaque me mata…
Ana Paula,
Legal o seu comentário à última crônica do Xico Sá. Enviei um ‘e-mail’ pra ele. Se quiseres, retransmito para ti.
Sim Orlando eu quero.
O que será que ela lhe apresentou durante o “evento”, hein ? Fiquei curioso.Pena que é
difícil ouvir os dois lados.
As mulheres reclamam (e histericamente generalizam) sobre “homens frouxos”, mas não reconhecem que suas estruturas fundadas emindecisões, charminhos e crises de identidade dão pouca ou nenhuma segurança para que construam represas para barrar o tal “amor líquido”….
Nessa falência de relacionamentos, homem e mulher têm sua parcela de culpa,que fique claro.
O único problema é que ao longo da história as mulheres sempre estão em desvantagem.
A Ferro e fogo ou será que ajuda cantar ou um pouco de cólera ?
Águia Filhote
Cólera
Veja eu me enganando
Você se engana também
Veja a vida me ensinando
Quero aprender, quero viver
Quero me olhar no espelho
Como se fosse você
Quero ser meu grande amigo
E me sentir bem, bem, bem
Veja a criança tentando andar
Você já tentou também
Veja os velhos largados por lá
Nós vamos também envelhecer
Todo mundo tem problemas
Poucos tem garras pra superar
Muitos julgam acham coisas
Olham no espelho e não enxergam não
Não há nada por lá, não há
Veja a águia filhote
Está aprendendo voar
Vai, cai e se levanta
Até alcançar se superar
Se você não se virar pro espelho
Sempre vai ter esse vulto por trás
Um vulto estranho que te dá medo
Não corra não, é só você
O mundo dá voltas, o mundo dá voltas
E a vida se entorta pra gente enxergar
O mundo dá voltas, o mundo dá voltas
E a gente volta pra se reencontrar
o sr. SÁ é um grande babaca,com esta feiura TODA DELE acha que pode resolver os problemas dos outros,cada um faz no seu relacionamento o que quiser,sem regras babacas de homem bobo ou mulher desiludida.
sr.sá va cuidar da sua feiura cara…kkkkkk
Procure no google: LIVRO CIBERCÉLULAS. Este livro irá te surpreender! Recomendo.
Estou a procura de um manuscrito de Marcel Proust ou Nikolai Leskov. Se souber, por favor, avise-me. Obrigado.
Tenho vários de ambos os autores… Poderia ser mais específico, por favor…
Pode me dizer algum título…
Aaaah, os antiquados… em extinção!! Tudo tão descartável, resta a uma antiquada lamentar o cavalheirismo esquecido! Tempos de amor líquido!
Resumindo,eu preciso descobrir de quem é a culpa…
Vai ser o mesmo que descobrir quem veio primeiro: o ovo ou a galinha….
“Um intenso egoismo nos protege contra a enfermidade, mas ao fim, temos de começar a amar para não adoecermos e adoecemos quando uma frustração nos impede de amar.” Freud
ajuda?
Nunca me relacionei com um judeu. Só na mesa de cirurgia…Quanto ao macho preguiçoso…Bem estão por aí…Bom mesmo é você Xico Sá…Bjão.
Xico,
Eu adorei, mas vamos combinar que ninguém perde oportunidade… Ficamos se temos vontade de ficar, e vamos embora se nao temos motivo para ficar… Quer seja por amor ou tesão ou ainda por conveniência…
Eu quero ouvir os motivos de quem fica… Esses sim interessam… de quem ja foi, ja foi.
Em defesa do universo masculino, digo que poucas mulheres tem merecido vontade de serem decifradas. Muitas se entregam facilmente ao macho alfa nos dias de hoje. O negócio está feio para ambas as partes. Ninguém entende mais que regras ou desregras seguir na lovequeta (etiqueta do amor) dos dias que se correm. Reclamo aqui a volta dos tempos em que flertávamos por dias, ou semanas para conseguirmos um beijo. E olha que sou jovem, tenho apenas 29 anos. Não sei não, Chico. Mas será que não é a facilidade da conquista que torna muitos homens reticentes e indecisos, na maior parte do tempo, até aproveitadores? Desconfio demais de que seja um sinal dos tempos do amor líquido sim. Enfim.
Abraço!
Boa contribuição pro debate aqui, caro Pablo. valeu mesmo pela reflexión.abrazo
Mais da metade dos lares são sustendos por mulheres.
Imagino ser agradavel pros machos alfa terem companheiras que dividam todas as responsabilidades da vida moderna. Afinal cade “a metade mulher”, quando encontram mulheres suficientemente mulheres para assumirem não somente as responsabilidades, como tambem seus interesses?
calma Brenda.. Não se esqueça que, apesar de “emancipada” a mulher moderna também se tornou fútil( não na totalidade mas grande parte da juventude) e isso é uma grande contribuição para nós homens realmente avaliarmos o tipo de futuro que nos espera… Muitas vzs, cair fora é mesmo melhor do que “dormir com o inimigo”.. 😀
Uau Pablo. Você escreveu tudo que eu concordo, em gênero, número e grau. O problema é que as mulheres fáceis de serem conquistadas assustam os homens, que depois se espantam ao verem alguém do estilo antigo, como eu. Acredito que o amor se conquista e não se toma, como algumas fazem hoje em dia. Depois reclamam do sutiã queimado…
Não acho que o problema seja as mulheres serem fáceis, muito pelo contrário inclusive, em outros tempos, que alias eu também não gostava, pelo menos a gente conseguia imaginar que por trás daqueles pudores todos, se vc conseguisse supera-los, seria possível encontrar algum tipo de universo de aceitação incondicional ou qualquer outra dessas babaquices que habitam as fantasias masculinas. Afinal hoje a mulher tem coisas bem mais importantes pra fazer do que funcionar de suporte pra esse tipo de fantasia imatura. Perda de tempo. Homem que é homem tem de saber o que quer, tem de inventar uma sequência qualquer de malabarismos sexuais pra que a mulher possa resolver o problema dele em vinte minutos e não encher mais o saco. Se não consegue é froxo. Afinal pra que ficar mexendo com essa coisa de sentimento, a gente vai e gasta dinheiro com alguma coisa junto e o objeto do nosso consumo fala do nosso amor no lugar da gente. Vão tratar das suas neuroses homens, nós não queremos ter nada a ver com isso. E venham depois para nós curados e independentes, pra que a gente possa se queixar sobre como vocês nunca falam dos seus sentimentos e como tratam a gente como objeto, e chorar junto com as amigas em uma limosine em paris.
“Muitas se entregam facilmente ao macho alfa nos dias de hoje”. Bobinho esse discurso da “entrega fácil”! As mulheres não fazem isso faz tempo, elas apenas querem tornar realidades seus desejos mais íntimos, elas trepam com quem elas querem trepar, o amor, se vier, é outra história!
Por acaso, Pablo, aquilo de que você diz sentir tanta saudade existe na atualidade. É o que vocês, em momentos de mau humor, chamam de “friendzone”. O problema é que o MacunaEmo de plantão, quando se descobre nela, se encolhe num canto e chora.
Querido Xico, que prazer sádico eu sinto ao ler-te: um homem, escancarando a generalizada frouxidão da classe! rs
Sim, sim, eu compartilho e assino embaixo!
Às vezes acho que Deus esqueceu de fazer neste século, o upgrade da “homenzarada”.
Como eu sempre digo: vamos beber, porque amar está difícil!
É camila, deus não fez UPGRADE na homenzarada e nem um format no cérbro feminino… Um anti rootkit ia bem prá eliminar o vírus da futilidade e facilidade, não concorda?
Gente, há três meses eu também terminei com um judeu cineasta muito cheio de neuroses… Woody Allen o define.
Agora eu me pergunto: será que é o mesmo?
(Hahahahaha)
Felizmente eu já desencanei da tal criatura e descobri que a minha vida sem aquela neurose e indecisão é bem mais leve.
Mazel Tov para todas nós!
grande xico você sempre mantendo sua qualidade já costumeira realmente o macho moderninho está meio estranho mesmo
é tudo tao bonitinho,elas a queixarem se dos emo,e dos caras todos … mas quantos caras de verdade voces recusaram,n deram bola, ou nem uma chance de dizer boa noite ??? ah ,nao fode !!! falam mal dos caras que voces querem,mas e os que querem voce ? nao gostam? mas n critiquem nem generalizem todos os caras … ë muita sorte escolheremos a nossa deusa da noite e ela ser exactamente aquilo que nos queremos … nos adaptamos nos a voces ,deviam exprimentar um pouco, em vez de ficarem reclamando … como um cara uma vez falou … pior que mulher com TPM é mulher mal comida … pq a tpm ,a bem ou a mal a gente leva … a mal fodida so vai ficar no veneninho …
E mais, será que nao vos passa na vossa cabecinha que NOS podemos NAO ter gostado de voces? ou por termos errado temos que ir ate ao final ? Quem instiste no erro é politico …
É tudo defeito nosso, lá porque pra voces eu ou o cara é perfeito nao quer dizer que somos o que voces querem, mas sim que por vezes adaptamos nos ao que vcs querem …
Concordo com Antonio…só ouvimos choros e mais choros…Quando é pra dar um pé na bunda…as fafas os conceitos. Todos os dias as mesmas estórias, sentamos nas mesas de bares com amigas e amigos…sempre o mesmo chororô…Ai pergunto: é aquele que vivia atrás de vc, mandando recadinhos pelas redes sociais, o cara parecia normal (pra mim beber cerveja em copo americano e dar risada e fazer rir já está em uma boba normalidade nos tempos atuais), gente boa!!!…ai vem era um mala, muito chato e tal…sempre de forma generica…as fafas o conceitos. Sejamos mais sinceros…”o infernos são SEMPRE os outros” JP Sartre o mesmo que ficou em rabixada com uma galega dos recifes…
O que é “fafas” ?
Luiz, acho que “fafas” são “favas”. Tente substituir, se fizer sentido, eu acertei…rsrs Se não, às favas com as fafas!..rs
Depois que descobri lendo por aí que o Di Caprio não usa desodorante e ao que parece o último banho foi no Titanic, um homem MacunaEmo é lucro, veja por outro ângulo, o do ‘que seja eterno enquanto dure’ as 1001 noites e as cervejas, obviamente, pois homem na TPM nenhuma mulher aguenta mais, rs! Aos homens que reclamam das mulheres também dou o sábio e secular conselho – saia de Narnia!
O bom da vida Sherazade é não perder o bom humor na trajetória!! Resumidamente te livraste de um belo bundão, e de graça!
Também não encontrei nem sapos, nem príncipes e os lobos maus tinham tendências bissexuais, me perdoem os machistas mas a intuição feminina é foda! Diante do caos generalizado espero tão somente encontrar um cara normal, que coce o saco, tome cerveja, mas PELO AMOR DE DEUS não tenha neuroses! rs
Corrigindo MacunaEmo, rs.
Depois que descobri lendo por aí que o Di Caprio não usa desodorante e ao que parece o último banho foi no Titanic, um home ManunaEmo é lucro, veja por outro ângulo, o do ‘que seja eterno enquanto dure’ as 1001 noites e as cervejas, obviamente, pois homem na TPM nenhuma mulher aguenta mais, rs! Aos homens que reclamam das mulheres também dou o sábio e secular conselho – saia de Narnia!
O bom da vida Sherazade é não perder o bom humor na trajetória!! Resumidamente te livraste de um belo bundão, e de graça!
Também não encontrei nem sapos, nem príncipes e os lobos maus tinham tendências bissexuais, me perdoem os machistas mas a intuição feminina é foda! Diante do caos generalizado espero tão somente encontrar um cara normal, que coce o saco, tome cerveja, mas PELO AMOR DE DEUS não tenha neuroses! rs.
Sempre que leio sua expressão “amores líquidos” fico com vontade de voltar pro mundo acadêmico e escrever uma tese. Pois Xico, fui uma “quase” vítima desse alagamento contemporâneo, porque foi uma “flertagem” cyber. Depois de alguns meses de troca de saliva virtual o cabra me deixa sem lenço e sem guarda-chuva, sem dizer um “fui”… Realmente, o mundo masculino tá cada dia mais emofrouxo, aff
Amor líquido é o título de um livro do sociólogo Zigmunt Bauman.
Este livro pelo que andei me informando fala da fragilidade das relações humanos e é sempre citado por diversos escritores/cronistas.
Quero muito lê-lo e a apoio se fizer uma tese sobre o tema rsrs.
Adorei, Xico. Vale a pena, sempre, ler seus textos. Um excelente DOMINGO, que já se inicia…
“me apaixonei por um (homem) ‘lindamente’ neurótico”
Porra! (como diria Pereio) E ainda delirava c/’desfecho’ q ‘prestasse’?
Mas é cada uma…
Ó; já q terminou mesmo,
pare d chorume e foque no eterno eqto durou “viagens, cervejas e noites calientes de amor “, q o resto é resto, incluindo o ‘lindo neurótico’ (sic)
Ah, Xico… Nada como depois de sair num sábado e encontrar com tantos desses homens frouxos dos tempos modernos, chegar em casa e, à 1:40 da madrugada, me deparar com um homem de verdade como você e seus escritos maravilhosos. Você alegra meus dias. E noites.