O cara que nunca sumiu das nossas vidas
26/10/12 14:16Hoje eu não estou interessado em nenhuma teoria. Nem em coisas do oriente, romances astrais…
Quero apenas parabenizar o genial aniversariante do dia. Da maneira mais simples, quase num rondó de Bandeira, quase com uma redondilha, abaixo o migué da prosa jornalística.
O nome dele é tão comprido quanto a grandeza da sua música: Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, o Belchior, bigode que me faz sempre lembrar de outro ídolo, o cubano Bienvenido Granda de tantos boleros dominicais na casa paterna.
Não sei por onde andas, meu caro, tomara que ainda no Uruguai, essa nova ilha da utopia de Latino América. Pouco importa adonde andas, compay, só espero que estejas vivendo da melhor maneira possível a divina comédia humana.
A minha alucinação, amigo, bem sabes, é suportar o dia-a-dia, meu delírio é a experiência com coisas reais…
Que me desculpes por traduzir, com o filtro azulado do piegas, as tuas belas letras, é que aniversário, sabe como é, deixa a gente meio eternecido.
Lembrei até do meu primeiro porre, no balneário do Caldas, no vale do Cariri, Barbalha, ouvindo a ti e ao pessoal do Ceará ainda todo junto.
Éramos a molecada da rua Santa Luzia, Juazeiro, quase todo o time do Santa Cruz local celebrando um triunfo, o amigo Adailton que o diga.
Um deles, vejo aqui na polaroide amarelada, até já partiu desta, Deus te guarde Sullivan, meu velho e bom vizinho, o único que era mais Rolling Stones do que Beatles.
Há tempo, muito tempo, que eu estou longe de casa e nessas ilhas cheias de distância, o meu blusão de couro se estragou…
Parabéns, meu caro Belchior, menino de Sobral que escreveu, inclusive com o seu mítico e suposto sumiço, a biografia de todos os rapazes que partiram das pequenas cidades do Brasil.
Grata homenagem Xico!!! Belchior me traz as lembranças musicais da infância e juventude ao lado de meu pai durante porres homéricos… sentado no chão da sala!!! saudades de meu pai e de Belchior… Valeu Xico!!!
Estava mais angustiado, que um goleiro na hora do gol…
Com certeza Belchior está entre os melhores compositores do Brasil, ao lado de Chico, João Bosco, Milton Nascimento…
Parabéns grande Belchior, bom seria se vc re aparecesse para nos brindar com um show. Já assisti o Belchior por duas vezes e queria muito ve-lo nos palcos outra vez!
ENFRENTOU A DITADURA MILITAR SEM USAR ARMAS BELICAS…
USOU A FORÇA, DAS PALAVRAS…
Justa homenagem Xico, vibrei!
A japanexportinfo.com é uma ótima empresa com tradição no mercado brasileiro que oferece variados produtos eletrônicos de alta qualidade e ótimos preços! entrega em todo o Brasil, ja comprei e recomendo, http://www.japanexportinfo.com
Lindo… apesar de ser de outra geração, com certeza herdei do inconsciente coletivo um pouco do bom gosto muscial dessa galera da Santa Luzia… quem sabe até painho estava no meio??? Garrincha! Tenho certeza que também conheço os demais…
Parabéns ao Belchior que se imortaliza a cada letra ouvida com a certeza que os filhos dos meus filhos vão ouvir e lembrar da galera da Santa Luzia!
Beijo
I am really inspired together with your writing talents as well as with the format on your weblog. Is this a paid subject or did you customize it yourself? Either way keep up the excellent high quality writing, it’s uncommon to see a great blog like this one nowadays..
No dia 26 foi o níver do grande Milton Nascimento, 70 anos, aliás, outro escorpião, abs
Corrigindo: na verdade eles fazem no mesmo dia 26 de outubro, mas Belchior é 4 anos mais moço.
Xico, tenho esse LP do ‘Pessoal do Ceará’…ele, Fagner, o Ednardo (outro grande e sumido). ‘Meu véu minha grinalda, todo gasto na viagem’…ou qquer coisa assim.
“Meu bem, quando a vida nos violentar pediremos ao bom Deus que nos ajude, falaremos para a vida, ‘Vida, pisa devagar, meu coração – cuidado – é frágil, meu coração é como o vidro, como um beijo de novela’.”.
Grande Belchior, se você estiver lendo isto aqui um beijo pra você, cara, parabéns grande poeta, você fez a vida de muita gente ser um pouco melhor.
parabéns! e eu pensando q só o Belquior me entendia. valeu xico!
“Tenho pressa de viver”
Belchior é meu alterego. Grande, grande gênio!
Xico, acho que Belchior não cantou somente a biografia dos rapazes, mas também moças latino-americanas sem dinheiro no banco, parentes importantes e vindas do interior, de qualquer interior. 🙂
o poder dos velhinhos. a terceira idade no auge, no pique
http://www.fuq.com/search/?q=&kwid=12123&c=1
xico, meu guru do crato…
valeu vc ter lembrado…
saudades desse gênio da mpb…
obrigado por tudo que fizeste belchior…
abraços velhinho!!!
Parabéns Josino,você emagreceu,em vez de engordar 5 quilos só engordou 3 kkkkk
humor de belchior,vc se lembra?
Também, depois de dançar e beijar a megabunda da Rita Cadillac no Amor & Sexo, só mesmo um aniversário para relaxar o apetite do nosso cronista sorridente…rsrsrs…Faz favor, heim Xico, fiquei de olho na sua bunda rebolativa…kkkk
“… Meu bem
o meu lugar
é onde você quer que ele seja
Não quero o que a cabeça pensa
quero o que a alma deseja…
Arco-íris, anjo rebelde
Eu quero o corpo
Tenho pressa de viver…”
Adoro!! Parabéns Belchior.
me arrepiou tanto os pelos do braço, que doeu.
Queridos Xico Sá e Belchior:
um presente pra vocês!
http://www.letras.com.br/#!the-beatles/there-are-places-i-remember
Na verdade, o presente se estende a todos.
Fotografia 3×4. “O que pesa no Norte, cai no Sul.” Genial.
PARABÉNS AO BELCHIOR!! Não haveria dia mais bonito pra ele ter nascido, o dia do MÚSICO!!
“John, eu não me esqueço…
A felicidade é uma arma quente!!”
Mandou bem , hein Xico! Principalmente para quem saiu de casa e deixou ha um bom tempo a sua cidadezinha, como bem lebrado no final da cronica.
Há tempo, muito tempo, que eu estou longe de casa e nessas ilhas cheias de distância, o meu blusão de couro se estragou…
Uma do grande Ze Geraldo ilustra bem essa situacao tambem.
Saí de casa muito cedo
Os trapos na minha sacola
Camisa bordada no bolso
Na mão direita a viola
Principiava o mês de junho
O céu cinzento anunciava o inverno
O peito vazio de tudo
e a mala cheia de amor materno
Abrazo
Grande Belchior! Grande Xico!
Me emociono com vocês.
Caro Xico,
Depois de ouvir duas músicas no Youtube, fiquei interessado em conhecer mais a obra de Bienvenido Granda. Tem algum disco que você recomenda?
Aqui no Brasil é difícil. Tente http://listentoyourears.blogspot.com.br/search/label/%3Abienvenido%20granda.
Boa sorte.
“Se você vier me perguntar por onde andei / no tempo em que você sonhava/ de olhos abertos lhe direi/ amigo eu me desesperava…”
Espero q não seja o caso…
Belchior é bom demais!
Bela lembrança e homenagem!
Eu sou apenas um rapaz
Latino-Americano
Sem dinheiro no banco
Sem parentes importantes
E vindo do interior…
Mas trago, de cabeça
Uma canção do rádio
Em que um antigo
Compositor baiano
Me dizia
Tudo é divino
Tudo é maravilhoso… ( é isso Xico….to contigo nessa Merecida homenagem! Bjim)
aaaaaahhh!
Belchior é o cara que mais sabe das coisas…
E ainda consegue com que tudo faça sentido e caiba em 3/4 minutos de música!
Parabéns!
E obrigada né…
Belo texto, belas canções….. Obrigado Belchior, obrigado Xico!
O Alkimin tá com o filme completamente queimado com o eleitor. A bandidada deixando o cidadão preso em casa nos episódios de 2006, e agora em 2012. Não ganha mais eleição nem pra sindico de predio. A burrada do PSDB foi não renovar os canditados, o Serra também vai perder em Sao Paulo. Aposto se tivessem lançado um outro candidato poderiam vencer o PT que foi inteligente em inovar, pois Mercadante e Genuino não colam mais.
Hugo, acho que esta no post errado…
Cara vc pirou, acho que a política está te fazendo mal.Vote Nulo.
Marminino, acho que tua maconha estava estragada.