Uma amizade colorida e os 50 tons de cinza
30/08/12 12:27Antes uma só amizade colorida do que 50 tons de cinza –para citarmos o best-seller da moda e o seu chamado sadomasoquismo leve ou pornô soft.
Corra, Lola, corra! Em tempos de café sem cafeína, cerveja sem álcool e feijoada light, até o sadomasô é limpinho e indolor, vê se pode!
Deixemos o mundo acinzentado para lá. O que interessa é a amizade colorida. Que também pode ser chamada, em um possível status de facebook, de “estou em um relacionamento fala sério”.
Ainda existe amizade colorida? Foi a indagação de um amigo recém separado na mesa de bar de ontem. Ô se existe, interferiu uma moça. O termo pode até andar um pouco em desuso, mas a prática…
Talvez até os anos 90 fosse mais claro o jogo. Você estava em uma amizade colorida mesmo. Hoje você pode chamar de amizade colorida apenas aquela história que não evolui para um namoro mais definido.
Quase o mesmo que “estou em um rolo aê” etc.
Estou certo?
Porque, em tempos de homens frouxos, não se pede mais em namoro. É só amor líquido escorrendo pelo ralo de uma eterna adolescência.
Em tempos de amor líquido, quase nada fica. Nem o amor daquela rima antiga.
A amizade colorida, no modo em que foi formatada nas últimas quatro décadas, sustenta a teoria de que a nossa relação com as mulheres nunca é totalmente amistosa. Há sempre um componente de desejo.
Amizade colorida seria o mesmo que o “pau-amigo”, como diziam as meninas no tempo em que o “02 Neurônio” ainda era um fanzine?
O termo é muito bonito: amizade colorida. Cabe muito bem em um verso psicodélico do Tatá Aeroplano.
É um belo status de relacionamento. Mesmo para um homem decente como este cronista, pentacampeão em morar junto. Rumo ao hexa.
Amizade colorida sugere o melhor dos mundos: sexo e ética aristotélica da camaradagem. Talvez seja a morte do canalha, mas está valendo.
O risco de ser sacaneado(a) na amizade colorida é mínimo. É uma bela sacanagem com laços fraternais. É bonito.
O que você acha, vamos brincar geral de colorir as figuras?
Amizade colorida ? Acho que poderiamos chamar de amor sem compromissos …. Fica mais legal. Amar em todos os sentidos sem pensar no dia seguinte, sem marcar nada, sem ter expectativa …. Facil ? Não porque, de modo geral, somos romanticos e esperamos ter uma historia com a pessoa amada …. No casamento, temos também de observar e ver para os ventos e as correntes estão levando o barco , mas , no amor sem compromissos, isso é explicito. Cada dia, temos de ver o que vai acontecer …. não existe acordo prévio …..
Nao concordo com o termo Amor sem compromissos! Amor é algo diverso do que é proposto na amizade colorida!E há sim acordo prévio o que nãohá em uma amizade coloridade é a obrigatoriedade e regras tão cotidianas de um namoro e casamento.As pessoas em questao estao envolvidas por sentimentos e vontades além da pressão social e da mídia.
Engraçado… a minha amizade colorida virou namoro, que virou morar junto.
Casamento, daqui uns anos, com casa comprada, carrinho na garagem e dinheiro no banco.
Casar com dívida, em tempos de camisinha, não dá mais!
Xicão, o amor às mulheres ocupa grande (a maior?) parte dos teus textos, como ocorria com o grande Vinicius. Como ele, voce admite trocar com freqüência de companheira. Por que? Você, como Wilde, resiste a tudo, menos às tentações? Ou são elas que te dão um pé?
Ah não Xicóóóó! Vivi amizade colorida por mais de 6 anos que acabou virando putaria. Amizade colorida nunca mais! 🙂 Beijo delicious
Pois é, Xico. Relações “pantone”. O único problema é que misturar todas as cores resulta no branco… ou seja: não sobra nada.
ótimo texto.Estou passando por isso agora, mas é dificil de se acostumar, principalmente pq acho que to me apaixonando por minha “amiga com beneficios “..hahaha….Grande abço.
Sexo com alegria, é quase amor, mas pode se chamar de Putaria!!
Nem li e nem vou ler o texto. O título para mim basta para um comentário. Hilárioooooooooo companheiro santista.
Oi Xico. Amei seu texto. O termo pau amigo, ficou muito bom… Acabei recentemente (acho) uma AC…na verdade parece q ficou algo no ar…meu pau amigo ficou de bico por alguma coisa, q embora eu tenha perguntado, não me respondeu. Digo q não sei se acabou pq ñ nos vimos mais, mas sei q se rolar de ficarmos só, vai rolar, muito provavelmente. Foi minha primeira AC. É, acho q uma p/ poucos pq como disse um amigo aí na coluna, as vezes tenho a necessidade de ter alguém p/ assumir uma relação, mas eu acho q ñ nasci c/ essa sorte. Tenho a cabeça boa pra isso, qdo vejo q o bicho tá pegando (paixonite) me afasto, dpois fica tudo bem. Agora estou prestes a começar uma nova AC. Essa pessoa é bem bacana e nunca experimentou a Amizade Colorida…acho q vai gostar…estou anciosa…Bj.
buena suerte, Angel. bjo
“Porque, em tempos de homens frouxos, não se pede mais em namoro.” Gostei desta parte. Há alguma graça em não estar apaixonado? Há alguma graça no círculo vicioso de pega-usa-dispensa? Sou feita de emoção. Amizade colorida é pra pessoas frias, que não se importam em serem traídas. Homens de verdade querem compromisso. Amizade Colorida pra mim é Amor em Preto-e- Branco.
Seu anexo responde bem aos poucos casos em que homens ainda se comportam como homens, mulheres ainda são tratadas como mulheres e amores ainda valem a pena.
È homens atualmente nao sao mais homens e as mulheres nao sao mais mulheres, está tudo mexido e bagunçado!Um querendo ter o papel do outro,homens querendo ser sustentado por mulheres e mulheres querendo ter várias relações para se afirmarem!Quando surgem pessoas com filosofias de fidas firmes e diversas da marioria assusta,choca e é repelida!HIPOCRISIA INFINITA!
Xico Sá, você é um sábio e gostosamente de se ler e ouvir .
de Porto Alegre e de Recife,
Humberto Cavalcanti
Gracias, caro Humberto.abrazo
Xico, lendo este texto voltei lá na década de 90 quando entre um intervalo e outro batia cartão lá na Faculdade de Letras e uma antiga Amizade Colorida, (aquelas delicinhas universitárias que hoje chamam de gordelícia, mas eu chamo de gostosa tal voluptuosa são as suas curvas) que um dia me deu a senha: “sexo e amizade rolam” e realmente durou um bom tempo até que vieram compromissos de ambas as partes e esse caso se foi.. Já outra senha foi quando em uma conversa com outra amiga ela me solta: “Não acredito em amizade entre homem e mulher.” Bem, essa amizade também rolou, só que demos vida à ela durante algum tempo..
Tempo passa e eu um senhor casado conversando com algumas estagiárias me vieram falar do PA.. o conceito de PA é diferente da AC.. PA é só TCHU TCHA TCHA.. já a AC é uma coisa meio que um a um ao invés de zero a zero.. coisa meio que de Djavan..
Sim, Eduardo, AC tem afetividade. PA é muito objetivo.abrazo
A amizade colorida ou namoro sério depende da fase de vida que você está vivendo. Tem época que é legal uma coisa mais leve, sem cobranças e com laços fraternais. Mas tem também aquela fase de vida que você quer mesmo um relacionamento sério pra quem sabe juntar os trapinhos, compartilhar o mesmo sobrenome, usar aliança, morar na mesma casa e formar uma família ou simplesmente porque parece (e talvez seja) um tipo de relacionamento mais seguro emocionalmente falando.
Xico, sempre curto seus textos. Sou apaixonada por todas as minhas amizades coloridas. Beijão.
Amizade Colorida é sinônimo de “ficar”? Parece a mesma coisa. Se os dois estiverem de acordo rola numa boa. Tive há alguns anos uma amizade colorida, quando me encantei por outro ficou só a amizade, mas uma amiga tentou e se deu mal. Acabou se apaixonando pelo rapaz e ai huummm. Cominemos as regras antes e “é só correr para o abraço”. Xico quem sabe desta vez vai… boa sorte. Bjs Amore
Acho ótimo amizade colorida, pau amigo, e outros rolos para todos,menos paara mim,gosto mesmo é de casamento.
Estou conhecendo essa tal de amizade colorida agora, mas estou adorando. Como já vi em vários comentários acima e concordo, a melhor parte é ter conversa, risos, brincadeiras e prazer, sem nenhuma cobrança depois disto. É assim, quando um dos dois que coloriri mais uma página do nosso livro a gente se encontra, e dá super certo!
Procure no google: LIVRO CIBERCÉLULAS. Este livro irá te surpreender!!
A única coisa que discordo é que o fato dos homens não pedirem em namoro, representa frouxidão (covardia).
Acho que é pura imaturidade, de quem caiu no conto (marketing puro) do “eternamente jovens”.
Por outro lado, criticar a froma de vida dos outros, não passa de mal-caratismo de quem acha que tem a solução para a boa conduta.
Tenta pegar o texto de maneira mais sociológica André e não levar para o pessoal.
O que o casal deveria sentir é o que eles já são e não como eles deveriam ser.
O mais importante é viver a própria verdade e não se agredir.
beijos
Oi, Helen!
Tem toda razão quanto ao meu viés.
É que, quando o chico cita o “Amor líquido”, logo me remeteu à Bauman que, além de ter escrito um livro chamado “O AMOR É LIQUIDO”, com a mesma teoria do Chico, ele diz que isso é um probelam da contemporaneidade!
Tudo é líquido (adaptável, utilizavel e depois descartado). O amor entra junto com muitas outras coisas…. amizade, emprego, gostos, arte e etc.
Quem sofre somos nós, pois numa relação haverá, sem dúvida, conflito de interesses…
E em vez de lutar pelo bem e continuidade da relação… simplesmente abandonamos.
E sabemos bem que, numa relação, o amor não é fator determinante para segurar um casal unido… há de se lutar por essa relação! (e lutar envolve “ganhar e perder”).
concorda?!
Concordo com vc. Mas o que sinto é que está todo mundo assustado com a liberdade toda e não sabemos o que fazer com ela. Em suma: Não sabemos nem sequer amar em liberdade! As relações ficar- coloridas se tornaram conflitos de interesses. Um agride o outro porque cada um quer uma coisa. Nem sempre está compatível. Honestamente? Não se sobrevive de sexo. EU NÃO ACREDITO DISSO!!!!!!!!!! Podem tacar pedra, não ligo. As feministas vão me odiar talvez. Sou a favor sim em pensar fora da caixa mas limitar o amor a sexo é limitado tbm. =)
Tem gente que está assim e está feliz ? ótimo! Mas pra mim é vazio é como estar em um trabalho onde não se aprende mais.
Acabo de me divorciar e engrenei numa AC…é bom e ruim ao mesmo tempo, mas estou sem cobranças, apenas vivendo…se ambos aceitam a condição então já é! Ótimo texto.
Tes, tes, amizade colorida, massa, curtir demais, mas acho que hoje evoluiu para “zona de conforto”… entendes?
Xico, quer saber, eu não entendo nunca entendi desse negócio de amizade colorida. Qual é a graça que tem manter um relacionamento com alguém que não se está apaixonado, interessado etc enquanto se procura, ao mesmo tempo, aquele ou aquela? Se vc ou o outro não é raso ou sei lá o quê, corre o risco, penso eu, de não vivenciar o romance e perder o amigo. Sem falar que eu não entendo como se pode ter uma boa relação de amizade e sexual com alguém – que, na minha opinião, não é algo que vc encontra na baciada da feira- e não ficar balançado com isso a ponto de não dar sequer oportunidade para ver o que rola. Pra mim, essas histórias são muito mal-contadas. Acho que sempre alguém é frouxo pelos mais variados motivos, a não ser, claro, nos casos em que as pessoas envolvidas sejam rasas. E ai, elas falam uma língua que não entendo. Diante disso, eu prefiro a boa e velha galinhagem de sempre, que pode até frustar em um caso ou outro, mas não machuca ninguém. Vc, que já está indo para o sexto casamento, o que acha disso?
Risco de ser sacaneado sempre rola, junto com aquele medinho de misturar demais as coisas e alguém na história sair perdendo.
Mas acho que se a gente não passa pela coisa não dá pra descobrir como é…
Por isso, um viva ao risco, e se a cor escolhida não der certo, sempre tem outra que combina do mesmo jeito. E uma hora a gente acerta, não é mesmo, Xico? 😉
Amizade colorida é sexo picado, sem namorado, conversa fiada, sem e com navalha, deixa marcas no camarada, nas cores cinzas ou avermelhadas,não deixa a mulher emburrada nem enciumada, e surte efeito para a rapaziada. Demorei cem anos para descobrir a mortalha. Aos 102 em toda cachorrada dou uma olhada. Dou uma imitada.
Ah, Xico…sou mega adepta da tal “amizade colorida”, mas adorei quando a chamou de “pau-amigo”, ficou perfeito!!!! Aliás, cabe aqui uma pergunta que talvez só você consiga responder: 10 anos depois, sem nunca ter havido uma única briga, uma única discussão…a relação ainda pode ser chamada de “amizade colorida” ou seria melhor mudar para “relacionamento aberto”?! Sei lá, odeio rotular…só sei que estamos muito bem assim. Sem apego, Xico, sem apego!
Bauman que o diga, Xico! 🙂 Voto pelo colorido geral: dos relacionamentos breves ou duradouros, da sacanagem, dos amores fugazes e dos sentimentos!!!
Ai, esse assunto me lembrou mto uns bons anos da minha vida que passei praticando a amizade colorida, fuck friend, pau amigo etc… Cada um com sua qualidade, um completava o outro, um pra cada dia da semana…Sem dramas , 100 gramas, sem cobranças… Só diversão, risos e mto prazer!Bons tempos…
Além de tudo você tem a roleta russa do: se apaixonar fod**. Mas é uma experiência sensacional e acredite, tem muita gente que não provou desse prato. Abrazz!
Alguma palavra sobre abaixo?
http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/1138380-eva-negra-nua-e-destaque-em-exposicao-assista-ao-making-of.shtml
Mais cor e veludo que isso, impossível!
ai xico, tenho trauma de amizade colorida… já fiquei sem o PA e sem o amigo. gosto não! 🙁 mas amei o texto.