A moda e a negação do corpo da brasileira
01/08/12 12:39A moda e a mídia têm um certo complexo de vira-lata quanto ao corpo típico da brasileira.
Tal complexo foi inventado pelo gênio Nelson Rodrigues para definir o sentimento de inferioridade do nosso futebol antes das grandes conquistas mundiais.
O efeito Gisele Bundchen e o sucesso de outras top models no exterior reforçaram ainda mais o nosso fetiche pela (irreal) magreza absoluta.
Qualquer celulitezinha nas passarelas ou nas fotos de celebridades na praia passou a ser discutida como um crime de lesa Pátria.
Uma obsessão sem sentido.
O sociólogo Gilberto Freyre, no seu livro “Modos de homem & modas de mulher” (editora Record) alertava, ainda nos anos 1980, para esta negação do corpo miscigenado deste país.
É o que diz, em outras palavras –e que doces palavras-, a atriz Débora Nascimento, a Tessália de “Avenida Brasil”, à revista “TPM”.
Repare nas aspas: “Sempre fui uma mulher grande, tenho quadril, sou brasileira, né?”.
E como és, meu tesouro.
A moça, que mede 1,78 m de altura, conta ainda que ganhou 26 kg em quatro meses e chegou a pesar 84 kg. “Vestia 44, hoje uso 40. E daí?”
Daí que você pesando cem vai continuar um colosso. Daí que não podemos negar as belas ancas, bundas e coxas das nossas divinas flores do bairro.
Dai que repito, pela enésima vez, um velho mantra deste cronista: homem que é homem não sabe a diferença entre estria e celulite.
With the intention of concern may possibly attain every punish on the contrary few.
I am not truly brilliant with English nevertheless I attain this especially unhurried to interpret.
Xico, adorei seu post, que li ainda na madrugada, quando publicou. Em meu blog falo constantemente sobre medicalização e diagnóstico das coisas normais e das personalidades.
Eu acho que esses são tempos muito estranha, literalmente “muito loucos”. Ninguém mais é maluco beleza, todo mundo passou a ser paciente psiquiátrico.
Acho que as pessoas estão achando que ter um diagnóstico e dispará-lo logo de cara agrega valor, só pode ser…
Se for psiquiátrico então, opa, melhor ainda!
Porque, né… vc vê alguém que logo depois de um bom sexo dispara: “Oi, eu tenho síndrome do intestino irritável?”.
Então qual é a de disparar um diagnóstico psiquiátrico?
Nada contra os pacientes psiquiátricos, pelo contrário.
Tudo contra essa moda louca de se achar que é, quando se é apenas emotivo, interessante, divertido e outros adjetivos barbarellescos.
Grande abraço.
A de se falar da barriguinha também caro Xico! Uma das mais famosas atrizes pornos de hoje, a Alexis Texas, além de ter uma anca e uma bunda maravilhosas, tem lá sua honesta barriguinha que não diminui em nada seu sucesso no imaginario masculino. As mulheres tem que nos ouvir mais ao invés dos recalques das amigas e das loucuras do mundo da moda.
Bom dia meu caro!
Concordo em gênero, número e grau.
A mulher brasileira é bonita, ‘muito bonita’, mas o padrão internacional de beleza é o que conta neste mundo fashion. Não importa, continuaremos a admirar nossas Leilas, Julianas, Sônias, Luizas, a mulata do bairro, a loira da academia, a morena, a baixa, a alta, a ruiva, a tímida, a vizinha, a prima, a professora do ginásio…
Um corpo cheio de curvas, com bunda, coxas, pele lisa, com ou sem celulite (o que é isso mesmo???) cabelos soltos, presos, longos, curtos, pés e mãos bem cuidados, voz doce (rouca de preferência) e olhar que entra sem pedir licença é o que quer todo homem.
Viva a mulher brasileira!
Do jeito que se começa a colocar este tema…, nós brancas, magras naturalmente, vamos ser alvo da “#comloscuzgrandes e a babaquice dos machoman e dos que acham que somos objeto de consumo ou depósito de esperma! IRK … O brasil é branco, magro, gordo, negro, amarelo,azul…O MEU CORPO BRANCO E MAGRO É BRASILEIRO TAMBÈEEEEEEEMMMMM….
isso aí. e tem gente bonita, feia, gorda, magra, com curvas ou retilínea em qualquer canto deste mundo-vasto-mundo. e o brasil tb é tudo isso. mas entendo sua preocupação, xico-sá; e valorizo o apoio que dá às mais curvilíneas – claro que sei que legisla em causa própria. Posso dizer, como quem é do tipo descrito no artigo, que, nas ruas, no dia-a-dia, tem muita gente valorizando… fica tranquilo… os olhares diários não nos deixam cair na tentação do regime. Isso parece mais charminho das voluptuosas que vão pras revistas. Na verdade, em casa, a gente deleita com gosto e sem culpa um pão de queijo da manhã ou uma feijoadinha de noite.
valeu Xico! essa ditadura da beleza magra cansaaaaaa!
Pra variar, concordo 100% contigo, meu velho Xico.
E o contrasenso é saber que um país como o nosso, que possui uma das maiores desigualdades sociais do mundo, só perde para os States quando o assunto é gasto com estética.
Nossas mulheres são lindas por natureza!Não precisam de plásticas e plásticos.
E pode até existir uma ditadura da beleza, mas eu prefiro a democracia das curvas brasileiras.
estamos juntos grande Átila! abs
Gosto de pensar que todos(as), feios(sa) ou não têm seu lugar ao Sol. Beleza chama a tenção, não podemos negar, mas e depois…. “FEIOS” estamos aquí, viu!!!! bjs Xico.
Não sei não; são assuntos midiáticos, que só pega uma pequena parte do todo, a maioria gosta do que estiver ao seu alcance. Mulheres feias, magras e sem bundas podem ficar lindas na cama. E as lindas, na cama, podem virar o bicho; aquela coisa fria, sem graça e sem malícia de mulher castrada para o gozo e o prazer. Dupla cena, de artificios, que nós sabemos como podem ser horrorozos e angustiantes. Prefiro a mulher que me come, e fica linda me fotografando na pllha da luz que ascende. Modestamente…ALZALU RJ BR 1-8-2012_ OU: Aloysio Zaluar Facebook
Se ela fizer a novela com esse biquini eu assisto todos capitatos.
O pior, Xico é que “mulher que é mulher sabe a diferença entre estria e celulite” Ah, e como sabe. Mesmo que um homem FABULOSO como você diz ser besteira, mas incomoda que é uma beleza!!! Beijo, coisa linda, meu vício
………Xico, que saudade! Obrigada. não sou a Tessália, mas sou bem brasileira hehe Bjo!
Crime de lesa pátria deveria ser para quem defende essas regras da ‘magreleza lisa’. Ora, pois, mas que coisa desejar que nossos corpões sejam decompostos em gravetões!
Xico, um beijo (daqueles)!
É por essas e outras que sou fãnzaça! Parabéns Mr Xico Sá
Tenho 1,72 e peso 90 kg. Meu namorado fica excitado só de me ver de costas. Sou amada e sempre fui, neste e em outros relacionamentos, e quando saio sozinha, recebo cantadas. Estou longe de ser o tipo mignon e sei que chamo a atenção. Porém, percebo que a maioria das minhas amigas magrelas estão sempre reclamando que estão acima do peso e estão sempre solteiras. Se amar acima de tudo minha gente!
Para usar 40, sendo alta deveria ter menos quadril. O padrão é pelo menos 42 para brasileiras de peso adequado (não gorda e não magrela). Ainda mais tendo um IMC de 18, como ela.
Se ela realmente veste 40, então é magrela. Quanto tem de quadril? O padrão brasileiro é mais de 90 cm, sendo comum mais de 100 cm.
Trabalho com composição corporal, por isso tenho essa ciência.
Eu que nem sinto atração física por mulheres enxergo beleza e gostosura em todos os biotipos. A mídia atende a muitos interesses, por isso cria padrões de beleza, como se mulher fosse produto pra merecer rótulos. Essa é gostosa, essa é elegante, aquela é fashionista …
Eu tenho 1,57 de altura, peso 50kg, tenho os seios iguais a de uma pré-adolescente e quando me olho nua em um espelho vejo que sou gostosa e ponto. Quem vai dizer que não?
Vocês precisam olhar menos para a TV e mais para as pessoas reais. Nas ruas, basta observar, em qualquer cidade brasileira e você verá mulheres magras, gordas, médias…. De todos os tamanhos… Será que a brasileira realmente possui um corpo mais “cheinho” devido a uma padronização genética/natural? A observação mostra que não… A variedade gerada pela miscigenação do povo brasileiro também se reflete nos tamanhos dos corpos e por conta é possível encontrar de tudo em nossa população. Qual é o corpo “normal” da brasileira? Desculpa, mas essa discussão é, no fundo, apenas uma batalha entre o corpo que os homens desejam (os mais arredondados mas não muito) e o corpo que a mídia diz ser o padrão (o das magrelas). Não se trata de deixar a mulher ser o que quiser… Aqui não há respeito pela natureza da mulher… E basta uma passadinha em qualquer praia europeia (mesmo em Ibiza) para ver mulheres de todos os tamanhos e pesos passeando semi-nuas e sem se preocupar com o que os outros estão pensando…
Isso, isso!!
Xico, eu comeria ela e o bebê.
hahahahahahhaaha (sorry,não resisti rs)
Acho que as mulheres são mais exigentes com a magreza do que os homens. Homem com certeza pode até desfilar com a magrela ( que está na moda) , mas se diverte mesmo é com as gostosas ( bunda e peito).
Eu acho legal a magreza porque toda roupa cai bem, a gostosa na maioria das vezes não sabe se vestir e apela para a vulgaridade.
Eu, com meus 50 kg e meus 1.65 de altura, estou contente com o meu corpo. Mesmo sendo uma mera mortal magra, num país onde o “bundão” e o “peitão” são os que chamam mais a atenção dos homens, estou feliz com o meu corpo. Já tentei ganhar peso pra poder entrar nesse esteriótipo “Tessália” mas parei pra pensar e concluí: não vou ficar mudando meu corpo pra encher mais as mãos dos homens. E olha que tem muito homem que gosta de uma magrinha! Assim como tem muito homem que gosta de uma gostosona. As “Pretas Gils”, as “Tessálias” e as “Giseles Bündchens” possuem seu charme, independente do número da calça ou do sutiã. O importante é a felicidade ao se olhar no espelho, a aceitação, a “não cobrança”. Homem que é homem gosta de mulher, independente da sua calça 36 ou 44.
Engraçado é ver mulheres que sofrem na pele todos estes estereótipos, duvidando do quanto uma mulher pode ser sensual, independente do tamanho da calça. Marilyn Monroe e Anita Ekberg, só pra citar dois exemplos, vão diretamente contra estas regras, lindas, sensuais e bota cadeira naquelas ancas! Eram enormes para os padrões babacas atuais. Obs: esqueci nossa Vera Fisher e Betty Faria, que fazem a mesma linha por aqui!
Xico, sou nordestino e santista como vc e gosto mto de seus textos e de suas participaçoes no saia justa, mas discordo de uma coisa sempre q vc repete. Pra mim, o homem q nao sabe a diferença entre celulite e estria nao tem uma mulher de lado. Agora concordo que homem q se importa com celulite ou estria pode estar perdendo a oportunidade de ser bem feliz.
Gente, Xico gosta de mulher. Ponto. Cheinha, magrinha, pernocuda ou sem peito! Acho lindo defender quem é assim ou assado. Essa atriz é linda? Sem duvidas. Tem um corpao? Eu, particularmente, quase invejei (risos).
So nao sei se o querido cronista foi feliz em usa-la como exemplo de nao-magrelas… Ela diz que ganhou 26kg e chegou aos 84kg. O que quer dizer que normalmente pesa 58kg? Pra alguem de 1,78m, esse peso ta longe de representar “corpulência”.
Mas apesar do leve deslize sigo amando Xico e sua forma de nao saber diferenciar celulite e estria!
Concordo com você. Acho que estamos perdendo tanto a noção, que já estamos vendo o que costumava ser considerado uma mulher magra como uma mulher corpulenta!
Tem que ser ‘gostosa’ mas chic. Não padrão ‘Panico na TV’ porque aquilo é gostosa e vulgar. As magras pelo menos sabem se vestir e acabam se tornando chic, therefore um modelo a que queremos ser. Ninguém quer ser vulgar a não ser que tome sol na laje. Se a mulher tem os seios mais avantajados, MEU DEUS DECOTÃO no umbigo. Se tem bunda, calça colada ou vestido beeem coladinho. Se não tem barriga vestido coladinho também, que por sinal só pode ser usado por gostosas que as fazem parecer ”mais gostosas” pelas curvas e fazem as magrinhas parecerem refinadas no exterior ou no Brasil ”MAGRELA”.
Particularmente, tenho coxas grossas e bunda porém não tenho barriga nem peito. Não sei aonde me encaixo nesse post, entretanto tenho classe para me vestir na noitada e nem tanta quando é época de carnaval ou algo semelhante.
Não estou discordando de nada, nem concordando, apenas adicionando. Pensem nisso, pois faz bastante sentido. Porque as ‘gostosonas’, aquelas que tem um ‘corpão’ são relativamente relacionadas com sexo e vulgaridade pela maneira de se vestirem enquanto as magrinhas no nosso país são deixadas de lado, digo as verdadeiras magrinhas não as de passarelas, mas entretanto não as verão como vulgares ou whatsover com o que vestirem.
O corpo das brasileiras é lindo por dois fatores na minha opinião: curvas e cintura.
Se tens uma cintura fina, de dar inveja: SAIBA VALORIZA-LA. E sim, o resto do mundo te inveja amiga.
Se tens curvas: SAIBA VALORIZA-LAS sem ser vulgar.
Se tens ambas… Aí sim, temos orgulho de te exportar e te mostrar de exemplo das brasileiras, pois é disso que o mundo inteiro admira em nós, mulheres brasileiras.
‘Quadril’ é termo de mulher grávida. Quadril grande, de mulher que acabou de ter nenê.
Portanto cuidado com o que fala, que aí no Brasil funciona, mas vem morar aqui fora, gordinha. Muitissimo boa sorte caso venha!
Cara amiga,
Gostaria de te dizer uma coisa : “Quanto preconceito!!!” LArga disso tudo e seja feliz. Vulgaridade, valorização e etc são conceitos subjetivos e te garanto que a maioria dos homens nem estão preocupados com isto. São as tipicas coisas criadas por não sei quem para dificultar o relaconamento entre homens e mulheres. Relaxe e aproveite este corpo que Deus lhe deu.
Quem inventou essas regras? Meu Deus, quanta besteira! Vulgar ou não, gostosa ou não. Tanto faz, sendo a mulher o que de fato ela é e como se sente bem.
Querida, estou tentando entender eu texto mas “tá dificil”. Então vamos lá. Sou, com diz o vulgo, grandona: R$ 1,80 68kg e manequim 42 /44(dependendo de onde compro a roupa) e chega senão vai parecer anuncio rsrs.
Qual o problema ? quer decotão? usa? quer calça colada? Usa? Vulgar? depende. A parte que menos entendi foi o sexo, vulgaridade e gostosona..
Que pessoa nada THEREFORE e tão WHATSOVER
Adorei, Xico. Isso é tão verdade…somos “cheinhas de corpo’, como diria o Nelson.
Esse texto é realmente conversa pra boi dormir. Todos negam os corpos que não condizem com o padrão estabelecido. Creio que, inclusive, até você, meu querido cronista. E usar essa atriz como exemplo… faça-me o favor né? Com 100 kg ela ainda seria um colosso? Aham, senta lá.
Mulheres que usam 46 de calça e 50 de sutiã, 1,70m de altura, podem ser gostosas????
Podem, Flavets. Muitas vezes o são.
Morre gorda!
qto ódio acumulado querida magrela Hitler! ela é gostosa 2x!
Morre gordo!
como vc tem me irritado com seus post sobre as magras! queria saber de onde tiras suas conclusões sobre as magrelas serem valorizadas, só se for nas passarelas, por um mercado q paga por isso??? não as reles mortais q andam por aí. vc não vê TV? qual o perfil das semi-nuas da tv brasileira? qual apreciação absoluta da preferencia do brasileiro senão as gostosonas! a brasileira é gostosaaaa ando pelo Brasil e nunca passei por uma cidade q todas fossem magrelas, o estereotipo valorizado NÃO É da magrela. as magrelas são minorias sem apreço. vê se começa a pensar o pq desse nhenhenhe chato e maldoso com as menos “gostosas”! Penso sim q vc está totalmente equivocado. O que há é que as gostosas reclama perder alguns quilinhos, que de fato nunca perdem pq sabem muito bem que é assim que ela é apreciada. No mais, palavras de uma magrela caaaaaaaaansada de seus nnhenhes falando do corpo da gostosa. vc não deve tá enxergando direito a realidade da gostosidade dos corpos das fêmeas brasileiras.
Preciso dizer que se ela tem 1,78 e usa 40 ou ela pessoalmente é magrela ou ela está mentindo. Ou um pouco dos dois.
Xico, repare no tamanho das calças de quem você acha ‘gostosa’ na rua. Ainda mais se tiver mais de 1,73. No mínimo vai ser 42. 😉
eela é a apenas uma desculpa,querida Sá,pra escrever sobre o tema. as mais baixas sao gostosas do mesmo jeito.beijo