A moda e a negação do corpo da brasileira
01/08/12 12:39A moda e a mídia têm um certo complexo de vira-lata quanto ao corpo típico da brasileira.
Tal complexo foi inventado pelo gênio Nelson Rodrigues para definir o sentimento de inferioridade do nosso futebol antes das grandes conquistas mundiais.
O efeito Gisele Bundchen e o sucesso de outras top models no exterior reforçaram ainda mais o nosso fetiche pela (irreal) magreza absoluta.
Qualquer celulitezinha nas passarelas ou nas fotos de celebridades na praia passou a ser discutida como um crime de lesa Pátria.
Uma obsessão sem sentido.
O sociólogo Gilberto Freyre, no seu livro “Modos de homem & modas de mulher” (editora Record) alertava, ainda nos anos 1980, para esta negação do corpo miscigenado deste país.
É o que diz, em outras palavras –e que doces palavras-, a atriz Débora Nascimento, a Tessália de “Avenida Brasil”, à revista “TPM”.
Repare nas aspas: “Sempre fui uma mulher grande, tenho quadril, sou brasileira, né?”.
E como és, meu tesouro.
A moça, que mede 1,78 m de altura, conta ainda que ganhou 26 kg em quatro meses e chegou a pesar 84 kg. “Vestia 44, hoje uso 40. E daí?”
Daí que você pesando cem vai continuar um colosso. Daí que não podemos negar as belas ancas, bundas e coxas das nossas divinas flores do bairro.
Dai que repito, pela enésima vez, um velho mantra deste cronista: homem que é homem não sabe a diferença entre estria e celulite.
Next up: Using Link flow from Tag and Category Pages to Improve your Rankings
mulberry bayswater bags
wordpress rocks. I am working on wordpress from past few ages, i saw many plugins which made awesome functionality.This is another plugin which is very useful for facebook fan web page.
Detesto essa visão de “brasileira é bundao-pernao-coxao e precisa parar de querer ser magra.” As mulheres do nosso lindo brasil, Xico, são tudo: peitao, peitinho, bundao, bundinha, cabelos lisos, cachos, morenas, loiras, ruivas, magrinhas, gordinhas… E olha que maravilha: tem pra todo gosto! Chega de excluir um tipo, de nos impor choros, cirurgas e sacrifícios, é da mistura, da variedade, que vem nossa beleza! Parem de sufocar nosso brasileirismo miscigenado e nos amem assim como somos: cheias de detalhes únicos! Beleza tipicamente brasileira, para mim, é o sorriso largo e braços cheios de amor que por aqui nunca faltam!
Sinceramente, são textos como esses que me fazem pensar se o padrão realmente é ser magra. Todos os textos que leio são defendendo as curvas das brasileiras, e cá me pergunto “que curvas?” Ai tome silicone e malhação, pra se encaixar no padrão gostosa da brasileira. Ninguem para pra pensar que o padrão de beleza é variado, sempre se critica a magra, mas defende a gostosa, mesmo q a magra seja assim só pq é assim, e a gostosa fique horas na academia pra ficar com o corpo do jeito q os homens gostam. E vamos combinar q num pais do tamanho do Brasil, as gostosonas brasileiras são a minoria !
Pagando tratamentos, cosméticos e tudo que é exercício físico, fica quase fácil ter esse corpão da Débora! rs
Tô sempre acompanhando o blog, belo trabalho. Abraços.
Nem li a postagem.
bem, eu sou magra, e não recebo olhares dos homens. tenho 1,67 e 50 kg. e eu me acho muuuito magra, e eu não consigo engordar. eu jah tentei até em nutricionista e ela riu de mim. eu não me sinto desejada, eu me sinto tão mal. eu acho que ninguém gosta de mim. todo mundo está procurando as bundudas e peitudas, pras magrinhas e pequenas como eu, não tem lugar neste brasil. os homens brasileiros não gostam de magrinhas, e isso eu sei.
Karol, você deveria procurar uma psicóloga ou terapêuta, não uma nutricionista (digo isto sem qualquer ironia ou agressividade), porque está claro que o problema é de auto-estima, não por causa do seu corpo. Adoro mulheres magras, tenho vários amigos que gostam e com certeza um monte de homens (e mulheres) também gostam. O que quase ninguém suporta é gente problemática, cheia de coisas mal resolvidas e com auto-estima no chinelo. Beijo.
Karol, quando eu tinha uns 15 anos sofria bullying (que nem sabia que tinha esse nome) por ser muito magra. Num ataque de idiotice completa, comecei a tomar todo tipo de medicamento possível pra engordar. Resumo da ópera: hoje tenho 40 anos e preciso fazer dieta pra manter o peso, que vive acima do ideal pro meu tamanho. Concordo com o Marco: talvez a terapia ajude você a se aceitar e a perceber que existe “demanda” pra todo tipo de pessoa… quando você começar a se perceber mais bonita com aquilo que tem, vai passar a exalar essa beleza e a atrair os olhares (que de repente até existem mas você não vê porque está superpreocupada com seus contornos). Terapia e força já, minha amiga, que só a morte não tem solução! bjs