Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Xico Sá

Modos de macho, modinhas de fêmea & outros chabadabadás

Perfil Xico Sá é escritor, jornalista e colunista da Folha

Perfil completo

Manifesto por uma política pubiana sustentável

Por xicosa
03/09/12 15:17

O exemplar histórico de 1985. Peça de colecionador

Durante a programação da “Casa TPM”, evento da revista idem realizado recentemente em SP, aproveitei a minha apresentação para ler um manifesto cabeludo.

De lá para cá, motivado pela sabedoria e leveza da Claudia Ohana, 49, ao lidar com a memória da sua clássica “Playboy” de 1985, passei a gillete-press no meu texto original e sampleei do inconsciente outros pontos esquecidos.

Recordar é viver: 15 anos depois de La Ohana, em 2.000, Vera Fischer sofreu o diabo. Os tempos já eram outros e os jovens -ah, esses moços, pobres moços, caro Lupicinio!- tiveram nojinho do sexo da super-fêmea. Em crônica para a revista, recordo, saí em defesa da deusa.

E chega de passado. Sem mais, eis meu libelo atual e pós-primitivista:

Pela Amazônia Legal das Moças.

Contra o desmatamento total das glebas. A não ser na primavera, para renovar a flora e fazer uma surpresa para um moço novo, ou uma nova moça, na sua vida.

Por uma política pubiana sustentável, apenas aparável, jamais beirando o semi-árido e as miragens do deserto.

Contra os desenhozinhos cabulosos. Este campo sagrado não é grama de arena futebolística para tais experimentações estéticas.

Lembre-se, Lola, do quadro “L’Origine du monde” (1866), sim, a origem do mundo, obra do realista Gustave Coubert.

Contra a devastação da cera negra espanhola e todas as outras técnicas colonizadoras que molestem as lolitas ou as lindas afilhadas de Balzac.

Por uma relva fresca todas as manhãs. Uma relva molhada pelos desejos noturnos e inconscientes. Uhn, aquele cheiro da aragem divina.

Contra o mundo limpinho que decreta o fim dos pelos púbicos. Sou da turma do contra. Por uma razão simples: sexo sem pelo (de tudo) não é sexo.

Tudo bem, o estilo consagrado na “Playboy”  da Claudia Ohana pode ter datado,  mas a falta total de pelo infantiliza muito o enlace amoroso.

Só há maldade e erotismo nos pelos. A depilação 100% sempre funcionou muito bem como um fetiche provisório, um presentinho ocasional ao amado. Não deve ser permanente como a revolução de Mao Tse Tung.

Onde estão o Greenpeace, o S.O.S. Mata Atlântica e todas as ONGs que não berram contra essa chacina ecológica.

Pela Amazônia Legal das Moças e os seus lindos estuários do desejo latente.

Pela exploração táctil e oral do relevo, das reentrâncias, dos riachinhos que deságuam nos mares nunca dantes.  Todos os mistérios guardados além muito além dos pelos.

Contra os trocadilhos para dar nomes às casas de molestamentos depilatórios. “Pelo menos”, “Muito pelo ao contrário”, “Pelos melhor não tê-los” etc.

Contra o sexo limpinho. Contra a corrida para o banho depois do gozo.

A favor de guardar o cheiro dela na barba, o dia inteiro, o que aliviará as dores do mundo no passeio do cavaleiro pelas calçadas.

Pacaembu, São Paulo, 2012, ano da graça do centenário do gênio Nelson Falcão Rodrigues

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Valeria comentou em 03/09/12 at 22:16

    Que tristeza saber que os anos 70 estão de volta. a preguiça,a má higiene,o desleixo e o velho pretexto natureba, tudo que fede…

  2. Juarez comentou em 03/09/12 at 22:16

    Aos 8 anos, numa madrugada estrelada no interior das Alagoas, a visão de um cometa nascendo por trás da serra foi como uma anunciação. Pouco depois vi pela primeira vez os pelos pubianos de uma mulher por um buraco de fechadura. Foi ali, diante da potência dessa visão, que jurei amor eterno às fêmeas de verdade.

  3. AGPESS comentou em 03/09/12 at 22:00

    É isso ai, por isso sou defesor da natureza, adoro repousar numa selva, parabens Xico e as mulheres tb naturalista.

  4. gata selvagem comentou em 03/09/12 at 21:56

    XICO !!! EU TE AMOOOOOOOOOOOOOO !!!!!!! eu adoraria te receber aqui em casa, pra bater um papo, rir muito, e….. aiiiii e…… quem sabe voce poderia apreciar a “natureza”…pura e selvagem…amoooooo .. to esperandoo viu…

  5. Helena Nogueira comentou em 03/09/12 at 21:55

    XIco, li sua crônica hoje pela manhã no jornal aqui de Brasília e agora encontro você aqui no uol. Que bom! Gosto muito de seus textos. Abraços

  6. Helena Nogueira comentou em 03/09/12 at 21:52

    Xico, li sua crônica hoje pela manhã no jornal aqui de Brasília e agora tenho o prazer de lê-lo no uol. Gosto muito de seus textos. Abraços

  7. Tadeu Nascimento comentou em 03/09/12 at 21:51

    Parabéns, Chico Sá! Inteligente texto! Eu também sou cronista e já escrevi sobre o mesmo tema. Mas, com todo respeito, devo lembrar a você e seus leitores que os pelos pubianos tem uma função biológica maravilhosa que é a preservação do cheiro!Os pelos pubianos não foram feitos para “os trancos e pancadas mas sim para chamar e excitar o macho para o acasalamento! Por que existem homens que adoram cheirar calcinhas usadas?

  8. raimundo Pereira de Sousa comentou em 03/09/12 at 21:48

    A primeira vez que paro para ler um texto desse sujeito. talvez tenha escrivido outros assim tao interessante, mas esse eu tiro o chapeu, verdades tem que ser ditas, já que ramente se usa a verdade para se expressar, nao leio nao por nao gostar dele mais que esta do lado oposto amim, mas essa é a pura verdade, eu te parabenizo, nas ultimas décadas as grandes mentes aprofiam-se diante do grande demônio capitalístico, mas a sua parece ser afiada. Pelos sim!!!! sempre.

  9. Euclides santa Cruz comentou em 03/09/12 at 21:47

    Maravilha de texto. Viva a liberdade! Viva a mata Atlântica! E viva a sempre deslumbrante Claudia Ohana!!!!!

  10. Claudia comentou em 03/09/12 at 21:42

    Xico, vc é o meu Almodovar tupiniquim!

  11. Leco comentou em 03/09/12 at 21:27

    Bravo Senhor Xico Sá..eis aqui um combatente voraz em defesa dos pêlos pubianos…onde sem duvida esta o erotismo da mulher…o q seria de uma calcinha transparente sem os pêlos para aguçar nossos desejos!
    Pêlos pubianos sempre!

  12. alani marcel comentou em 03/09/12 at 21:26

    risos. muitos risos. não consigo mais convencer minha digníssima a deixar os cachos se embolarem com os meus. uma pena…

  13. evaldo silva comentou em 03/09/12 at 21:08

    vagina depilada para umas lambidas e uma delicia, mas eu nunca reclamo dos adoraveis pelinhos. huuuuuuuuuuuuuuummmmmmmm.

  14. Luis Santos comentou em 03/09/12 at 21:04

    Perfeito! Perfeito! Finalmente uma voz dissonante na tediosa ditadura das raspadinhas. Que venham as peludinhas como antigamente. Nada de bizarrice, não é disso que eu gosto. X… peluda não é x… descuidada. É o mesmo que dizer que uma pessoa cabeluda tem o cabelo descuidado. Tem ter forma, graça, espírito… mas tem que ter o hoje quase proscrito pentelho. Quando quero dizer que sou um cara velho digo que sou um homem do tempo em que mulher tinha pentelho! Felizmente ainda vemos, nas revistas nacionais, alguns belos exemplares, com a pefeição que é a Cacau, ex-BBB, e mais recentemente a Mari Paraíba e a Natalia Rodrigues. Sou apaixonada pelo tema (que merda falar em tema…) e assino alguns blogs do tumblr especializados no assunto (que merda tratar como nicho o que já foi padrão).

  15. Zenaide Vieira de Aguiar comentou em 03/09/12 at 21:03

    Xico Sá, você não existe, você é mentira. Claro que eu acredito que você é verdade, adoro seus textos, sua inteligência fértil para falar sôbre as mulheres. E viva o Xico Sá.

    • Luis Santos comentou em 03/09/12 at 21:05

      Ai, ai, nessas horas queria ser o Xico…

  16. grace comentou em 03/09/12 at 21:02

    Adorei Xico!
    O problema são os filmes pornôs e revistas de nudez atuais, onde as mulheres são total depiladas; os homens masi jovens acabam achando isso o padrão! Aliás, adoro suas cronicas, pois quebram esta ditadura imposta nas revistas da mulher magérrima, siliconada, botocada e total depilada! Ah! PELOAMOR contra a depilação masculina!!! Bom gosto, cuidado e higiene na região sim! ditadura depilatória não!
    beijo!

  17. Narr comentou em 03/09/12 at 21:02

    Sem a musa inspiradora, pobre Raul – se hoje vivo fosse-, como poderia compor o rock da aranha? Teria mudado para samba-canção saudosista ou, cáspite!, para modinha bem antiga.

    • Luis Santos comentou em 03/09/12 at 21:06

      Narr, hoje ele comporia o rock do mexilhão…

  18. Cara Doido comentou em 03/09/12 at 20:54

    Nossa, isso não é sério!! Brincadeira….detesto pelaiada

  19. marcinho comentou em 03/09/12 at 20:52

    Adoro pelinho , amo de paixao , uma vagina selvagem e cheirosinha e demais , nao ligo nem se ficar preso nos dentes… viva a mata virgem

  20. Maria Zinha comentou em 03/09/12 at 20:52

    Pelo enche o saco !Se eu pudesse, tiraria todos definitivamente ,mas é caro e dolorido.Pelo deixa a pele áspera e eu que sou bem branca com aqueles pelos pretos e fortes,ai ai ,ai…que feio, me sinto um texugo kkkkkkk Fora pelo !

    • Luis Santos comentou em 03/09/12 at 21:08

      Definitivamente está comprovada que a mulher se preocupa com estética sempre com relação à que outra mulher irá achar…

  21. Rodrigão comentou em 03/09/12 at 20:49

    Parabens Xico Sá
    http://www.youtube.com/watch?v=dcwPS-ERawA

  22. Renato Garcia comentou em 03/09/12 at 20:46

    A rapaziada de hoje não sabe o que é bom… “aquilo” bem cabeludinho, parecendo a Mata Atlântica… hum…gostosíssimo… sexy… provocante!… Pena que agora as mulheres optam mesmo pelo “campo limpo”!…

  23. Pinto 53 comentou em 03/09/12 at 20:42

    Claudinha, tô contigo e não abro… aliás, abro sim, uma picada nessa selva misteriosa!…
    Valeu Xico.

  24. Osmares comentou em 03/09/12 at 20:41

    A bichinha é bonita de qualquer jeito.

  25. Pedro comentou em 03/09/12 at 20:22

    Gente, é o monte de Vênus, não é preciso dizer mais nada. Não gosto nem de falar neste assunto.

  26. valeria comentou em 03/09/12 at 19:44

    A Gabriela da Sonia Braga tinha pelos nas axilas e era tão ou mais brejeira que essa atual. Infelizmente adotamos a estética da limpeza…. tenho uma amiga que só faz amor com o marido se estiver barbeado e de banho tomado( !). Abre uma playboy ou uma sexy hoje e procura um pelinho… qualquer filmeco pornô visto por milhares de adolescentes brazucas nesta mesma internet, feitos lá fora, as garotas não tem um pelinho prá contar história… então eles vão achando que isso é que é normal, sexy…
    Sou pela liberdade de expressão, dou uma aparadinha nos meus, mas confesso que me senti mais pressionada de uns anos pra cá…
    E VIVA a revista TPM, a única que não trata a mulher como objeto e sim como sujeito das suas próprias ações.

    • xico sa comentou em 03/09/12 at 20:06

      sim,Valeria, a molecada ,a tomar pelos videos e fotos de hj, parece q nunca viu nem vera pelo pela frente. fim do mundo.beijos

    • Luis Santos comentou em 03/09/12 at 21:10

      Valeria, continue dando a aparadinha, mas mantendo o estilo de uma x… peluda bonita.

  27. Carina De Morais Lemos comentou em 03/09/12 at 19:40

    Xico Sá, obrigada!!

  28. João comentou em 03/09/12 at 19:31

    Nota 10 pra você; que texto da porra!!! E nota 100 às peludas desse mundo devastado de meu Deus!

    Ps: nossos (des)gramados campos de futebol também são áreas sacro-santas, Xico, e não deveriam ser maculadas.

  29. Maria comentou em 03/09/12 at 19:07

    obrigada!

  30. glaucia comentou em 03/09/12 at 18:31

    Falou quase tudo! Vamos lá ao que faltou…
    Contra também o desmatamento do macho nativo!
    Todas em defesa dos pelos pelo corpo dos homens que se sabem não bebês, nem bibelôs de mercadorias mis.
    Pêlos pelos braços, pelas pernas, pelo peito pelos lados do sacrossanto saco. Pêlos enfeites belos dos membros penianos!
    Pelos que servem de acolchoado ao choque maravilhoso e ao esfrega esfrega vigoroso.
    Selva perfeita ladeando o vulcão! E por aí vai… Valeu Xico!!!

    • dora comentou em 03/09/12 at 19:02

      Valeu, Glaucia! Vc completou!

      Adoro vc Xixo!

    • Marie comentou em 03/09/12 at 19:12

      É. Detesto homem depilado! blargh…

      • xico sa comentou em 03/09/12 at 19:19

        nem quis entrar nesse quesito.escrevi uma vez e basta. nao nutro nem uma esperança nos homens. beijo

    • xico sa comentou em 03/09/12 at 19:18

      glaucia,nem quis entrar nessa parte dos homens. nao tenho mais paciencia pra falar com eles sobre isso. é tao infame. so tenho esperança nas mulheres.beijos

    • Adriana Morais comentou em 03/09/12 at 22:19

      Glaucia, excelente colocação, tem rapaz fazendo depilação a laser, na barba, no peito e sabe-se lá por onde mais, que horror.

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailxicosa@uol.com.br
  • FacebookFacebook
  • Twitter@xicosa

Buscar

Busca

Blogs da Folha

  • Recent posts Xico Sá
  1. 1

    O partido dos corações partidos

  2. 2

    A arte da cantada permanente

  3. 3

    O tal do amor aberto dá certo?

  4. 4

    E Abelardo da Hora recriou a mulher

  5. 5

    Como eleição mexe com amor e sexo

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 20/03/2011 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).