Quando ele demora mais a se vestir do que ela
15/09/12 19:47
Começo de novo com o meu mantra bíblico preferido: e da costela de David Beckham, Deus fez o metrossexual.
Há controvérsias.
H. L. Mencken, n´”O Livro dos Insultos”, nos leva a pensar em Rodolfo Valentino (1895 –1926), o galã italiano que aparece aí acima na foto, como o pioneiro.
Outrora, não muito outrora assim, escrevi sobre a primeira amiga que testemunhei em veemente protesto contra o metrossexualismo do bofe dela.
Minha amiga V. blafesmava aos céus, em animada cerveja no Genésio, em SP, sobre um defeito específico do novo namorado.
Repare bem: o cara passava tanto tempo se emperiquitando na frente do espelho que o casal não conseguia chegar na hora marcada nos compromissos , shows, teatros, cinemas…
De lá para cá, a mesmíssima V. já separou, juntou de novo, separou… Assim se passaram mais de dez anos e o metrossexualismo veio para ficar.
Reencontro a danada, agora nos 37 anos, mais linda e gostosa do que nunca.
Concluímos: o que parecia ser apenas uma reclamação isolada ouvida por este cronista de costumes, no início do novo século, virou rotina, epidemia mesmo.
Que vexame!
Põe roupa, tira roupa, prova de novo, troca o casaco, muda a meia, testa uns dez pares de tênis e sapatos.
Uma esquizofrenia fashion do demo. “Eis o esquema desses carinhas de hoje, não tem mais jeito, relaxei, nem ligo mais para estes detalhes”, diz a maluca.
Sem se falar nos cremes -é um lambuzamento maluco. Com o cabelo, o maior exercício de vaidade desta raça, ponha ai, por baixo, uns 45 minutos, o tempo de um jogo de futebol.
V. não está mais nem aí: “Ah, continuo aproveitando para ver o meu Corinthians enquanto o filho da mãe escolhe as peças do vestuário”.
O pior, diz ela, é quando estes supracitados rapazes não a deixam ver o jogo em paz. Aparecem na sala de um em um minuto pedindo para ela servir de tira-teima:
-Este cachecol ou este? Você acha que está muito over? – indagam os meninos.
Pior é quando começa a lamúria: “Estou sem roupa”! Mesmo com os armários e araras abarrotados de grifes e acessórios.
Ela relembra: e quando você acha que o cara, enfim, já está “montado”, pronto para a vida, e o miserável confere o visual no espelho do elevador e resolve voltar para trocar a camisa? Só matando, ela suspira.
O que fazer, leitora, quando se deparar com um destes exemplares afrescalhados da vida?
Você acha que metrossexualismo é só consumo ou trouxe também uma certa sensibilidade ao novo homem?
Passo loooongeeee deste tipo de homem. Deus me proteja dessa categoria. 🙂
O que vale é que o texto foi muito bem escrito, pena que a palavra escrita é coisa fria e depende do paladar de quem lê. Alguns se divertiram, outros ficaram magoados…. que na verdade, é coisa de viado (rs).
É uma viadice danada…!
è Xico , a mim pareceu uma característica desse serzinho , o que você descrever aí.
Só que no passado não era permitido aos
homens ser assim . Nem as mulheres aceitavam , não ´problema de ser ou não gay , é aceitação de mercado , rs.
Minha praia é mais outra ..tem gosto pra tudo graças …
Notamos que há bastante preconceito expresso nesse pequeno espaço. Podemos avaliar lendo os comentários, ao longo dos meses, que quem gosta de ler Xico são pessoas de classe A, B ,e alguns C. Acho improvável que moradores do Capão Redondo, Itaquera, Guaianazes, Vila Cachoerinha, Itaquaquecetuba, acessem o blog do Xico.
Aqui são pessoas com um padrão cultural razoável e mesmo assim machistas que definem como viado o homem que se cuida.
Pessoas da classe C,D e que possuem grau educacional baixo é esperado ter preconceito. Nosso país tem parada gay lotada, mas tudo soa muito falso, pois o moralismo é gritante e aceitar o ser diferente ainda é muito dificil para o brasileiro.
Esta sua frase “Pessoas da classe C,D e que possuem grau educacional baixo é esperado ter preconceito” é preconceituosa, Brenda Lee amaral Gurgel. Pessoas da classe A e B no Brasil, possuem nível educacional alto? O que é cultura? O que é educação? O que é sabedoria de vida? O que é renda salarial? Vamos chamar o IBGE para responder?
Pergunta lá no posto Ipiranga.
Boa, Gustavo.
Será que todas as pessoas que todas as pessoas que nasceram e vivem nesses bairros citados pela Brenda Lee e outros periféricos não tem alcance?
Alcance é uma escova de dente boa .
Brenda, entendo sua colocação. Ela não é muito diferente do senso comum que liga pobreza material a pobreza cultural, educacional, espiritual… Sabemos que a pobreza material é um empecilho ao acesso à educação e cultura. Principalmente, em sociedades desiguais como a nossa. E essa falta de acesso faz com que as pessoas que fazem parte das camadas mais materialmente pobres da população tenham que lutar muito para conseguir um relativo acesso ao conhecimento, e, por conseguinte, à evolução dos costumes. Entretanto, isso não significa que possamos generalizar.
Penso que esse jovem atual, que cuida um pouco mais do corpo do que o homem das gerações anteriores cuidava, está em todo lugar. Ele faz parte de uma nova mentalidade.
Mentalidade nova nada!
Homem sempre foi muito bichona. Os homens da Idade Média gostavam de colocar peruca e pó na cara.
Homens casados de hoje em dia gostam de usar, debaixo do terno, no escritório, calcinha vermelha e meia-calça.
Sempre foi assim.
O que nunca mudou foi a hipocrisia da sociedade em relação aos homosexuais. Principalmente por esses mesmos homens travestidos debaixo de seus ternos “profissionais”.
Acho que todo mundo deve ser asseado, usar um bom perfume, escovar os dentes, ser higiênico é o mínimo. Confesso que gosto de homens depilados, pois pelos foram feitos pra aquecer e com esse nosso clima tropicaliente quase saara as vezes, não rola.
Mas pintar cabelo e usar secador, acho um pouco demais.
Nada de mais em pintar cabelo e usar secador. Depilar o saco que é pior pois doi e toma muito tempo de preparo.
Eu tenho pêlos no peito, não tal qual Toni Ramos mas tenho, Agora entre se render a nova regra e depilar ou permanecer do jeito que é?…eu vou pela segunda opção. Agora luzes? banho de creme? e sobrancelhas? nem a pau juvenal! nem a pau!..rs e olha q eu já peguei uma moça que no meio da transa disse: “Nossa quanto pêlo..credo…” quase brochei, falei: “Se liga!” e só de raiva e ereção ficou mais dura…rsrsrsrsrs
Hoje, fui cortar o cabelo e raparei nos homens que estavam no salão. Havia vários deles. E não só cortando o cabelo, mas tingindo também. Penso que isso é uma tendência e não tem volta. A mim não agrada muito o excesso de devoção à aparência. E isso vale para ambos os sexos. Mas algum cuidado acho legal. Uma aparência mais bem cuidada melhora a autoestima. E os homens também têm direito a isso. Por que não? Acho justo.
Esse tipinho de santas tem aumentado exponenciamente, e sentem ligeiramente uma louca vontade de sair do armário. Alguns parecem até égua de cigano, face ao excesso de badulaques e grifes. Nascemos originais e nos tornamos cópia.
Aleluia manos.
E os milhões de homens brasileiros casados que compram roupas de mulheres para se montarem e depois darem para os travestis (tres no caso do Ronaldo)?
Nunca existiu! E nunca foi sequer tocado pela sociedade hipcorita de “machos” brasileiros.
Só sendo as analfabetas funcionais brasileiras para aceitarem essa mentira como fato nesse Brasil de bicha macha nata!
Esse padrão único de beleza e status social que a sociedade Brasileira aderiu é de uma cafonice inacreditável. É todo mundo igual… o mesmo carro, celular, vestuário, corte de cabelo, todo mundo cheio de “saúde” sarado de academia e fã desse lixo do sertanejo universitário. O país está crescendo economicamente, mas as pessoas estão a cada dia menores seguindo esse pensamento único do capitalismo mais perverso.
Acho interessante a pessoa ter um estilo. No ocidente, é cultural no mundo feminino agregar coisas ao corpo: cosméticos,maquiagem, adereços, etc. Quando os homens começam a transitar por este costume, é bem provável que as mulheres façam alguma confusão. Porém,muito pelo contrário, a sensibilidade não está associada à aparência das pessoas. Nada mais feio do que uma figura esnobe, narcísica demais. Se um tipo desse me aparece? Se isso acontece, tenho paciência, cordialidade. Eu presto muita atenção na fala, na cadência das palavras, no tom de voz, postura. A beleza pra mim é algo inusitado, ao acaso. O que é mesmo a beleza? E para você?
Eu!
Ninguem merece homem afrescalhado! Gosto de Homem com H bem maiúsculo, sem cremes e frescuras; muito bom Xico!!Bjos
Vai morrer enganada!
Muito prazer, mulheres de verdade.
Eu continuo com a mão suja de graxa do seu pneu trocadinho e aquele cheiro de suor que só os machos que passam o sábado cultivando o seu belo jardim de hortênsias pode ter. Acabo com sua erva daninha como ninguém. Um verdadeiro bronco 70’style!
Meu vestuário resume-se a 3 calças, 2 pares de botas, umas camisetas brancas e o perfume da legítima loção de barbear Bozzano.
Estou te aguardando, Dama sedenta dos machos de outrora!
Uauuuuu! kkkkk
Ta bom nega!
Sei!
muita sensibilidade pro meu gosto, acho que mulheres e homens tem seu lado b…..agora o homens mostram mais esse lado, afeminado?
viver de aparência tem limite …
E depois tem gente que se pergunta o que Isabeli Deusa Fontana faz com um Rohan Marley. Homem com cara,jeito e postura de homem…onde achar ? Cadê a poesia de uma barba por fazer, um cabelo bagunçado…?
tudo baitola
Voce resumiu todas as demais opinioes em apenas duas palavras. rsrsrs Baitolas ou nao, com certeza esse excesso de energia canalizada na “esquizofrenia fashion do demo” (mais uma vez Chico define genuinamente essas epidemias dos tempos modernos) faz com que o bofe deixe a desejar em outros quesitos (esses sim merecedores de tamanha energia e dedicacao). Afinal, o que pensa uma pessoa assim na hora H?
A mesma coisa que os machões “consumidores” de travestis na surdina também sempre pensam…
Não fizeram uma pesquisa na Playboy na década de oitenta sobre o que faltava na mulher ideal e a resposta foi, só para rimar:
PAU?
eu não gosto de homem modelo de beleza- estilo cueca Calvin Klein…
tive sorte dos rapazes q namorei andarem c camiseta meio furadinha, calça 2 números mais larga(põe um cinto q resolve), cabelo naturalmente meio bagunçado pelo vento e pela pressa (não por produtos carérrimos!), combinar meio errando.. e que acima de tudo tem estilo próprio e não são UM MANEQUIM DE LOJA!
Meio bagunçadinho, leve e pronto para aventuras : É com esse que eu vou! 😉
Moro no interior de SC, mais precisamente em Lages. Aqui este tipo de coisa nós chamamos de “viado”. Homem não tem frescura, a “bonitesa” é coisa pras mulheres!!!
Homem, macho, deve gostar de futebol, bebidas alcoólicas e mulher…o resto é só pra vender livro!!!
Eu não gosto de ninguém assim, nem homem e nem mulher, acho que quanto mais você tem que se arrumar é porque tem mais coisa podre a esconder!!!
Novos tempos. Antigamente era só o Silvio Santos que pintava o cabelo. Hoje você vê desde balconista de açougue até presidente de clube futebolístico com as madeixas tonalizadas e com penteado de príncipe da Antuérpia. Mas é legal e expressa liberdade.
Caro Xico, os “metros” são criação das “patricinhas”. E não enganam na aparência. Pega quem gosta. Talvez é chegada a hora de sua amiga V. mudar, se ela tem interesse em se relacionar com outro tipo de homem. “metros e patricinhas”: só consumo, vaidade e futilidade. Nenhuma relação com sensibilidade.
sou obrigada a concordar!!!
Perdida. Hoje em dia mais do que nunca. Eu que saio até hoje do banho para a a rua com os cabelos pingando, não compreendo a necessidade de secador de cabelos em banheiro masculino. Tristes tempos esses de modernismo…
idem!! Secador de cabelo p homem? o que aconteceu com a toalha?? é objeto obsoleto?
nossa que doidera..acabei de pensar aqui comigo mesmo, sozinha depois de um fim de tarde num quiosque beira-mar onde nada parecia me dar prazer (exceto é claro a paisagem que aliviava meu involuntário julgamento) oq foi feito dos HOMENS? digo, dos homens de outros tempos… Juro, achei tão louco ler isso Eu sei pq saio tão pouco…ha tão pouco perto de mim Enfim..tudo mudou muito e nesse quesito, mudou pra pior.Homens estes, são absolutamente raros hj em dia É muito esquisito pra mim um espelho tomar tanto tempo e olha, sou mulher e gosto da beleza e gosto do equilíbrio onde o equilibro se faz tão necessário qto simplesmente apenas estar..a beleza fica por conta daquilo que vier depois de um silencio bom onde o espeçho fica como moldura do momento que enquadra duas pessoas…(acho que falei demais, e talvez tu e nem ninguém entenda, sorry, mas acho que precisava pois esse excesso de vaidade vagava aqui e justamente agora..)
corra Lola, corra!!!
Acho que ta tudo errado Xico, mulheres práticas como eu sempre chegam no horário marcado e quando atrasam é por causa desse tipo de caras, não se fazem mais homens como antigamente.
Pobre da amiga V. O metrossexulaismo não tem nada a ver com sensibilidade… é vaidade e insegurança pura! Confesso que piro em creminhos, cheirinhos, roupinhas e produtinhos prometendo milagres, mas não me orgulho nem um pouco dessa ditadura da beleza a ponto de procurar um homem parecido comigo. Muito pelo contrário! Eu prefiro um homem desarrumado interessado em me despentear! Bjobjo
“Eu prefiro um homem desarrumado interessado em me despentear”… Boa Deborah , falou tudo.
Ah, esse negócio de homem cheio de frescura não é comigo não… Gosto de homem prático, de mimimi pra se vestir já basta o meu hahahahaha.
Ai que preguiça desses metrossexual, prefiro os pescadores e cabras da peste na do meu Sertão que só se preocupam em tirar meu vestidinho e mostrar o bom da vida.
Que preguiça,
Como é que eu vou querer um homem que passa mais tempo olhando pro espelho do que pra mim?
Quando eu era mais nova, menina mesmo, achava lindo ver homem de unha feita. Agora, quando vejo o brilho do esmalte incolor, arrumo uma desculpa e sumo…
Esse lande de homem metrossexual é o fim do mundo! Eu não gosto de homem assim não!!!
Eu não me chamo Lola, mas, se um tipo desse me aparecer pela frente, eu passo a mão numa trança de alho e corro.
kkkkkkkkkkkk… Adorei , vou fazer o mesmo..rs