Gente que não sabe quem é Carminha
13/10/12 22:38Já fui mais noveleiro. Não deixo, porém, de dar uma espiada e sei, minimamente, quem são Carminha, Nina e Tufão. Com a mineirinha Débora Falabela, aliás, fiz até um clipe –sim, sou um vagabundo pop hahaha- do Sidney Magal. Beijei os pés da lindeza, repetindo meu vício, minha tara na vida real.
Dou uma espiada, vez por outra, nas novelas, desde a genialidade de “Saramandaia” (Dias Gomes). No momento, porém, os personagens que mais tenho admirado são as figuras que não fazem a menor ideia de quem matou o Max. Não sabem e riem dos que querem saber.
Alguém canta “oi, oi, oi” e estas pessoas, genialmente desligadas, acham que é mais um comercial involuntário de uma firma telefônica. Alguém fala do “Divino” e elas pensam apenas no Ademir da Guia, o ex-jogador do Palmeiras que tem esse apelido.
Admiro mesmo estas pessoas. E não estou falando de intelectuais esnobes perdidos em tantas notas de rodapés. Trato dos machos & fêmeas bem normais. Como meu pai, por exemplo. Quase todo mundo lá no Sítio das Cobras, em Santana do Cariri, ligado em “Avenida Brasil” e ele, tranquilamente, ouvindo o canto da mãe-da-lua.
Tudo bem. O velho Francisco não vale. É um exemplo muito sertão-veredas. Então convoco a Wanda, amiga de SP, moderníssima, que ama viver por fora. “Que lixão é esse que tanto falam?”, me perguntou ontem, ao telefone, em pleno horário da novela.
E assim tantos e tantos outros que não fazem parte da massiva audiência. São admiráveis pela capacidade de não se envolverem com as grandes ondas. Caso do amigo Pedro, ex-vizinho do Recife, que saiu do twitter por quase nunca ter ouvido falar nos dez principais assuntos comentados.
Não consigo ser um deles, mas como invejo estes “lesados”, como se diz no Nordeste. Não perdem tempo com a maioria das modas & modinhas. A impressão é que vivem mais a vida deles mesmos. Só impressão. Não tenho tese sobre o tema.
O que você acha, amigo(a)? Você consegue viver longe da novela da vez?
Eu tento, mas não consigo! rsrsrs
Xico, Bom Dia, venha para o NOSSO LADO, você Sairá Ganhando muito Eu te Prometo.
Moro em São Paulo, no Centro de São Paulo, e também não me interesso por essas novelas. Acho horrível ver sites mostrando os personagens ao lado de notícias realmente importantes. Parabéns Xico, por perceber e divulgar que nem todos estão nesta onda.
Não vejo novela ha quase 10 anos. Simplesmente dei a velha tv e nunca mais adquiri outra. Nem pretendo. Me desfiz da tv pq quase NADA me interessava na programação.
Desde que moro fora do pais nao acompannho novelas. Sei quem e Carminha porque amo Adriana Esteves e estive no Brasil entre Julho/Agosto e nao passei por nenhuma casa que nao estivesse acompanhando a novela. Mas confesso que nao tenho a menor paciencia para seguir novelas….nem tempo. Mas que me deu uma saudade grande de quando eu acompanhava uma, AH isso deu!!!!CONFESSO! E escuto mutissimos elogios das novelas brasileiras, isso o BraZil faz muito bem!! Forte abraco. Renata Milanez.
P.S. Nao tenho Twitter….nao vi e nao gostei…
Pois é, Chico, concordo com vc quando diz que prefere as pessoas ditas alienadas que não sabem se a novela começou agora ou já está no final, até porque esse fanatismo que chega ao ponto das pessoas ficarem disputando votação para saber quem matou o “MAX”??? chega ser “bizarro”. A novela mistura cenas de violência e mau caratismo com crianças (aquelas que vivem no tal “lixão”) que não combinam…e a gritaria daquelas psicopatas Nina e Carminha!! ah… não dá não pra ficar assistindo esse espetáculo no mínimo de mau gosto. Enfim…a Tv tem que exibir mais novelas do tipo Caminho das Índias que mostrou cultura de um povo, fotografia belíssima, personagens interessantes, Cordel Encantado baseado na literatura de Cordel como forma de mostrar o sertão brasileiro tendo sido uma produção muito bem apresentada.
Oi!Oi!Oi!……..Parabéns Chico vc é um gênio que escreve e fala coisas do cotidiano com muita propriedade.
Preferir?? Como assim?? Em nenhum momento o Xico disse que preferiria este tipo de pessoa, mas sim inveja, pois elas não são levadas por uma simples moda. Eu também as invejo.
Mas eu nunca poderei criticar o lado cultural de uma novela. Seja ela com excelente fotografia, mostrando belas imagens como a Caminho das Indias, como a Avenida Brasil que nos traz a inversão de valores.
Essa é a função da novela: nos fazer refletir, assim como um livro também nos faz.
Acho que falta um pouco de senso crítico, avaliação, percepção e interpretação por parte da população, tanto aquela que assiste, como aquela que abomina.
Concordo plenamente com vocês, Lucia e Isabel! Eu, por exemplo, não vejo novelas e pouco sei sobre seus personagens, mas acho engraçado o poder que eles têm em ditar modas!
Ultimamente está dificil assistir televisão: Quando não é a Carminha se fazendo de Santa é o Jornal Nacional falando em “mensalão” um valor irrisório que foi desviado há nove anos atrás. Quando se sabe que valores muitas vezes maiores que estes foram desviados e continuam sendo em quase todas as Prefeituras do Brasil e a compra de Vereadores acontece em quase todas as cidades de médio e sgrande Porte.Dai-me paciencia Senhor para aguentar esta farsa que é a TV.
Boa noite
Eu sou uma destas pessoas não têm NOÇÃO do que está acontecendo na novela. Até percebo que se trata da novela mas se acontece aquilo ou isto não tenho a menor ideia. Ilusão e fantasia ficam com os meus sonhos de uma vida melhor não com a perspectiva de um mundo irrreal e que nunca existirá.
Novela é um absurdo MUUUUITO chato.
Abs
Sim,sou noveleira!Que me atirem as pedras destinadas aos seres de 2ª categoria!Que me coloquem na prateleira da massa ignorante! Não nasci assim, eu cresci assim e sou mesmo assim,não sei se serei sempre assim. Não assisto toda e qualquer novela,não vou na onda,não sigo a moda.Mas das que gosto,assisto e às vezes me até me apego,como no caso de ‘Cordel Encantado’. Atualmente estou apegada à reprise de ‘Que rei sou eu?’. Assistir novela só emburrece a quem já é burro.Novela não é minha prioridade,meu assunto,minha piada,meu programa favorito. Leio, ouço muita música,muita! Música da boa sempre!Sou interessada nas coisas do mundo, cultura em geral. Assisto filmes, documentários, jornalísticos…e sou noveleira,pronto. Só lamento não poder contar com a admiração do caro cronista;-) Falando especificamente de Avenida Brasil,não me apeguei. Assisti o início,vi o meio aos pedaços e voltei a ver agora,no fim.
vania achei alguem como eu hahahaha.. poucas novelas me atraem, não tenho paciencia. sinto falta das novelas antigas. as melhores. decada de 70/80. tto que a maioria esta voltando em remakes bastante ridiculos. fico estarrecida de novelas mostrarrem valores totalmente inversos, e crianças assistem. homem com tres mulheres, mulher vagabunda com dois homens, odio traição a torto e a direito. enfim, não gosta não ve, mas com a midia de hj não ha como ficar a parte
Apoiada Vania !!!! Também sou noveleira , mas leio muito , ouço música boa , viajo e …vejo minhas novelinhas com prazer após um dia cansativo de trabalho !!
Nada me aborrece mais do que classificar pessoas noveleiras como burras , sem cultura , etc …
Não depende de conseguir ou ser capaz. Eu não faço o menor esforço para me ver “livre” disto. Vivo a vida sim, com ou sem novela. Trabalho das 7h às 20h, sou jornalista, e isto explica meus dois empregos. Quer coisa mais delícia que chegar em casa, sentar a bunda no sofá e ver Carminha, Tufão, Nina e cia? Não tem!
Não tenho a menor paciência/saco com novela, principalmente das 9…
Mas sei quem é Carminha
Confesso que nunca vi um capitulo dessa novela.. só fiquei sabendo o que era tufão por osmose mesmo, e quem era carminha por conta de trocadilhos com a foto da Adriana Esteves via tuinter’..
“Tuinter”? Sério?
A última novela que vi foi “Cabocla, com o Fábio Júnior e a Glória Pires. Mesmo assim não fui ató o final. Também nunca assisti a uma corrida de Fórmula 1 em toda a minha vida. Nunca assisiti a um Big Brother e nunca vou ver uma luta de UFC. Sou um tipo raro, talvez de uma espécie em extinção ou de outro planeta.
É de se esperar….Belo nome…
Não consigo ser lesada, querido Xico, com a tevê ligada quando a família religiosamente se encontra -coisa rara e bonita abençoada por nosso “oioioi” de cada capítulo- e acompanho ao enredo assim… distante, pela boca da padaria, da vizinhança ou pela minha mesmo que não consegue ficar calada e indiferente ao talento de Adriana Esteves (jesus, José e Maria! Que atriz!). Lesado algum, aliás, pode ser indiferente ao talento dos grandes profissionais que fazem teledramaturgia, porque, né, oioioi querido
É verdade, agora vc me fez analisar outra vantagem da novela das 21:00…é o momento em que a família toda está reunida na sala (menos a sobrinha de 6 anos, que não deixamos que assista), momento delícia do dia! 😉
Sim! É o momento delícia da família brasileira, algo muito parecido com o jantar e almoço em família. Uma refeição que nada afeta nossos regimes de segunda-feira! Que legal, olha! Bom também recuperar essa feição comunitária pela novela que volta -por que não?- a ser assunto de padaria, colunas, banco, elevador, escola… Ainda bem que muitos assistem à novela que assistimos. Já pensou como seria sem graça a vida sem ninguém pra compartilhar os capítulos?
nesse horario eu assisto o Jornal da Cultura.e na sexta-feira é o climax com Pondé X Novaes(Tom & Jerry). Nunca vi um capitulo de novela por inteiro, só uma bisolhada. Preferiria mil vezes o jogo da quarta-feira as 21:00 hrs.
Embate entre Ponde X Novaes:
Um pensa que é Deus, outro tem certeza.
Não vejo por esse prisma. Gosto da opinião dos dois e dou risada quando a discordancia entre eles fica grande e a Poli entra no meio com a palavra final, encerrando o tema em questão.
Gente que não vê novela mas enche o rabo de cachaça, não vejo muita diferença.
novela?? que novela??? a ultima que lembro foi uma que escutei no radio: O Direito de Nascer..ah sim…teve também A Cabana do Pai Tomás.
com muito orgulho sou ignorante em novela, tuíter, feicebuk e outras bobagens…
sim xico …consigo, por incrivel q pareça consegui me alienar do compromisso de assistir novelas… sei quem é carminha, nina e tufão porque ouço os comentarios….as vezes ate disfarço q assisto…rsss..mas na real ..nem ligo pra novela… beijo amigo xico.
Por opção ão vejo novela porque não vejo mais graça nas tramas. Mas convenhamos: na loucura do nosso dia a dia é necessário sentarmos e relaxarmos, vendo a vida das pessoas, sem ter que pensar nos nossos problemas. É uma fuga necessária da nossa problemática realidade.
Não consigo.
São tantos dramas, puxadas de tapete, angústias e fofocas na vida real, que nada melhor do que descansar a mente, não pensar em nada, não ter esforço vendo a novela, seja a doce e romântica, a divertida, a malvada ou a sexy. Adoro a novela, pq ali, nada é de verdade, nada tem compromisso, não tem que ser, apenas se vê e passa … para estar descansado pras carminhas, empreguetes e lauras da vida real, no dia seguinte !!!
JÁ TEM TANTA MALDADE NA VIDA REAL, NO TRABALHO, NA VIZINHANÇA QUE PROCURO ACHAR COISAS MAIS LEVES E INTERESSANTES NA MINHA HORA DE LAZER. POR ISSO COMPREI ESSE COMPUTADOR PARA NÃO SER MAIS ESCRAVA DA TV. ENTRO NO FACE, VEJO FILME. PREFIRO NOVELAS MAIS CÔMICAS COMO CHEIAS DE CHARME OU DE ÉPOCA COMO LADO A LADO. E DEPOIS DE PASSAR UMA NOVELA DESSA A GLOBO AINDA QUER RECLAMAR DA VIOLÊNCIA?BJS, VC É ÓTIMO.
Cada um cada um !
nem tenho televisao…mas sinceramente, novela nunca acrescentou muita coisa…ate os personagens parecem os mesmos…por que nao um filme bacana? ou um programa de viagens? é bem mais relaxante do que ficar sofrendo na frente do video todo dia, tipo masoquismo homeopatico, kkkkkkk 🙂
Eu estou há quase 1 ano sem ver TV (nossa…frase muito de quem frequenta AA e afins…rssrsr)….não digo que foi por opção…é mais falta de tempo mesmo…e o pouco tempo que tenho fico na internet (aliás…isso sim é um vício…e estou tentando “maneirar”)….mas nunca fui muito ligada em novelas!
Lembro qdo tinha meus 12, 13 anos e a meninada chegava na escola falando de Rei do Gado, Terra Nostra, etc…e eu só falava: “Oi? Quem?”…eu dormia muito cedo e não acompanhava nada disso…male, male uma Malhação (por causa dos colírios da época…influência das revistas teens)…ou uma ou outra que me chamava mais atenção (normalmente pq a minha avó assistia e “monopolizava” a TV…aí não tinha muito jeito, né!?)
Dessa forma…sim, eu só sei que existem Carminha, Tufão e afins (qual nome da outra personagem mesmo!?) por causa da internet…caso contrário, nem isso saberia!
Aliás…fiquei sabendo ontem no jantar com uns amigos que a novela está no fim…e eu achando que ela começou a pouco temoo…..rsrr
E é bom recordar que esse lixo iniciou maltratando uma Criança
Acho que a leseira não é sempre ntencional. Adoro novelas e já assisti umas muito ruins, reclamando e assistindo, todo dia.
Nesse momento não tenho tv em casa. Meu computador supre minhas carencias televisivas, tenho trabalhado muito, e morro de preguiça de ir buscar minha tv já há seis meses na casa de minha mãe. Daí perdi essa novela que todos acham incrível. Sei quem são Carminha, Tufão e Max, mas não consigo me prender na história que eu não assisto e passo aquela vergonhinha básica de na hora da piada novelística dizer: “hã?”. Enfim. Leseira involuntária, porque nada mais chato que gente que só lê livros incríveis, assiste filmes super intelecuais e pagam cabo para poder assistir somente Jon Stewart e documentários do DC.
Hahaha! Então, acho que você pode me admirar, ao menos um bocadinho, pois eu não faço a mínima ideia de quem matou o tal Max (aliás, eu nem sei quem é Max) e só recentemente, numa comunidade orkutiana totalmente fora desse tema (sim, eu ainda tenho Orkut. E não tenho Facebook) foi que eu fiquei sabendo que existia um personagem chamado Tufão. Das tais Carminha e Nina, já tinha tomado conhecimento da existência, por intermédio do Yahoo. Como tenho e-mail lá, volta e meia preciso acessar o site e acabo vendo as chamadas interessantíssimas, quase todas da mesma estirpe.
Dia desses soube de um amigo que também tinha descoberto a existência do tal Tufão só recentemente. Fico feliz em saber que não sou um bicho tão raro assim.
Maniinho vc fala a verdade na cara dura … Brasileiro nao gosta disso, Gosta de mentiras de pessoas q mentem e enganam, td manipulados … Dao Asas a Um monte de bobagens, fazendo as se tornarem modinhas e pior coisas ruins q influenciam e educam o serhumano a fazer mais maldade na sociedade … Conhece uma fulana de 13 anos q deu encima do Padre da igreja… depois de assistir uma novela da globo q uma mulher era apaixonada pelo Padre … Ela achou bonitinho dizendo q era amor e fez a mesma coisa . O povo Brasileiro ja e um ser sem Cultura controlado facilmente, colocando merda na tv e nas radios tds ficam Burros, influenciados contaminados pela Midia do poder a global .
Não tenho TV faz algum tempo. Não sei quem são essas pessoas, mas vejo muitos comentários e piadas pela internet, meu único meio de informação. Sei que essas pessoas são de alguma novela, obviamente, e todo mundo parece estar gostando muito. Me sinto um ET, pois não participo dos principais assuntos de amenidades.