10 lições básicas do manual do boêmio
04/09/12 21:281) É de bom-tom sempre guardar o nome dos garçons, afinal de contas é no ombro deles que vais chorar, ao som de “Nervos de Aço”, a inevitável, acachapante e humaníssima dor de corno.
Sim, amigo, fica tranquilo, só o chifre humaniza o macho metido a besta.
2) Na saúde e na doença, a culpa será sempre do tira-gosto, do petisco, ah, aquela calabresa, aquele torresmo, aquela moela (a melhor iguaria de boteco do mundo), aquela azeitona me fez mal à beça… Jamais a culpa será da bebida. Seja um uiscão batizado e paraguaio, seja a mais destilada das águas escocesas.
3) Boemia é como futebol, é ritmo de jogo, seqüência; se você a larga por uns dias, ela te pega na volta, mesmo que peças,suplicante, a tua nova inscrição.
4) A divisão do tempo da prosa do homem, na mesa de um bar, deve obedecer ao seguinte critério: 50% sobre mulheres, 40% sobre futebol e 10% sobre as ressacas monstruosas, a nostalgia precoce das quedas.
5) Direito máximo do consumidor boêmio: desde que o freguês não se incomode com água e sabão nos pés, poderá ficar no recinto até a descida do portão de ferro. No país da impunidade, a lei existe para ser desobedecida, sempre haverá tolerância para mais uma saideira.
6) É livre o “pindura”, data vênia, para fregueses com mais de cinco anos de casa, como reza a lei do usucapião.
7) Meu bar/meu mar… É permitido nadar no seco e beijar os pés das mulheres.
8) Lembra-te, amigo mais velho: a ressaca, depois dos 40, não é apenas uma ressaca. É uma paralisante dengue existencialista.
9) Procures sentar sempre nas primeiras mesas do botequim, se possível na calçada, pois todos os dias, alguma mulher irada sai de casa, revoltada com o consorte, e diz assim: “Hoje eu vou dar para o primeiro que encontrar”.
Se bem colocado na área, este primeiro serás tu, bravo boêmio.
10) Mesmo que bebas demais da conta, de modo a ficar sem condições técnicas para o acasalamento, nada de desistência. Ainda podes virar, com alguma dose de sorte, um homem-tupperware –aquele que a mulher leva para casa para comer no dia seguinte. Buena sorte!
Agora ajude o blogueiro a ampliar o seu manual. As melhores dicas serão publicadas no próximo sábado, com os devidos créditos dos boêmios(as) profissas.
Eu diria q, seguindo a linha da lição de número 5, é direito de toda consumidora boêmia, qdo houver música no recinto, cantar de olhos fechados, com emoção e com os braços levantados movimentando-os pra lá e pra cá seguindo o ritmo da música, qdo ela conseguir, claro!
– Nada de Televisão alta!
– Nada de Avenida Brasil, ou Programs evangélicos!
– Bebidas sempre geladas!
-Tira gostos têm que estar frescos!
-Amor emanado pelos funcionários a quem vai procurar ali, um conforto de “Igreja”Dionisíaca!
-Amai-vos uns os outros e compartilhemos as dores do coração!
-A maior virtude de quem está atrás do balcão, é ter o esquecimento do dia seguinte!
-Paciência garçons, pois o final do ano está chegando, e que os frequentadores lembrem da caixinha de Natal!
-Respeite a porre dos outros e não tire fotos comprometetoras de seus Habitués!
– Que haja sempre papel higiênico nos banheiro para as meninas!
– Que haja sempre um ombro para as lágrimas daqueles que foram desprezados…
Ah… macho que toma todas e fala o que não deve ou revela algum segredo durante a noitada tem total direito a uma amnésia “ressacatícia”, se é que existe essa palavra, além de jurar nunca ter frequentado tal estabelecimento.
Aqui vai a minha máxima etílica, caro Xico…
O verdadeiro boêmio, o de vocação, bebe durante a semana, pois, no fim de semana a rotatividade é maior, o que aumenta as chances da cerveja não estar gelada.
Genial, como sempre, Xico!
Já a prosa feminina normalmente segue o seguinte roteiro: 60% sobre relacionamentos, 20% sobre outras mulheres, as santas ou as de oco e 20% sobre como levamos a vida sempre sobre um belo salto.
A mulher boêmia, diferente do homem, também ostenta um belo gingado, para balançar ao som do samba ou na guitarra do blues. Como mandar o boteco…
Mais uma sugestão: Botequeiro do bão é aquele que não se incomoda com cheia de rodelas de água que aparecem com a garrafa de cerveja e copos. Mesa com água é prova de que o papo esta excelente e que a bebedeira tem fluidez
A ressaca é proporcional ao peso na consciência, portanto, beba de maneira leve, permita-se filosofar.
Não há confessionário melhor que o banheiro na ressaca do dia seguinte, e a ressaca, meu amigo, sempre acaba em um domingo, o que torna tudo ainda mais doloroso.
Endossando… nem toda mulher que vai no boteco sozinha tá lá pra “catar” alguém!!!! Conquistamos o direito de votar mas não podemos tomar um porre sossegadas!
Boteco que é boteco, na vera, os papos e amigos são todos comunitários!! Ah! Ninguém tem a frescurite do “Politicamente Correto”! Adorooooooooo Bjo Xico
Se tiver música ao vivo peça muitas músicas, bêbado é chato mas tem o melhor repertório e os melhores “insights” musicais 😉
Dica: Em perdido o penico, não hesite em chutar a tampa. Se perceber que no dia seguinte não vai dar conta dos afazeres cotidianos, prolongue a noite enquanto der (mesmo que já seja dia claro). Como salmodiavam os situacionistas, que o amanhã não em impeça de viver o hoje.
sensacional, grande haroldo.hj to nessa situação.abs
Só não pode virar regra. Mas como é noite de lua…
o boêmio e o melhor contador de historia q existe.
A esposa acredita pq ou e, ou ja foi boêmia um dia.
Ao Boemio casado, será facultado perdão por parte da mulher amada, principalmente no quesito: falta de pontualidade no regresso ao lar. O amor eterno é superior ao vai e vem das horas.
E à boêmia casada vale a mesma moeda, o amor eterno de seu macho deve tbm ser superior às horas q na boemia são sempre tão relativas…
Com certeza isso deveria ser regra, mas… Por isso que eu adoro os cães, quanto mais eu demoro para retornar mais feliz ele fica ao me reencontrar. -Não consigo entender a insensibilidade das mulheres que descem do salto, só pq bebemos algumas a mais.
Reserva-se o direito de altear a voz, sem ter um(a) chato(a) mandando falar mais baixo.
Uma troca digna; a nota de 50 hoje por uma ressaca amanhã.
um boêmio que se preze, deve ter sempre uma boa historia em seu manual para amansar sua fêmea, aquela que ainda assim lhe espera ansiosa em casa.
Não há dia certo, data fixa para boemia, um bom boemio, bebe na alegria e na tristeza…
Nada de preconceito contra os barzinhos meia boca, os famosos copos sujos, pequenos bares = grandes histórias.
Boteco que se preza nao admite-se frescuras. Na primeira vez que fui num boteco em Sao Jose dos Campos eu e um amigo pedimos um escabeche e veio com um talher so. Fui ao balcao e pedi mais um. Eis que o Fumaca, dono do bar, sentencia: ih, comecou a viadagem!!
Olha a historia:
http://papo-petisco-pinga.blogspot.com.br/2012/08/bar-do-fumaca.html
Brilhante, Xico!!! O bar é o habitat do boêmio.
Cara fica difícil complementar alguma coisa que você escreva, mas no item 8, sugiro o 8.1 para os que mais de 60 (meu caso) a ressaca é uma experiência de quase morte.
Eu diria que já é uma experiência de além tumulo!
toda mulher tem o direito de beber sozinha no balcão (como fazerm os “machos”) sem que seja incomodada por idiotas de plantão.
EXCELENTE! Essa tem que entrar!
Todo boemio tem que saber o refrão do Bar Savoy de Carlos Pena Filho.
Bela lembrança, xará. alias xara no francisco e no menezes,meu ultimo nome. no post d sabado publicarei os versos do nosso simbolista carlos pena filho.abs
hahahahah ótimo!
A “6) É livre o “pindura”, data vênia, para fregueses com mais de cinco anos de casa, como reza a lei do usucapião” rir demais!
Querido Xico, simplesmente adoro seus textos… e apesar desse ser dedicado aos homens me surpreendi me encaixando em diversos itens de sua lista!!! Sim, sou boa moça, de bons modos, boa educação, assessora durante o dia, professora universitária a noite, e no restante das horas uma boêmia que se encanta pela arte de se tornar frequentadora daqueles bares, não os da moda, jamais!!!! mas daqueles que sento na mesa e já trazem a cerveja e petiscos que gosto, sem e precisar pedir…. isso sim é um bom sinal de boêmia… assim como levar as garrafas de cerveja para casa (aquela de 600ml) e depois voltar devolver o vasilhame… santos bares!!!! um brinde!!!
Assino embaixo. Mulher também é boemia e curte bons botecos, bons papos, ressacas e não só conversinha em banheiro.
O balcão é o divã do boêmio
Contribuir com a trilha sonora, mandando umas fichas para a Radiola, pode render grandes emoções, sobretudo de for um Xico da vida …. sábio das mais belas canções.
Proibido utilizar o celular na mesa do bar!
Verdade!É um perigo! rsrsrs
Concordo em gênero, número e grau.
Se beber, não tuite, não poste no face, não mande torpedo…
Verdade absoluta, sempre que vou beber peço aos amigos para não afastarem o celular de mim. Bebida e celular não combinam.
Ops, não eu não bebi, errei mesmo rsrsrs
*Peço para os amigos afastarem o celular de mim.
Todo boêmio que toma um pé-na-bunda precisa encontrar um bar aberto onde se possa beber até o dia raiar, que isso basta.
Xico estou lendo:
Confesso que bebi: memorias de um amnesico alcoolico, do magistral cartunista Jaguar.
Excelentes dicas de boteco e da arte de botecar.