Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Xico Sá

Modos de macho, modinhas de fêmea & outros chabadabadás

Perfil Xico Sá é escritor, jornalista e colunista da Folha

Perfil completo

Você conhece o homem-Santa-Ifigênia?

Por xicosa
24/10/12 18:49

Abrimos mais uma vez nosso interminável catálogo de machos para registrar nos anais da crônica de costumes um novo tipo: o homem-Santa-Ifigênia.

Trata-se daquela criatura com baixa resistência para as novidades tecnológicas. Não aguenta uma novidade. Mesmo que esteja sem grana, mais liso como bunda de índio.

Ele não é obrigatoriamente um nerd. Não há mais estereótipo definido para a tal figura e suas gerinçonças moderníssimas.

É mais tentado pela serpente do que Eva e a maldita maçã que tirou todos os homens do Paraíso. O homem-Santa-Ifigênia vive na fila do mais novo badulaque. Se for da Apple, então, se coça todinho e dorme na fila.

O rótulo se refere à famosa rua do centro de SP, onde o freguês encontra todas as novidades e bugigangas tecnológicas do planeta. Uma das riquezas da província de Piratininga.

O homem deste tipo é o mais universal possível. Até os europeus portam a mesma doença nos dias que correm. O mais civilizado suíço, dinamarquês ou sueco. Todos habitam a Santa Ifigênia mental.

A mulher-Santa-Ifigênia também existe, óbvio. É que, no macho, tudo parece mais infantil e caricato. Tudo se torna brinquedinho.

A febre é bem maior hoje. O fenômeno, porém, existe desde que abriram as fronteiras e sepultamos aqueles computas gigantes da IBM.

Ainda no madrugador ano de 2002, na primeira edição do meu livro “Modos de Macho & Modinhas de Fêmea”, já tratávamos desta febre babilônica.

Na ocasião, a Levi Strauss havia lançado uma calça jeans para o viciado em aparelhos. Uma calça de sete bolsos para conduzir celular, palmtops, planilhas a laser etc etc.

Assim eram anunciadas as tais calças: “Os dois bolsos da frente são fundos para aproveitar o vão livre das pernas e vêm revestidos de um tecido especial que faz o objeto deslizar e não deixa à mostra um grande volume”.

Opa! As calças evitavam o chamado efeito Coca-Cola no bolso do homem-Santa- Ifigênia.

Hoje a tal peça precisaria ter pelo menos uns 30 bolsos para este verdadeiro homem-gambiarra que não desconecta nem para fazer amorzinho gostoso.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. amedar consulting group comentou em 28/10/12 at 0:43

    Unquestionably believe that which you stated. Your favorite justification appeared to be on the internet the simplest thing to be aware of. I say to you, I definitely get annoyed while people consider worries that they plainly do not know about. You managed to hit the nail upon the top and also defined out the whole thing without having side-effects , people could take a signal. Will likely be back to get more. Thanks

  2. Amanda comentou em 25/10/12 at 18:50

    É , um bom macho preferencialmente não seja um desses santa ifi, que seja com menos vicios possíveis.
    Só não estou aguentando ligar a TV e ver show de discussões ….

  3. Bira comentou em 25/10/12 at 16:07

    Xico, essa garota que leiloou o lacre tem muita sorte. O cara que ganhou é um japonês. Dependendo do carocinho do japa nem estoura o cabaço e dá pra fazer mais um leilão.rss Queria que fosse um negão o premiado. Aí sim.

  4. luiz comentou em 25/10/12 at 14:39

    O que seria um efeito coca-cola? é com hífen?

    • xicosa comentou em 25/10/12 at 19:30

      Desculpa nao ter explicado,isso é muito das antigas: é qdo o cara tá armado e dá bandeira. qdo isso rolava, alguem sempre perguntava: e essa coca-cola no bolso? abs

      • genar clemente comentou em 25/10/12 at 19:38

        Luiz,
        Lá pelos interiorzaço também era ‘ espiga ‘ quando o cowboy urbano ia pegar o cavalo no pasto.

  5. HelioTek comentou em 25/10/12 at 13:48

    É, o homem-Santa-Ifigênia é a ruína das bruacas, das mocréias, da desculpa da TPM.
    “Amor, hoje tou com dor de cabeça” ? Oba ! Videogame e Internet a noite inteira…
    “Hoje não rola, tou cansada !” ? Ah…na Internet rola…e como rola !
    Pra quê encarar mocréia, mau-humor e TPM ? Vai pra Internet e acha outra ! O tempo de gadget é diretamente proporcional ao aumento do índice de mocreiice…Acabou a história de que “toda flor tem seu encanto”…No tocante à beleza sim, até acho; Mas no que diz respeito ao temperamento ostensivo que certas damas adotam ao se relacionarem, exercendo o poder por controlarem o sexo, é o fim ! Abaixo a ditadura da vagina !
    Tranqueira de Santa Ifigênia é tão interessante que acaba por aplacar o desejo incontrolável. Não substitui o orgasmo, como o agridoce autor quis transmitir, mas aplaca o furor dos hormônios até que a “Linda” apareça, ainda que seja a mesma de sempre.
    Agora, que as mulheres aprendam a negociar com amor, não a impôr !
    O relacionamento homem-mulher é permeado pela imaginação, pela fantasia, pelo “descobrimento”…Quando uma mulher se torna monótona, cinza…o Sexo fica ruim…e aí, o brinquedo eletrônico se torna uma “muleta” para aqueles que não querem trair…

  6. Marccelo comentou em 25/10/12 at 12:57

    Já fico irritado de ter que colocar o celular no bolso (lembra quando era na cintura ou na pochete…era brega mas cois de machochô). A tecnologia é importante, mas desconectar as vezes é bom. Já conheceu alguém novo que lhe perguntou: Você tem Face? dá vontade de responder; Face, eyes , mouth and nose…

  7. Clélia Matiko comentou em 25/10/12 at 12:33

    Xico,
    Tenho acompanhado voce por todas as partes!
    Tudo voce sabe, conversa e comenta!Que bárbaro! Deve ser maravilhoso um papo com voce! Passaria horas e horas no bate papo de TUDO! Música,Cinema,Artes, Futebol, Da Vida,Do Mundo Enfim tudo!
    Parabéns!!! Continue assim! Sou sua Extremada Fã!!!
    Abraços.
    Obs. Sem SEGUNDAS INTENÇÕES!!!!
    Sòmente porque você é o CARA para um Bate Papo Agradabilissímo
    Tchau.

    Clélia

  8. Eu comentou em 25/10/12 at 11:13

    Tem a mulher Santa Ifigienia, que vc convida para jantar e depois dar uns pegas, mas fica na porra do SMARTPHONE/iPHONE….aí não dá…Jurubeba como eu já manda o famoso PNB porque a fila não anda, voa…hehehehe

  9. Marília Lia comentou em 25/10/12 at 10:31

    Ai Xicoooo!! Meu ex-noivo era assim!! Ele comprava tuuuudo que lançava de tecnologia MESMO já possuindo algo semelhante!!

    A gota d’água foi desmarcar uma viagem pra uma praia deserta e usar o dinheiro pra comprar um tenis que vinha com um chip de contagem de passos e que transmitia informações dos exercícios para a internet!! =( hahaahaha….

    bjuuu

  10. André Luiz comentou em 25/10/12 at 9:59

    Graças a Deus não sou assim. Sou um homem analogico em um mundo digital.

    • juzé comentou em 25/10/12 at 11:12

      Então, obviamente tu és gay!

      • André Luiz comentou em 25/10/12 at 12:58

        Ipad Iphone tablet twitter video game tudo coisa de viado, de bichicha moderninha criado pela vovó!

        • paula comentou em 27/10/12 at 14:56

          gente, sério, qual a relação entre ser gay e gadgets? parece que não pensa pra falar e sai essas besteiras.

    • HelioTek comentou em 25/10/12 at 12:04

      É um dinossauro, que vai ser extinto e morrer sem emprego ou fazendo faxina e ainda se orgulha disso ? Nem de gay dá pra chamar, porque eles são sofisticados, tu é tapado mesmo !

      • André Luiz comentou em 25/10/12 at 13:03

        HAHAHA Sem emprego eu não fico, a tecnologia ajuda muito e faz metade do meu trabalho. Tenho orgulho de não ser esses alienados por tecnologia, um celular que liga manda mensagens e da para ver a hora é tudo que eu preciso. Hoje em dia tem aplicativo pra aquilo aplicativo para isso, virem homem. Vocês estão envergonhando Deus.

        • paula comentou em 27/10/12 at 14:59

          nossa, combo! o sujeito juntou tecnologia e deus. por favor vai. vc só pode estar zuando, não faça vc mesmo passar vergonha.

          deus, se ele existe, está cagando se vc usa gadgets ou não.

  11. socorro mezer comentou em 25/10/12 at 9:17

    Graças te dou meu Deus, o meu homem nao tem nada de sta. Ifigenia….é mais pra macho jurubeba. Salve Xico querido, amado e amado e amado.

  12. Raquel Mavropoulos comentou em 25/10/12 at 8:06

    Sensacional todos os comentários! Acredito que tão logo exista uma tecnologia com aplicativo que faça sexo, acabou para as mulheres! kkkkkk.

  13. Camis comentou em 24/10/12 at 23:22

    Xico, conheci você no Saia Justa, e agora estou viciada nos seus textos!!! São geniais. Adoro ler sobre os tipos de homens, e sobre bobeiras do nosso dia-a-dia. Parabéns, sou sua fã! E por fim um obrigada, por muitas vezes clarear minha mente com tais textos sobre machos, hahahah. Sempre que estou numa agonia amorosa, venho aqui procurar uma resposta.

  14. Aurenice comentou em 24/10/12 at 23:11

    O pior é o mau-humor da figura quando a bugiganga dá o créu…

  15. franco comentou em 24/10/12 at 19:50

    xico, meu guru do crato…
    vc me fez lembrar do filme “muita calma nessa hora” onde o personagem do “adnet”, na hora “H” vê seus brinquedinhos com um triste fim…
    o homem-gambiarra é fiel e não desconecta nunca, nem por uma bela moçoila…haja amor e tesao meu caro…

    abraços velhinho!!!

  16. Jac comentou em 24/10/12 at 19:33

    Nosssa qualquer semelhança é mera coincidência…

    verdadeiro homem-gambiarra que não desconecta nem para fazer amorzinho gostoso.

    vontade de jogar o celular dele na parede!

  17. Gustavo (PPP) comentou em 24/10/12 at 19:14

    Salve, salve Xico! O homem-Santa- Ifigênia está por toda parte. Estão invadindo
    os apartamentos, cinemas e bares, esgotos e rios e lagos e mares, em um rodopio de arrepiar, derrubam janelas e portas de vidro, escadas rolantes e nas chaminés. Se sentam e pousam em meio à fumaça, de um ipad-íris, se sabe o que é.

  18. ingrid comentou em 24/10/12 at 19:11

    tás virado no crumb, hein?

  19. gleidi comentou em 24/10/12 at 18:59

    E o que dizer daquele maroto que em uma mesa de bar, ao invés de prosear com a bela fêmea à sua frente, prefere falar de futebol ao celular??? não há tesão que aguente.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailxicosa@uol.com.br
  • FacebookFacebook
  • Twitter@xicosa

Buscar

Busca

Blogs da Folha

  • Recent posts Xico Sá
  1. 1

    O partido dos corações partidos

  2. 2

    A arte da cantada permanente

  3. 3

    O tal do amor aberto dá certo?

  4. 4

    E Abelardo da Hora recriou a mulher

  5. 5

    Como eleição mexe com amor e sexo

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 20/03/2011 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).