Gente que não sabe quem é Carminha
13/10/12 22:38Já fui mais noveleiro. Não deixo, porém, de dar uma espiada e sei, minimamente, quem são Carminha, Nina e Tufão. Com a mineirinha Débora Falabela, aliás, fiz até um clipe –sim, sou um vagabundo pop hahaha- do Sidney Magal. Beijei os pés da lindeza, repetindo meu vício, minha tara na vida real.
Dou uma espiada, vez por outra, nas novelas, desde a genialidade de “Saramandaia” (Dias Gomes). No momento, porém, os personagens que mais tenho admirado são as figuras que não fazem a menor ideia de quem matou o Max. Não sabem e riem dos que querem saber.
Alguém canta “oi, oi, oi” e estas pessoas, genialmente desligadas, acham que é mais um comercial involuntário de uma firma telefônica. Alguém fala do “Divino” e elas pensam apenas no Ademir da Guia, o ex-jogador do Palmeiras que tem esse apelido.
Admiro mesmo estas pessoas. E não estou falando de intelectuais esnobes perdidos em tantas notas de rodapés. Trato dos machos & fêmeas bem normais. Como meu pai, por exemplo. Quase todo mundo lá no Sítio das Cobras, em Santana do Cariri, ligado em “Avenida Brasil” e ele, tranquilamente, ouvindo o canto da mãe-da-lua.
Tudo bem. O velho Francisco não vale. É um exemplo muito sertão-veredas. Então convoco a Wanda, amiga de SP, moderníssima, que ama viver por fora. “Que lixão é esse que tanto falam?”, me perguntou ontem, ao telefone, em pleno horário da novela.
E assim tantos e tantos outros que não fazem parte da massiva audiência. São admiráveis pela capacidade de não se envolverem com as grandes ondas. Caso do amigo Pedro, ex-vizinho do Recife, que saiu do twitter por quase nunca ter ouvido falar nos dez principais assuntos comentados.
Não consigo ser um deles, mas como invejo estes “lesados”, como se diz no Nordeste. Não perdem tempo com a maioria das modas & modinhas. A impressão é que vivem mais a vida deles mesmos. Só impressão. Não tenho tese sobre o tema.
O que você acha, amigo(a)? Você consegue viver longe da novela da vez?
As aparições da principal personagem da novela Avenida Brasil possuida pelo demo me fizeram mal ao estômago nos capítulos que assisti. Preferi então ler alguns livros que comprei e fazem bem ao meu cérebro. Quando comentam sobre a novela, simplesmente digo que não assisto e assumo minha “lesidade”. Beijos a todos.
Confesso que já fui bem noveleira e não faço o estilo intelectual chata. Mas hoje em dia não tenho mais vontade de perder tempo com assuntos que não acrescentam nada de bom ao seres humanos. É uma questão de opção de vida, apenas não tenho mais paciência para novelas do tipo acima comentada. Eu, p.exemplo, me sinto muito mais livre para ser e aproveitar o meu potencial criativo sem me envolver com modinhas que podem aprisionar o intelecto e a alma, podendo alienar o ser humano impedindo-o de explorar sua potencialidade. É lógico que nem todos caem na alienação, mas a maioria se prende fácil na armadilha se não tiver bússula. Mas enfim, cada um é livre para escolher a experiência de vida que quiser ter.
Não assisto televisão por ideologia. Mas tenho uma amiga cuja família não tem o costume de ver TV, ela nunca viu uma novela na vida, e às vezes se sente desorientada nesse nosso mundo midiático, como se tivesse alguma coisa errada com ela.
O engraçado é que, tanto no meu caso como no dela, muita gente já tentou nos convencer a assistir televisão, como se tivessem suprindo uma deficiência, e pareciam se sentir mal por nós, como a gente se sente mal por alguém que não pode ver ou ouvir. Para quem está imerso nesse mundo não ver novela deve ser algo impensável.
Em tempo: acho incrível a quantidade de gente que se perde em especulações sobre a “qualidade literária” do negócio. Novela é mecanismo de manutenção ideológica. Quem se deixa fascinar por essa estrutura arcaica vilã-mocinha simplesmente não assume responsabilidade sobre os próprios atos, a culpa é sempre de um outro. Não é possível ter distanciamento dessas coisas, a arte que você consome reflete em você.
Sinceramente, com tanta coisa errada acontecendo em nosso país, e ainda na hora do relax ver mais coisa errada ainda?
Prefiro ficar lesada!
Sou uma ex-noveleira de carteirinha e orgulho-me em dizer que estou em abstinência há 5 anos. Meu tempo ficou bem mais produtivo.
eu te amo tb por isso…
Feliz dia do professor!
Sou lesadíssima!
Caro Xico, ontem a noite no meio de uma festa alguem fez uma piada ou algo assim, todos riram e eu não entendi, mas intuí que fosse sobre algum personagem de novela… A vida segue…
Abç
Eu vivo numa cidade grande e convivo com pessoas altamente estressadas, pelo tipo de trabalho que exercem: vendas, metas, marketing, onde temos que estar antenados com tudo, e isto inclui as novelas. Passei um dia sem assistir a Carminha e cia e uma amiga passou p mim uma mensagem” vc quer nananana?” eu pensei deve ter sido ontem o dialogo da Olenca e o Adauto ( personagens da Novela) e pasmem não era o dialogo deles, apenas uma brincadeira. Então pensei to ficando igual a todo mundo, esta na hora de desligar o plug desta paranóias globalizada.
Eu queria ter uma vida simplesinha, de abrir a janela e só ver mato, de morar numa cidade pequena e segura e cruza-la toda a pé. Infelizmente tenho que viver em cidade grande e passar por toda essa paranóia. Saber quem são esses personagens da novela faz parte dessa paranóia urbana, eu comparo a fixação por comprar iPhone5. Não precisamos de muitas coisas, mas estamos no olho do furacão, é dificil simplesmente desligar. Eu invejo quem consegue, não por ideologia (“a TV manipula as mentes”), porque isso é mais chato do que ver novela, mas pq não se liga mesmo.
Xico, tive um pai que na sua forma bruta e ignorância não deixava ninguém em casa ver novela, dizia ele :”Novela é coisa de P*!”. A única novela que vimos em casa foi um pedacinho de Roque Santeiro, até hoje não sei o motivo de termos visto em casa esta novela. Desta forma, cresci sem saber o nome de atores, personagens das novelas. Muitas pessoas até hoje me acham “chatas”pois não participo das conversas sobre o capítulo de ontem ou então por não parar para ver “O ÚLTIMO CAPÍTULO DA NOVELA”. Meu pai estava errado no seu julgamento em relação as pessoas que assitem novela, não tenho nada contra, cada um assiste o que quiser. Não pense que só vejo coisas ditas “cultas” vejo um monte de outras besterias e me divirto muito como os filmes “enlatados” americanos, TV para mim faz falta, não sei se consiguiria ficar sem, apenas não vejo novelas e realitys.
Xico, Sou um pouco noveleiro sim. Mas depende da novela. Algumas não tenho um mínimo de interesse em assistir, como é o caso do remake de guerra dos sexos. Mas Avenida Brasil chamou a minha atenção pelo conteúdo literário que há nela, como você mesmo publicou no seu blog há um tempo atrás, é notável a influência de autores como Dostoievski e Balzac na estrutura do roteiro da novela. É só uma questão de sensibilizar a visão diante das novelas que veremos muita coisa interessante, como é o caso das influencias literárias dos autores e a própria metáfora da “Avenida Brasil” como a via que liga o bairro do suburbano do Divino á zona sul carioca, representando a ascensão da “nova classe média”, que de uma forma ou de outra serve para analisarmos um pouco da sociedade brasileira. Nesse sentido, as novelas poderiam servir como ótimos meios de instruir e esclarecer a população determinados temas sobre a sociedade, além de servir mero instrumento de diversão. Contudo, mesmo com todos os “pontos positivos” que manifestei em favor de algumas novelas, nada supera um bom livro e um bom filme. P.S: Xico, sou de Natal-RN e espero você na FLIQ 2012!!!!!!!!!! Abraço.
Vendemos a TV há 3 anos pra evitar ver a programação que é uma M…, mas infelizmente não dá pra ficar lesado pois há tvs ligadas em tudo quanto é canto!! É a desgraça total.
Chico, ops (Xico) sou lesão e quero continuar lesão. Não vejo graça nas novelas brasileiras. Oitenta quase noventa por cento formada por péssimos atores. O que eu gosto mesmo é de um bom filme.
Adoro Sidney Magal e aquela sua dancinha com Débora é um das melhores coisas que aconteceu nos clipes musicais de todos os tempos. Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiii…
Sou completamente lesada, há anos abandonei as novelas, quando percebi que todas são iguais e todas usam o estereótipo do bom e do mau, como se não existissem pessoas reais, afinal todos nós somos um pouco vilões, um pouco mocinhos e um pouco bandidos na vida real. Dia desses chegou um amigo meu fazendo uma dancinha e gritando “vai leleco”, achei que ele estava tendo um ataque epilético, mas todos riram e explicaram que era da tal novela….lesada total… Vejo tv,às vezes tem programas interessantes nestes horários e quando não tem, acesso minha videoteca e vejo meus filmes…ontem mesmo estava revendo Acossado… ah.. e, antes que me rotule, não tenho nada de intelectual, já vi muuuita novela, mas já deu Xico, tem coisa melhor por aí.
Depois que me descasei descomliquei a vida… Fugi de tudo que me era escravizante: sem carro ( uma delícia !!!!!), sem escorredor de louça, pouca louça, guarda roupa mais vazio ( o necessário), sem televisão e consequentemente sem novela… A vida vira outra coisa. Vida vivida …
* descompliquei
P. S. Nada contra quem assiste novela. É escolha apenas…
não só consigo como nunca me fez a menor falta, nem nunca fará! lixo desprezível…
só violência, dos mais diversos tipos. o brasil precisa é de mucho amor, xico!
beijo no coração!
Estou sabendo do “drama” da novela..patético.. Como sou meio lesada nesse sentido mesmo nordestino, não me en volvo;não merece. não achas ?
Assisto algumas novelas de época. Essas atuais são barulhentas como a vida atual, o que já basta. Então prefiro ler, ver um filme, malhar. Na academia as pessoas vão andar na esteira na hora da novela para não deixar de ver e eu leio as revistas semanais.
Abandonei o facebook pelos mesmo motivos que o seu amigo o twitter e tb pq saber tanto da vida achei cansa e chega a enjoar.
É realmente muito bom ser lesado neste sentido…
Vida alheia.
Não vivo sem!!! uma boa novela é a melhor coisa, esvazia a mente dos problemas cotidianos. qdo acaba o capítulo vc volta a pensar….simples assim.
Na minha casa também não se vê novela. A televisão é usada para entreter as crianças, quando elas estão afim, o que significa um ou dois canais de TV a cabo. Mas quando estou numa roda de conversa e pergunto: “Quem é a Carminha?” tudo o que consigo é um: “Ahhh! Você não sabe quem é a Carminha?!” e ninguém me explica coisa nenhuma.
Eu não assisto televisão há anos simplesmente porque cansei dessa mídia televisiva que só ajuda a corromper a mente. Eu e meu marido optamos inclusive por não ter esse aparelho em casa. Somos muito felizes sem Tv! Mesmo assim já ouvi falar dessa tal carminha…De realidade já basta nossos próprios dias de vida neste mundo!E vida é muito mais bela sem tv! Eu não quero sentar num sofá e perder preciosos minutos vendo uma novela que te mostra valores desnecessários, dogmas, e muita violência! Traições,mortes, vinganças são valores cada vez mais empregados na mídia,principalmente nas novelas, é muito valor invertido, muita manipulação. Eu não quero me perder de mim.
A última novela que acompanhei foi “Que rei sou eu”, em 1989, com tenros 13 anos… de lá pra cá, nada, nada me faz parar pra ver essa dramaturgia de quinta categoria, embora de primeiro poder de reunir a massa…
Parei de ver novela a uns 5 anos, numa época em que eu estava trabalhando demais e percebi que não me faz a mínima falta. Nunca mais assisti e nem tenho mais paciencia ou tempo pra isso. Prefiro curtir meus filhos e minha familia. Novela é lavagem cerebral e são todas iguais, sempre o mesmo bla bla bla que não agrega em nada! Mas é claro que sei quem é a Carminha, afinal não vivo numa ilha deserta! Beijo Xico!
Adorei você ter falado do Sítio das Cobras, em Santana do Cariri, meu pai nasceu lá e estudo junto com você no Ceará, vejo sua coluna por causa dele, ele conhece seu pai Demar.
Tenho horror à novela.HORROR. Mas infelizmente sei sim quem é Carminha porque o que acontece na novela está sempre nas notícias, com a mesma importância dada aos fatos reais.
Caro Xico, o que acho é que quem tá bem de verdade é Seu Francisco, lá em Santana, ouvindo o canto da mãe-da-lua.Embora resida há 15 anos em Recife, sou seu conterrâneo lá do Potengi (CE). Grande abraço!
Xico, meu filho, somos dois, esqueço todo dia de ver não só essa mas toda e qualquer novela!!!!! Livros, filmes e namoros são coisas bem melhores pra se fazer do que ficar no “Oi, oi, oi”….
ODEIO NOVELA
Deixei de acompanhar novelas depois de Top Model, mas ficar completamente alheio é impossível. O assunto aparece em rodas de bate-papo, até principiado pelos machos, nas chamadas da globo ou nas manchetes da internet. Apesar de nossos autores serem bastante incensados pelo público, basta um minuto e meio por dia para acompanhar o enredo. Quer dizer, muita gente desperdiça cinquenta e oito em que poderiam ler Crime e Castigo. Boa Vida!
Há quatro anos deixei de assinar a SKY em luto e protesto porque quiseram trocar o aparelho da gradiente sem explicitar a razão. No final, bloquearam o sinal, para que quando necessitasse entrasse em contato. Ainda não investiguei qual o interesse macabro da imposição. Nunca fui de novela porque o exagero dos atores brasileiros não me fazem bem o sistema nervoso. Sou acostumado mais com filmes. Mas a novela pelos comentarios é uma inspiração atual.