Mestre Hobsbawn e 10 vantagens da feiura
03/10/12 20:55Tudo bem, não me conformo com feiúra sem acento, mas vamos jogar o jogo do acordo transatlântico.
O professor Eric Hobsbawn, que sempre amarei, morreu, e não escrevi nada sobre tal sábio. Falha quase de caráter.
Agora releio “Bandidos”, livro dele que me fez, inauguralmente, amá-lo, um libelo que trata do banditismo por questão de classe, como sampleou Chico Science.
Eis que encontro outro professor, o amigo André, torcedor do Operário(MS), 3º lugar no Nacional de 1977, cabra das ciências da FGV. Ele me alerta, ali no belo caos da Mercearia São Pedro, sobre como a fealdade pode render uma grande obra.
Em sua auto-biografia, Tempos Interessantes, Hobsbawn diz, desavergonhadamente, que só se dedicou aos estudos por ser o aluno mais feio da turma.
Entendo muito o que falas, mestre.
A feiura é a maior vantagem de um homem sobre a terra. Relembro ai, em tua homenagem, nobre Hobsbawn, um decálogo que escrevi tempos atrás sobre o assunto. O feio e o bonito que já leram, desconsiderem, mas careço repeti-lo:
I) Saiba, amigo, que a beleza é passageira e a feiúra é para sempre, como repetia o mal-diagramado Sérge Gainsbourg –o francês que só pegava mulher fraca, como a Brigitte Bardot e a Jane Birkin, entre outros colossos. Sim, aquele mesmo francês cabra-safado autor do maior hino de motel de todos os tempos, “Je t´aime moi non plus”, claro.
II) Saiba que as mulheres, ao contrário da maioria dos homens, são demasiadamente generosas. E não me venha com aquela conversinha miolo-de-pote de que as crias das nossas costelas são interesseiras. Corta essa, meu rapaz. Se assim procedessem, os feios, sujos e lascados de pontes e viadutos não teriam as suas bondosas fêmeas nas ruas. Elas estão lá, bravas criaturas, perdendo em fidelidade apenas para os destemidos vira-latas.
III) Saiba que o feio, o mal-assombro propriamente dito, saiba também e repita um velho mantra deste cronista de costumes: homem que é homem não sabe sequer a diferença entre estria e celulite.
IV) Saiba que mulher linda até gay deseja e encara, quero ver é pegar indiscriminadamente toda e qualquer assombração e visagem que aparecer pela frente.
V) Saiba que homem que é homem não trabalha com senso estético. Ponto. Que não sabe e nunca procurou saber sequer que existe tal aparato “avaliatório’’do glorioso sexo oposto.
VI) Saiba que as ditas “feias” decoram o Kama Sutra logo no jardim da infância.
VII) Saiba que para cada mulher mal-diagramada que pegamos, Deus nos manda duas divas logo depois de feita a caridade.
VIII) Saiba que mulher é metonímia, parte pelo todo, até na mais assombrosa das criaturas existe uma covinha, uma saboneteira, uma omoplata, um cotovelo, um detalhe que encanta deveras.
IX) Saiba que me desculpem as muito lindas, mas um quê de feiúra é fundamental, empresta à fêmea uma humildade franciscana quase sempre traduzida em benfeitorias de primeira qualidade na alcova, como o melhor sexo oral do planeta, para não esticarmos demais a prosa.
X) Saiba, por derradeiro, irmão de feiúra, que a vida é boxe: um bonitão tenta ganhar uma mulher sempre por nocaute, a nossa luta é sempre por pontos, minando lentamente a resistência das donzelas.
“Deixemos as mulheres bonitas aos homens sem imaginação” Marcel Proust
Eu adooooro homem “feio”. (Tem que busar a saúde, isso sim.) São charmosos, espirituosos, dedicados. Os bonitos até fujo, geralmente rasos, sem graça. Homem com cara de boneca então, é um horror! Deprimente…
Ah, entre um feio e um bonito de rosto todo certinho, que mais parece uma boneca de louça, fico com o maltratado pela mãe natureza. Tenho um princípio rígido: nunca sair com um cara que, de tão lindo e perfeitinho, seria uma mulher mais bonita do que eu, caso fosse mulher.
Os mais lindos são todos gays mesmo!
Adooooooooooro! 😉
Você é uma delícia para meus olhos e ouvidos. Acredito na vibração entre um homem e uma mulher, a feiura ou a beleza está nos olhos de quem vê.
Me acabo de rir! Não só da crônica, mas da ferrenha censura dos neopoliticamentecorretos. Chico Sá X censuróides! Quem diria, hein? Em pleno século 21, tanta patrulha em torno de ideias! Acho que no fundo tenho pena desses aborrecidos, que não aprenderam (e talvez nunca entendam) o que são as crônicas… Como diria meu avô: Êta povo besta, viu?
natalia…faço minhas as suas palavras…
isso é a prova que o nosso mundo moderninho esta chato demais…
Mestre é você, Xico, seu lindo! 😉
Acho que mulher se conquista pelos ouvidos, sabe? De quê adianta um homem lindo que não sabe conversar sobre algo interessante e só vem falar de MMA e carros??? Prefiro um feio que me declame poemas e faça eu me sentir a mulher mais amada do mundo a um bonitão vazio…eu perdôo a feiura, mas jamais, a ignorância!
Xico, você não vai gostar do que vou dizer.
Esta sua crônica – exceto a introdução sobre Hobsbawn – é uma coleção de preconceitos.
É filosofia rasa, medíocre e machista de botequim.
Você, homem inteligente, culto e descolado pode fazer muito melhor!
Não se contente com o coro dos contentes.
Perfeito. Texto machista que nega a mulher os impulsos da carne usufruidos pelos homens. Mulher sente tesao e se apaixona belo belo sim. O texto cai no argumento mais do que que comum que antagoniza beleza e inteligencia. Existem homens e mulheres bonitos e inteligentes. Reacionario este texto!
Xico, dá atenção ao que escreveu a Maisa. Essa crônica está cheia de preconceito e machismo. Isso é feio.
Não se contente com o coro dos contentes.
Aí vareia, minha Musa da Canção
Aos lindos tudo vem fácil.
Quantas lindonas-cavalonas você já viu na parada de ônibus às 05h da manhã pra pegar no batente às 7h da manhã para limpando banheiros antes do expediente começar?
A lindona-cavalona vai chegar às 10h pra dar tempo de retocar maquiagem e uma escovada nos cabelos…
E nem tou falando de uma ‘teúda-manteúda do gerente’ (pra não me acharem preconceituoso)…
É da natureza humana que a pessoa que nasce abençoada pela natureza não se empenhar para agradar, pois já agrada sem abrir a boca.
Quantos humoristas lindos você conhece?
E por aí vai, querida…
E existe Cearense feio?
Contam piadas somente, e tão somente, para aumentar o índice de beleza!
isso é q é uma verdade bonita.abs
Xicosa eu ja fui com uma.
Nova ela. a coitada era tão feia que ela mesma, espontâneamente, disse:
“Eu só saio a noite, porque sou muito feia”
Se vocês virem por ai um garotinho bem feio…
bom, deixa quieto.
Me acabei de rir. Como sempre um texto IMPAGÁVEL. Quero este feio, Xico, lá em casa. Prometo que teremos café da manhã. Mil Bjs Amore
olhe q eu vou,hein, Mari.bjo