Ela tem um amante. O que fazer?
27/07/12 16:50Fico feliz quando meus conselhos sentimentais dão certo. Muito feliz, pois crente que a felicidade é mercadoria de varejo, nunca de atacado.
Não sei se vocês, meus incríveis 12 fiéis leitores, lembram. Nem eu me recordava direito.
O certo é que aconselhei, há séculos, um homem que penava horrores por causa de uma traição. Ele cumpriu à risca os meus conselhos e, pasme, a desalmada voltou.
Agora os dois vivem uma espécie de IPHAN do amor, restauraram a lua de mel e outras ruínas. Convidaram este faminto e sedento cronista (dá-me vinho que a vida é nada) para um jantar na casa deles. Foi lindo.
Repito, abaixo, o meu conselho, que serve, inclusive, para o arrasado rapaz do “Crepúsculo” e para outros que rastejam com suas dores amorosas.
***
O leitor aflito me escreve. Quer ajuda, conselhos, alguma filosofia de consolação, ombro, ouvidos… Invoco a Miss Corações Solitários que costuma fazer morada nesta pobre caveira envelhecida em barris de bálsamo.
Não posso deixá-lo a mascar o jiló do abandono. Está desconsolado, como o Sizenando de Rubem Braga, que viu a amada cair nos braços de um playboy. Um idiota que não sabia sequer uma palavra de esperanto.
A vida é triste, Sizenando, como soprou-lhe o cronista.
Com Amaro, chamemos assim o nosso ensaio de Bentinho, não foi diferente.
Quis o destino parafusar-lhe objetos pontiagudos à testa.
Sim, ela tem um amante. Daqueles amantes que se encontram à tarde, num intervalo qualquer, no recreio da vida chata.
Nem foi preciso contratar o detive particular, conta-me o nosso Amaro. Ele mesmo fez as vezes de cão farejador de sua própria desgraça.
Que fazer?, indaga, num email no qual até a arroba bóia em poças de lágrimas.
Mato o desgraçado?
Tiro a vida da desalmada?
Vou-me embora pra Tegucigalpa?
Salto mortal da ponte Buarque de Macedo?
Um trágico, esse rapaz. Como os de antigamente. Amaro é do tempo em que os homens coravam. Ainda tenho vergonha na cara, envaidece-se o próprio.
Sossega, Amaro.
O melhor que fazes, respondi ao marido em fúria, é sumir por uns dias, inventar uma viagem, e dar todo tempo do mundo ao infeliz desse amante.
Banalizar o amante, meu caro e bom Amaro.
Entendeste?
Deixar que eles durmam e acordem juntos. Que tenham seus problemas, que percam o luxo dos encontros fortuitos e vespertinos, que se esbaldem.
É necessário deixar a Bovary sentir o bafo matinal da rotina.
A vida dos amantes dura porque eles só vivem as surpresas e valorizam cada minuto do relógio que põem sobre a cabeceira daquele motel barato.
Nada mais cruel para o amante da tua mulher que presenteá-lo com o pão-com-manteiga do dia-a-dia. A rotina é o cavalo de tróia do amor.
Amaro, nada de violência ou besteiras desse naipe.
Ao amante, todas as chances do mundo. Ao amante aquela D.R., a famosa discussão de relação, em plena TPM.
Um amante nunca sabe o que venha ser uma mulher sob o domínio da TPM. Ela faz questão de reservar todos os direitos desse ciclo ao pobre marido.
Ao amante, Amaro, a tapioca fria e sem recheio da rotina do calendário.
Ao amante, Amaro, a falta de assunto.
Ao amante, os cabelos revoltos da mulher, naqueles dias em que nem mesmo ela se agüenta ou encara o espelho. Naqueles dias em que os cabelos brigam com as leis do cosmo e não há pente ou diabo que dê jeito.
Some, Amaro, depois me conta.
E quando a amante não quer ser esposa?
Vejam o filme MEUS CAROS AMIGOS 1 de Mário Monicelli e prestem atenção na cena em que o urso pede ao corno a liberação da sua esposa. Vejam o que ocorre…
Ao amante o cutucão para acordar mais cedo e buscar o pão na padaria. Ao amante a louça suja após o almoço. Ao amante, a calcinha dependurada no box do banheiro
Hello, Neat post. There is an issue together with your site in web explorer, could check this… IE nonetheless is the market chief and a good part of other folks will leave out your excellent writing because of this problem.
Bem, o conselho não faz sentido, porque amante não quer ser marido.
Amante, de forma geral é quem só quer o outro por atração física. Não intenciona um compromisso, um romance.
Falou e disse…
Ah Xico , então tu acha também ?
Casamento é desafio , o bicho .
tupi or not tupi
Sensacional, Xico. É o pior “castigo” que um amante pode receber: agora você vai ter que ficar com ele(a).
Excelente!
Uma delícia de texto, como sempre. Beijos.
sábias palavras para quem não tem os parafusos enroscados na cabeça… mas, a metáfora do vírus eu adorei.
Xico simplesmente deliciosa sua sugestão. E pelo visto deu certo, grande guru dos corações. Hoje na capa da Época ví uma reportagem que se encaixa perfeitamente com vc. O livro “Cinquenta tons de cinza”. Leia e veja que tenho razão. Sou um das doze fieis viu. Ei quero um pedacinho também, tem vaga na sua lotada agenda para ser meu amante. Te adoro
Xico, lembro sempre desse conselho que havia dado porque de vez em quando ele passa pela minha cabeça e me incomoda (algumas verdades incomodam)… Que legal saber que funcionou pro moço que andava tão angustiado! Fiquei feliz 🙂
E se não me contou nos “12 fiéis leitores” pode contar! Bati a meta pra ser considerada uma delas! Lembrava direitinho até de algumas expressões do texto 🙂
Muito bom, somos, todas Bovary, ou quase todas…!!!!!
Amo vc Xico Sá… amo vc…
Adoooooro esse Xico! Também quero resposta no meu comment afinal não sei se sou uma dos 12 aos quais vc se refere, mas com certeza sou fiel!“A rotina é o cavalo de tróia do amor” – vc é grande, Xico amado!
Adorei, Xico! “Banalizar o amante” – genial, sábio conselho! O amante passa para a posição de marido e o marido para a de amante!
Nada como ser amante!
Estou começando a gostar dessa ideia que, até pouco tempo atrás, nem sequer me ocorria…
ótimo texto, ótima história… e a Charlotte, traidora, amou sem eles se amarem… e nossos corações entraram no taxi com ela. Entra no taxi, Amaro. Passa la em casa, Xico!
Muito bom! Procure no google: LIVRO CIBERCÉLULAS. Este livro irá te surpreender!
Grande Xico Sá, adorei, como sempre sábio! Sensacional
Adorei seu texto, hilário
Que delicia ler-te Chico! Que bem vc me faz!!! Agora um pedido lhe faço: qual é a receita para as mulheres traídas? Diga, sou toda ouvidos.
Tua sempre fiel (leitora, telespectadora,admiradora e mais…)
Natália.
Perfeito. cronica super inteligente. Delicia de ler. adoro os textos do xico…vc e demais…
obrigado,Rosimara querida.beijo
Perfeito! cronica super inteligente. Delicia de se ler…
Ou para ser mais claro: deixe o amante virar marido. Excelente conselho, tás na profissão errada.
Xico,
vc é sensacional!! rsrsrs
Confesso que, as vezes, te leio meio machista… (talvez nada mais seja do que a vida como ela é mesmo e eu negando isso)
Mas essa, eu gostei… do começo ao fim.
“A rotina é o cavalo de tróia do amor” – Genio!
Sábio conselho.
Mas mais louvável foi Amaro em engolir todos os faniquitos que a ausência nos causa e aguentar firme a volta da arrependida.
12 fiéis leitores por modéstia ou apenas 12 são realmente “incríveis”? Responde ou passa, Xiquinho? Agora eu quem vos falo: “In vino veritas”…
passo,amor.tendo tu aqui ja ta bom demais.beijos
você é demais xico sá!!! quer ser meu amante?
quero!
Perfeito.