Gente que não sabe quem é Carminha
13/10/12 22:38Já fui mais noveleiro. Não deixo, porém, de dar uma espiada e sei, minimamente, quem são Carminha, Nina e Tufão. Com a mineirinha Débora Falabela, aliás, fiz até um clipe –sim, sou um vagabundo pop hahaha- do Sidney Magal. Beijei os pés da lindeza, repetindo meu vício, minha tara na vida real.
Dou uma espiada, vez por outra, nas novelas, desde a genialidade de “Saramandaia” (Dias Gomes). No momento, porém, os personagens que mais tenho admirado são as figuras que não fazem a menor ideia de quem matou o Max. Não sabem e riem dos que querem saber.
Alguém canta “oi, oi, oi” e estas pessoas, genialmente desligadas, acham que é mais um comercial involuntário de uma firma telefônica. Alguém fala do “Divino” e elas pensam apenas no Ademir da Guia, o ex-jogador do Palmeiras que tem esse apelido.
Admiro mesmo estas pessoas. E não estou falando de intelectuais esnobes perdidos em tantas notas de rodapés. Trato dos machos & fêmeas bem normais. Como meu pai, por exemplo. Quase todo mundo lá no Sítio das Cobras, em Santana do Cariri, ligado em “Avenida Brasil” e ele, tranquilamente, ouvindo o canto da mãe-da-lua.
Tudo bem. O velho Francisco não vale. É um exemplo muito sertão-veredas. Então convoco a Wanda, amiga de SP, moderníssima, que ama viver por fora. “Que lixão é esse que tanto falam?”, me perguntou ontem, ao telefone, em pleno horário da novela.
E assim tantos e tantos outros que não fazem parte da massiva audiência. São admiráveis pela capacidade de não se envolverem com as grandes ondas. Caso do amigo Pedro, ex-vizinho do Recife, que saiu do twitter por quase nunca ter ouvido falar nos dez principais assuntos comentados.
Não consigo ser um deles, mas como invejo estes “lesados”, como se diz no Nordeste. Não perdem tempo com a maioria das modas & modinhas. A impressão é que vivem mais a vida deles mesmos. Só impressão. Não tenho tese sobre o tema.
O que você acha, amigo(a)? Você consegue viver longe da novela da vez?
Agora, depois de meses começo a me sentir menos anormal. Chego a fingir que sei do que as pessoas falam, e quando estão contando algo que aconteceu com algum personagem sempre pergunto ” quem??” O pessoal intrigado responde sem muita vontade… Fazer o que se o começo de um.livro me empolga o meio me arrebata e o fim me deprime.
Sou dessa turma. Sei que Adriana Esteves é a Carminha e a Falabela é a Nina e só. Mais chato que novela e Twitter só o tal do BBB.
Xico, posso me incluir nesse rol de lesados. Assisto muita tv, mas acho que procurando dá pra ver muita coisa legal nesse horário das nove. Só depende de usarmos o controle remoto. 🙂
Sou dessa turma. Sei que a Adriana Esteves é a Carminha e a Falabela é a Nina, e só. Mais chato q novela e Twitter, só o tal BBB.
Eu realmente não fui seduzida por essa novela, não tenho saco pra isso há muito tempo. Mas acabei cedendo e acompanho o remake de Gariela, primeiro porque não tive oportunidade de ver a primeira, e penso
que ai sim, temos um folhetim de qualidade. Mas acho que cada um perde seu tempo com o que bem entender…
Xico, vivo sem TV muito bem, na verdade, minha TV virou o Youtube. Tenho TV em casa, mas a última vez que a liguei foi há meses. Acompanho as notícias pela internet. Então, pela internet, sei quem são os personagens citados por vc. A última novela que assisti foi O Clone…rssss. Sinceramente, não tenho nada contra quem vê TV ou novela, mas prefiro não perder mais meu tempo vendo novela. Não sei como estão as novelas agora, mas estava tudo muito previsível: um casalzinho bonito, mas que não pode se amar por algum motivo, e que no final acabam juntos felizes para sempre, com o vilão devidamente punido. Ah, se a vida real fosse assim….
Voltei a assistir esta novela e Gabriela (Gabriiieelllaaaaa, sempre Gabriiieelllaaaaa…)
Xico, fala sério! Dá para não ver??!!
Vez ou outra, quando estou em algum local onde não desligam a tv para nada, até arrisco assistir um pedaço qualquer da novela. Mas não consigo me fixar a isso e nem a nenhum seriado, seja brasileiro ou gringo. Gosto mais das histórias da vida real rs…
Consegui até o último minuto, ou melhor, última semana. Mas fraquejei e me deixei levar pela onda das emoções finais.
Ainda mais com a participação do Albieri como “paisicopata” da Carminha_Noiva do Chuck.
Não resisti.
Confesso.
É a primeira novela que assisti na vida. Pq é boa mesmo. Às vezes a maioria acerta. Mas nunca assiti nenhuma única edição de Big Brother (a maioria erra tb)
Estou sem televisão há quase um ano e hoje em dia quando paro na frente de uma no boteco…. eu acho tãooooo estranho… tá Xico Sá, eu sou esquisita assumo, mas de boa, fiquei um ano sem celular…. televisão para mim é pinto! Consigo e é saudável ficar sem ver novelas! Vamos ler … pow
Há muito deixei de ser noveleiro. Mas essa Avenida Brasil me pegou de primeira. Trama vibrante, elenco de primeira, temática urbana de classe média ascendente e eu, telespect jurássico voltei e ainda peguei o remake de Gabriela prá conferir. De modo geral, valeu a pena. Fico assim com a consciência menos pesada por pagar uma fábula de tv a cabo e voltar a ver tv..
kkkkkkkkk se vocês assistissem a um jogo do time atual Cruzeiro saberiam exatamente o que é a sensação de ter perdido 90 minutos do seu precioso tempo. E olha que sou cruzeirense…
Graças a Deus que este importante jornalista e escritor afirma que admira quem não assiste novela, eu já estava me sentindo fora do contexto. Na minha sala, até os letrados falam sobre estes personagens, que de tão vistos, tornaram-se realidade. E eu, lesada, não entendo nada do que se passa no mundo televisivo, (esta palavra existe?).
Não…definitivamente não vivo longe desta novela!! q aliás tem um enredo hiper cotidiano por isso nos chama atenção!!!!
Sou lesada Xico! Prefiro a novela da vida real no facebook!
Já faz uns 10 anos que não vejo novela. Não que eu não goste de televisão – ainda assisto a filmes, shows, documentários e até programas culinários e de design de ambientes. É que, depois de alguns anos e muitas novelas realmente boas, perdi o encantamento pelas histórias. Comecei a achar tudo meio forçado, os atores canastrões, o enredo pouco sedutor. Não me incomodo com que as pessoas veem ou deixam de ver, mas sou “alienada novelística” com gosto! Beijos, Xico!
Fiquei muitos anos sem saber do que se tratavam os comentarios das novelas, mas avenida brasil me pegou, logo no inicio, pelas imagens diferenciadas, de cinema. Ai a historia me fisgou! Nao imagino como serao as minhas noites sem avenida brasil! Rss
Eu sou lesadíssima, não assisto nenhuma novela! Acho um saco!
me sinto uma alienada..rsrs… porque quase não acompanho esse drama. Até meus alunos na faculdade querem sair mais cedo pra acompanhar..aff!! Pior: temos que vez ou outra assistir pra entender, mesmo que não possamos participar, os papos sobre a Carminha (Carmen Lucia a peste), Max que sei que morreu de novo etc etc…
sorte sua q nao tem o vicio.beijo
Não tenho o hábito de assistir a novelas, mas confesso que quis ver a Carminha ser desmascarada. Desde então fiquei curiosa em acompanhar o desfecho da novela.
oi oi oi oi
Faz tempo que eu não perco meu precioso tempo diante de uma TV e não é só novela que deixei de ver não, Xico. Decidi ser uma alienada com relação a esse veículo.
E quando meus/minhas amig@s danam o pau a falar de novela, sou a excluída mais feliz do planeta, e fico com aquela cara de paisagem, dando risadas de mim mesma.
felizarda! bjo
Eu consigo.
O que eu não sei é como os noveleiros conseguem viver longe dos gibis de que eu me entupo desde a infância e não sabem a diferença entre o Superman da Terra-2 e o Superman dos Novos 52.
Também não imagino como eles vivem sem saber de cor pelo menos as quatro primeiras escalações do Deep Purple ou a ordem das faixas do quarto disco do Led Zeppelin. É básico.
Mas concordo com eles em uma coisa: ninguém tem nada que julgar os outros pela maneira como decidem perder seu tempo. Porque todo mundo perde tempo com alguma coisa, e esse tempo perdido faz sempre um bem danado pra cabeça da gente.
sabedoria,amigo Marcelo. que honra ter o colega d vida e de blogosfera aqui na leitura. abraço
Sou fã dos teus escritos, meu mestre. Teu blog é melhor que novela, gibi ou disco do Led Zeppelin. (Deep Purple não, mas aí é idiossincrasia.)
Concordo. Não tenho compromisso com a TV, mas, não perco a oportunidade de exercitar minha criatividade. Portanto, o tempo perdido de cada um, tem o seu efeito.
Descobri nessa semana o que era o “oi, oi, oi” que meu amigo sempre cantava…faz 7 anos que não assisto nenhuma novela e te garanto Xico, que o que me faz falta mesmo é ter um bom livro para ler…
ah, sim, nada supera um livro! abs
meus deus como já amo esse chico sá todo que ele escreve é muito envolvente!!!
Tenho a sensação que estou perdendo tempo (bem mais de 1h ao dia) quando fico assistindo novelas. Detesto a sensação de tempo perdido.
Pra saber o que aconteceu, prefiro ler uma “notinha” do uol televisão caso a curiosidade apareça.
Bj, Xico
sim,tem como saber sem precisar tá ligado o tempo todo.bjo
hahaha ontem mesmo perguntei a um amigo, que sei ser um pouco noveleiro, o que essa novela tinha de diferente, pois não há aquele dia que não se leia em qualquer cantinho da internet as palavras já citadas: carminha, tufão, max, etc etc.
Acho que sou lesada sim, mas não to nem aí. Tenho pavor de novela, fazer o que?
Ah, ele falou, falou, mas mesmo assim não me esclareceu muita coisa. Parece ser igual a tantas outras.
No trabalho o assunto é só o episodio da novela na noite anterior. Eu desligada de fato, não assisto e sempre ouço o bordão “oxe, porque tu não assiste? tás perdendo, visse?” Perdendo tempo sei que não é. Já tô imaginando o final da novela que nunca agrada, e lá vão todos, broxados, retomar suas vidas.
nunca vi não, rapaz. mas isso aí deve ser tipo crack, vicia logo na primeira.
Sou um deles Xicão….Abandonei a vida de noveleiro…A Tese p mim é a seguinte, feliz de quem acompanha e feliz de quem não acompanha…Infelizes os que se incomodam…Mas que tem certas horas que enche o saco isso enche…mas não é exclusivo de novelas, de tudo que é over!!!
Adorei: “Infelizes os que se incomodam…”